26/01/2013

MORRE MAURO "LOUCO" PERSONAGEM PITORESCO DE FRAIBURGO

Maurinho "louco" perde a vida em acidente de trânsito.

 
 
A esquerda Mauro Loco e a direita seu amigo Didio 



x
Mauro Loco tocando sua gaitinha de boca

Logo depois da meia noite de sábado (26/01) a Policia Militar de Fraiburgo foi informada que houve na SC-453 em frente à POMIFRAI uma colisão de um automóvel CORSA com um ponto de ônibus existente as margens da rodovia. Chegando ao local foi constatado de que se tratava de CORSA de placas, MAS 8420 de Fraiburgo. De acordo com as primeiras informações o veículo percorria o trajeto sentido POMIFRAI ao centro da cidade, e estava sendo conduzido por Claudemir Jesus da Cruz (35) e no banco do carona estava Marcelino Pinheiro de Albuquerque (54).  Claudemir que era mais conhecido por Milão morreu no local do acidente, seu corpo estava no banco do motorista e em suas mãos os policias encontraram um pássaro, possivelmente uma pombinha que estava presa entre os seus dedos.  Marcelino que era mais conhecido por Maurinho, Mauro louco estava do lado de fora do veículo o que se deduz que o mesmo foi projetado para fora do carro na hora do impacto. No interior do carro a PM encontrou uma sacola com pertences do Maurinho e também a sua tradicional bicicleta com volante, o que indica que Milão ofereceu uma carona pro Mauro Louco.  A polícia Rodoviária Estadual do posto de Lebon Régis esteve no local para efetuar a pericia.  As autoridades policiais ainda desconhecem as causas do acidente, foi aberto inquérito policial para apurar as circunstância em que o fato aconteceu. (Fonte: Radio Fraiburgo)
 
Fotos publicadas por Flávio Furtado mostram o estado do veículo e do ponto de ônibus atingido:     
 
Estado do Corsa 
 
 
 Estado do ponto de ônibus
   

23/01/2013

ENTREVISTA COM O PROFESSOR SAPUCA SOBRE A OLIZA

QUEM É O PROFESSOR SAPUCA?         

O entrevistado deste número é o professor David Severo Filho, nascido em Quaraí - RS, morador de Fraiburgo há 21 anos, popularmente conhecido como Sapuca.   É formado em Educação Física, Técnico de Futsal e Futebol, ex-profissional de arbitragem da FCF e FeFS e mentor e organizador desta competição que acontece em Fraiburgo.  Como técnico de Futsal feminino é bicampeão estadual da OLESC em 2001 (Criciúma) e 2003 (Rio do Sul). Acumula vários títulos regionais no comando do Colégio Drummond e colégio Santo Antônio. 

FALE SOBRE A OLIZA?

OLIZA (OLIMPIADA ZABLÓSKI) é um evento esportivo, amador que iniciou em 2005 e foi crescendo de uma forma com a participação mínima de 15 municípios e se manteve durante estas oito edições sempre com um aumento no numero de equipes.

QUAL A DIMENSÃO DA OLIZA ?

Em termos de competição amadora, acredito que hoje é com certeza uma das maiores do nosso estado.  Nessa edição (2013) totalizamos a participação de 172 equipes inscritas nas mais variadas categorias, sendo 34 no municipal e 32 no regional livre.

QUEM PARTICIPA DA OLIZA?

Nas categorias de base também houve um grande numero de participantes sendo dez equipes no juvenil, doze nos joguinhos, dez na OLESC, treze no sub – quinze,  oito no sub - treze e oito no sub – onze.  No feminino há a participação de quatorze equipes.

QUAL A PREMIAÇÃO DISTRIBUIDA NA COMPETIÇÃO?

 A  OLIZA  distribui uma premiação em dinheiro no valor de R$ 5.100,00, da seguinte forma: R$ 2.500,00 para o campeão regional e o restante distribuído conforme previsto no estatuto da competição.

A QUE VOCÊ ATRIBUÍ O SUCESSO DA OLIZA?

Boa parte do sucesso se dá pelo pela forma estrutural da competição e pela variedade nas faixas de idade da competição, pelo apoio maciço dado pelos comerciantes.    Apoio dado de forma especial: Supermercado  Zablóski, Prefeitura Municipal  através da FME, Rádios e Jornais da região.

QUAIS AS CAUSAS COMPLEMENTARES DO SUCESSO?

“Eu acredito que o sucesso da OLIZA deve-se a forma flexível e transparente como se está conduzindo a competição e pela valorosa participação do professor Roberto Rivelino que quando foi convidado para auxiliar aceitou e hoje é fundamental na equipe organizadora”.

ATÉ QUANDO HAVERÁ A OLIZA?

Se depender do “nego véio” e os meus apoiadores continuarem confiando em mim, esta competição vai continuar por muitas décadas, fico feliz por que a competição sempre revela novos talentos  e este ano não será diferente.

 

 

22/01/2013

JORNAL A TRIBUNA EDIÇÃO Nº 56 JÁ ESTÁ CIRCULANDO EM FRAIBURGO

  JÁ ESTÁ CIRCULANDO EM FRAIBURGO O JORNAL  A  TRIBUNA  EDIÇÃO 56  ( 22/01/2013) COM A MATÉRIA COMPLETA DA OLIZA,  ENTREVISTA COM O PROFESSOR SAPUCA  , MATÉRIA DO VICE PREFEITO JULIANO E O SECRETÁRIO DE SAÚDE JONAS CARDOSO SOBRE O RECEBIMENTO DA AMBULÂNCIA , E PARA FINALIZAR  A  REPRODUÇÃO NA INTEGRA DA ENTREVISTA  DO PREFEITO  IVO BIAZZOLO  DADA  A TV BOM DIA SANTA CATARINA FALANDO DE SUAS  METAS INICIAIS, INCLUSIVE FALANDO  SOBRE A QUESTÃO DO HOSPITAL.
 
 

VAGAS ABERTAS PARA CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA GRATUÍTO

Vagas abertas para curso Técnico em Informática gratuito no Instituto Federal Catarinense em Fraiburgo 

 
O Instituto Federal Catarinense – Campus Avançado de Fraiburgo está com vagas abertas para o curso Técnico em Informática na modalidade concomitante, para o período da tarde.   Nesta modalidade, o aluno precisa estar cursando o ensino médio, matriculado na 1ª, 2ª, ou 3ªSérie. Os cursos do IFC são totalmente gratuitos, educação pública e de reconhecida qualidade.   O curso de Informática do IFC forma profissionais de nível técnico. É diferente de um curso básico de informática, onde o aluno aprende apenas a usar ferramentas como Windows, Word, Excel e Internet. Além da parte básica, o aluno vai aprender programação de computadores, desenvolvimento de sistemas, criação de páginas na internet, manutenção e reparos de computadores e instalação, manutenção e administração de redes de computadores.  Com o curso técnico, de dois anos e estágio, o aluno sai habilitado para trabalhar na área de informática de empresas ou como autônomo, oferecendo soluções nesta área.  No mercado, as diferentes formas de trabalho cada vez mais envolvem sistemas de informática. Da elaboração de programas que geram o cupom fiscal no supermercado, à configuração de redes e de internet, até a manutenção de computadores, exigem profissionais habilitados.    Cursando Técnico em Informática, o aluno aprenderá fundamentos de informática, programação, estrutura e banco de dados, engenharia de software, hardware, rede de computadores, multimídia, programação web, segurança do trabalho, administração e empreendedorismo, ética e sociologia e metodologia científica.   As inscrições vão até 04 de março de 2013 e os candidatos podem acessar o Edital de Inscrição no site www.ifc-videira.edu.br ou obter mais informações no Campus Avançado de Fraiburgo, na Rua Cruz e Souza, 100 ou pelo telefone 3246.9850.