04/01/2012

.....................................Ano Novo Novos planos..................................

O Ano Novo é considerado por muitas pessoas o fim de um ciclo e início de outro. É um momento sempre cheio de promessas e esperança. E para que a festa corra muito bem, há algumas tradições e rituais que a sociedade atual nunca esquece:  Fogos e barulho: No mundo inteiro o Ano Novo começa entre fogos de artifício, buzinadas, apitos e gritos de alegria. A tradição é muito antiga e, dizem que serve para espantar os maus espíritos. As pessoas se reúnem para celebrar a festa com muitos abraços, apesar de que a barulheira aqui já começa bem antes patrocinada pelos carros de propagandas que exageram na quantidade de inserção e no volume.  Roupa nova: Vestir uma peça de roupa que nunca foi usada combina com o espírito de renovação do Ano Novo. O costume é universal e aparece em várias versões, como trocar os lençóis da cama e usar uma roupa de baixo nova, exagero ou não o povo parece gostar desta pratica, se deixa o povo feliz por que contestar.   Ceia farta: A mesa cheia representa a fartura para o ano que se inicia desejo que atinge desde os mais pobres até aos mais abastados. Mas a grande sacada de mudança é os novos planos, isso é que move o mundo, fazer planos uma coisa tão simples parece ser a chave da felicidade.  Portanto não economize neste quesito, faça planos e trace as estratégias para realizá-los.

31/12/2011

...............................O direito de não ser o primeiro.............................

Faço Minha as palavras de Luiz Marins, neste artigo  ele expressa o meu pensamento com relação a felicidade (Malinoski) 

             Muitas pessoas me perguntam se para ser feliz e considerar-se “sucesso” é preciso estar sempre no topo, ser o primeiro ou a primeira em tudo o que puder.             Conheço pessoas que simplesmente não querem ser  “as primeiras”. Conheço gente que não quer ser “o chefe”, “o presidente”. Conheço pessoas que se sentem genuinamente mais felizes sendo “segundas ou terceiras”.               Já me perguntei se essas pessoas dizem não querer estar no topo por medo ou como uma forma de racionalização - já que não consigo ser a primeira, faço o “jogo do contente” e finjo me contentar sendo segunda, terceira, quarta, etc. Mas vejo que há pessoas que sinceramente optam, conscientemente, em não estar no topo.             E essas pessoas me parecem felizes! Elas consideram que o estresse e a responsabilidade que ser a primeira no mundo dos negócios causam, simplesmente, não compensa.              Desde os filósofos pré-socráticos o homem se pergunta o que é “ser feliz”. Conceitos como “qualidade de vida”, “felicidade” são auto-conceitos. O que eu considero como “excelente qualidade de vida” para mim, poderá ser muito chato para você. Assim, ainda mais neste século XXI cada um tem o direito de escolher para onde ir e como ir. Não podemos aceitar receitas prontas e compulsórias de sucesso ou felicidade.               Sucesso, dizem empreendedores e empresários, é um “fluxo de caixa positivo”. Isso é verdade para quase todas as pessoas, por mais simples e pobres que sejam. Mas até aqui temos variâncias de tamanho e conteúdo.             Temos que conhecer e reconhecer os trade-offs da vida. Empresários financeiramente bem sucedidos nem sempre tiveram muito tempo para suas famílias. Já um funcionário de média chefia, pode ter um salário “confortável” e ter um tempo livre invejado por grandes empreendedores. Um empresário me disse que seus funcionários tiravam férias que ele nunca tirou. Viajavam para lugares que ele nunca teve tempo para visitar. Quem é o “primeiro” me perguntava esse empresário?                        Conheço pessoas que não aceitaram ser promovidas. Conheço pessoas que não aceitaram ofertas tentadoras para se mudar para o exterior em condições de salário e posição muito mais vantajosas do que as que tinham no seu país. Elas sempre me perguntam se a opção que fizeram foi certa ou errada.              A minha resposta é sempre a de que essa é uma opção “pessoal e intransferível”. Somente a própria pessoa pode saber o que realmente quer e decidir de acordo com o que deseja.  Mas o importante é que ela também deve assumir as conseqüências de suas decisões. Assim, quando alguém não aceita uma promoção tem que lembrar que alguém será promovido em seu lugar. Deve também lembrar que a empresa pode perder a confiança de investir em alguém que não quer “subir” e que sua atitude pode ser vista como uma falta de comprometimento com as necessidades da empresa.               Assim, existe o direito, mas é preciso saber que existem também conseqüências. Você tem o direito de querer ficar mais tempo com sua família, com seus amigos. A empresa, por sua vez, exige a cada dia mais dedicação por causa da competição do mercado. Achar o equilíbrio não é fácil. Este é o desafio. E a decisão é só sua! Mas, lembre-se: você tem o direito de não ser o “primeiro”.

30/12/2011

.............................DESFILAR É ENCURTAR DISTANCIA .....................



Na Antiga Roma, os Imperadores providenciavam para a satisfação do povo romano que nunca faltasse pão e circo ( Aqui o Circo tá grande, já o Pão está curto). Apesar da grave situação econômica, do acentuado aumento do desemprego, corrupção generalizada, do futuro incerto na função pública e das más notícias da segurança social, os Fraiburguenses parecem apenas preocupados com o futuro da seleção nacional de futebol.  Alienados pelo sonho irreal de uma vitória no Campeonato do Mundo de 2014 esquecem os seus reais problemas durante as próximas semanas. Os meios de comunicação social, com especial destaque para a rádio e televisão, alimentam até a exaustão o mito da possibilidade da vitória brasileira deixando para segundo ou terceiro plano as verdadeiras questões existentes na sociedade brasileira.  Esse discurso invade-nos as casas no café da manhã, ao almoço, ao jantar e nos intervalos, permanentemente, nem de madrugada nos livramos de tanta informação sobre as seleções, um enjôo!  Na mesma linha de pensamento aqui no município um novo instrumento está sendo provado: o desfile.  É o pontapé inicial dos organizadores em relação à comunicação para com o público consumidor, seja de idéias ou produtos, sendo ele a primeira ação das campanhas de lançamento de coleções ou movimentos, com o objetivo de fixar marcas políticas nacionais, internacionais e globais.  Pode-se notar que a partir dos desfiles é gerada toda uma dinâmica de midiatização, levando de forma mais concentrada a intenção da classe dominante ao conhecimento do grande público e, por isso, é importante compreender o sentido que os desfiles tinham e têm para o mercado da política, para então poder arrematar nossos pensamentos a respeito desse evento, quando nos encontramos em uma sociedade de consumo não só de produtos, mas também de informação, por conta de avanços tecnológicos que revolucionaram as formas de distribuir, armazenar e recuperar informações e, conseqüentemente nos tornamos presas fáceis.          Partindo dessas observações sobre a situação atual, esta nota se justifica por buscar uma compreensão sobre a real importância dos desfiles realizados na cidade de Fraiburgo para o mercado da política local, de forma a colaborar na elucidação de aspectos relacionados à validade dos investimentos realizados neste tipo de ação, que mais beneficia os atuais dominadores e  quem sabe os futuros que pretendem se perpetuar no poder. Observe o investimento que foi realizado de forma redundante na Av. Arnoldo Frei, que passou de um milhão de reais, sem sombra de duvidas com o objetivo de transformar aquela avenida em um palco, para de forma teatral mostrar o “progresso de nossa cidade”.  Seiscentos metros de avenida merecem mais atenção dos que às centenas de quilômetros restantes no município, e está claro que querem que o povo aceite aquele pedaço como modelo geral e acredite que todo o restante está assim também.  Nunca nesse município alguém promoveu tanto desfile em tão curto espaço de tempo e num mesmo lugar.  E essa comunicação agora tão intensa, me soa um tanto suspeita, de uma administração que durante sete anos foi pouco transparente agora quer ser simpática.