23/08/2011

PUBLICADO NO DIÁRIO DE FRAIBURGO NA EDª 83

Censura ainda existe
Um velho professor e filósofo fraiburguense me disse um dia: “não adianta você escrever em jornal, por que ninguém lê, ele mesmo ficou enfurecido uma vez com um comentário político que eu emiti. E cada dia que sai uma edição nova, sou questionado sobre o assunto que escrevi na minha coluna e às vezes até com energia quando contrario os interesses de alguns em favor do interesse coletivo. Quando opino, posso falhar, posso errar, posso exagerar, mas a ética profissional de um comunicador social me direciona pra nunca faltar com a verdade, e ser o mais transparente ao informar. Tem quem defenda a censura para a imprensa, e essa postura nunca parte dos meios sociais e coletivos, são sempre exigidas por entidades que deviam primar pela informação e pela transparência, porque são públicas.

Querem reviver a ditadura.
Escrevi um artigo, baseado no jornal DC, e nos principais jornais do país, onde comentei que algumas pessoas públicas estavam ligadas há políticos que estão sendo investigados por vários deslizes.   Leram minha coluna, ficaram enfurecidos, fizeram comentários descabidos, e ainda ligaram pra mim e sugeriram que eu devia estar preso por escrever asneiras, me classificaram de “bobalhão”, fiquei espantado com a violência verbal, e com o fato do “filosofo” ter se enganado, pois estão sim lendo minha coluna.  Também não sei por que tanto nervosismo, se não citei o nome de ninguém, só citei o escândalo, e sugeri de forma genérica que poderia haver gente aqui que recebeu parte deste dinheiro, e deixei aberto que se comprovado eu completaria a nota. A impressão que fica é que para alguns a ditadura e a censura ainda deveriam existir.

Ônibus tem chegado atrasado
Atendendo a solicitação da maioria dos usuários do ônibus dos estudantes, inclusive eu, que transporta os estudantes de Fraiburgo para Caçador, para o SENAI, SENAC, UNIARP, UNIPAR, com ótimas condições de transportabilidade, não estamos reclamando da qualidade do veículo ou dos motoristas, e até já informamos ao responsável o senhor Agnaldo Silva sobre os atrasos freqüentes do veículo transportador e que isso tem prejudicado a maioria dos estudantes, o qual respondeu por e-mail da seguinte forma: “os acadêmicos devem chegar a um consenso entre todos no ônibus para evitar atrasos no transporte, então sugiro que vocês mesmo resolvam tal problema, pois os pontos devem na medida do possível, favorecer a todos e não prejudicar o horário. Sei que vocês são adultos o suficiente para achara a solução deste problema.” Quem administra é que deve tomar as decisões, se quando tiver um impasse público, como esse,  e nós mesmos tivermos que decidir, para que precisamos contratar alguém como fazemos através das eleições?

O Brasil e o Rio de Janeiro estão na moda
Como os olhos do mundo estão voltando para o Brasil. E em especial os olhos do mundo estão voltados para o Rio de Janeiro.  Os interesses mundiais estão focados neste ponto geográfico em função da próxima copa do mundo. Sendo assim a maioria dos acontecimentos devem pegar carona nesta expectativa e devem acontecer bem próximo desta data. O Chefe da igreja católica o Papa Bento16 anunciou ontem que fará o encontro mundial dos jovens Católicos no ano que vem e no Brasil. Coincidência ou efeito desta onda de “bons olhos” que o Brasil desfruta.

As filiações acontecem mesmo com o frio
Com essa  onda repentina de frio intenso, neste fim de semana congelaram todas as movimentações politicas, mas um fato que mereceu destaque no cenário gelado e aqueceu os comentários foi a filiação de Rodrigo Lemos no PPS, partido a que pertence Valdir Aquino, vereador Bino Barros, Elóí Regalin e que apoiam o candidato da oposição a administração municipal o produtor rural Ivo Biazollo, fato que passaria despercebido se não fosse Rodrigo filho do ex Prefeito Edi Lemos, bastante polêmico mas detentor de muitos votos.   Há quem pense que essa filiação não representa um avanço númerico, mas devemos concordar que já são sinais de como se comportarão as forças politicas de oposição.

22/08/2011

PUBLICADO NO DIÁRIO DE FRAIBURGO NA EDª 82

O Puxirão e a picareta
Em um discurso bem humorado deste comunicador popular (Puxirão), na praça do terminal, referindo-se as boas estradas do interior disse: “andei de fusca nesta estradas e estão muito boas, quero até dar parabéns para o prefeito, e  tem gente correndo demais , de tão boas que estão, passaram por mim a oitenta por hora, acho até que vou levar uma picareta e estragar elas um pouco porque senão esse povo vão acabar se machucando”. 

Noticia boa pra quem vive de impostos
Nem bem cheguei a minha casa, antes de sentar no sofá os noticiários da TV já estavam festejando, os impostos bateram novo Recorde atingiram 90 bilhões neste mês e alcançou no acumulado a soma de 900 bilhões em um ano, o recorde foi batido porque esta marca foi alcançada 34 dias em comparação a marca do ano passado.  Não sei se choro ou comemoro, nenhum outro segmento tem estas marcas para comemorar.  Mas em algum lugar do planeta alguém deve estar abrindo um “champanhe”, apertando mãos, sorrindo e vivendo muito bem à custa do rendimento dos impostos. É noticia boa pra quem vive de impostos, “qualquer coincidência é mera semelhança”!

Não fique bravo se ele mudar de opinião
Em nossa família sempre tem um menino pequeno que gosta de falar o que vai ser quando crescer.  Em nossa época (década de 70) talvez dissesse caminhoneiro, muitas vezes bombeiro.   Já meus filhos (década de 80) queriam ser Médico, engenheiro, advogado.  Nós últimos 20 anos, toda criança desejava ser um Cantor (a) de Pagode, cantor de MPB ou jogador de futebol e jogar em um clube famoso.   Mas do jeito que anda as coisas, não fique bravo se ele mudar de opinião e disser que quer ser: Político bem votado ou cobrador de impostos.

O Papa é Pop e não poupa ninguém.
Na última fala do Chefe da Igreja Católica o Papa Bento16, pediu a suas ovelhas, que repense a sociedade, disse: “Coloquem o homem como centro da economia mundial”, em frases curtas quis dizer: minorias parem de explorar a maioria e façam um mundo para todos, senão no futuro não haverá mundo nem para as minorias.   Quando alguém que vive num mundo bem protegido como ele, vem até nós com esse alerta não é porque ele descobriu a saída para os males da humanidade, mas talvez por que se continuar assim vai faltar pra todo mundo inclusive pra ele.

Um Palhaço do Palácio
Cada vez me convenço mais que a cara do nosso congresso fica mais parecida com a nossa (eleitores), como diz o ditado popular “o povo tem o governante que merece”, eu também riria se não fosse comigo, e fico perplexo como a mídia televisiva perde tempo fazendo apologia ao brasileiro pobre, quase analfabeto, artista do entretenimento de massa, ex-palhaço e hoje Deputado Tiririca.  O Problema desse brasileiro tá resolvido, esse terá do estado todos os mecanismos de amparo, mas e os que não conseguiram se eleger?  Vamos usar nossa energia para construir uma sociedade que não bata palmas quando um palhaço chega a um palácio.

E o pobre que não tem o que aplicar?
Os ricos do mundo estão “falando em alto e bom som”, o mundo está em colapso, não sustenta mais esse consumismo exagerado. Alguns ecologistas dizem com outras palavras, o mundo não agüenta mais esta carga, vamos pisar no freio e torná-lo sustentável.  Para se ter uma idéia quem aplicou nas bolsas de janeiro até agora perdeu um quarto de sua riqueza acumulada. Agora a moda é banco ficar emprestando dinheiro para banco, e essa dança das cadeiras vai até quando? O governo tenta tranqüilizar, mas como convencer aqueles que são pobres e não tem nada para aplicar.  A crise na verdade é uma crise moral pois não sabemos mais em quem confiar.

19/08/2011

PUBLICADO NO DIÁRIO DE FRAIBURGO NA EDª 81

Exagero financeiro também é violência
Em nosso cotidiano, em nossa vida habitual, sempre observamos tudo com olhos bem abertos e com a mente bem ativa como se soubesse a resposta para tudo. Bem sempre temos uma resposta para explicar as aberrações da nossa vida e da nossa sociedade.  Observo no noticiário com que volatilidade os técnicos de futebol negociam suas transferências de clube para clube.  E como somos até indiferente quando tomamos conhecimento dos valores que são pagos como salários para esses iluminados.  Quero chamar a atenção em um país onde o salário mínimo não é garantido a todos, a violência se manifesta nos altos salários pagos a profissionais que não são essenciais para vida habitual. E a grande sacanagem é que eles querem ser chamados de “Professores” (esse sim essencial para vida habitual), mas você já viu um professor que receba mais de 250 mil reais por mês?  Exagero financeiro também é violência institucional.

No PMDB a escolha será apertada
Comenta-se nos bastidores, que o diretório do PMDB se divide em dois, uma ala dando apoio ao favorito Beto Ferreira e outra que gostaria de ver Gabriel Fantin como representante na majoritária.   Mas antes da saída de Valdir Aquino do PMDB (hoje no PSD) provavelmente este diretório se dividia em três alas, pois Aquino deixou com certeza seus admiradores.  A grande dúvida levantada é para qual lado migrarão estes antigos parceiros, será que apoiarão Beto ou Gabriel.  O que se sabe é que está disputa, se houver, será bastante acirrada o que demonstra hoje que o PMDB não tem um nome que possa ser unanimidade.   

A Falta de tempo
Tempo é uma questão de preferência.  Já perceberam que quando o assunto é do nosso interesse nós damos um jeito de achar tempo para realizar essa determinada atividade.  Até mesmo quando decidimos não fazer nada, precisamos achar o tempo vago necessário para isto.  Mas quando decidir refletir sobre o assunto sentirá um enorme conflito, pois tempo além de preferência é o único bem real que dispomos. Tudo está relacionado com ele e o aproveitamento dele é que vai determinar se teremos sucesso ou não.  Poderia escrever mais sobre isso, mas acho que hoje estou sem tempo para fazê-lo.

Cinqüenta anos uma marca forte
Ao voltar  morar em Fraiburgo, por questões familiares escolhi o bairro São Sebastião. Ao descer pela passarela, vi uma placa comemorativa de frente para rodovia SC-453 onde dizia: em 2011, Fraiburgo 50 anos, Hotel Renar 30 anos e Posto maçã 25 anos, por alguns instantes pensei, nossa o tempo passa, e tentei imaginar quantas outras coisas importantes aconteceram nesse período. Depois de um estalo, lembrei-me que durante o mês que vem, também comemoro aniversário, e completo, 50 anos (meio Século). Alem da coincidência de ter eu ter nascido no mesmo ano em que a cidade foi fundada, fiz um exercício rápido de lembrar quantos acontecimentos importantes houve neste período. No final, cheio de auto-estima, suspirei e disse em voz alta: cinqüenta anos uma marca forte, parabéns aos cinqüentões.

Se a culpa é minha
Os leitores sempre vêem nos Jornalistas alguém que vive de mau humor, anotando reclamação e que ficam apontando os defeitos da sociedade e dos outros.  Que preferem saber de uma fofoca, a saber, algo que transforme a sua vida.  Que jornalista adora deixar sempre o citado em situações de desconforto.  Mas a verdade é que nós Jornalistas não inventamos as vontades, apenas descrevemos as vontades expressas na sociedade. Se você adora acidentes, logo verá acidentes estampadas nas capas dos jornais, não inventamos os acidentes.  Como a maioria gosta de achar um culpado pra tudo, Deus, Estado, os outros (menos ele) ficam sofisticando suas fraquezas e passam a culpar o mundo. Nessa entra também o Jornalista.  Mas  eles tem razão pois se a  culpa é minha eu a coloco em quem eu quiser

Razões do insucesso partidário
Subentende-se que em todo trabalho partidário precisa-se de muita união.  Falar a mesma lingua facilita muito.  Observando partidos que não lograram exito, que hoje estão sem representatividade no legislativo, identifico causas comuns.  No caso especial do PP de Fraiburgo há uma divisão clara, tanto que poderiamos classificar de dois “PePes”, o partido progressista e o Partido do Pizollati.  Enquanto a vontade da minoria persistir o partido não voltará a ser grande.

17/08/2011

PUBLICADO NO DIÁRIO DE FRAIBURGO NA EDª 79

Onde há fumaça, há churrasco
Cada vez que a imprensa denuncia um esquema escandaloso, me sinto muito mais impotente. E me convenço cada vez mais que só tenho um voto, um único voto para usar como arma para estancar essa “enchente” de dinheiro que vasa dos cofres públicos. Agora o DC denuncia o esquema no IBAMA, que pode inclusive, segundo fontes locais atingir políticos fraiburguenses que foram beneficiados na última eleição com parte desse dinheiro ilícito. Vamos esperar as investigações para completar esta nota, mas contrariando o ditado popular, “onde há fumaça, há churrasco”, pois a festa foi grande.

Protesto na avenida
Tem um “cidadão” convocando a população através do Orkut e do Twiter com uma proposta de promover  grande concentração na avenida no dia 7 de setembro, durante o desfile. A proposta tem um clima de protesto e faz reclamações de ordem política e social. A nossa sorte que aqui não é a Inglaterra, pois por muito menos se criam conflitos que duram semanas. O Brasileiro e seu jeitinho de negociar sempre acabam encontrando uma boa razão para não defender seus direitos mesmo quando ele é legítimo.

Deputado no programa do CQC
Muito conhecido em Fraiburgo, e sempre bem votado, parceiro da administração municipal, o Homem que na gestão de Lula tinha literalmente a chave do cofre, o Deputado João Pizzolati (PP), recentemente empossado pela justiça (Tinha sido caçado e recuperou a vaga na justiça mesmo estando relacionado entre as fichas sujas). Entrevistado no programa CQC ficou numa posição incomoda, quando o apresentador lhe perguntou por que ele mandou a contadoria calcular o quanto ele deixou de receber enquanto esteve fora, estaria ele pensando em cobrar os atrasados mesmo sem ter trabalhado?

As articulações começam cedo
Na quinta feira passada a executiva estadual do PSD esteve em Fraiburgo conversando com o grupo pensante do futuro PSD local, tratando de efetivar alianças que fortaleçam o novo partido. Em contra partida, um assessor de deputado Federal do PP em visita a sua família que mora em Fraiburgo, na hora de folga e em companhia de um secretario municipal pepista estiveram na parte da manhã articulando com o empresário Emerson Zabloski, figura desejada por vários partidos para completarem suas chapas para eleição de 2012.  Nada se sabe desse encontro, a não ser que estes pepista são da ala que preferem manter a aliança com o PMDB.  De concreto apenas que as articulações começaram cedo.

A Angústia dos Partidos
O sonho de todo partido é ter candidatura “pura”, e tornar-se auto-suficiente, é chegar tão bem numa eleição que dispense ter que fazer aquela negociação chamada coligação.   Ao contrário do se pensa, uma coligação não soma, ela diminui o poder, abre concessão, mistura o diferente. E em política é proibido pensar diferente, de preferência pensar igual, o ideal é dizer amém a tudo, analise os exemplos e tire suas conclusões.  Em Fraiburgo, não há nenhuma composição partidária, no momento, que possa vencer um pleito eleitoral sozinha, sem ter um parceiro que traga muitos votos, ou que tire votos, por isso acertar no parceiro de chapa é indispensável e algo que enquanto não é definido se torna a maior fonte de angústia partidária.

Nem tudo está perdido
Resolvi de manhã dar uma volta pelos parques da cidade de fraiburgo e observar como anda a qualidade dos espaços públicos com relação à infra-estrutura de laser.  Fiquei encantado com a qualidade e com a manutenção dos parques que foram recentemente reformados.  Pensei em fazer uma visita ao secretário de infra-estrutura DeJair Machado, mas como o tempo era curto resolvi usar minha coluna para parabenizá-lo, creio como é visível que não devo negar, que nem tudo está perdido, que o gestor ideal é aquela metade político, metade técnica, e que a tarefa de governar para os olhos está sendo cumprido a rigor. 

PUBLICADO NO DIÁRIO DE FRAIBURGO NA EDª 89

Pequenas empresas grandes prejuízos
Qualquer empreendedor, por pequeno que seja, tem claro que a solução do problema de geração de empregos passa por dois caminhos, o fortalecimento da pequena empresa estimulada por uma política pública e a formação de mão de obra especializada através dos órgãos oficiais como SENAI, SENAC e outras escolas desse gênero.  Em analise individual as pequenas empresas não despertam a importância que deveriam, mas quando são observados em conjunto os números são bem animadores.   É preciso pensar em um projeto para Fraiburgo que fortaleça a ME e dêem condições de gerarem os postos de trabalhos que foram “transferidos” daqui. Assim teremos de pequenas empresas grandes prejuízos a pequenas empresas grandes negócios.

Federalização do CEPROFF
Em Fraiburgo várias manifestações demonstraram o interesse da comunidade em obter acesso ao ensino publico federal, gratuito e de qualidade.  Em reunião, a comunidade aprovou por unanimidade o desempenho do CEPROFF por 25 anos, e seu uso pelo IFET. Estudantes e entidades participantes informaram que o Senhor Prefeito não foi favorável a federalização desta entidade.  Na principal audiência o Prefeito Nelmar Pinz não esteve presente mandou apenas um representante e a secretária da educação do município de Fraiburgo Claudete de Matias Gueller, também não esteve presente e não mandou representante e nem justificou sua falta, dando entender que não se tratava de algo do seu interesse principal.  Pela primeira vez da história de Fraiburgo em que foi discutida educação pública federal em nosso município, os gestores públicos não estiveram presentes. Mas ontem em Brasília assinou a Federalização e nas entrelinhas vai chegar comemorando essa conquista como política e particular.

Ossos do ofício
Como diz o ditado popular em “batalha de esqueleto não tem sangue, mas em compensação toda fratura é exposta”, faltando quase um pouco mais de um ano para o pleito eleitoral de 2012, começam a aparecer os postulantes as vagas para substituir o administrador público, em cada conversa alguém sugere um novo nome, os mais citados; Beto Ferreira, Gabril Fantin, Ivo Biazollo, Valdir Aquino, Valcir Gaio, Antonio Carlos Ribeiro, Emerson zabloski, Flávio Martins, Juliano Costa, Oracir Ferreira de Deus, Valmor (arteplan) Paulo Santos e assim seguem as indicações.  Mas como eu disse “todas as fraturas serão expostas”, assim que alguém cita o nome, já tem um grupo falando do ponto negativo do indicado, apertando e causando as futuras fraturas expostas.  Quem quer ser homem público tem que agüentar as dores dos ossos quebrados.
Na Contra Mão
Em Fraiburgo, na conhecida “Rua dos Bancos” que tem somente um sentido, um comerciante em “sigilo” me contou que faz mais de um ano que as placas de sinalização não são colocadas nas hastes de metal. HÁ poucos dias um viajante desavisado, entrou no sentido contrário, portanto entrou na contramão, abordado pela viatura policial (que estava fazendo o seu trabalho) justificou que não havia placa daquele lado informando a proibição.  O desfecho da questão não foi registrado, mas o fato, segundo o comerciante é que as hastes continuam sem as placas, dando margem a insegurança jurídica, tanto pra quem usa como pra quem fiscaliza. Vamos cobrar, mas antes de cobrar vamos fazer nossa parte.

Rejuvenescendo a base de alface
É sabido que alface é vegetal e que faz bem ao organismo.  Mas numa conversa bem humorada com o proprietário de um mercado no bairro São Sebastião, e que já passou dos 55 anos, hoje com boa aparência, ele me contou que antes não era assim.  Tinha muitos problemas de saúde.  Resolveu nestes últimos anos construir uma estufa de plástico e plantar um lote de alfaces, nesta atividade, redescobriu o gosto pelo trabalho e pela ocupação, alem de aumentar a arrecadação manteve o corpo e a saúde em dia.  Os parentes e amigos garantem, ele rejuvenesceu dez anos, e está com uma saúde de ferro, tudo graças à alface. “Pelos Poderes da alface”

Com os pés na terra
Quando se divulga pelos meios de comunicação que em um sindicato há um programa onde você pode comprar terra, os interessados são muitos.  Nas reuniões aparecem agricultores ou filhos de agricultores querendo o benefício.  Existem várias formas, no caso do Fundo de Terra que prevê 10 anos para pagamento sem juros, o interesse é multiplicado. Mas sabemos que as quotas liberadas são pequeníssimas, e dependem do poder político que a entidade de classe tem (Exemplo: ter elegido um Deputado, um vereador, ou um prefeito). (Isto facilitaria a aquisição de uma quota maior para a região).  Na prática as entidades de dividem e acabam não elegendo seus representantes e perdem a chance de contemplar seus associados.