13/10/2014

Reitor Adelcio comunica registro de grupos de pesquisa


O reitor da Uniarp e Presidente da Associação Catarinense de Imprensa, Prof. Pós-Dr. Adelcio Machado dos Santos, comunicou mais um feito da Universidade – o registro dos grupos de pesquisa no Conselho Nacional de Pesquisa (CNPQ).
Complementa que a pesquisa é um dos três pilares da universidade, ao lado do ensino e da extensão. Por meio da pesquisa, as práticas de ensino e aprendizagem em sala de aula e as ações junto à comunidade em que a universidade está inserida são oxigenadas e renovadas. Nesse sentido, ela não é uma opção, mas compromisso inalienável das instituições de ensino superior comprometidas com a qualidade de sua atuação na e para a sociedade.
A construção do conhecimento por meio da pesquisa, contudo, não é ato isolado, e sim produto da ação conjunto dos sujeitos do conhecimento. Por isso, organiza-se nas instituições grupos de pesquisa, reunindo pesquisadores com interesses de investigação afins. A UNIARP possui diversos grupos de pesquisa, nas diferentes áreas do conhecimento, são eles: Grupo Interdisciplinar de Estudos em Saúde, Grupo de Pesquisa em Gestão Organizacional de Ciências Contábeis e Administração, Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas e Processos Formativos em Educação e Grupo de Pesquisa em Inovação e Tecnologia.
O Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq), para conferir  visibilidade e credibilidade aos grupos de pesquisa das universidades, possui uma plataforma denominada Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil. A participação no Diretório de Grupos do CNPq exige o preenchimento de inúmeros critérios, que garantam a qualidade da pesquisa institucional. A UNIARP, desde setembro de 2014, tendo atendido a estes critérios, passou a fazer parte do Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Esta conquista garantirá aos grupos de pesquisa atuantes na instituição o devido reconhecimento e uma maior possibilidade de inserção na comunidade científica nacional e internacional.

O Reitor Adelcio ultimou cumprimentando o Coornador de Pesquisa e Pós-Graduação “Stricto Sensu”, Prof. Dr, Joel Aroldo Baad, e demais pesquisadores e pesquisadoras pela conquista, que honra toda a Universidade.