04/09/2014

Reitor Adélcio destaca importância da educação básica


       
   O Reitor da Uniarp e Presidente da Associação Caçadorense de Imprensa (ACIJO), Prof. Pós-Dr. Adelcio Machado dos Santos, em palestra efetuada na Universidade, destacou a importância da educação básica.
Para Adelcio, de acordo com Davis, a escola deve considerar em seu trabalho as experiências de vida e as características psíquicas e socioculturais dos alunos que atende, buscando uma adequação pedagógico-didática à sua clientela, tornando possível um processo de aprendizagem realmente significativo.
À luz do magistério de Vigotski, uma vez que mudou na ciência o ponto de vista central e basilar sobre o objeto, tem-se sempre de dar um novo tratamento ao velho material, traduzir os velhos conceitos para a linguagem nova, elucidar e assimilar leis e fatos anteriores à luz das novas concepções.
Destarte, à medida que se fortalece a educação básica melhor serão as oportunidades de trabalho para o alunado e qualidade no ensino, com maior informação aos atores envolvidos no processo de aprendizagem, com aproveitamento das práticas pedagógicas.
Percebe-se, assim, o grande valor teórico e prático da educação básica, que pode definir a inserção do indivíduo na sociedade.
Por tanto, faz-se imprescindível apoio ao corpo docente, que necessita de condições de trabalho para o exercício de suas funções.
Ainda nos termos do raciocínio do Reitor Adelcio, não se pode apenas planejar cientificamente, visto que o sucesso demanda crença no poder dos sonhos.
Neste contexto, cita o magistério de Anatole France: “Para realizar grandes conquistas, devemos não apenas agir, mas também sonhar; não apenas planejar, mas também acreditar”.
Por fim, Adelcio parabeniza licenciadas e licenciados, que prestam magnífico labor à educação básica.