19/04/2012


Kaigangs de Fraiburgo comemoram o dia do índio
Índios da etnia kaikang comemoram o dia do índio em Fraiburgo (19 de Abril)


Cacique João Eufrásio e o Pajé João Claudino Kepã Griã

A comunidade Indígena comemora todos os anos, no dia 19 de Abril, o Dia do Índio. Esta data foi criada no ano de 1943 pelo presidente: Getúlio Vargas, através do decreto lei número 5.540.  Para entendermos a data, devemos voltar para 1940. Neste ano, foi realizado no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Além de contar com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, vários líderes indígenas deste continente foram convidados para participarem das reuniões e decisões. Porém, os índios não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. Este comportamento era compreensível, pois os índios há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”.  No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daquele momento histórico. Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio.  Neste dia do ano ocorrem vários eventos dedicados à valorização da cultura indígena. Nas escolas, os alunos costumam fazer pesquisas sobre a cultura indígena, os museus fazem exposições e os municípios organizam festas comemorativas. Deve ser também um dia de reflexão sobre a importância da preservação dos povos indígenas, da manutenção de suas terras e respeito às suas manifestações culturais.    Devemos lembrar também, que os índios já habitavam nosso país (Brasil) quando os portugueses aqui chegaram em 1500. Desde esta data, o que vimos foi o desrespeito e a diminuição das populações indígenas. Este processo ainda ocorre, pois com a mineração e a exploração dos recursos naturais, posse de terras devolutas, muitos povos indígenas estão perdendo suas terras.  Em fraiburgo os índios da Etnia Kaikang liderados pelo Cacique João Eufrásio recentemente constituíram uma Associação - ASSINLI (Associação Indígena Liberata.) para defender o direito dos índios e descendentes deste povo.  Neste dia festivo o povo se reúne relembram dos ancestrais com danças e cantos em dialeto próprio. Sua cultura desenvolveu-se à sombra dos pinheirais (Araucária brasiliensis). Há pelo menos dois séculos, sua extensão territorial compreende a zona entre o Rio Tietê (São Paulo) e o Rio Ijuí (norte do Rio Grande do Sul). No século XIX, seus domínios se estendiam para oeste, até San Pedro, na província argentina de Misiones.  Atualmente, os caingangues ocupam cerca de trinta áreas reduzidas, distribuídas sobre seu antigo território, nos estados meridionais brasileiros de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, com uma população aproximada de 29 000 pessoas. Os caingangues estão entre os cinco povos indígenas mais populosos no Brasil.

15/04/2012


JORNALISMO DA UNIARP VISITA  
GRUPO RBS E COSTÃO DO SANTINHO

Estudantes da UNIARP em frente ao prédio do Diário Catarinense

Acadêmicos de jornalismo das duas primeiras turmas da Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe, Uniarp, cumpriram neste fim de semana programa de visitas em Florianópolis. Sob a liderança do professor Alexandre Acosta, coordenador do curso, visitaram a nova sede do grupo RBS, na SC-401. Ouviram uma exposição do gerente de Comunicação, Marco Lazarotto, sobre os veículos que integram o grupo, seus valores e suas atividades principais em Santa Catarina, no sul do Brasil e em todo o país. Circularam depois pela primeira redação multimídia do Brasil, onde conversaram com vários profissionais.

Suyane Quevedo, Moacir Pereira, Cacau Menezes, Giovani Martinello 

 A segunda etapa ocorreu na sede da RBS-TV, no Morro da Cruz, onde o coordenador de jornalismo da CBN-Diário, Carlos Alberto Ferreira, discorreu sobre as atividades múltiplas da emissora que se dedica 24 horas ao jornalismo. Visitaram os estúdios, a sala de redação e depois percorreram as instalações da RBS-TV e da TV-Com, onde também conversaram com profissionais e acompanharam o trabalho de produção do RBS-Notícias.   Neste sábado 15/04, os estudantes – muitos jornalistas, radialistas e profissionais que já atuam em empresas jornalísticas em vários municípios do Vale do Rio do Peixe – visitararam o Costão do Santinho, o melhor resort de praia do Brasil. Além de conhecerem o empreendimento, terão palestra sobre o complexo, suas atividades culturais e de proteção ambiental, bem como o esquema de marketing.-(Fonte Moacir Pereira)

Estudantes em palestra com o diretor Rafael Pires no Costão do Santinho no meio da mata