29/09/2011

PUBLICADO NO DIARIO DE FRAIBURGO EM 29//09/2011 EDª107

Justiça aprova criação do PSD

O PSD, partido de Gilberto Kassab, Gelson Merisio, Ivo Biazollo, Valdir Aquino, Toni do Cine, vai poder disputar as eleições municipais de 2012. Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aceitaram o pedido de registro do PSD, que será o 28º partido brasileiro. Por seis votos a um, o TSE concluiu que a sigla cumpriu todos os requisitos para a constituição de uma legenda, entre os quais, obter o apoio de pelo menos 491 mil eleitores.  Logo após o julgamento, o advogado do Partido Democrata (DEM) Maurício Medeiros anunciou que o partido vai recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar derrubar a decisão que concedeu o registro. De acordo com ele, não há comprovação de que as assinaturas foram coletadas de forma correta já que nem todas passaram pelo crivo dos tribunais regionais eleitorais (TREs). Pelos cálculos de Medeiros, apenas 360 mil assinaturas foram analisadas pelos TREs.  Segundo ele, o restante saiu dos cartórios eleitorais e foi diretamente para o TSE.  Judicialização a Parte, mas que a terceira maior força política já nasce muito forte, isso colunista político nenhum pode negar.

PCdB organiza-se em Fraiburgo

O Empresário do ramo de  comércio de eletrônicos, ex-bombeiro Ivonei Santos, tem reunido amigos e simpatizantes, para completar a formação de um partido que não tem muita tradição na região.  O Partido em questão é o Partido Comunista do Brasil.  Fundado em 1922, o Partido Comunista do Brasil é o partido mais antigo do país. Viveu 60 anos na clandestinidade. Em 1962, rechaçou o oportunismo de direita, reorganizou-se, adotando a sigla PCdoB, e realçou sua marca revolucionária. Muito perseguido pelo regime militar, dirigiu a Guerrilha do Araguaia em 72-75. Ao fim da ditadura, alcançou a legalidade. Vive hoje uma das suas fases mais ricas. Em Santa Catarina sua expansão é notória e agora atinge as terras fraiburguenses.

Com essa eu ri muito

Estava descendo a pé pelo centro, quando alguém me falou com a cara séria, “dois caras se encontraram no centro e foram pro chumbo”, nem esperei pegue a minha câmara fotografia e fui fotografar os “brigões” e nada encontrei.  Depois entendi que se tratava de duas pessoas que se encontraram no centro e foram fazer um lanche no bar do chumbo perto da rodoviária. O que é a pressa.  Se não fosse comigo eu também ria.   Mas confesso com essa eu ri muito.

Nas ondas do radio

Toda cidade tem aquele "personagem" que viveu o dia a dia e pelo fato de ter vivido para a cidade, se identificou com a cidade.  Com seu trabalho, com sua opinião, ajuda a escrever a história de seus habitantes.  No exercício da excentricidade e nas suas frases de efeito torna-se um destaque histórico.  O personagem pitoresco de hoje é o Amigo Deonato Schweda um autêntico trabalhador, e dedicado operário no trabalho coletivo, muitos anos no conselho tutelar e agora na Radio FM Vida Feliz.  Com sua vivência, e discussões intensas e com a participação no trabalho social, se tornou conhecido, respeitado pelos moradores desta cidade.  Esta coluna é dedicada a homenagear pessoas de sucesso e simples, como você, que faz a nossa cidade como ela é.

Advogado Indígena

O advogado e índio Ari Palhano, contratado pela FUNAI, vindo de Chapecó, esteve ontem em Fraiburgo, na casa do Cacique João Eufrásio, líder da comunidade indígena local.  A visita veio cumprir um ritual jurídico do qual a comunidade indígena é parte. Os índios pedem a devolução de terras já reconhecidas como indígenas por antropólogos.  Palhano chega um dia depois da vista dos funcionários técnicos da FUNAI.  “No que se refere ao índio, em primeiro lugar, chama a atenção a incerteza e o desconhecimento que paira sobre ele. Sem falar na visão idealizada que se tem dos indígenas nas metrópoles, ou da imagem preconceituosa que prevalece nas regiões onde eles e as populações sertanejas se confrontam. hoje não se tem certeza sequer do número de índios existentes no país, o que tornam ações federais pouco eficazes”, o que sabemos é que eles estavam aqui muito antes de nós Europeus.

Fischer fraiburgo

Participei ontem às 14 horas da entrega de um lote com 38 Kimonos doados pela empresa Fischer Fraiburgo a Associação Hayashy-Ha Vital-Fraiburgo de Karatê no bairro São Miguel. No evento havia representante da Fischer, da Trombini Papéis e do Banco Itau. “A frase do dia foi responsabilidade social, o mais importante é ser solidário com projetos que em longo prazo devolvem para sociedade um cidadão pleno”. Isto é bom para as famílias, para cidade e para o País.

28/09/2011

PUBLICADO NO DIARIO DE FRAIBURGO EM 28/09/2011 EDª 106

Palco inseguro

Segunda feira noite, na sessão da câmara de Vereadores de Fraiburgo, ocorreu um episódio um tanto assustador.   Alguns eleitores representantes da burguesia tentaram impor sua vontade fazendo uma pressão sonora com palavras de ordem, com o objetivo de intimidar os vereadores na hora de votar o número de cadeiras para próxima eleição.  O número que foi determinado pela lei deveria ser de treze, aprovaram as treze vagas, revogaram esta aprovação. Representantes da burguesia pressionaram para que ficasse em nove e os vereadores sobre fogo cruzado acresceram mais duas cadeira ficando em número de onze.  O interessante que muitas matérias importantes foram votadas sem a presença mínima de eleitores, agora quando a presença é considerável o palco se torna inseguro.

FUNAI visita parque

A FUNAI, representado pela Antropóloga Maria Helena Amorim Pinheiro (UNB) e o funcionário de carreira, Antonio Nobre as Silva, visitaram o Cacique da etnia Kaigang João Eufrásio e sua família.  Deste encontro nasceu à necessidade de visitas a alguns sítios arqueológicos indígenas.  Pela manhã de ontem visitaram o Parque da RENAR, hoje de propriedade da TROMBINI PAPÉIS, onde na sua área de preservação permanente mantém as ocas, cemitérios e outros utensílios indígenas.  Na parte da tarde deslocaram-se até no cemitério da Liberata, para visitar o túmulo da índia Liberata. O motivo geral desta visita foi o de realizar um levantamento antropológico dos indígenas da região, a conclusão é obvia: “não há dúvidas de que se trata de um terreno indígena e de que os índios remanescentes se apropriaram de alguns códigos da cultura do homem branco, resignificaram e vivem na cidade, mas guardam consigo os mais importantes a identidade, pois se identificam como índio e outros lhes identificam como tal”

Educar é preciso

Toda cidade tem aquele "personagem" que viveu o dia a dia e pelo fato de ter vivido para a cidade, se identificou com a cidade.  Com seu trabalho, com sua opinião, ajuda a escrever a história de seus habitantes.  No exercício da excentricidade e nas suas frases de efeito torna-se um destaque histórico.  O personagem pitoresco de hoje é o Amigo “João Cancelier” um autêntico trabalhador e dedicado operário na dura arte da educação popular.  Que com sua vivência, e discussões intensas e com a participação no trabalho popular, se tornou conhecido, respeitado pelos moradores do bairro São Miguel.  Esta coluna é dedicada a homenagear pessoas de sucesso e simples, como você, que faz a nossa cidade como ela é.

Gelson Merisio visitou Fraiburgo

Na tarde de 26 de Setembro, o Presidente da Assembléia legislativa reuniu-se na câmara de vereadores de Fraiburgo, com a diretoria do PSD, liderados pelo Agricultor Ivo Biazzolo.  Entre os assuntos abordados estava a emissão do registro definitivo do partido. Merisio, ao se referir ao adiamento do julgamento do registro do Partido Social Democrático (PSD) pelo Tribunal Supremo Eleitoral (TSE), disse, isto mostra o jogo de poder e de espaço político disputado. ‘‘Isso “ficou evidente no julgamento do TSE na quinta-feira [22/09]”.  Gelson é um dos idealizadores no novo partido em Santa Catarina. Essas evidências são porque o PSD surge como a terceira maior força política no Brasil e os outros partidos que estão ficando para traz não suportam esta perda de espaço, partindo para ofensivas jurídicas. Foi mais adiante e vislumbra que o PSD se encaminha para ser, num futuro próximo, uma das maiores forças políticas do Brasil. O país vive uma nova readequação de forças políticas e por isso essa reação contrária é normal e passível de ser superada. Espera de hoje pra amanhã ter uma resposta concreta sobre este assunto.

Aumento do pedágio

Às mídias jornalísticas tem anunciado em alto e bom som, que haverá um aumento nas taxas de pedágio, ainda não sei o que motivou a necessidade deste aumento.  Se for o aumento de veículo porque o brasileiro está comprando mais carro, esse aumento automaticamente aumenta a receita.  Assim qualquer lógica apresentada esbarra neste axioma.  Creio não haver outro motivo a não ser aumentar os lucros. Considero o pedágio uma bitributação, pois já pagamos IPVA para a mesma finalidade, consertar as estradas.

Aumento de Preços

A indústria já descobriu que diminuindo as embalagens podem cobrar bem mais pelo produto que vende.   Quando diminui, por exemplo, um pacote de bolacha em quantidades menores, vende mais embalagens, entrega menos produto e proporcionalmente ganha muito mais.  A palavra de ordem da atualidade é aumentar os lucros, ganhar mais. Enquanto deveria ser o bem estar do ser humano em primeiro lugar.

27/09/2011

PUBLICADO NO DIARIO DE FRAIBURGO EM 27/09/2011

A Sociedade da imagem

Um dos principais motores dessa vida moderna globalizada são a sedução e a sensação do extraordinário. Tudo deve nos seduzir, tudo deve provocar em nós sensações extremas. Perceber e ser percebido passaram a ser as palavras chaves. Quem não é percebido não existe: apareço, logo existo.

A virtualidade e a aparência

Antes de abordar diretamente os desafios que a sociedade da imagem acarreta, gostaria de ressaltar duas marcas de nossa época e, segundo creio, duas chaves para a compreensão da modernidade (ou pós-modernidade): a virtualidade e a aparência. Duas parentas diretas da imagem, duas presenças (perdoem o paradoxo) constantes no nosso horizonte de referências, pessoal e social. Das tecnologias de ponta ao camelô da esquina, todos sabem, por exemplo, a importância da aparência em todas as esferas da vida pública. Como embalagem de uma mercadoria, como apresentação, como propaganda, como notícia, como apelo ou simplesmente como “visual”, a aparência passou a ser uma importante moeda de troca na vida política, econômica e social.

Decadência do gosto

É bom acrescentar também que a chamada indústria do entretenimento está calcada hoje fundamentalmente na imagem. Sem esquecer, é claro, os seus efeitos sonoros e a música. Há também o caráter fetichista da música que se presta a ocupar quase todos os espaços possíveis da convivência social. E, de fato, são estes os dois maiores setores de atuação mundial no campo do entretenimento: a indústria do audiovisual (cinema, televisão, vídeo, internet e similares) e a indústria fonográfica. Chamo a atenção também para o perigo da decadência do gosto, da mediocrização, do nivelamento por baixo, que todo esse processo acarreta.

Consumidores homogêneos

Essa é a lógica do sistema de economia de mercado, que prefere consumidores cada vez mais homogêneos, com gostos mais parecidos, e absolutamente alienados daquilo que convencionamos chamar de realidade. Enfim, um só público, em que todos têm os mesmos desejos, bebem o mesmo refrigerante ou cerveja, vestem a mesma roupa, assistem ao mesmo programa, acreditam nas mesmas pesquisas, ouvem a mesma música etc.

Curso de Designer Gráfico

Aos interessados em fazer o curso de Designer Gráfico, o curso é oferecido pelo Projeto de Inclusão Digital Florestan Fernandes e pode ser solicitada inscrição até no dia 03/10/2011, ou enquanto haver as vagas, pois estão sendo oferecidas somente 15 vagas. “Em uma semana já foram inscritas sete pessoas”, durante essa semana é bem provável que seja completada a primeira turma desse curso, o que garantirá a profissionalização de adolescentes, jovens e adultos. O curso é supervisionado por João Leandro coordenador técnico do projeto de Inclusão digital. Curso que vem atender a demanda da sociedade na arte de aprender a trabalhar com imagens.

O operário na arte da Política

Toda cidade tem aquele "personagem" que viveu o dia a dia e pelo fato de ter vivido para a cidade, se identificou com a cidade.  Com seu trabalho, com sua opinião, ajuda a escrever a história de seus habitantes.  No exercício da excentricidade e nas suas frases de efeito torna-se um destaque histórico.  O personagem pitoresco de hoje é o Amigo “Valdir Aquino” um autêntico trabalhador e dedicado operário na arte da Política.  Que com sua vivência, e discussões intensas e com a participação no trabalho popular, se tornou conhecido, respeitado pelos moradores desta cidade.  Esta coluna é dedicada a homenagear pessoas de sucesso e simples, como você, que faz a nossa cidade como ela é.

24/09/2011

PUBLICADO NO DIARIO DE FRAIBURGO EM 24/09/2011 EDª104

Vice Prefeito Beto Ferreira vai assumir hoje

Agora está confirmado, o Vice-Prefeito Beto Ferreira assume hoje dia 24 de setembro o comando da prefeitura de fraiburgo, e deve ficar até dia 10 de outubro, as razões divulgadas referem-se a uma viagem para a Itália que o Prefeito Nelmar Pinz deve realizar.  Esse é um sinal claro de que Beto mantém boas relações com o Prefeito e destaca-se como o preferido de Nelmar Pinz para sua sucessão e quebra pela segunda vez a tradição municipal dos vices, que raramente assumiam o cargo principal.  A fonte revelou ainda que na disputa interna no diretório, Beto vem fazendo muito bem o “trabalho de casa” e está trabalhando para ter a preferência do diretório. Diz ainda que Beto, se escolhido for não abre mão de fazer uma boa coligação e estará aberto pra futuras negociações.

Coleguinha, o amigo de todas as horas

Toda cidade tem aquele "personagem" que viveu o dia a dia e pelo fato de ter vivido para a cidade, se identificou com a cidade.  Com seu trabalho, com sua opinião, ajuda a escrever a história de seus habitantes.  No exercício da excentricidade e nas suas frases de efeito torna-se um destaque histórico.  O personagem pitoresco de hoje é o Amigo “Coleguinha” um autêntico trabalhador e dedicado operário na arte de transportar.  Que com seu caminhãozinho sua intensa participação no trabalho de fretes populares, se tornou conhecido, respeitado pelos moradores desta cidade.  Esta coluna é dedicada a homenagear pessoas simples, como você, que faz a nossa cidade como ela é. Um abraço “Coleguinha”.

Índios querem a decisão da justiça

Fontes indígenas da etnia Kaigang de fraiburgo revelaram que aguardarão a decisão da justiça no processo onde reclamam a posse de terras indígenas (processo na justiça de Caçador), motivados pela existência de cemitério indígena e da exploração turística comercial.  Comunicam que cancelaram uma grande concentração, “assembléia indígena” com a presença de muitas tribos, com seus caciques e pajés, que aconteceria aqui na cidade de fraiburgo, com o objetivo de discutir entre vários temas a demora da justiça em julgar a ação proposta pelos nativos brasileiros.  Na fala deixaram claro que são índios pacíficos e que confiam na justiça, por isto vão esperar a decisão, mas sabem que os noventa dias de prazo legal da justiça já estão se esgotando e se houver demora, retomarão a idéia da assembléia indígena no local.

O tempo está acabando

Tenho escutado muitas pessoas da comunidade falando em ser candidato a vereador neste próximo pleito, e para quem pretende participar e tentar uma vaga no legislativo vale este recado, deve fazer sua filiação partidária até sete de outubro de 2011, pois há a exigência de estar filiado um ano antes no partido de sua preferência.  “Quem plantou, vai sonhando com a colheita, quem não planta não tem o direito nem de sonhar”.

Vereadores de Videira

A votação para o aumento de vagas para vereadores tem sido uma situação muito comentada nos últimos dias. Prova de que isto não aumenta a despesa da entidade, além das câmaras só receberem um repasse no máximo de 6% arrecadação independente do número de vereadores existente, se não usarem este valor devem devolver ao executivo a sobra, tem também a disposição da câmara de Vereadores de videira de manter o aumento do numero de cadeiras e de dividir a renda mensal da entidade pelo número de vereadores, fato que em tese diminuiria os valores dos salários atuais recebidos.  Se esta ação for realmente implantada, agradará ao povão que deseja ter mais representatividade, e agradará a burguesia que quer gastos controlados.  Sugiro a Câmara de Fraiburgo fazer o mesmo.

23/09/2011

PUBLICADO NO DIARIO DE FRAIBURGO EM 23/09/2011 EDª103

Homenagem ao Padre Biagio.

Personagem polêmico, Padre Biagio, foi Prefeito de fraiburgo e deixou muitas obras que perduraram no tempo, coleciona uma legião de fãs.  Na mesma proporção devido a sua “mão de ferro” deixou algumas desavenças.  Agora, como foi anunciado será homenageado com a edição de um livro que contará sua história.  Pelo contexto histórico e pelos serviços prestados na comunidade é uma homenagem muito justa. Mas a impressão que fica pra quem chega hoje e não conhece a história de fraiburgo é de que nunca existiu outro padre famoso nesta comunidade ou que tenha prestado um serviço como ele. Sei que isso não é verdade, muitos vieram depois dele, muitos prestaram serviços valorosos, mas ele sem dúvida deixou marcado seus pés e suas mãos na calçada da fama.
Ainda não consigo entender
Comenta-se na comunidade que três vereadores da cidade, Paulo Santos (PSB), Juliano (PSB) e João Alvadi (PPS) viajaram hoje com destino a Brasília-DF, e dizem os “fofoqueiros” que eles foram se encontrar com o Deputado Federal João Pizollati (PP) que estaria articulando a passagem destes três vereadores para o partido progressista de fraiburgo.  Comentam também que o Presidente do partido diz desconhecer este encontro.  Se o motivo da viagem for confirmado, confesso que terei dificuldade de entender a lógica que está por trás desta transferência.  O custo benefício será muito pequeno, e as seqüelas serão gigantes.

Um peso e uma medida.
Toda cidade tem aquele "personagem" que viveu o dia a dia e pelo fato de ter vivido para a cidade, se identificou com a cidade.  Com seu trabalho, com sua opinião, ajuda a escrever a história de seus habitantes.  No exercício da excentricidade e nas suas frases de efeito torna-se um destaque histórico.  O personagem pitoresco de hoje é Adão Claúdio Galiotto, dedicado empresário do ramo de instrumento de pesagens.  Que com sua marca, sua empresa e uma intensa participação na comunidade, se tornou conhecido, respeitado pelos moradores desta cidade.  Esta coluna é dedicada a homenagear pessoas simples que atingiram o sucesso, como você, que faz a nossa cidade como ela é.
Carro no Brasil é tributado como supérfluo
O reajuste de 30 pontos percentuais no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre carros importados, anunciado pelo governo, abre brechas para contestações na Organização Mundial do Comércio (OMC), dizem especialistas.  Eles, no entanto, ressaltam que vários países adotam medidas semelhantes e ponderam que o questionamento depende mais de vontade política dos governos do que das empresas.  Para os especialistas, a elevação do imposto é um sintoma da guerra comercial que tomou conta do mundo depois do agravamento da crise econômica global. Com o mercado interno enfraquecido, diversos países estão despejando mercadorias nas economias emergentes, que ampliam as restrições comerciais para se defender e proteger as indústrias locais. Aqui no Brasil o carro e telefones são taxados como bem supérfluo, assim como se fosse um perfume que tem 43% de impostos.  A realidade é que no país onde o transporte publico é de má qualidade o povo acaba investindo em carro particular.  Com maior dificuldade dos importados, mais sobram os nacionais que podem praticar preços maiores sem a concorrência habitual. 

Preste atenção no que ela disse 

A nossa Presidente Dilma Roussef, disse lá nos estados Unidos que não tem compromisso com o erro, com o desvio e o mal feito e agradeceu a imprensa brasileira por não se submeter ao constrangimento governamental e sempre denunciar os casos de corrupção tornando as regras as mais transparentes possíveis. Por isso preste atenção no que ela disse, cabe a imprensa ser a ponte entre o acontecimento e o leitor.