28/09/2013

Jornalista Moacir Pereira esteve em Fraiburgo na inauguração do SENAI



Jornalista Moacir Pereira e  Cesar Malinoski no SENAI em Fraiburgo
O membro da Academia Catarinense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina. Colunista do Diário Catarinense e do Jornal de Santa Catarina. Comentarista da RBS-TV e da TV-Com. Comentarista da CBN-Diário (Florianópolis). Fundador e primeiro coordenador do Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina. Ex-Presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Santa Catarina. Ex-Presidente da Associação Catarinense de Imprensa. Cidadão honorário de Treze Tílias e de Laguna. Foi correspondente em Santa Catarina da extinta revista Manchete e do Jornal de Brasilia. Atuou como conselheiro da Federação Nacional dos Jornalistas. Atua no jornalismo há mais de 50 anos. Mantém blog no clicrbs (www.diario.com.br/moacir). Está presente no twitter @moapereira. E no facebook. Bacharel em direito pela UfSC, tem Mestrado em Ciência Politica e várias especializações. Prêmio Nacional de Comunicação Luiz Beltrão, conferido pela Intercom, e patrono da primeira turma de Jornalismo de Caçador-SC da UNIARP que vai se formar em 2014, esteve dia 26-09, ás 11 horas na inauguração do SENAI em Fraiburgo e nesta foto demonstrou generosidade ao posar com o acadêmico da 6ª fase o “colunista” Cesar Malinoski que se aconselhou com mestre nesta ocasião e o "mestre" Moacir demonstrou muito carinho e preocupação com o curso da UNIARP e perguntou em quantos vão se formar?  Eu disse de 30 estamos em 18, ele disse é normal.  Vou propor levar vocês de novo na RBS em Florianópolis ,mas, agora com mais condições...


PMDB de Fraiburgo encaminha convenção municipal

A reunião teve quase total de presença dos convocados, dos 14 membros que compõem a cúpula do PMDB 12 estavam presentes, ela transcorreu de forma harmoniosa.


A Comissão Executiva Municipal do PMDB de Fraiburgo reuniu-se, no último domingo dia 22 de Setembro, com o fim específico de discutir e deliberar sobre questões relacionadas à Convenção Municipal do partido, que acontecerá no próximo mês de novembro, para eleger os novos membros do Diretório Municipal, Suplentes, Conselho de Ética e Disciplina e Conselho Fiscal.  No primeiro item da Ordem do Dia, que era o de definir a data, local e horário da convenção, ficou estabelecido que será no dia 24 de novembro, nas dependências da Câmara Municipal, com inicio às 14 e término às 17 horas. O assunto que ocupou a maior parte da reunião foi o lançamento de uma chapa pela Comissão Executiva, uma tradição do PMDB desde sua fundação em 1980. Nas diversas intervenções, comentários e ponderações dos presentes predominaram amplamente as opiniões de que não é um momento de promover disputas internas, mas sim buscar o entendimento, lançando uma chapa de consenso.   Em votação, a proposta da Comissão Executiva de apresentar uma chapa (chapa única) recebeu dez (10) votos Favoráveis e dois votos contrários.  Segundo o presidente, Vereador Gerson de Matia (Cersão), a reunião, prestigiada pela quase total presença dos convocados, tendo em vista que dos 14 membros que compõem a cúpula do PMDB 12 estavam presentes, ela transcorreu de forma harmoniosa.   O presidente frisou ainda que a decisão de manter a tradição do lançamento de uma chapa pela Comissão Executiva não elimina a possibilidade de serem apresentadas outras. Embora entenda que o momento deveria ser de consenso, pois continua acreditando na união do partido, e espera que até a convenção seja formada apenas uma chapa, composta por militantes que realmente querem ver o PMDB fortalecido. Finalizou o Vereador e presidente Gerson de Matia (Cersão).


27/09/2013

SENAI inaugura unidade em Fraiburgo

Glauco Côrte, Gilberto Seleme, Sergio Arruda, Ivo Biazzolo, Nelmar Pinz
No dia 27 de Setembro às 11h00min aconteceu a solenidade de inauguração da nova unidade do SENAI em Fraiburgo com a presença de diversas autoridades local e estadual.  A abertura da solenidade se deu com todos os presentes cantando o hino nacional brasileiro. Em seguida o serviço de protocolo registrou a presença das seguintes autoridades: Presidente da federação das indústrias do estado de Santa Catarina Glauco José Côrte, vice-presidente da FIESC para região centro norte Gilberto Seleme, diretor regional do SENAI-SC, Sérgio Roberto Arruda, Prefeito de Fraiburgo Ivo Biazzolo, Vice-prefeito de Fraiburgo, Juliano Cesar Costa, o Jornalista Moacir Pereira, o Capitão da polícia militar de Fraiburgo Charles Augusto de Lima, do coordenador do núcleo

Gilberto Seleme 
Sérgio Arruda
Josué Evandro Conchi, Euclides Cruz prefeito de Tangará, Angelita Fadani coordenadora da UNIARP- fraiburgo, Georgete Ferronato da direção do IFC Fraiburgo, Os vereadores Oracir Ferreira de Deus (PP), Valcir Rezzadori (PSD), Gabriel Fantin (PMDB), o vice-presidente da Câmara de vereadores Jose Soares França (PPS), Rodrigo de Lara (PSD), Claudio Padilha (PP), Mário Cesar de Aguiar, Marco Antonio, Celso Panceri, Secretário de Turismo Orélio Beal, Elói Ronal diretor de projetos da ACIAF, Secretário de Agricultura Tadeu Joaquim Borges, Empresário Daniel Dresh, Secretária de educação Elionete Francescato, o advogado e diretor da associação vida Flávio Martins, Flabio Martins da Silva, Idenir Saviam, Secretária de ação social Alzerina Sartori Dias, Ex-prefeito de Fraiburgo Nelmar Pinz, Procurador do município Elton Borrachini, Presidente da ACIF Jorge Pederiva, Secretaria de saúde Nilce Pinz.  O SENAI de Fraiburgo tem hoje aproximadamente 600 alunos e pretende chegar a 1000 em Janeiro de 2014.  Em Santa Catarina estão bem próximo de 200 mil alunos que passam anualmente pelos cursos oferecidos pela organização.  Está presente         
em 87 municípios com 153 pontos de atendimentos e conta com mais de 3800 colaboradores direto. A unidade de Fraiburgo foi implantada com a parceria da Prefeitura, FIESC, SENAI, e possuí 1 mil e 700 metros quadrados de área construída em dois pavimentos, equipada com seis laboratórios : panificação e confeitaria, costura industrial  instalações elétricas,informática, manutenção de microcomputadores, solda e manutenção mecânica industrial.  Além disso, tem mais cinco salas de aula, uma sala de leitura e instalações administrativas. Estão em funcionamento quatro cursos: eletricidade, informatica, manutenção de redes, e mecânica de manutenção industrial  para o ano quem haverá mais dois cursos; eletromecânica e manutenção e suporte de redes de informatica.  Usaram a tribuna Vice-presidente da FIESC para região centro norte, Gilberto Seleme: “agradeceu aos dois prefeitos: ao anterior Nelmar Pinz e também ao atual Ivo Biazollo e acredita que Fraiburgo poderá através

Prefeito de Fraiburgo Ivo Biazzolo
dos formandos no SENAI, ser um grande polo industrial desenvolvido”.  Em seguida falou o Diretor Regional do SENAI/SC Sérgio Roberto Arruda: “ações como está que se iniciaram na administração anterior e são concluídas na atual, são comuns na iniciativa privada, mas prova de que na boa administração pública isto também é possível”.
  O Prefeito Ivo Biazollo: “Agradeceu a confiança de todos que colaboraram com essa obra e disse estar esperançoso na qualificação de muitos trabalhadores que são necessários para o crescimento de Fraiburgo, O SENAI é prova de que vontade, aliada a força de trabalho de pessoas do bem, da iniciativa privada e da administração pública só pode resultar em grandes conquistas para a comunidade”.   O presidente da FIESC Glauco José Côrte encerrou dizendo; “Há uma grande importância no engajamento da sociedade organizada, das associações, dos sindicatos, da imprensa, e do poder público, por fim agradeceu a Nelmar Pinz e a Ivo Biazollo por sonharem com a FIESC, trabalharem juntos e tornarem realidade essa grande obra”.   No final o Padre Celso dos Santos paroco de Fraiburgo leu uma mensagem e realizou uma benção.  Em seguida foi descerrada a placa inaugural e finalizado o evento.  Após a solenidade o Hotel Renar recepcionou os convidados e serviu um delicioso almoço.

Momento do discurso do Presidente da FIESC Glauco Côrte
  
Momento ecumênico na hora de descerrar a plac

SENAI inaugurado 

24/09/2013

Sessão da Câmara teve dois requerimentos e quatro indicações

Aconteceu na noite de segunda-feira (24 -09) a trigésima primeira Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Fraiburgo. Na ocasião foram apresentadas na casa legislativa dois requerimentos e quatro indicações.    

Vereador  Juca Chechi  (PMDB)


O primeiro requerimento apresentado foi de autoria do vereador Juca Chechi solicitando ao Chefe do Poder Executivo Municipal os seguintes documentos: Cópia dos Processos licitatórios para aquisição de combustíveis, desde o mês de Janeiro de 2013. 



Vereador  Oracir Ferreira de Deus (PP)



O vereador Oracir Ferreira de Deus apresentou uma indicação, pedindo para que seja realizada a manutenção e instalação de novos brinquedos no Parque Infantil, localizado na Avenida Beira lago, nas proximidades do Bairro Salete. 







Vereador Rodrigo Lara  (PSD)


O vereador Rodrigo Lara levou a conhecimento da casa uma indicação, pedindo que o Órgão Regulador de Transito de Fraiburgo (ORTIFRAI) verifique a possibilidade de implantar uma faixa de pedestre nas proximidades da Caixa Econômica Federal na Rua Padre Biaggio Simonetti. 





Vereador  Josiel da Silva (PSC)



O vereador Josiel da Silva apresentou uma indicação pedindo ao ORTIFRAI para que seja providenciada a sinalização do entroncamento da Avenida Michelli Simonetti com a Avenida Guilherme Pinz no Bairro São Miguel.   









O vereador Gabriel Fantin pediu em sua indicação para que o Poder Executivo através do ORTIFRAI verifique a possibilidade de implantar uma lombada física na Avenida Lorival Silva no Bairro São Miguel especialmente a rua que dá acesso á empresa Polpa Brasil