03/05/2013

APRESENTADA A PROGRAMAÇÃO OFICIAL DO SEMAD 2013


Seminário será realizado de 12 a 14 de junho no Centro de Eventos - Arena Multiuso de Fraiburgo. O evento deste ano discutirá o tema “Paradigmas da Empregabilidade”. A programação oficial do Seminário de Administração de Fraiburgo (SEMAD) foi apresentado nesta sexta-feira (03) para a imprensa local e regional e apoiadores. Participaram do evento o professor Paulo Cezar Campos, coordenador do curso de Administração, professor Paulo Levecke, coordenador do curso de Ciências Contábeis, professor Almir Granemann, vice reitor de Administração e Planejamento, professora Angelita Fadani, coordenadora da UNIARP de Fraiburgo, além do prefeito de Fraiburgo Ivo Biazolo, academicos e professores e comunidade em geral. A Prefeitura de Fraiburgo é uma das parceiras da UNIARP em mais esta edição do SEMAD.   
   

PROGRAMAÇÃO DO SEMAD 2013 É APRESENTADA A IMPRENSA HOJE NO HOTEL RENAR


O Seminário de Administração (SEMAD) da UNIARP será realizado de 12 a 14 de junho no Centro de Eventos - Arena Multiuso de Fraiburgo. O evento deste ano discutirá o tema "Paradigmas da Empregabilidade".  Além de José Roberto Guimarães, também estão confirmados no evento o consultor de comunicação e treinador de equipes Dado Schneider e o professor Waldez Ludwig. As atrações culturais também são os destaques do SEMAD 2013. O evento contará com apresentação da peça O Monge e o Executivo, criada pelo consultor e palestrante Vagner Molina, baseada em um dos maiores best-sellers da atualidade. O Balet Bolshoi também estará se apresentando em Fraiburgo, além do Quarteto de Sopro de Videira.  O site oficial do evento e a programação completa serão apresentados para a imprensa dia 03 de maio durante entrevista coletiva no Hotel Renar. A Prefeitura de Fraiburgo é uma das parceiras da UNIARP em mais esta edição do SEMAD.
  

José Roberto Guimarães será um dos palestrantes

A UNIARP convida para Coletiva de Imprensa sobre o

Seminário de Administração de Fraiburgo (SEMAD 2013).

Data: 03 de maio de 2013 (Sexta-feira)

Local: Hotel Renar- Fraiburgo

Horário: 19 h 30 min.





FRAIBURGO RECEBE PELA QUINTA VEZ O RALLY TRANSCATARINA



"Terra da maçã" se prepara para mais um momento de festa. Em julho, na alta temporada de inverno, Fraiburgo recepcionará pilotos e navegadores de todos os cantos do Brasil. 02 de maio de 2013 - O Rally Transcatarina já faz parte das comemorações oficiais do município de Fraiburgo, SC. Localizada no Vale do Contestado, a região responde por 16% da produção de maçã no Brasil, tendo recebido as primeiras mudas da árvore em 1963. Somente 13 anos depois, que a fruta passou a ser produzida em grande escala, contribuindo para o progresso local.    Entretanto, desde 2008, Fraiburgo também pôde ser chamada de "capital do off-road", pois desde então, é a sede da largada do maior rali de regularidade do País. "O Rally Transcatarina já faz parte da cidade", afirmou o diretor geral do evento, Edson João da Costa. "São cinco anos de parceria, que tem rendido muito sucesso. A Prefeitura nos dá total apoio e procuramos retribuir ao máximo este incentivo", agradeceu. O Prefeito da cidade, Ivo Biazzolo, afirmou que Fraiburgo é um ótimo ponto turístico, seja pelas paisagens naturais, pela intensidade do frio, o sabor da maçã da terra e pelas inúmeras atividades oferecidas aos visitantes durante o ano. "O Rally Transcatarina vem ao encontro desta vocação de proporcionar maravilhas naturais e, ao mesmo tempo, aventura, diversão e adrenalina", comentou o prefeito.  De acordo com Biazzolo, o certame movimenta mais de R$ 200 mil com sua passagem. "A rede hoteleira fica 100% lotada, há um incremento na movimentação em bares, restaurantes e casas de show, o comércio em geral eleva o faturamento", completou.  Em contrapartida, a prefeitura participa diretamente na organização juntamente com a SC Racing, envolvendo e treinando pessoas da comunidade para atuarem junto ao Staff da prova, disponibilizando espaços para a realização das ações do evento, apresentação de shows artísticos com grupos folclóricos tradicionais da região, divulgação etc. "Há também a participação de setores da indústria, do comércio, serviços, rede de hospedagem e da Casa do Turista para proporcionar, além do rali, mais atrações para encantar os inúmeros visitantes e competidores do Transcatarina", detalhou o secretário de desenvolvimento econômico e turismo, Orélio Luiz Beal.

O 5º Rally Transcatarina acontecerá de 16 a 20 de julho, sua chegada será em Balneário Camboriú. O desenrolar do roteiro abrangerá cidades inéditas na competição: Timbó Grande, Canoinhas, Mafra, Rio Negrinho e Guaramirim.


Roteiro - 5º Rally Transcatarina

18 de julho - Fraiburgo - Timbó Grande - Canoinhas
19 de julho - Canoinhas - Mafra - Rio Negrinho
20 de julho - Rio Negrinho - Guaramirim - Balneário Camboriú

Assessoria de Comunicação da SC Racing

01/05/2013

DIA 1º DE MAIO, O DIA DAQUELE QUE FAZ...

 
 
1º DE MAIO , DIA DO TRABALHO E DO TRABALHADOR
 
 

NOSSA JUSTA HOMENAGEM A TODOS OS TRABALHADORES E
TRABALHADORAS DE FRAIBURGO.

OBRIGADO AOS HOMENS E MULHERES DO CAMPO E DA CIDADE QUE FAZEM O NOSSO PROGRESSO

Ivo Biazollo (prefeito) Juliano C. Costa (vice-Prefeito)
 

INCRA PARTICIPA DE OFICINA PARA CRIAÇÃO DE CADASTRO ESTADUAL DE IMÓVEIS RURAIS CATARINENSE

Com o objetivo de criar e lançar o Cadastro Estadual de Imóveis Rurais, técnicos e dirigentes de instituições ligadas ao setor estarão reunidos, nesta quinta-feira (2), para participar da Oficina sobre Reordenamento Agrário promovida pela Secretaria de Agricultura e da Pesca de Santa Catarina. O superintendente do Incra/SC, José dos Santos, participará dos debates e apresentará as ações referentes ao cadastro de imóveis rurais mantido pela autarquia.

A proposta de criação de um banco de informações que subsidie o processo de desenvolvimento rural sustentável em Santa Catarina deriva da constatação de que os agricultores familiares catarinenses têm encontrado dificuldades para regularizar e legalizar suas propriedades, especialmente em relação às questões de licenciamento ambiental e georreferenciamento.

Em contrapartida, os órgãos estaduais e federais, no âmbito de suas áreas específicas de atuação, possuem informações valiosas para a constituição do Cadastro Estadual. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), por exemplo, possui um levantamento aerofotogramétrico digital de todo o Estado, enquanto o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) dispõe dos pontos georreferenciados de cada propriedade rural. Já o Incra possui informações cadastrais das propriedades rurais e outros órgãos, como a Empresa de Pesquisa e Extensão Rural (Epagri) e a Fundação do Meio Ambiente (Fatma), também possuem dados relevantes disponíveis para inclusão nesse acervo único.


Constituído o Cadastro Estadual, o passo seguinte será a realização do fotocadastro de todas as propriedades sem georreferenciamento, formando o mosaico fundiário catarinense. A partir de então, serão definidas as ações como a legalização das propriedades, a inserção destas no Cadastro Nacional de Crédito Rural (CNCR), com a certificação da propriedade, inclusão das propriedades no Cadastro Ambiental Rural (CAR), entre outras.  

Assessoria de Comunicação
Superintendência do Incra em Santa Catarina
(48) 3733-3533/3559

FELIZ DIA DO TRABALHO E DO TRABALHADOR

Pensar é o trabalho mais difícil que existe. Talvez por isso tão poucos se dediquem a ele. 

Henry Ford


Não posso imaginar que uma vida sem trabalho seja capaz de trazer qualquer espécie de conforto. A imaginação criadora e o trabalho para mim andam de mãos dadas; não retiro prazer de nenhuma outra coisa.

Sigmund Freud

1º DE MAIO  DIA DO TRABALHO







29/04/2013

O FRAIBURGUENSE ALTINO BUENO DA SILVA COMPLETARÁ 110 ANOS DIA 6


No próximo dia 06 de maio de 2013, o Sr. Altino Bueno da Silva estará de aniversário. Oficialmente ele fará 110 anos de vida embora seus amigos afirmem que é muito mais. Acho que ele merece alguma homenagem especial.
   

Altino Bueno da Silva / Foto: projeto MEMÓRIA VIVA DE FRAIBURGO



Em sua vida Seu Altino foi testemunha de mais um século da história do mundo. Acompanhou o ambiente da construção da ferrovia São Paulo-Rio Grande do Sul, uma das causas da Guerra do Contestado, vivida bem de perto; passou pela primeira e pela segunda guerra mundial, que tantos malefícios trouxe para a humanidade; é mais velho que todos os municípios do meio-oeste de Santa Catarina e também da grande maioria dos outros municípios catarinenses; viveu intensamente os primórdios de Fraiburgo, ainda quando aqui era uma simples fazenda de gado e uma passagem de tropeiros em viagem para Sorocaba-Sp. Viveu e ajudou, com seu trabalho, intensamente o nascimento do vilarejo, depois cidade e por último do nosso município. 


Seu Altino adotou esta cidade para viver. É, e sempre foi, um homem pobre, mas com sua honradez, ao lado de sua esposa Dona Maria Silvalina Rodrigues, formou um família e criou seus 7 filhos, dentro do mais alto espírito do amor e da fraternidade. Hoje vive ao lado de sua família, na Avenida Caçador, no centro de nossa cidade.


Há algum tempo entrevistei seu Altino e naquela ocasião ele me dizia: "No meu tempo de criança era muito bom de se viver. Meu pai me amarrava sobre o cavalo e íamos passear nas casas dos outros. Era muito bom. Tinha muito pinhão e muitas frutas. Tinha tanto porco solto que escurecia os terrenos. Tinha tateto, paca, viado, muitas aves. A família toda comia muito bem. Meu pai vendeu uma vaca e comprou um pedaço de terra. Derrubava os pinheiros e os lascava e “farquejava” para fazer tábuas e com isso construiu uma casa para a família, ali perto de Rio das Antas. Era uma casa boa. Aí veio o reduto (Guerra do Contestado). A coisa ficou feia. A partir daí a vida ficou muito difícil... tivemos que fugir... nós vivíamos fugindo, nos escondendo, porque eles matavam, não interessando se fossem crianças ou adultos. Eles matavam mesmo. Todos os “do reduto” matavam... e as crianças também andavam armadas e matavam. O medo se implantou... Quando veio a serraria dos Frey fui trabalhar na derrubada de pinheiros. Era muito pinheiro que um disputava lugar com o outro. Às vezes era difícil usar o machado porque ele batia no pinheiro que ficava muito perto. Muito tempo depois veio a serra americana. Ela era puxada por dois homens (um de um lado e outro de outro lado). Aí era mais fácil... Agora depois de muito tempo estou aqui. Não vivo. Não morro. Todos os mais antigos já morreram, se foram...". E por aí vai.

Por tudo que que fez por nossa terra, ajudando no seu nascedouro e crescimento, e pelo grande homem que é, Seu Altino deve ser tratado com todo o amor e todo o carinho, especialmente pelas pessoas da nossa Fraiburgo. 

Seu Altino: Que Deus lhe dê sempre o melhor porque, o senhor merece, de todos nós, o maior afeto do mundo. Muito obrigado pelo que fez por todos nós fraiburguenses.

Parabéns seu Altino.

Ari Guindani