13/08/2011

PUBLICADO NO DIÁRIO DE FRAIBURGO NA EDª 77

O Governo “Dilma” e a imagem distorcida
O Grande desafio do governo de Dilma é melhorar sua imagem pública agravada pelas recentes denúncias de corrupção em alguns ministérios (Transportes, agricultura, Turismo).  Sempre que ocorrem estes eventos, o chefe do estado sofre indiretamente, todo sistema lhes protegem, só não consegue evitar a queda na popularidade. Dilma sobrevive ainda com a aprovação do governo anterior, pois muitos brasileiros não fazem a leitura de que não é “Lula”, mas sim Dilma, que já é outro governo. Quando somem “milhões” e ninguém vê, fico com a sensação de que há muita conivência institucional, quem sofre são quem tem que trabalhar para manter cheios os cofres do estado, por isso o preço aumenta, as necessidades aparecem e  o povo empobrece.
Aposentadoria da dona de Casa
A dona de casa, a trabalhadora do lar, a nossa mãe, pagará menos para ter o direito de se aposentar.  O congresso já aprovou, só falta a Presidente Dilma sancionar.  Serão beneficiadas cerca de seis milhões de trabalhadoras.  O estado pretende com este ato é claro arrecadar mais (atraindo mais contribuintes) e ao longo do tempo amparar uma classe antes desamparada. O valor arrecadado, antes desta decisão era de R$ 59,65 e passa para R$ 27,25 (para receber após aposentado, um salário mínimo por mês), No país onde aposentadorias podem ser astronômicas (caso das Assembléias Legislativas) um salário mínimo para ser pouco para premiar uma vida inteira dedicado ao trabalho.
Programa Criança Esperança
È fato que a Rede Globo se empenha muito para mostrar que o programa Criança Esperança é uma saída que pode resolver problemas de diferença social em nosso país. É fato que o povo acaba doando e pagando por programas que o estado se propõe fazer e não consegue. As arrecadações são cada vez maiores.  A cada ano elas batem seu recorde anterior.  Confesso que não me sinto à vontade para doar; explico: desconheço (pode ser que exista) uma única entidade catarinense amparada pelo dinheiro arrecadado para o programa “Criança Esperança” e a mesmo raciocínio faço com relação à Fraiburgo, nessa lógica prefiro doar para entidades locais, onde consigo testemunhar a aplicação e não só saber pela propaganda de outros estados.
Preços estão em alta
Impressionante na história da humanidade como os preços dos bens sempre sobem, nunca descem, principalmente aquilo que é essencial, a exemplo do álcool, que presente na gasolina faz o preço subir (além de empobrecer a mistura), roupas, e agora com a passagem de um inverno rigoroso o preço das verduras batem recorde.  No geral os alimentos no Brasil subiram em torno de 6,87 %.  Em uma reflexão mais utilitarista, esperamos sempre que o trabalhador receba um aumento igual ou superior a este índice, mas isso invalidaria a grande função dos aumentos, que disfarçados de muitas faces é de gerar lucro fácil a uma classe que vive muito bem na cadeia social, a dominante. “Pra cima todo santo ajuda, pra baixo a coisa toda muda”.
Menos fumante no mundo
Não sei se os lucros das tabacarias diminuíram, mas os últimos números indicam que em dez anos o número de fumantes caiu de 35% para 17%, números que animam qualquer especialista em doenças relacionadas ao pulmão lotado no INSS.  Há na sociedade um desinteresse no aprender a fumar, em pagar a conta que um paciente terminal portador de doenças provocado pelo consumo de tabaco deixa para sociedade. A mídia tem participação importante nesse processo, quando decidiu mudar de lado, ao invés de fazer apologia ao consumo bateu duramente nas conseqüências. O fato é o mundo ta ficando mais saudável,

12/08/2011

PUBLICADO NO DIÁRIO DE FRAIBURGO NA EDª 76

Lucros dos bancos aumentam sempre
A pergunta mais freqüente dos comerciantes Fraiburguenses é para onde foi o dinheiro do povo? A insatisfação é geral, uns dizem que o comprador sumiu, outro diz que ele vem, mas não tem dinheiro e alguns compram, mas só item que gera pouco lucro. A constatação final é: “o povo está realmente sem dinheiro no bolso”, em contra partida os bancos nunca tiveram tanto dinheiro em seus cofres como agora, mesmo na crise eles não param de registrar lucros imorais, é o caso do banco do Brasil que aumentou seus lucros em 23% neste ultimo semestre e sempre em algum canto há uma nova agência sendo inaugurada, torço para termos uma sociedade mais justa e com menos bancos.

O vilão é a oferta de crédito
Aquilo que deveria facilitar a vida do trabalhador comum acaba sendo o seu maior pesadelo. A oferta de credito é o maior responsável pela obstrução da economia. Credito fácil incentiva o endividamento por longos períodos, o que compromete a capacidade do comprador de fazer a roda da fortuna girar.  Isso provoca uma “quebra momentânea” do comprador tirando o fôlego da cidade que engessada passa a não produzir riquezas. Cidade parada fica sem produzir, quem não produz não vende, quem não vende não gera riquezas, sem riquezas sem novos postos de trabalhos, sem trabalho sem dinheiro, sem dinheiro nada se compra, e o crédito é só para quem não está devendo nada, os endividados do crédito fácil ficam de fora da festa.
Empréstimo consignado
Lembrou ontem um comerciante que antes de haver o empréstimo consignado os aposentados eram uma força que impulsionavam a venda. No dia de pagamento havia muitos fazendo compras ou pagando suas compras anteriores.  Agora endividados quando termina um empréstimo eles já solicitam outro. E com crédito fácil ficam presos as parcelas por muito tempo sem poderem efetuar novas compras, diminuindo a força do comércio.

A Falta de Fretes
Quando o comércio vai bem os “freteiros” lucram com as entregas feitas de forma terceirizada. Se o comércio não vende, as entregas são interrompidas, nesse período em que o dinheiro ainda circula os fretes foram suspensos, a luz vermelha acendeu, a imaginação é única ferramenta que ainda está funcionando na busca de uma solução para este problema que está tirando o sono de muitos
.
Produtos Made in China
A regra para um comércio forte é simples, começa por ter mecanismos que garantam emprego e renda para a população trabalhadora.  Com trabalho se aumenta a renda, com renda se aumenta o poder de compra, com a compra se tem um comércio forte. Hoje no comércio há muito produto fabricado na china o que garante o emprego e a renda do chinês e não do trabalhador Fraiburguense. Na busca de um maior lucro o comerciante ignora esse fato e depois se torna vitima da sua própria busca de lucro fácil, sem renda o povo não compra nada.
Produtos chineses de luxo
O estigma dos anos noventa dizia que produtos chineses eram de baixa qualidade. Na atualidade o produto chinês além de ter um preço mais baixo ele tem uma ótima qualidade. Isso pode ser visto nos vestidos franceses, no jeans americano e nas bolsas de couro italianas, todos os produtos são fabricados por mão de obra chinesa (Made in China), mas exportados para países como o Brasil como sendo europeu ou americano.   Quando se trata de eletro-eletrônicos ou de produtos de alta tecnologia a etiqueta sai completa, inventado e fabricado na China.  Isso sem dúvida garante o emprego e renda do chinês e não do fraiburguense.

Como ganhar mais dinheiro
Na economia quem consegue antecipar o futuro e prever as tendências tem mais chances de ganhar mais dinheiro.  No comércio essa regra é pertinente, o comerciante que consegue prever a tendência de mercado e comprar de seus fornecedores bens que venham a atender as necessidades da classe consumidora por um preço justo acaba sendo bem sucedido.  A chave de tudo é o consumidor, se ele estiver sadio o comercio também estará.

11/08/2011

PUBLICADO NO DIARIO DE FRAIBURGO EM 11/08/2011 EDª 75

Fiscalizando obras estaduais
Tenho visto em jornais, revistas, e mesmo no dia a dia politicos do PMDB entusiamados fiscalizando obras públicas estaduais, de certo, de olho nos créditos que a inauguração lhes trarão numa futura candidatura.  Mas surge uma dúvida cruel, hoje está em vigor uma parceira entre as duas instancias, mas se confirmarem as previsões depois de agosto, o Governador  vai migrar do DEM para o PSD e na inauguração dessas obras (devem ocorrer depois dessa decisão) ele subir amparado por um novo time politico (PSD), acredito que haverá conflitos de interesses, de quem serão os créditos da obra?

Sinalização na entrada do São Sebastião
Conversando com moradores fiquei sabendo que na saida deste bairro sempre ocorre algum tipo de acidente. Segundo eles é impossivel deter a velocidade alta dos carros que trafegam na SC-453 sentido Fraiburgo a videira.  A sugestão é que a Ortifrai, orgão executivo de trânsito, que dentro de uma série de atribuições está a manutenção, conservação e instalação de sinalização horizontal e vertical, elabore um estudo (Por se tratar de perimetro urbano) e a administração vigente construa uma rótula, com limitadores de velocidade e sinalize a área de forma adequada. Hoje não há nehuma placa indicativa de limite de velocidade, se houver uma batida, o condutor que estiver na via principal vai alegar ter razão e não poderá ser contestado.

Projeto Jovem Aprendiz
Com a intenção de melhor preparar o jovem para o mercado de trabalho as empresas implantam (2011)  em fraiburgo o programa jovem aprendiz. No Brasil desde 2005 o programa vem dando a oportunidade para os jovens de aprender uma profissão, bem como de ingressar no mercado de trabalho. Mas como se pode desconfiar, é tudo voltado para uma união de interesse que tem por alvo o crescimento e a expansão da empresa.

Projeto Jovem Aprendiz-II
Esse trabalho vinha sendo desenvolvido desde o ano de 1997, em empresas de grande porte, processando e avaliando melhor suas diretrizes e pedagogia, bem como seus programas desenvolvidos para esses fins.  Aqui o programa tem parcerias que oferecem aos jovens qualificação que é obtida por meio de um curso que tem por apoio técnico o SENAI.

Projeto Jovem Aprendiz-III
As empresa que desenvolveram esse trabalho e por essa razão ganharam um prêmio por estar em parceria com o ministério do trabalho e emprego, ambos trabalhando para uma sociedade mais justa e que ofereça a todos igualdade em direitos como cidadãos, proporcionando a entrada destes no mercado de trabalho. É bom lembrar que o programa jovem aprendiz tem prazo de validade, é até o fim do curso oferecido pelo SENAI, pois assim esses jovens podem trabalhar como estagiários na empresa, afinal as empresas estatais que adotaram o programa só pode efetuar contratações com pessoas concursadas. Mas é uma excelente maneira de ajudar os jovens a ingressar no mercado de trabalho e dar a eles a oportunidade de crescimento profissional e aprendizagem com o primeiro emprego. 

Só pra garantir
Como todo ciclo, ele tem o começo o auge e o declínio, no brasil o do ouro, da madeira, da maçã e há o ciclo politico, no estado a do LHS em declínio e a do Colombo no auge.  Quem não conhece um politico que começou por baixo, foi bem sucedido e  o seu ciclo já encerrou.  Mas tem familia politica em Fraiburgo que contraria essa lógica. conheço uma em que a esposa é da executiva do PMDB e para garantir o marido é da executiva do novo partido em PSD ( em processo de registro) e com grande possibilidades de de estarem de lados opostos. Não sei se é uma declaração de que o ciclo de um encerrou ou é a certeza de que haverá a mudança, Não é ilegal, mas me parece um tanto imoral, mas o importante é a segurança  familiar que isso lhes proporcionam.
Aposentadoria da assembléia Legislativa
A Polícia Federal, que no governo lula tem funcionado muito bem,  também deveria acompanhar este caso de aposentadorias fraldadas na Asembléia legislativa do estado de Santa Catarina para não terminar em pizza. Enquanto milhares de professores fizeram greve legitma para forçar o Governo a pagar o que está previsto em lei. O mesmo Governo permite centenas de aposentadorias ilegais de políticos e servidores corruptos. Isso é uma vergonha. Temos que construir presidios para fraudadores dos cofres públicos do Estado de Santa Catarina. Ministério Público se manifeste e façam justiça, o contribuinte está cansado de pagar a conta.

10/08/2011

PUBLICADO NO DIARIO DE FRAIBURGO EM 10/08/2011 EDª 74

Poluição Sonora
Uma cidade como Fraiburgo, repleta de comércio, precisa muito de publicidade.  Uma forma bem usada de comunicação sonora são as que utilizam os carros de sons. As reclamações freqüentes são de que esses aparelhos estão cada vez mais potentes e não respeitam as normas vigentes de limite sonoro.  Tem situação como falar no telefone ou o excesso de oferta de produtos na mesma hora e na mesma rua que acabam diminuindo o interesse do ouvinte pelo produto anunciado.  Sei que quem fornece esse trabalho não é ingênuo, e sabe que mesmo não querendo o cliente vai ouvir.  Agora isso não garante que ele vá até o comércio e compre.
Campo da Dúvida
Esse nome dado há muitos anos ao território que hoje chamamos de Fraiburgo parece não ter perdido o sentido.  Há muito que ouço conversas de remanescestes do então tropeiro Paulista que teve essas terras aqui registradas em seu nome nas antigas escrituras do povoado antes pertencente a Curitibanos.  Agora ouço falar em Índios da etnia Kaigangs reivindicando terras em nome de seu povo hoje já mais disperso. O campo da dúvida persiste em existir, sem fazer juízos de valores parece ter sido uma fase obscura da nossa história que agora insiste em cobrar o preço da omissão.
Auxilio Reclusão
Lendo no site do INSS, vi que o preso condenado recebe um auxilio reclusão, e se tiver filho esse auxilio aumenta proporcional ao número de filhos e se morrer na prisão a esposa fica amparada por uma aposentadoria por morte.  Percebi que esse valor é bem mais atrativo do que trabalhar recebendo salário mínimo, como fazem a maioria dos brasileiros.  O que me faz refletir sobre este assunto é que muitos brasileiros de bem, que nunca tiveram se quer um registro policial em sua vida pereçam no final de sua vida sem direito a se aposentar.
Será que aconteceu?
Um ex-presidiário querendo ser preso de novo, para receber os benefícios que a lei lhe concede (Comida, não pagar aluguel, e auxilio reclusão), foi numa farmácia e pegou um remédio e se recusou a apagar.  Foi até questionado pelo farmacêutico: você deve precisar muito desse remédio?  Quando a Policia chegou e foi saber o que acontecia, reuniram uns trocados e pagaram a conta do “malandro” e mandaram-no  ir pra casa.  Se é verdade eu não sei, mas que a idéia foi prática , isso foi.
Empresas pequenas fazem investimento
Numa lotérica local havia vários trabalhadores falando de seus empregos em uma pequena indústria rural que produz frutas como maçã, pêssego, kiwi.  Estavam elogiando a empresa que deve ter uns 60 funcionários, com relação a salários em dia, ambiente de trabalho, e o que mais chamou a atenção foi o carinho com que eles contaram que ela estava pronta para fazer investimentos, aumentando a área plantada e criando novos postos de trabalho. Essa empresa segue na contramão da história, enquanto as grandes se retraem as pequenas planejam se tornarem grandes.
Partido Progressista prepara desembarque  
Na última reunião oficial do Partido Progressista de Fraiburgo, ocorrido nesta semana, segundo alguns membros efetivos a maioria pede o desembarque da administração municipal.  Falando inclusive em colocar os três cargos do Partido a disposição do Prefeito.  Há quem sugira que se os ocupantes dos cargos pertencentes ao partido não quiserem sair, que solicitem filiação no PMDB e continuem a vida.   Essa sintonia nunca foi muito afinada e carece agora de uma definição mais precisa.
Secretaria do Meio Ambiente
Uma secretaria importante é a da agricultura, principalmente em uma região com DNA agrícola como o nosso.  Foram várias vezes cogitadas pelo Administrador Municipal a criação da Secretaria do Meio Ambiente, e hoje tão em “moda” no mundo e tão necessária.  Mas parece que esta pasta não atende mais a vontade do nosso Prefeito, embora a população pensa que esta seria uma pasta que viria inovar e trazer “frutos” para as gerações futuras.

Apoio no blog
Um assunto muito comentado nas rodas políticas foi o apoio do ex-candidato a prefeito pelo DEM, Marcelo Lemos (mais de dois mil votos na última eleição) apresentou no seu Blog sentimentos e verdades um apoio explicito ao candidato da Oposição Ivo Biazollo e fez considerações sobre o plano quinze, plano que convenceu a população a reeleger Nelmar Pinz no segundo mandato.  A próxima eleição promete ser uma das mais concorridas pois já cedo as definições estão acontecendo.

09/08/2011

PUBLICADO NO DIARIO DE FRAIBURGO EM 09/08/2011 EDª 73

Manifestação de preconceito.
Nunca se vendeu tanta tinta de cabelo, como se vende no Brasil. A Campeã de venda é a coloração para tornar os cabelos louros.  Eu caminho nas ruas e vejo mulheres que seguem o perfil da brasileira tradicional, traços negros, lábios grossos, pele escura, olho amendoado, mas cabelos tingidos de louro, os grupos de pagode de origem afro-brasileiro e os jogadores de futebol quando vão jogar na Europa também pintam na sua maioria seus cabelos de louros. A pintura se tornou a negação da raça, a negação da cor, por isso concluo que pintar o cabelo para se tornar mais claro vem de um desejo de ser mais aceito por uma sociedade que ainda valoriza o visual do branco, Europeu e sem pensar continuamos alimentando este preconceito.
Essa eu ouvi no rádio.
Houve centenas de telefonemas que foram levados ao ar, quando a rádio retornou de dois dias sem programação.  Um em especial me chamou a atenção, um morador do bairro Nossa Senhora Aparecida também conhecido como “Bem te vi”, pediu uma música e ofereceu para o bairro, e disse: “quero pedir uma música nesta rádio que respeita o povo simples e trabalhador do meu bairro, por que nas outras duas rádios nosso bairro só é lembrado nas ocorrências policiais”, temos que vender Jornais, e ter audiências em programas, mas que não seja a custo do sofrimento alheio.
Milho nosso de cada dia
Os agricultores familiares Fraiburguense já podem produzir milho de variedade com alta produtividade e menor custo por hectare, tanto em sementes como adubação. Foram 14 anos de trabalho da Epagri no centro de pesquisas para a agricultura familiar (Cepaf), desenvolvendo cruzamentos de variedades de milho com experimentos a campo, até o registro das variedades SCS 155-Catarina e SCS 154-Fortuna. 
Milho nosso de cada dia -I
As vantagens para o agricultor familiar ao usar sementes de milho desta variedade são as seguintes: Baixo custo da semente, produção da própria semente se a área cultivada for isolada, melhor resistência à seca, bom empalhamento, boa adaptação aos diversos tipos de solo, redução de custo em insumos, responde bem a adubação orgânica e tem cobertura do Proagro.   A semente pode ser adquirida na sede do SITRUFRAI-Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Fraiburgo no horário comercial. É o milho fazendo o caminho inverso da história, dando ao agricultor a opção de produzir sua própria semente e ter mais lucratividade.
ACIAF
A ACIAF congrega o empresariado Fraiburguense, da indústria, do comércio, da agricultura, das instituições financeiras, das prestadoras de serviços e dos profissionais liberais, a fim de fortalecer a classe e unir esforços na busca incessante do desenvolvimento da cidade e na resolução de problemas pertinentes as empresas ou a comunidade.

 Consolidação
Atualmente a ACIAF está consolidada como uma entidade consultiva da administração pública, de apoio as ações comunitárias e de incentivo ao desenvolvimento econômico do município. Sem esquecer seu papel de prestadora de serviços aos associados e representantes dos interesses do empresário fraiburguense.  É na verdade uma entidade que defende o bem estar de toda a sociedade preocupando-se com os problemas locais, estaduais e federais, que afetam direta ou indiretamente a classe daqueles que mantém muitos postos de trabalho nesta cidade.  Cidade com associações fortes  são cidades que descobrem suas próprias soluções.
Terminal Rodoviário um encontro de culturas
Passei neste sábado na praça do terminal rodoviário e vi no local chamado de “Espaço caboclo” (uma espécie de palco alternativo livre) uma manifestação da pura arte popular, dois violeiros tocando e cantando musicas de sua autoria, tinha um publico considerável assistindo, e o “Showman”  Sebastião (Puxirão)  anunciou a data para a escolha da Musa da maçã , na primeira etapa com nove participantes que será no dia 25 de setembro no salão do Bairro São Miguel. Sem dúvida, neste local o povo pode se olhar no espelho e sentir que a arte popular não será enterrada viva, como desejam as grandes empresas criadoras de modismos.