18/10/2014

Reitor Adélcio e coordenador Alexandre planejam novo livro

Adélcio Machado e Alexandre Acosta
O reitor da UNIARP e Presidente da Associação Caçadorense de Imprensa (ACIJO), Prof. Pós-Dr. Adelcio Machado dos Santos, em parceira com o Coordenador do Curso de Graduação em Jornalismo, Prof. Dr. Alexandre Acosta, já iniciaram a pesquisa para dar lume a mais uma obra. A ideia dos pesquisadores é tratar do tema "Capital Humano", através do livro Gestão de Pessoas - A relevância do Capital Humano.
"No início do século XX as pessoas eram tratadas como recursos humanos dentro das empresas, atualmente a palavra recurso já foi substituída por capital, devido à gradativa relevância do uso do capital cognitivo e não braçal dos funcionários", comenta Alexandre Acosta.
Nesta evolução chegamos à década de 1970 com o uso da expressão "colaborador", surgida no Japão através do movimento conhecido como Toyotismo.
Passamos ainda pela era da informação até chegarmos à era da Gestão do Conhecimento.
Em última análise, aprendizagem consiste em agregar novos conhecimentos. O processo de aprendizagem é dinâmico, ativo e global, uma vez que possibilita a troca de informações. O mesmo autor entende que a aprendizagem pode ainda ser concebida como um processo de auto-avaliação, isto é, de reflexão para a ação. O pesquisador Fleury sustenta  que a “aprendizagem é um processo de mudança, resultante de prática ou experiência anterior, que pode vir, ou não, a manifestar-se em uma mudança perceptível de comportamento”.
         A aprendizagem é concebida por Cabral e Nick (2004, p. 27) como o “processo de transformação relativamente permanente do comportamento, em resultado do desempenho prático ou experiência de certas tarefas específicas”.
 "Atualmente o grande valor das empresas, principalmente aquelas que trabalham com tecnologia, está no capital humano, queremos no livro discutir sobre este tema, dando um viés histórico ao assunto", resume o Reitor Adélcio sobre a obra que será a 26 em sua carreira.