25/03/2013

INCRA (SC) PERCORRE MUNICÍPIOS PARA APRESENTAR NOVO PLANO DE AÇÕES DA AUTARQUIA


Com o objetivo de apresentar o novo plano de ações do Incra, suas políticas e metodologias de trabalho para os assentamentos da reforma agrária, o superintendente regional do Incra em Santa Catarina, José dos Santos, percorreu as cidades de Fraiburgo e Curitibanos, para duas reuniões com prefeitos e secretários de quatro municípios, e técnicos e coordenadores dos 20 assentamentos situados nessas regiões.  Os encontros, realizados na última sexta-feira e sábado (22 e 23) permitiram maior aproximação da autarquia com as novas administrações municipais, e estreitamento de vínculos com os reeleitos.   


Na pauta dos encontros, a inserção das famílias no Plano Brasil Sem Miséria e apresentação dos programas específicos do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), como Programa de Aceleração do Crescimento (PAC Equipamentos), que visa à parceria com os municípios para a melhoria de infraestrutura; o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego no Campo (Pronatec-Campo), que qualifica jovens e adultos para atuarem em suas regiões de origem, e o Programa de Documentação da Trabalhadora Rural, que leva a cidadania para milhares de pessoas do meio rural.  A reunião de sexta-feira ocorreu em Fraiburgo com representantes dos municípios de Monte Carlo e Lebon Régis, onde, no total, há 17 assentamentos com 512 famílias. Já no sábado, a reunião foi apenas com representantes e assentados de Curitibanos, município que sedia três assentamentos, com 108 famílias. Para Santos, além da busca pela estruturação produtiva dos assentamentos, esses encontros são importantes para que os executivos municipais superem algumas dificuldades e conheçam os caminhos corretos para a busca de recursos. “Houve a renovação de muitas administrações de municípios onde estão situados assentamentos e não podemos interromper as ações de desenvolvimento dessas áreas”, explicou o superintendente do Incra/SC.   Na sexta-feira à noite, José dos Santos também esteve em Caçador (SC) participando da abertura da Feira da Agricultura Familiar. Promovida pela autarquia e pelo MDA, a feira compôs os festejos alusivos aos 79 de criação daquele município, e teve como destaque a promoção dos produtos da Marca Terra Viva, produzidos e comercializados pelas cooperativas que reúnem assentados da reforma agrária em Santa Catarina.

MASTER FRAIBURGO VENCE POR 4 X 1 EM HERVAL DO OESTE

A conceituada equipe do Master Fraiburgo enfrentou dia 24 de março, a equipe de Master da Canhada Funda em Herval do Oeste e conseguiu uma valorosa vitória pelo placar de 4 X 1, com gols do Master Fraiburgo sendo marcados por  pelo Giba, 01 pelo Didio, 02 pelo Lico.  O próximo compromisso do Fraiburgo será domingo próximo  na comunidade de Santo Isidoro, município de Pinheiro Preto.




21/03/2013

PREFEITO SE REÚNE COM COLOMBO E COBALCHINI NA CAPITAL



O Prefeito Ivo Biazzolo esteve na capital de estado nesta segunda feira (18/03) a convite do advogado Mario Vicent  e se reuniu com o Governador Raimundo Colombo e  o com secretario Valdir Cobalchini na secretaria de Infraestrutura para acompanhar os ajustes que pediu no projeto de restauração da Rodovia Fraiburgo-Videira. Depois, de forma particular, foi recebido pelo Secretário Cobalchini que, pessoalmente, comandou a reunião em que os engenheiros expuseram ao Prefeito todas as alterações feitas. O Prefeito saiu muito satisfeito. Nos minutos que antecederam a reunião a conversa foi sobre o Hospital de Fraiburgo e todas as providências tomadas (e acertadas).  Mário Vicent foi solidário com o Prefeito Biazzolo e colocou a sua disposição, caso necessite, todos os profissionais do aparato da Consultoria Jurídica. O Hospital vai reabrir, e é só uma questão de tempo e ajustes burocráticos.

20/03/2013

70 MIL ACESSOS EM TÃO POUCO TEMPO


FRAIBURGO -SC 

Um ano e três meses se passaram desde que resolvi escrever no blog “OPINIÃO” e não tenho palavras para expressar o sentimento que este blogueiro viveu após tudo o que aconteceu. Exatamente um mês depois do meu retorno a cidade houve está passagem para uma plataforma “independente”, fazer com que um blog como este consiga atingir a marca de quase 70 mil views em tão curto espaço de tempo é algo impressionante e motivo de muito orgulho. 


Além do mais, o blog nasceu num momento de fim de temporada, onde começa a entressafra dos Jornais e de pouca oferta de trabalho jornalistico. Passados 30 dias, nada consegui. Nenhuma proposta, nenhum convite. Nada.  A prudência mandou esperar passar as eleições, mas é claro que para um sujeito que estava no mercado havia algum tempo, 10 anos na mesma função, mas não como colunista de opinião, as novidades seriam pequenas.  Não posso esconder que fiquei  apreensivo quanto ao meu futuro.


O que me deixa contente é que muita gente acredita que estarei fazendo o que sei fazer, até de uma melhor forma, no próximo semestre.  Ter esse apoio é muito. Como eu falei quando este espaço foi aberto, o blog não é um lance egoísta, pensando somente em mim. Ele é feito para vocês, leitores. Claro que ele pode ajudar na parte financeira com publicidades e isso está previsto para o segundo trimestre de 2013 deverá ser intensificado. Mas nada me deixa mais satisfeito do que ver a afluência de pessoas que vêm visitar esse endereço em busca de notícias, de curiosidades e de uma opinião precisa. É a prova de uma coisa que se conquistou ao longo de todo esse tempo foi: credibilidade.

Muito obrigado  a todos vocês.
Cesar Malinoski

PROBLEMA DO HOSPITAL É COMENTADO NO ESTADO


O Sindicato dos Médicos do Estado de Santa Catarina (SIMESC) publicou nesta terça-feira (19/03) nota em que cobra providências da prefeitura de Fraiburgo sobre a falta de atendimento à população da cidade. Com o encerramento das atividades do hospital Divino Espírito Santo em 1º de janeiro de 2013, por conta de um déficit financeiro de R$ 8 milhões, os moradores de Fraiburgo estão sem assistência médico hospitalar.  Os pacientes estão sendo atendidos no hospital Divino Salvador, em Videira, mas correm o risco de ficar sem assistência, tendo em vista que a parceira com a prefeitura termina no dia 31 de março. Nenhuma outra proposta de atendimento foi apresentada até o momento.   “A nota foi o primeiro passo. O Sindicato está nesta luta e estamos nos mobilizando para denunciar a situação às autoridades competentes ainda esta semana em busca de uma solução para a situação que é muito grave. Os cidadãos fraiburguenses merecem mais”, afirmou o presidente do SIMESC Regional Videira, Carlos Waltrich.   Dirigentes do SIMESC estiverem na região na semana passada onde constataram in loco a gravidade do problema. "O convênio com o hospital de Videira não significou reforço, melhoria de estrutura para o atendimento da população de Fraiburgo. Pelo contrário. A equipe médica está sobrecarregada e isso coloca em risco a qualidade do atendimento também para a população de Videira que procura aquela unidade de saúde para atendimento", avalia o presidente do SIMESC,  Ciro Soncini.

No Blog do Jornalista Moacir Pereira o assunto foi divulgado