07/07/2012


Número de pedidos de registro de candidatura 
em SC já passa de 16 mil

O último levantamento parcial da Justiça Eleitoral de Santa Catarina mostra que 16.546 pedidos de registro de candidatura foram protocolados no estado por partidos e coligações, sendo 676 para prefeito, 676 para vice-prefeito e 15.194 para vereador. Os dados continuarão a ser enviados pelos cartórios ao site oficial de candidaturas, o DivulgaCand 2012, neste fim de semana, quando começarão os plantões do período eleitoral.  A diferença momentânea entre o levantamento parcial e o DivulgaCand 2012 se deve ao fato de muitos candidatos terem entregue documentos não solicitados em suas pastas, que agora precisam ser retirados pelos servidores eleitorais, provocando assim um tempo extra de trabalho. Somente os dados exigidos pela legislação podem ser enviados ao site de divulgação.   Os candidatos escolhidos em convenção que não tiveram o seu pedido de registro apresentado por partidos ou coligações poderão fazer isso por conta própria até as 19h da próxima terça-feira (10) nas suas respectivas zonas eleitorais.

Sobre o DivulgaCand 2012

O DivulgaCand 2012 é um sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que informa a quantidade de candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador, além do número de vagas nas Câmaras Municipais. Também há dados como declaração de bens, certidões criminais e previsão de gastos de campanha.  A ferramenta está disponível para todos os cidadãos na internet. Para acessá-la, não há necessidade de cadastro prévio ou autenticação de usuário. Até as 21h40 desta sexta-feira (6), o DivulgaCand 2012 já dispunha de informações sobre 139.541 pedidos de registro de candidatos em todo o país, sendo 4.792 para prefeito, 4.762 para vice-prefeito e 129.987 para vereador. Em relação à SC, há, até agora, dados de 94 requerimentos para prefeito, 91 para vice e 1.536 para vereador.

03/07/2012

Número de vereadores em todo o País crescerá 10% em 2013


Número de vereadores em todo o País
 crescerá 10% em 2013

O total de vereadores em atuação no Brasil crescerá 10% a partir de janeiro de 2013, quando os novos limites de parlamentares nas Câmaras Municipais definidos pela emenda 58 começam a fazer efeito.    Ao todo, a população elegerá 56.810 vereadores nas eleições de outubro, 5.070 a mais que no último pleito, segundo levantamento da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) divulgado nesta segunda-feira, 2.   A medida toma como base a estimativa populacional divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em agosto de 2011.   Entre os 5.566 municípios do País, 2.153 foram autorizados a aumentar sua bancada de vereadores devido às novas faixas populacionais. Segundo a pesquisa, das 2.125 cidades que responderam ao questionário, 1.535, ou 72%, mudaram sua Lei Orgânica Municipal para ampliar o número de parlamentares. "Desse total, 1.291 municípios (ou 60%) alteraram o total de vereadores até o limite máximo permitido", destaca o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski.     A emenda 58 também alterou o porcentual máximo do orçamento municipal que pode ser destinado às Câmaras, o que impediu o aumento no número de cadeiras em cidades com restrições orçamentárias. A medida, contudo, não é suficiente para evitar o "elevado gasto de recursos públicos" decorrente do inchaço das Câmaras, segundo a CNM.   O Estado campeão de crescimento no número de vereadores é o Rio de Janeiro: os municípios cariocas, somados, devem eleger 1.362 vereadores nas eleições deste ano, 34,5% a mais do que no pleito de 2008. Em segundo está o Pará, com a estimativa de eleger 1.811 vereadores em outubro, 32,8% a mais do que há quatro anos.

02/07/2012


PSD e  PP vão juntos em Fraiburgo

Neste domingo o PSD realizou às 19 horas em sua sede, a primeira reunião após escolher o seu vice: Juliano da autoescola (PP), agora com o time quase todo definido restando apenas realizar o processo de documentação final no fórum.  O Presidente do PPS  Bino Barros diz “terem encontrado  o ponto de equilíbrio” com essa coligação.  Estavam presentes lideres de diversos partidos como do: PSB, PTB, PPS, PP, DEM, PCdoB,  Juliano agradeceu o apoio do seu partido e dos demais partidos coligados e disse que lutará para honrar esse apoio recebido.  O Secretário da coligação Elói Regalin convocou todos os candidatos para que façam suas fotos e encaminhem suas documentações.   A coligação numa avaliação preliminar apontou que haverá em torno de 44 candidatos, isso mesmo sem a definição do número de candidatos do PP.


Nesta foto Juliano usando a palavra após Ivo Biazzolo apresentar seu vice aos companheiros de partido.  Juliano disse: " que sua escolha teve um processo bem trabalhoso, pedi o primeiro round, mas, não desisti da guerra, estou pronto e quero ajudar nesta eleição".


A reunião apesar de interna contou com muitos simpatizantes e mostra que o grupo está coeso e vai firme para o processo eleitoral.