27/08/2014

Eleições 2014 estão dentro do cronograma, informa TRE-SC

26.08.2014. “Tudo conforme o planejado”, o aceno é da Justiça Eleitoral e se refere ao desenrolar das Eleições 2014 em Santa Catarina. De acordo com o acompanhamento realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral catarinense (TRE-SC), todas as ações envolvendo a realização das eleições no Estado estão em dia com o planejado. A informação foi disponibilizada no dia 26 de agosto durante a reunião do Conselho de Gestão Estratégica e Integração (CGEI) do TRE-SC.

Com a entrega das urnas, as próximas etapas das eleições acontecem agora nas Zonas Eleitorais. No decorrer de setembro os 105 cartórios eleitorais do Estado realizarão audiências públicas com o objetivo de mostrar à população, aos partidos políticos e ao Ministério Público que as informações inseridas nas urnas eletrônicas correspondem aos dados reais e não foram alteradas. Até o final das eleições as urnas também passam por manutenções e verificações constantes.

Para garantir a inviolabilidade e a integridade das urnas, o Gabinete de Segurança das Eleições 2014 está realizando medidas de segurança em parceria com as forças policiais (Polícia Federal, Militar e Civil) do Estado. Entre as ações, a polícia tem feito rondas nos locais de guarda dos equipamentos. Já nos dias que antecedem às eleições e no dia de votação será instalada a Sala de Situação ao lado da presidência do TRE para que sejam monitorados os acontecimentos em torno do evento. A organização contará com a presença de representantes das forças policiais que estarão em contato direto com seus efetivos.

O interesse pelas eleições vai além das fronteiras nacionais. Neste ano, o TRE catarinense foi selecionado para receber a visita de representantes da comunidade internacional interessados em conhecer e acompanhar o processo eleitoral brasileiro. A visita ainda aguarda a confirmação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

As novidades também alcançam o eleitor mesmo após o fim do segundo turno. O cidadão que deixar de votar e de justificar a ausência no dia da votação poderá fazê-lo agora através da internet. A novidade é uma iniciativa do TRE-SC e está sendo desenvolvida em parceria com o TRE-RS, sendo válida para os eleitores desses dois estados. Além de ser mais cômodo para o eleitor - que não precisará se deslocar até o cartório – o procedimento permite mais eficiência no processamento interno das informações.

Biometria

Os cinco maiores municípios da grande Florianópolis – Florianópolis, São José, Palhoça, Biguaçu e Santo Amaro da Imperatriz - passarão por revisão de eleitorado no início de 2015. O comparecimento dos eleitores será obrigatório e visa à ampliação do cadastro biométrico.  A intenção também é abrir o procedimento de registro ordinário (não obrigatório) nos municípios de Joinville e Blumenau.

O cadastramento biométrico ordinário e simultâneo em todo o Estado de Santa Catarina pode ocorrer em 2015, mas para isso ainda é necessária a aprovação da proposta encaminhada pelo TRE-SC ao TSE. Caso isso aconteça, cada Cartório Eleitoral receberá ao menos dois kits para a coleta dos dados biométricos.

Responsabilidade

Durante o encontro, os representantes do Conselho de Gestão Estratégica e Integração (CGEI) também chamaram atenção para que se tenha cautela nos testes de novas tecnologias no processo eleitoral. De acordo com o secretário do CGEI, Augusto Campos, “a ideia central é de que a busca pela celeridade na apuração dos votos deve ser sempre conjugada com os demais valores que compõem a legitimidade do resultado”.

Por Rafael Spricigo

Assessoria de Imprensa do TRE-SC