17/08/2011

PUBLICADO NO DIÁRIO DE FRAIBURGO NA EDª 79

Onde há fumaça, há churrasco
Cada vez que a imprensa denuncia um esquema escandaloso, me sinto muito mais impotente. E me convenço cada vez mais que só tenho um voto, um único voto para usar como arma para estancar essa “enchente” de dinheiro que vasa dos cofres públicos. Agora o DC denuncia o esquema no IBAMA, que pode inclusive, segundo fontes locais atingir políticos fraiburguenses que foram beneficiados na última eleição com parte desse dinheiro ilícito. Vamos esperar as investigações para completar esta nota, mas contrariando o ditado popular, “onde há fumaça, há churrasco”, pois a festa foi grande.

Protesto na avenida
Tem um “cidadão” convocando a população através do Orkut e do Twiter com uma proposta de promover  grande concentração na avenida no dia 7 de setembro, durante o desfile. A proposta tem um clima de protesto e faz reclamações de ordem política e social. A nossa sorte que aqui não é a Inglaterra, pois por muito menos se criam conflitos que duram semanas. O Brasileiro e seu jeitinho de negociar sempre acabam encontrando uma boa razão para não defender seus direitos mesmo quando ele é legítimo.

Deputado no programa do CQC
Muito conhecido em Fraiburgo, e sempre bem votado, parceiro da administração municipal, o Homem que na gestão de Lula tinha literalmente a chave do cofre, o Deputado João Pizzolati (PP), recentemente empossado pela justiça (Tinha sido caçado e recuperou a vaga na justiça mesmo estando relacionado entre as fichas sujas). Entrevistado no programa CQC ficou numa posição incomoda, quando o apresentador lhe perguntou por que ele mandou a contadoria calcular o quanto ele deixou de receber enquanto esteve fora, estaria ele pensando em cobrar os atrasados mesmo sem ter trabalhado?

As articulações começam cedo
Na quinta feira passada a executiva estadual do PSD esteve em Fraiburgo conversando com o grupo pensante do futuro PSD local, tratando de efetivar alianças que fortaleçam o novo partido. Em contra partida, um assessor de deputado Federal do PP em visita a sua família que mora em Fraiburgo, na hora de folga e em companhia de um secretario municipal pepista estiveram na parte da manhã articulando com o empresário Emerson Zabloski, figura desejada por vários partidos para completarem suas chapas para eleição de 2012.  Nada se sabe desse encontro, a não ser que estes pepista são da ala que preferem manter a aliança com o PMDB.  De concreto apenas que as articulações começaram cedo.

A Angústia dos Partidos
O sonho de todo partido é ter candidatura “pura”, e tornar-se auto-suficiente, é chegar tão bem numa eleição que dispense ter que fazer aquela negociação chamada coligação.   Ao contrário do se pensa, uma coligação não soma, ela diminui o poder, abre concessão, mistura o diferente. E em política é proibido pensar diferente, de preferência pensar igual, o ideal é dizer amém a tudo, analise os exemplos e tire suas conclusões.  Em Fraiburgo, não há nenhuma composição partidária, no momento, que possa vencer um pleito eleitoral sozinha, sem ter um parceiro que traga muitos votos, ou que tire votos, por isso acertar no parceiro de chapa é indispensável e algo que enquanto não é definido se torna a maior fonte de angústia partidária.

Nem tudo está perdido
Resolvi de manhã dar uma volta pelos parques da cidade de fraiburgo e observar como anda a qualidade dos espaços públicos com relação à infra-estrutura de laser.  Fiquei encantado com a qualidade e com a manutenção dos parques que foram recentemente reformados.  Pensei em fazer uma visita ao secretário de infra-estrutura DeJair Machado, mas como o tempo era curto resolvi usar minha coluna para parabenizá-lo, creio como é visível que não devo negar, que nem tudo está perdido, que o gestor ideal é aquela metade político, metade técnica, e que a tarefa de governar para os olhos está sendo cumprido a rigor. 

PUBLICADO NO DIÁRIO DE FRAIBURGO NA EDª 89

Pequenas empresas grandes prejuízos
Qualquer empreendedor, por pequeno que seja, tem claro que a solução do problema de geração de empregos passa por dois caminhos, o fortalecimento da pequena empresa estimulada por uma política pública e a formação de mão de obra especializada através dos órgãos oficiais como SENAI, SENAC e outras escolas desse gênero.  Em analise individual as pequenas empresas não despertam a importância que deveriam, mas quando são observados em conjunto os números são bem animadores.   É preciso pensar em um projeto para Fraiburgo que fortaleça a ME e dêem condições de gerarem os postos de trabalhos que foram “transferidos” daqui. Assim teremos de pequenas empresas grandes prejuízos a pequenas empresas grandes negócios.

Federalização do CEPROFF
Em Fraiburgo várias manifestações demonstraram o interesse da comunidade em obter acesso ao ensino publico federal, gratuito e de qualidade.  Em reunião, a comunidade aprovou por unanimidade o desempenho do CEPROFF por 25 anos, e seu uso pelo IFET. Estudantes e entidades participantes informaram que o Senhor Prefeito não foi favorável a federalização desta entidade.  Na principal audiência o Prefeito Nelmar Pinz não esteve presente mandou apenas um representante e a secretária da educação do município de Fraiburgo Claudete de Matias Gueller, também não esteve presente e não mandou representante e nem justificou sua falta, dando entender que não se tratava de algo do seu interesse principal.  Pela primeira vez da história de Fraiburgo em que foi discutida educação pública federal em nosso município, os gestores públicos não estiveram presentes. Mas ontem em Brasília assinou a Federalização e nas entrelinhas vai chegar comemorando essa conquista como política e particular.

Ossos do ofício
Como diz o ditado popular em “batalha de esqueleto não tem sangue, mas em compensação toda fratura é exposta”, faltando quase um pouco mais de um ano para o pleito eleitoral de 2012, começam a aparecer os postulantes as vagas para substituir o administrador público, em cada conversa alguém sugere um novo nome, os mais citados; Beto Ferreira, Gabril Fantin, Ivo Biazollo, Valdir Aquino, Valcir Gaio, Antonio Carlos Ribeiro, Emerson zabloski, Flávio Martins, Juliano Costa, Oracir Ferreira de Deus, Valmor (arteplan) Paulo Santos e assim seguem as indicações.  Mas como eu disse “todas as fraturas serão expostas”, assim que alguém cita o nome, já tem um grupo falando do ponto negativo do indicado, apertando e causando as futuras fraturas expostas.  Quem quer ser homem público tem que agüentar as dores dos ossos quebrados.
Na Contra Mão
Em Fraiburgo, na conhecida “Rua dos Bancos” que tem somente um sentido, um comerciante em “sigilo” me contou que faz mais de um ano que as placas de sinalização não são colocadas nas hastes de metal. HÁ poucos dias um viajante desavisado, entrou no sentido contrário, portanto entrou na contramão, abordado pela viatura policial (que estava fazendo o seu trabalho) justificou que não havia placa daquele lado informando a proibição.  O desfecho da questão não foi registrado, mas o fato, segundo o comerciante é que as hastes continuam sem as placas, dando margem a insegurança jurídica, tanto pra quem usa como pra quem fiscaliza. Vamos cobrar, mas antes de cobrar vamos fazer nossa parte.

Rejuvenescendo a base de alface
É sabido que alface é vegetal e que faz bem ao organismo.  Mas numa conversa bem humorada com o proprietário de um mercado no bairro São Sebastião, e que já passou dos 55 anos, hoje com boa aparência, ele me contou que antes não era assim.  Tinha muitos problemas de saúde.  Resolveu nestes últimos anos construir uma estufa de plástico e plantar um lote de alfaces, nesta atividade, redescobriu o gosto pelo trabalho e pela ocupação, alem de aumentar a arrecadação manteve o corpo e a saúde em dia.  Os parentes e amigos garantem, ele rejuvenesceu dez anos, e está com uma saúde de ferro, tudo graças à alface. “Pelos Poderes da alface”

Com os pés na terra
Quando se divulga pelos meios de comunicação que em um sindicato há um programa onde você pode comprar terra, os interessados são muitos.  Nas reuniões aparecem agricultores ou filhos de agricultores querendo o benefício.  Existem várias formas, no caso do Fundo de Terra que prevê 10 anos para pagamento sem juros, o interesse é multiplicado. Mas sabemos que as quotas liberadas são pequeníssimas, e dependem do poder político que a entidade de classe tem (Exemplo: ter elegido um Deputado, um vereador, ou um prefeito). (Isto facilitaria a aquisição de uma quota maior para a região).  Na prática as entidades de dividem e acabam não elegendo seus representantes e perdem a chance de contemplar seus associados. 

13/08/2011

PUBLICADO NO DIÁRIO DE FRAIBURGO NA EDª 77

O Governo “Dilma” e a imagem distorcida
O Grande desafio do governo de Dilma é melhorar sua imagem pública agravada pelas recentes denúncias de corrupção em alguns ministérios (Transportes, agricultura, Turismo).  Sempre que ocorrem estes eventos, o chefe do estado sofre indiretamente, todo sistema lhes protegem, só não consegue evitar a queda na popularidade. Dilma sobrevive ainda com a aprovação do governo anterior, pois muitos brasileiros não fazem a leitura de que não é “Lula”, mas sim Dilma, que já é outro governo. Quando somem “milhões” e ninguém vê, fico com a sensação de que há muita conivência institucional, quem sofre são quem tem que trabalhar para manter cheios os cofres do estado, por isso o preço aumenta, as necessidades aparecem e  o povo empobrece.
Aposentadoria da dona de Casa
A dona de casa, a trabalhadora do lar, a nossa mãe, pagará menos para ter o direito de se aposentar.  O congresso já aprovou, só falta a Presidente Dilma sancionar.  Serão beneficiadas cerca de seis milhões de trabalhadoras.  O estado pretende com este ato é claro arrecadar mais (atraindo mais contribuintes) e ao longo do tempo amparar uma classe antes desamparada. O valor arrecadado, antes desta decisão era de R$ 59,65 e passa para R$ 27,25 (para receber após aposentado, um salário mínimo por mês), No país onde aposentadorias podem ser astronômicas (caso das Assembléias Legislativas) um salário mínimo para ser pouco para premiar uma vida inteira dedicado ao trabalho.
Programa Criança Esperança
È fato que a Rede Globo se empenha muito para mostrar que o programa Criança Esperança é uma saída que pode resolver problemas de diferença social em nosso país. É fato que o povo acaba doando e pagando por programas que o estado se propõe fazer e não consegue. As arrecadações são cada vez maiores.  A cada ano elas batem seu recorde anterior.  Confesso que não me sinto à vontade para doar; explico: desconheço (pode ser que exista) uma única entidade catarinense amparada pelo dinheiro arrecadado para o programa “Criança Esperança” e a mesmo raciocínio faço com relação à Fraiburgo, nessa lógica prefiro doar para entidades locais, onde consigo testemunhar a aplicação e não só saber pela propaganda de outros estados.
Preços estão em alta
Impressionante na história da humanidade como os preços dos bens sempre sobem, nunca descem, principalmente aquilo que é essencial, a exemplo do álcool, que presente na gasolina faz o preço subir (além de empobrecer a mistura), roupas, e agora com a passagem de um inverno rigoroso o preço das verduras batem recorde.  No geral os alimentos no Brasil subiram em torno de 6,87 %.  Em uma reflexão mais utilitarista, esperamos sempre que o trabalhador receba um aumento igual ou superior a este índice, mas isso invalidaria a grande função dos aumentos, que disfarçados de muitas faces é de gerar lucro fácil a uma classe que vive muito bem na cadeia social, a dominante. “Pra cima todo santo ajuda, pra baixo a coisa toda muda”.
Menos fumante no mundo
Não sei se os lucros das tabacarias diminuíram, mas os últimos números indicam que em dez anos o número de fumantes caiu de 35% para 17%, números que animam qualquer especialista em doenças relacionadas ao pulmão lotado no INSS.  Há na sociedade um desinteresse no aprender a fumar, em pagar a conta que um paciente terminal portador de doenças provocado pelo consumo de tabaco deixa para sociedade. A mídia tem participação importante nesse processo, quando decidiu mudar de lado, ao invés de fazer apologia ao consumo bateu duramente nas conseqüências. O fato é o mundo ta ficando mais saudável,

12/08/2011

PUBLICADO NO DIÁRIO DE FRAIBURGO NA EDª 76

Lucros dos bancos aumentam sempre
A pergunta mais freqüente dos comerciantes Fraiburguenses é para onde foi o dinheiro do povo? A insatisfação é geral, uns dizem que o comprador sumiu, outro diz que ele vem, mas não tem dinheiro e alguns compram, mas só item que gera pouco lucro. A constatação final é: “o povo está realmente sem dinheiro no bolso”, em contra partida os bancos nunca tiveram tanto dinheiro em seus cofres como agora, mesmo na crise eles não param de registrar lucros imorais, é o caso do banco do Brasil que aumentou seus lucros em 23% neste ultimo semestre e sempre em algum canto há uma nova agência sendo inaugurada, torço para termos uma sociedade mais justa e com menos bancos.

O vilão é a oferta de crédito
Aquilo que deveria facilitar a vida do trabalhador comum acaba sendo o seu maior pesadelo. A oferta de credito é o maior responsável pela obstrução da economia. Credito fácil incentiva o endividamento por longos períodos, o que compromete a capacidade do comprador de fazer a roda da fortuna girar.  Isso provoca uma “quebra momentânea” do comprador tirando o fôlego da cidade que engessada passa a não produzir riquezas. Cidade parada fica sem produzir, quem não produz não vende, quem não vende não gera riquezas, sem riquezas sem novos postos de trabalhos, sem trabalho sem dinheiro, sem dinheiro nada se compra, e o crédito é só para quem não está devendo nada, os endividados do crédito fácil ficam de fora da festa.
Empréstimo consignado
Lembrou ontem um comerciante que antes de haver o empréstimo consignado os aposentados eram uma força que impulsionavam a venda. No dia de pagamento havia muitos fazendo compras ou pagando suas compras anteriores.  Agora endividados quando termina um empréstimo eles já solicitam outro. E com crédito fácil ficam presos as parcelas por muito tempo sem poderem efetuar novas compras, diminuindo a força do comércio.

A Falta de Fretes
Quando o comércio vai bem os “freteiros” lucram com as entregas feitas de forma terceirizada. Se o comércio não vende, as entregas são interrompidas, nesse período em que o dinheiro ainda circula os fretes foram suspensos, a luz vermelha acendeu, a imaginação é única ferramenta que ainda está funcionando na busca de uma solução para este problema que está tirando o sono de muitos
.
Produtos Made in China
A regra para um comércio forte é simples, começa por ter mecanismos que garantam emprego e renda para a população trabalhadora.  Com trabalho se aumenta a renda, com renda se aumenta o poder de compra, com a compra se tem um comércio forte. Hoje no comércio há muito produto fabricado na china o que garante o emprego e a renda do chinês e não do trabalhador Fraiburguense. Na busca de um maior lucro o comerciante ignora esse fato e depois se torna vitima da sua própria busca de lucro fácil, sem renda o povo não compra nada.
Produtos chineses de luxo
O estigma dos anos noventa dizia que produtos chineses eram de baixa qualidade. Na atualidade o produto chinês além de ter um preço mais baixo ele tem uma ótima qualidade. Isso pode ser visto nos vestidos franceses, no jeans americano e nas bolsas de couro italianas, todos os produtos são fabricados por mão de obra chinesa (Made in China), mas exportados para países como o Brasil como sendo europeu ou americano.   Quando se trata de eletro-eletrônicos ou de produtos de alta tecnologia a etiqueta sai completa, inventado e fabricado na China.  Isso sem dúvida garante o emprego e renda do chinês e não do fraiburguense.

Como ganhar mais dinheiro
Na economia quem consegue antecipar o futuro e prever as tendências tem mais chances de ganhar mais dinheiro.  No comércio essa regra é pertinente, o comerciante que consegue prever a tendência de mercado e comprar de seus fornecedores bens que venham a atender as necessidades da classe consumidora por um preço justo acaba sendo bem sucedido.  A chave de tudo é o consumidor, se ele estiver sadio o comercio também estará.

11/08/2011

PUBLICADO NO DIARIO DE FRAIBURGO EM 11/08/2011 EDª 75

Fiscalizando obras estaduais
Tenho visto em jornais, revistas, e mesmo no dia a dia politicos do PMDB entusiamados fiscalizando obras públicas estaduais, de certo, de olho nos créditos que a inauguração lhes trarão numa futura candidatura.  Mas surge uma dúvida cruel, hoje está em vigor uma parceira entre as duas instancias, mas se confirmarem as previsões depois de agosto, o Governador  vai migrar do DEM para o PSD e na inauguração dessas obras (devem ocorrer depois dessa decisão) ele subir amparado por um novo time politico (PSD), acredito que haverá conflitos de interesses, de quem serão os créditos da obra?

Sinalização na entrada do São Sebastião
Conversando com moradores fiquei sabendo que na saida deste bairro sempre ocorre algum tipo de acidente. Segundo eles é impossivel deter a velocidade alta dos carros que trafegam na SC-453 sentido Fraiburgo a videira.  A sugestão é que a Ortifrai, orgão executivo de trânsito, que dentro de uma série de atribuições está a manutenção, conservação e instalação de sinalização horizontal e vertical, elabore um estudo (Por se tratar de perimetro urbano) e a administração vigente construa uma rótula, com limitadores de velocidade e sinalize a área de forma adequada. Hoje não há nehuma placa indicativa de limite de velocidade, se houver uma batida, o condutor que estiver na via principal vai alegar ter razão e não poderá ser contestado.

Projeto Jovem Aprendiz
Com a intenção de melhor preparar o jovem para o mercado de trabalho as empresas implantam (2011)  em fraiburgo o programa jovem aprendiz. No Brasil desde 2005 o programa vem dando a oportunidade para os jovens de aprender uma profissão, bem como de ingressar no mercado de trabalho. Mas como se pode desconfiar, é tudo voltado para uma união de interesse que tem por alvo o crescimento e a expansão da empresa.

Projeto Jovem Aprendiz-II
Esse trabalho vinha sendo desenvolvido desde o ano de 1997, em empresas de grande porte, processando e avaliando melhor suas diretrizes e pedagogia, bem como seus programas desenvolvidos para esses fins.  Aqui o programa tem parcerias que oferecem aos jovens qualificação que é obtida por meio de um curso que tem por apoio técnico o SENAI.

Projeto Jovem Aprendiz-III
As empresa que desenvolveram esse trabalho e por essa razão ganharam um prêmio por estar em parceria com o ministério do trabalho e emprego, ambos trabalhando para uma sociedade mais justa e que ofereça a todos igualdade em direitos como cidadãos, proporcionando a entrada destes no mercado de trabalho. É bom lembrar que o programa jovem aprendiz tem prazo de validade, é até o fim do curso oferecido pelo SENAI, pois assim esses jovens podem trabalhar como estagiários na empresa, afinal as empresas estatais que adotaram o programa só pode efetuar contratações com pessoas concursadas. Mas é uma excelente maneira de ajudar os jovens a ingressar no mercado de trabalho e dar a eles a oportunidade de crescimento profissional e aprendizagem com o primeiro emprego. 

Só pra garantir
Como todo ciclo, ele tem o começo o auge e o declínio, no brasil o do ouro, da madeira, da maçã e há o ciclo politico, no estado a do LHS em declínio e a do Colombo no auge.  Quem não conhece um politico que começou por baixo, foi bem sucedido e  o seu ciclo já encerrou.  Mas tem familia politica em Fraiburgo que contraria essa lógica. conheço uma em que a esposa é da executiva do PMDB e para garantir o marido é da executiva do novo partido em PSD ( em processo de registro) e com grande possibilidades de de estarem de lados opostos. Não sei se é uma declaração de que o ciclo de um encerrou ou é a certeza de que haverá a mudança, Não é ilegal, mas me parece um tanto imoral, mas o importante é a segurança  familiar que isso lhes proporcionam.
Aposentadoria da assembléia Legislativa
A Polícia Federal, que no governo lula tem funcionado muito bem,  também deveria acompanhar este caso de aposentadorias fraldadas na Asembléia legislativa do estado de Santa Catarina para não terminar em pizza. Enquanto milhares de professores fizeram greve legitma para forçar o Governo a pagar o que está previsto em lei. O mesmo Governo permite centenas de aposentadorias ilegais de políticos e servidores corruptos. Isso é uma vergonha. Temos que construir presidios para fraudadores dos cofres públicos do Estado de Santa Catarina. Ministério Público se manifeste e façam justiça, o contribuinte está cansado de pagar a conta.