11/12/2014

Escritora fraiburguense lança livro de poesias

 Carolina Franceschi Vieira participou também de encontros literários em escolas

A escritora fraiburguense Carolina Franceschi Vieira lançou o livro A luz de cada dia, uma antologia poética, no dia 4 de dezembro, no Centro Cultural Egon Frey, em Fraiburgo. A autora também promoveu encontros literários em escolas e associações da região para promover o hábito da leitura e destacar a importância da poesia.

Desde muito pequena, Carolina lia e escrevia pequenas histórias. Para ela, livros e infância confundem-se. “Não me lembro bem quando comecei a escrever, mas dois momentos importantes remetem-me a essa paixão: quando, pela primeira vez, li um livro sozinha, e quando fizeram uma exposição na escola com narrativas produzidas pelos alunos. Lembro de achar o máximo ficar no canto observando as pessoas lerem e comentarem a minha história”, comenta.

Em sua primeira publicação, a escritora caminha no desenvolvimento de um olhar mais profundo e sensível sobre o mundo. A obra, bilíngue, reúne poesias que abordam a beleza que o cotidiano esconde, nos sentimentos e situações mais corriqueiros.

Encontros literários para todas as idades

A escritora participou ainda de uma série de encontros com crianças, jovens e adultos de escolas e associações fraiburguenses, para estimular a leitura. As escolas Eurico Pinz, São Miguel, Arnoldo Frey, São José e Cefrai, a APAE Fraiburgo, o Centro de Desenvolvimento Vida e a empresa Renar Maçãs receberam a visita de Carolina.

Durante os encontros, os participantes contaram com um bate-papo sobre o hábito da leitura. Entre os assuntos abordados, a escritora falou sobre a história da literatura, a importância da poesia e deu dicas para aqueles que desejam começar a ler habitualmente. Além disso, foram recitadas poesias da obra e de outros autores que influenciaram a poesia de Carolina. 


A publicação da obra é um projeto realizado pelo Centro Cultural Egon Frey com apoio do Programa de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura. Conta com o patrocínio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, Big Bom Supermercados, Bragagnolo e Divosul. O apoio cultural é de Rádio Fraiburgo, Rota da Amizade, Renar Pomifrai, Adsive, Poetria e Prefeitura Municipal de Fraiburgo. Além da Terra da Maçã, o livro também foi lançado em Curitiba, no dia 11 de dezembro.