03/11/2013

Grave acidente deixa duas crianças feridas

Devido a pouca visibilidade que o trecho oferece, por causa de uma curva, os condutores dos referidos veículos não perceberam que um terceiro carro que trafegava no sentido contrário também efetuava uma ultrapassagem, o que obrigou o motorista do Prisma frear para evitar uma batida frontal.  Devido a freada brusca efetuada pelo condutor do Prisma, o motorista do Gol não conseguiu manter o carro na via e depois de bater no Prisma e fazê-lo rodar, o Gol saiu da pista, bateu forte contra um barranco e acabou capotando várias vezes.    Com a intensidade da colisão, duas crianças que estava no Gol foram arremessadas para fora do

veículo. Uma menina de aproximadamente 10 anos sofreu lesões graves e foi socorrida pela UTI Móvel do SAMU, tendo de serem reanimadas e encaminhadas às pressas ao Hospital Maicé. Já um menino de aproximadamente sete anos, apresentou suspeita de traumatismo craniano e de fraturas nas pernas e braços, precisando também ser levado ao hospital pelos bombeiros voluntários.





Fonte: Portal CDR - Caçador

01/11/2013

Reitor Adélcio comunica reconhecimento do curso de jornalismo

O Reitor da Uniarp e Presidente da Associação Caçadorense de Imprensa (ACIJO), Prof. Pós-Dr. Adelcio Machado dos Santos, comunicou o reconhecimento do Curso de  Graduação em Jornalismo. 


Reitor Adelcio Machado e Coordenador de Jornalismo Alexandre Acosta
Com efeito, de acordo com o Parecer nº 272, aprovado por unanimidade no ensejo da sessão de 22 de outubro de 2013; e da Resolução nº 171, de 22 de outubro de 2013, o curso conquistou bom conceito e, assim, fez jus ao reconhecimento.  Do parecer de reconhecimento consta o seguinte trecho: “O Curso de Bacharelado em Jornalismo, da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), foi criado por meio da Resolução UNIARP/CONSUN nº 016/2010, de 02 de junho de 2010, com oferta de 100 vagas anuais, na modalidade presencial em regime especial. A carga horária é de 2.700 horas distribuídas em 08 semestres, sendo que o tempo máximo de integralização é de 12 semestres. A coordenação do Curso é exercida pelo Professor Dr. Alexandre Carvalho Acosta que possui Graduação em Jornalismo e Doutorado em História e Epistemologia da Ciência. O Curso está cadastrado no E-mec. (...) O referido Curso passará por Avaliação do ENADE, no ano de 2015.Considerando que o Curso atende aos requisitos legais e normativos do instrumento de avaliação e a legislação vigente; Considerando que o PPC do Curso está coerente com as Diretrizes Curriculares Nacionais; considerando que a proposta do Curso de Jornalismo, ofertado no campus de Caçador, da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), alcançou conceito final 3,42, conceito suficiente, conforme critérios estabelecidos nos referenciais de qualidade dispostos no instrumento de avaliação, do Conselho Estadual de Educação, propendo voto nos seguintes termos.”   Por fim, conclui o relator do processo: “Nos termos da análise e do relatório de avaliação in loco, voto pelo Reconhecimento do Curso de Bacharelado em Jornalismo, ofertado no campus de Caçador, da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), mantida pela Fundação Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (FUNIARP), com sede no Município de Caçador, neste Estado, até a publicação do resultado do próximo Conceito Preliminar de Curso (CPC), referente ao Ciclo Avaliativo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), ao qual pertence o Curso.”  Adelcio ultima cumprimentando a coordenação, corpo docente e alunado, grandes responsáveis pela conquista.

29/10/2013

Árvores do Lago das araucárias podem secar e morrer

Especialista em botânica afirma que cipó invasor está matando as árvores do cartão postal de Fraiburgo

Nossa reportagem caminhou em torno do Lago das Araucárias em Fraiburgo com um especialista em botânica o bancário Juvenal Figueiredo que demonstrou grande preocupação com a morte precoce das árvores neste local.   Identificamos um ataque de um cipó invasor que faz um ataque agressivo e mata a árvore se apropriando da seiva, a árvore em pouco tempo seca e morre.  A maioria do verde de algumas árvores é das folhas dos invasores.  Ele calcula que em breve, se não for arrancado este cipó, que todas morrerão.   No meio do lago há um local onde os pássaros pretos fazem seus ninhos e determinamos a presença do invasor nestas árvores também, segundo ele se esses locais acabarem o berçário de pássaros acabarão também.  Sem árvores, sem ninhos, sem ninhos sem pássaros.  Não estamos dizendo que não há cuidados com as árvores do lago, por sinal há todo um cuidado de limpeza, apenas que o conhecimento em botânica de quem cuida das árvores não é suficiente.  Sugerimos a contratação dos serviços uma assessoria, biólogo ou de um botânico, para que nosso cartão postal possa ter uma vida útil bem maior. Está claro que este cipó deve ser erradicado, pois se trata de uma invasora.

Invasão: 
Processo que compreende a instalação e grande proliferação de uma espécie não nativa do ambiente, levando a desequilíbrios na comunidade. A espécie invasora passa a competir fortemente com as espécies nativas, levando-as à extinção local. Invasões biológicas afetam processos ecológicos, o meio físico, a biota e podem trazer danos econômicos. 

Cipós e trepadeiras:
Pertencem a um grupo de plantas que germinam no solo, mantêm-se enraizadas no solo durante toda sua vida e necessitam de um suporte para manterem-se eretas e crescerem em direção à luz abundante disponível sobre o dossel das florestas. As trepadeiras podem ser herbáceas ou lenhosas. As lianas são trepadeiras lenhosas, sendo considerado um pleonasmo falar em "liana lenhosa". 




Casa da cidadania do bairro São Miguel tem suas atividades paralisadas

Recado na porta pede  para usuário para se dirigir ao fórum 

A os trabalhos da Unidade da Casa da Cidadania do Bairro São Miguel foram paralisados. Sem explicações, a sociedade se pergunta o porquê, pois diariamente são resolvidos os mais variados casos, entre eles brigas familiares, aconselhamento familiar, divórcios e conflitos, guarda infantil entre outros, evitando assim o sobrecarregar o Fórum da Comarca de Fraiburgo com processos não necessários, em busca de uma explicação a população está se dirigindo ao mesmo.   O Bairro São Miguel considerado maior Bairro de Fraiburgo, pois possui uma população superior a 6 mil moradores, das mais variadas classes sociais tanto economicamente quanto socialmente sendo em sua maioria Classe média Baixa, ficando cerca de 5 km de distância do Centro do Município, fazendo-se importantíssima a presença da Casa da Cidadania.    A Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Fraiburgo, responsável pelo funcionamento da mesma, foi procurada pelo jornal onde afirmaram que o Procurador Geral do Município Dr. Elton Luis Borrachini estará manifestando seus esclarecimentos nesta terça feira 29.