30/09/2011

PUBLICADO NO DIARIO DE FRAIBURGO EM 30/09/2011 EDª108

Ajuda para os Bancos

Assisti na TV ontem a revolta de uma nação quando seu governo anunciou uma grande ajuda financeira para os bancos.  Lá como é um país sério e o povo é politizado.  A reação foi imediata, foram para as ruas e acamparam em frente ao prédio do banco central com nítida demonstração de desagrado. As frases diziam “enquanto os bancos têm ajuda, o povo fica quebrado”, isso me lembra há pouco tempo quando o governo brasileiro socorreu bancos privados e deixa a míngua muitos brasileiros desamparados sem direito a sobrevivência.

Paulo Santos se licencia

Numa conversa descontraída, na saída de um mercado, o Vereador Paulo Santos (PSB) me contou que se licenciou da câmara de vereadores por dois meses.  Transferindo assim a responsabilidade de legislar para o seu colega Osenir Ribeiro (PP e suplente) também presidente do maior Sindicato de Classe de Fraiburgo, a dos trabalhadores rurais.  Ribeiro que pela primeira vez assume uma cadeira no legislativo pensa em dar continuidade aos trabalhos rotineiros da Câmara, já que assume a partir do dia primeiro de outubro.

Mais um pré- candidato

Toda cidade tem aquele "personagem" que viveu o dia a dia e pelo fato de ter vivido para a cidade, se identificou com a cidade.  Com seu trabalho, com sua opinião, ajuda a escrever a história de seus habitantes.  No exercício da excentricidade e nas suas frases de efeito torna-se um destaque histórico.  O personagem pitoresco de hoje é o Amigo “Olir Botega” um autêntico trabalhador e apaixonado pela arte da política.  Boatos na praça, dize que ele será  pré- candidato a vereador nas próximas eleição, apesar de estar sem partido.  Que com sua vivência, e discussões intensas e com a participação no trabalho da comunidade, se tornou muito conhecido, respeitado pelos moradores da nossa cidade.  Esta coluna é dedicada a homenagear pessoas simples, como você, que faz a nossa cidade como ela é.

Exame da ordem

Estudantes e bacharéis em Direito estão descontentes com o Exame de Ordem, prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) que concede aos aprovados o registro obrigatório para o exercício da advocacia. Vários são os pontos polêmicos que envolvem a seleção que pode ser extinta pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Críticos apontam as seguintes questões ambíguas, falta de transparência no processo, critérios subjetivos na correção, pouco tempo para resolução e taxa de inscrição cara são alguns dos pontos levantados.  Sem deixar de reconhecer a importância de algum tipo de seleção prévia para futuros advogados, o grau exagerado de dificuldade da prova é uma percepção recorrente, mesmo entre os que já foram aprovados e a defendem.  A esse alto nível de exigência somam-se angústia para entrar no mercado de trabalho e pressão familiar aos elementos que tornam ainda mais complicado o caminho para o registro da profissão. Em minha opinião a sociedade é quem deve selecionar os melhores, o que mesmo o exame não sua totalidade não tem conseguido fazer.

A sociedade perfeccionista
Numa sociedade perfeccionista, não se admitem erros.  Mas no ensaio e erro é que muitas entidades tentam chegar à perfeição. Muitas empresas hoje são referencia, por terem errado no passado, percebido e não cometido mais os erros.  Tive um encontro casual com um administrador de uma empresa, em um evento social, e pelo que me informei ele é um dos melhores e já administra uma empresa de respeito.  Na tentativa de ser gentil, e sem saber com quem eu estava falando lhe ofereci um jornal, este no qual escrevo. Ele antes de abrir percebeu um erro de grafia a falta de um “S” no título da matéria principal. E falou bem alto aqui está errado, todos me olharam, fiquei um pouco em silêncio e respondi: isto é só o reflexo da sociedade, sociedade que comete erros, é imperfeita e produz produtos imperfeitos.  E  falei de repente, veja como se percebe com rapidez os erros, mas lhe asseguro tem ai muitos acertos.  Ele falou vejo que o senhor é bom em filosofia, mas jornal erros não fica bem.  Eu disse erros não fica bem no jornal, nem no político, nem no administrador, nem no funcionário, erro não é bem vindo em nenhuma sociedade.   Se valorizar - mos mais os erros do que os acertos, certamente com o tempo, teremos alimentado um contra cultura que nos levará ao caos. Depois disso como dizem os estudantes ficou tudo pelo social.  Pois aquele que tem bastante razão, tem razão suficiente para si e para dar ao outro

29/09/2011

PUBLICADO NO DIARIO DE FRAIBURGO EM 29//09/2011 EDª107

Justiça aprova criação do PSD

O PSD, partido de Gilberto Kassab, Gelson Merisio, Ivo Biazollo, Valdir Aquino, Toni do Cine, vai poder disputar as eleições municipais de 2012. Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aceitaram o pedido de registro do PSD, que será o 28º partido brasileiro. Por seis votos a um, o TSE concluiu que a sigla cumpriu todos os requisitos para a constituição de uma legenda, entre os quais, obter o apoio de pelo menos 491 mil eleitores.  Logo após o julgamento, o advogado do Partido Democrata (DEM) Maurício Medeiros anunciou que o partido vai recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar derrubar a decisão que concedeu o registro. De acordo com ele, não há comprovação de que as assinaturas foram coletadas de forma correta já que nem todas passaram pelo crivo dos tribunais regionais eleitorais (TREs). Pelos cálculos de Medeiros, apenas 360 mil assinaturas foram analisadas pelos TREs.  Segundo ele, o restante saiu dos cartórios eleitorais e foi diretamente para o TSE.  Judicialização a Parte, mas que a terceira maior força política já nasce muito forte, isso colunista político nenhum pode negar.

PCdB organiza-se em Fraiburgo

O Empresário do ramo de  comércio de eletrônicos, ex-bombeiro Ivonei Santos, tem reunido amigos e simpatizantes, para completar a formação de um partido que não tem muita tradição na região.  O Partido em questão é o Partido Comunista do Brasil.  Fundado em 1922, o Partido Comunista do Brasil é o partido mais antigo do país. Viveu 60 anos na clandestinidade. Em 1962, rechaçou o oportunismo de direita, reorganizou-se, adotando a sigla PCdoB, e realçou sua marca revolucionária. Muito perseguido pelo regime militar, dirigiu a Guerrilha do Araguaia em 72-75. Ao fim da ditadura, alcançou a legalidade. Vive hoje uma das suas fases mais ricas. Em Santa Catarina sua expansão é notória e agora atinge as terras fraiburguenses.

Com essa eu ri muito

Estava descendo a pé pelo centro, quando alguém me falou com a cara séria, “dois caras se encontraram no centro e foram pro chumbo”, nem esperei pegue a minha câmara fotografia e fui fotografar os “brigões” e nada encontrei.  Depois entendi que se tratava de duas pessoas que se encontraram no centro e foram fazer um lanche no bar do chumbo perto da rodoviária. O que é a pressa.  Se não fosse comigo eu também ria.   Mas confesso com essa eu ri muito.

Nas ondas do radio

Toda cidade tem aquele "personagem" que viveu o dia a dia e pelo fato de ter vivido para a cidade, se identificou com a cidade.  Com seu trabalho, com sua opinião, ajuda a escrever a história de seus habitantes.  No exercício da excentricidade e nas suas frases de efeito torna-se um destaque histórico.  O personagem pitoresco de hoje é o Amigo Deonato Schweda um autêntico trabalhador, e dedicado operário no trabalho coletivo, muitos anos no conselho tutelar e agora na Radio FM Vida Feliz.  Com sua vivência, e discussões intensas e com a participação no trabalho social, se tornou conhecido, respeitado pelos moradores desta cidade.  Esta coluna é dedicada a homenagear pessoas de sucesso e simples, como você, que faz a nossa cidade como ela é.

Advogado Indígena

O advogado e índio Ari Palhano, contratado pela FUNAI, vindo de Chapecó, esteve ontem em Fraiburgo, na casa do Cacique João Eufrásio, líder da comunidade indígena local.  A visita veio cumprir um ritual jurídico do qual a comunidade indígena é parte. Os índios pedem a devolução de terras já reconhecidas como indígenas por antropólogos.  Palhano chega um dia depois da vista dos funcionários técnicos da FUNAI.  “No que se refere ao índio, em primeiro lugar, chama a atenção a incerteza e o desconhecimento que paira sobre ele. Sem falar na visão idealizada que se tem dos indígenas nas metrópoles, ou da imagem preconceituosa que prevalece nas regiões onde eles e as populações sertanejas se confrontam. hoje não se tem certeza sequer do número de índios existentes no país, o que tornam ações federais pouco eficazes”, o que sabemos é que eles estavam aqui muito antes de nós Europeus.

Fischer fraiburgo

Participei ontem às 14 horas da entrega de um lote com 38 Kimonos doados pela empresa Fischer Fraiburgo a Associação Hayashy-Ha Vital-Fraiburgo de Karatê no bairro São Miguel. No evento havia representante da Fischer, da Trombini Papéis e do Banco Itau. “A frase do dia foi responsabilidade social, o mais importante é ser solidário com projetos que em longo prazo devolvem para sociedade um cidadão pleno”. Isto é bom para as famílias, para cidade e para o País.

28/09/2011

PUBLICADO NO DIARIO DE FRAIBURGO EM 28/09/2011 EDª 106

Palco inseguro

Segunda feira noite, na sessão da câmara de Vereadores de Fraiburgo, ocorreu um episódio um tanto assustador.   Alguns eleitores representantes da burguesia tentaram impor sua vontade fazendo uma pressão sonora com palavras de ordem, com o objetivo de intimidar os vereadores na hora de votar o número de cadeiras para próxima eleição.  O número que foi determinado pela lei deveria ser de treze, aprovaram as treze vagas, revogaram esta aprovação. Representantes da burguesia pressionaram para que ficasse em nove e os vereadores sobre fogo cruzado acresceram mais duas cadeira ficando em número de onze.  O interessante que muitas matérias importantes foram votadas sem a presença mínima de eleitores, agora quando a presença é considerável o palco se torna inseguro.

FUNAI visita parque

A FUNAI, representado pela Antropóloga Maria Helena Amorim Pinheiro (UNB) e o funcionário de carreira, Antonio Nobre as Silva, visitaram o Cacique da etnia Kaigang João Eufrásio e sua família.  Deste encontro nasceu à necessidade de visitas a alguns sítios arqueológicos indígenas.  Pela manhã de ontem visitaram o Parque da RENAR, hoje de propriedade da TROMBINI PAPÉIS, onde na sua área de preservação permanente mantém as ocas, cemitérios e outros utensílios indígenas.  Na parte da tarde deslocaram-se até no cemitério da Liberata, para visitar o túmulo da índia Liberata. O motivo geral desta visita foi o de realizar um levantamento antropológico dos indígenas da região, a conclusão é obvia: “não há dúvidas de que se trata de um terreno indígena e de que os índios remanescentes se apropriaram de alguns códigos da cultura do homem branco, resignificaram e vivem na cidade, mas guardam consigo os mais importantes a identidade, pois se identificam como índio e outros lhes identificam como tal”

Educar é preciso

Toda cidade tem aquele "personagem" que viveu o dia a dia e pelo fato de ter vivido para a cidade, se identificou com a cidade.  Com seu trabalho, com sua opinião, ajuda a escrever a história de seus habitantes.  No exercício da excentricidade e nas suas frases de efeito torna-se um destaque histórico.  O personagem pitoresco de hoje é o Amigo “João Cancelier” um autêntico trabalhador e dedicado operário na dura arte da educação popular.  Que com sua vivência, e discussões intensas e com a participação no trabalho popular, se tornou conhecido, respeitado pelos moradores do bairro São Miguel.  Esta coluna é dedicada a homenagear pessoas de sucesso e simples, como você, que faz a nossa cidade como ela é.

Gelson Merisio visitou Fraiburgo

Na tarde de 26 de Setembro, o Presidente da Assembléia legislativa reuniu-se na câmara de vereadores de Fraiburgo, com a diretoria do PSD, liderados pelo Agricultor Ivo Biazzolo.  Entre os assuntos abordados estava a emissão do registro definitivo do partido. Merisio, ao se referir ao adiamento do julgamento do registro do Partido Social Democrático (PSD) pelo Tribunal Supremo Eleitoral (TSE), disse, isto mostra o jogo de poder e de espaço político disputado. ‘‘Isso “ficou evidente no julgamento do TSE na quinta-feira [22/09]”.  Gelson é um dos idealizadores no novo partido em Santa Catarina. Essas evidências são porque o PSD surge como a terceira maior força política no Brasil e os outros partidos que estão ficando para traz não suportam esta perda de espaço, partindo para ofensivas jurídicas. Foi mais adiante e vislumbra que o PSD se encaminha para ser, num futuro próximo, uma das maiores forças políticas do Brasil. O país vive uma nova readequação de forças políticas e por isso essa reação contrária é normal e passível de ser superada. Espera de hoje pra amanhã ter uma resposta concreta sobre este assunto.

Aumento do pedágio

Às mídias jornalísticas tem anunciado em alto e bom som, que haverá um aumento nas taxas de pedágio, ainda não sei o que motivou a necessidade deste aumento.  Se for o aumento de veículo porque o brasileiro está comprando mais carro, esse aumento automaticamente aumenta a receita.  Assim qualquer lógica apresentada esbarra neste axioma.  Creio não haver outro motivo a não ser aumentar os lucros. Considero o pedágio uma bitributação, pois já pagamos IPVA para a mesma finalidade, consertar as estradas.

Aumento de Preços

A indústria já descobriu que diminuindo as embalagens podem cobrar bem mais pelo produto que vende.   Quando diminui, por exemplo, um pacote de bolacha em quantidades menores, vende mais embalagens, entrega menos produto e proporcionalmente ganha muito mais.  A palavra de ordem da atualidade é aumentar os lucros, ganhar mais. Enquanto deveria ser o bem estar do ser humano em primeiro lugar.

27/09/2011

PUBLICADO NO DIARIO DE FRAIBURGO EM 27/09/2011

A Sociedade da imagem

Um dos principais motores dessa vida moderna globalizada são a sedução e a sensação do extraordinário. Tudo deve nos seduzir, tudo deve provocar em nós sensações extremas. Perceber e ser percebido passaram a ser as palavras chaves. Quem não é percebido não existe: apareço, logo existo.

A virtualidade e a aparência

Antes de abordar diretamente os desafios que a sociedade da imagem acarreta, gostaria de ressaltar duas marcas de nossa época e, segundo creio, duas chaves para a compreensão da modernidade (ou pós-modernidade): a virtualidade e a aparência. Duas parentas diretas da imagem, duas presenças (perdoem o paradoxo) constantes no nosso horizonte de referências, pessoal e social. Das tecnologias de ponta ao camelô da esquina, todos sabem, por exemplo, a importância da aparência em todas as esferas da vida pública. Como embalagem de uma mercadoria, como apresentação, como propaganda, como notícia, como apelo ou simplesmente como “visual”, a aparência passou a ser uma importante moeda de troca na vida política, econômica e social.

Decadência do gosto

É bom acrescentar também que a chamada indústria do entretenimento está calcada hoje fundamentalmente na imagem. Sem esquecer, é claro, os seus efeitos sonoros e a música. Há também o caráter fetichista da música que se presta a ocupar quase todos os espaços possíveis da convivência social. E, de fato, são estes os dois maiores setores de atuação mundial no campo do entretenimento: a indústria do audiovisual (cinema, televisão, vídeo, internet e similares) e a indústria fonográfica. Chamo a atenção também para o perigo da decadência do gosto, da mediocrização, do nivelamento por baixo, que todo esse processo acarreta.

Consumidores homogêneos

Essa é a lógica do sistema de economia de mercado, que prefere consumidores cada vez mais homogêneos, com gostos mais parecidos, e absolutamente alienados daquilo que convencionamos chamar de realidade. Enfim, um só público, em que todos têm os mesmos desejos, bebem o mesmo refrigerante ou cerveja, vestem a mesma roupa, assistem ao mesmo programa, acreditam nas mesmas pesquisas, ouvem a mesma música etc.

Curso de Designer Gráfico

Aos interessados em fazer o curso de Designer Gráfico, o curso é oferecido pelo Projeto de Inclusão Digital Florestan Fernandes e pode ser solicitada inscrição até no dia 03/10/2011, ou enquanto haver as vagas, pois estão sendo oferecidas somente 15 vagas. “Em uma semana já foram inscritas sete pessoas”, durante essa semana é bem provável que seja completada a primeira turma desse curso, o que garantirá a profissionalização de adolescentes, jovens e adultos. O curso é supervisionado por João Leandro coordenador técnico do projeto de Inclusão digital. Curso que vem atender a demanda da sociedade na arte de aprender a trabalhar com imagens.

O operário na arte da Política

Toda cidade tem aquele "personagem" que viveu o dia a dia e pelo fato de ter vivido para a cidade, se identificou com a cidade.  Com seu trabalho, com sua opinião, ajuda a escrever a história de seus habitantes.  No exercício da excentricidade e nas suas frases de efeito torna-se um destaque histórico.  O personagem pitoresco de hoje é o Amigo “Valdir Aquino” um autêntico trabalhador e dedicado operário na arte da Política.  Que com sua vivência, e discussões intensas e com a participação no trabalho popular, se tornou conhecido, respeitado pelos moradores desta cidade.  Esta coluna é dedicada a homenagear pessoas de sucesso e simples, como você, que faz a nossa cidade como ela é.