03/12/2013

Deic prende quadrilha suspeita de explodir caixas eletrônicos em Fraiburgo

 A quadrilha que explodiu dois caixas eletrônicos em Fraiburgo no Meio-Oeste, na madrugada de segunda-feira, já está atrás das grades.

Quadrilha na hora da prisão em flagrante
Os cinco homens foram localizados e presos em Videira pelos agentes da Divisão de Furtos e Roubos da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic) na madrugada desta terça cerca de 24 horas após o fato.   O flagrante ocorreu por volta de 5h, quando o bando saía de uma casa no Bairro Matriz e entrava em um Gol, com placas de Blumenau, para praticar mais uma explosão a caixa eletrônica na cidade. A casa seria de propriedade do tio de um dos bandidos, que também faria parte da quadrilha. Os demais integrantes residiam em Balneário Camboriú.    Junto com eles foram apreendidas três pistolas calibre 40, 45 e nove milímetros, uma espingarda calibre 12, dois coletes balísticos, touca ninja e dinamite. Também foi encontrada uma quantidade em dinheiro, que ainda está sendo contabilizada e pode ser o valor roubado nas explosões da noite anterior.


Quadrilha foi formada há menos de dois meses

 Assaltantes sendo preso pelo DEIC
Os cinco atuavam juntos desde meados de outubro e também são suspeitos de explosões a caixas eletrônicos de Camboriú e Porto Belo e outras duas tentativas em Videira e Blumenau - além de um assalto a banco em Lebon Régis em plena luz do dia e roubos a casas em Balneário Camboriú.  O líder da quadrilha, Diego Drum, 24 anos, saiu da prisão, em Itajaí, em 1º de outubro, e, desde então, já possuía dois mandados de prisão em aberto por roubo. Ele permaneceu detido por sete meses, desde 1º de março, por porte ilegal de arma. Esta era a quinta prisão do jovem, todas por porte e roubos.  Segundo o delegado Anselmo Cruz, a quadrilha foi formada em meados de outubro, assim que Diego conseguiu reuni-los e planejar os ataques.  Os cinco foram presos em flagrante por tentativa de homicídio - eles trocaram tiros com o vigilante do supermercado onde ficavam os caixas eletrônicos explodidos na madrugada de segunda, em Fraiburgo - e devem ser levado a Florianópolis ainda nesta terça-feira.  O automóvel: Siena, cor prata usado na ocorrência foi localizado ainda na noite de segunda, abandonado em uma área rural da cidade vizinha de Fraiburgo havia sido roubado de uma casa em Itajaí no último dia 26 de novembro.





O suplente Ivens negão desabafa na tribuna da câmara

Ivens Negão durante seu discurso na tribuna da Câmara
O Suplente de Vereador Ivens Negão (DEM) recebeu autorização dos parlamentares para fazer uso da tribuna por dez minutos.  O Espaço foi concedido na 40 ª Sessão ordinária da Câmara de Fraiburgo ocorrido dia 02-11 (Segunda feira).  O motivo do pedido, segundo o suplente ele foi fazer 
reivindicações representando os pequenos agricultores do município que se sentem lesados pelo sistema de atendimento implantado pela secretaria de agricultura do município.  Enquanto Ivens fazia seu pronunciamento estava sendo ouvido pelo atual secretário de agricultura Tadeu Borges. Ivens fez cobranças acidas e afirmou que os pequenos proprietários rurais ficam em segundo plano, e que o prometido durante a campanha, da qual ele mesmo participou, não foi e nem está perto de ser cumprido.  Repetiu inúmeras vezes na tribuna: “atenda o pequeno agricultor, eles votaram esperando a mudança”, e se assim continuar, de nada adiantou mudar.  O clima na Câmara foi de suspense, apesar de ser um relato breve descreve o descontentamento de alguns políticos que vestiram a camisa e agora se sentem desamparados. 

Biblioteca Comunitária Alisson Zonta será homenageada com moção

A Biblioteca Comunitária Alisson Zonta, é uma iniciativa da Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô e da Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular – APAFEC 

Mesa diretora da Câmara Municipal na 40ª sessão
Entrou no expediente da Câmara de Vereadores de Fraiburgo, durante a 40ª sessão ordinária realizada ontem (02/12), à leitura da moção de reconhecimento e parabenização a Biblioteca Comunitária Alisson Zonta e a uma das coordenadoras da instituição Fabiane Apª Guedes. A moção será votada na próxima segunda-feira 09/12, a propositura é do vereador Josiel da Silva.    A Biblioteca Comunitária Alisson Zonta, é uma iniciativa da Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô e da Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular – APAFEC. A moção reconhece o trabalho realizado pela Biblioteca Comunitária Alisson Zonta, nos últimos 6 (seis) meses, no período aconteceram 8 (oito) atividades que visaram a promoção da cultura e leitura.   Para o ano de 2013 e 2014, o Instituto HSBC Solidariedade, é o principal parceiro, disponibilizou recursos financeiros para aquisição dos moveis (mesas, estantes e bancada para computadores), 5 computadores, divulgação e manutenção da “Campanha a Importância do Ato de Ler”, além da compra de 1000 livros novos.   Os interessados em conhecer, doar livros e outros materiais a serem utilizados na Biblioteca Comunitária Alisson Zonta, podem fazer uma visita no Dojô da Associação Vital, situada à rua Angelim Grigolo, cruzamento com a av. Pedro Gianello, em frente a Sala de Inclusão Digital da APAFEC, no bairro São Miguel. Os contatos também podem ser feitos pelos fones: (0**49) 9113 – 2959 com o educador: Luiz Coelho e (0**49) 8418 – 3450 com o professor Jilson.





Foto: 

Vereadores acompanham processo de licitação

Dr Mário, Ver. Josiel (PSC) João Paulo e Ver. Cersão (PMDB)
Vereadores Cersão e Josiel estiveram no dia 26/11/2013 a tarde acompanhando o Presidente da Comissão de Licitação da Secretaria de Infraestrutura de Santa Catarina, João Paulo Paixão, o qual prestou as informações sobre o Processo de Licitação, Modalidade Tomada de Preços n. 049/2013 para a seleção de empresa para elaboração de Projeto de Engenharia Para Melhorias e Tratamento Urbano na Rodovia SC 355, Travessia Urbana de Fraiburgo(SC) que liga desde o Bairro Portal até o Hotel Fraiburgo. Os vereadores pretendem acompanhar de perto a elaboração do Projeto e também a execução das obras. A empresa que se habilitou foi a ESSE – Empresa Sulbrasileira de Serviços de Engenharia Ltda a qual deve iniciar a elaboração do projeto nós próximos 15 dias. A Reunião foi acompanhada pelo Assessor Jurídico da Secretaria e também Fraiburguense Dr. Mario Vicente.

Oito projetos são aprovados em reunião extraordinária do CDR de Videira




Prefeitos, presidentes de câmaras municipais e representantes da sociedade civil organizada participaram de uma reunião extraordinária do Conselho de Desenvolvimento Regional (CDR) de Videira, na tarde desta terça-feira, (3). Durante o encontro, que foi realizado no gabinete do secretário regional, Evandro Colle, na Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Videira, oito projetos foram aprovado, nas áreas de infraestrutura, agricultura, saúde e social.   O prefeito de Videira e anfitrião desta reunião, Wilmar Carelli, ressaltou a parceria formada entre a SDR Videira e as prefeituras. “Acompanhei durante todo esse ano o trabalho da SDR e acredito que esta parceria formada com os municípios tem sido muito produtiva e tem trazido muitos benefícios para a população”, afirmou. Já Colle explicou que a reunião aconteceu em caráter extraordinário, devido aos prazos para empenho e repasse de verbas. “Para que as prefeituras recebam esses recursos, precisamos fazer o empenho até o próximo dia 6. Nosso objetivo é assinar esse convênio ainda este ano e, tão breve for possível, descentralizar estes recursos”, destacou o secretário.  Os oitos projetos aprovados somam um montante de R$1,5 milhão a ser investidos nos municípios da região de Videira. Colle frisou que estes recursos já estão garantidos. “Desde o início do ano está em vigor um novo sistema de liberação de verbas para os municípios. Agora, os projetos encaminhados para votação nos CDR devem ter seus recursos aprovados anteriormente por meio de cadastro no portal SC Transferências. A partir disso, é possível buscar a verba necessária junto às secretarias setoriais. Após isso, o projeto deverá ser cadastrado no Sistema Integrado de Planejamento e Gestão Fiscal (SIGEF) para que seja incluído no orçamento da secretaria”. Em 2013 foram realizadas sete reuniões ordinárias e duas extraordinárias, os projetos aprovados nesses encontros acumulam um total de R$ 4,5 milhões em investimentos em obras e ações nos sete municípios da região de Videira. Para o secretário regional, esse valor representa a preocupação e a atenção que o Governador Raimundo Colombo e o vice, Eduardo Pinho Moreira, têm com o desenvolvimento da região.

02/12/2013

Caixas eletrônicos são arrombados em Fraiburgo

Dois caixas eletrônicos foram arrombados em Fraiburgo na madrugada desta segunda-feira, 2-11, dentro do supermercado Big Bom, no centro da cidade. 

Os cofres foram abertos por meio de explosão.   A Polícia Militar foi acionada, mas não conseguiu prender nenhum suspeito. Na ação, flagrada pelas câmeras de segurança, dois homens realizaram o arrombamento da porta principal do estabelecimento (sendo que outros dois a quatro fizeram a segurança de área), utilizando de pés-de-cabra. Após isso, eles realizaram a colocação e detonação de explosivos junto aos caixas eletrônicos, levando grande parte do dinheiro que estava no interior destes.   Pouco tempo depois, em rondas, os policiais encontraram um Siena cinza, abandonado na linha Britador. O carro apresenta registro de furto na cidade de Itapema. A PM acredita que o veículo esteja envolvido no crime, já que duas tocas pretas foram encontradas próximas do local.   A Polícia continua em busca dos criminosos.