25/02/2014

Vacinação contra o HPV inicia em março em Fraiburgo

A Secretaria Municipal de Saúde de Fraiburgo inicia no próximo mês a Campanha Nacional de Vacinação contra o HPV (Papilomavírus Humano). Todas as meninas de 11 a 13 anos 11 meses e 29 dias devem ser vacinadas. De acordo com o Ministério da Saúde é nesta idade que o organismo produz uma grande quantidade de anticorpos que vão proteger na fase adulta. O HPV é um vírus altamente contagioso que pode ficar no organismo durante anos, sem que seja percebido, podendo evoluir para cânceres como de colo de útero. A transmissão se dá por contato direto com a pele ou mucosa infectada e a principal forma de contaminação é a via sexual, sendo possível o contágio  com uma única exposição. A Secretaria Municipal de Saúde traçou um cronograma que vai ser


desenvolvido com apoio da Secretaria Municipal de Educação. A vacinação será realizada nas escolas municipais, estaduais e particulares, a partir do dia 10 de março.   A vacina também estará disponível nas Unidades de Saúde Vila Salete, São Miguel, São José e São Sebastião. A Secretaria Municipal de Saúde alerta os pais e o público alvo (meninas de 11 a 13 anos 11 meses e 29 dias) sobre a importância desta vacina.  Para que haja proteção, agora totalmente, são necessárias três doses da vacina. A primeira será aplicada em março, a segunda em setembro deste ano e a terceira dose somente em março de 2019. Outras informações podem ser obtidas junto a Secretaria Municipal de Saúde ou pelo telefone 3256-4043.


Justiça determina afastamento imediato de prefeito

Justiça determina afastamento imediato de prefeito e vice do município de Anita Garibaldi

Prefeito Ivonir Fernandes da Silva; o vice-prefeito Jorge Peterle
O juiz da 52.ª Zona Eleitoral de Anita Garibaldi, Juliano Schneider de Souza, determinou nesta segunda-feira (25), o afastamento imediato do prefeito e vice do município, além de dois vereadores. Eles tiveram seus mandatos cassados.     Com a decisão, foram afastados dos cargos, o  prefeito Ivonir Fernandes da Silva; o vice-prefeito Jorge Peterle; e os vereadores Videlmar José de Matos e Vanderlei Carlos Zambonin.  Com a decisão, o presidente da Câmara de Vereadores do município de Anita Garibaldi, Julinho Pinheiro assumiu interinamente o cargo de prefeito do Município.   De acordo com Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) serão marcadas novas eleições no município, mas ainda não há data definida.    O prefeito, vice-prefeito e presidente da Câmara de Vereadores de Anita Garibaldi Videlmar José de Matos, já estavam cassados pelo TRE-SC desde o dia 26 de novembro de 2013. Eles foram acusados de compra de voto na campanha eleitoral de 2012. Diante da situação, para a presidência da Câmara de Vereadores também haverá nova eleição.



24/02/2014

Master Fraiburgo aplica goleada em Herval do oeste

No ultimo sábado (22/02/2014) as 16h00 min na cidade de Herval do Oeste, a equipe do Master Fraiburgo enfrentou a boa equipe do Master de Herval do Oeste e venceu o jogo pelo placar de 04 x 01. Os gols do Master foram  marcados pelos atletas: Marquinhos, Lico, Didio e Tucho. Com esse resultado a equipe Fraiburguense se reabilita e mantem a preparação para o grande jogo que realizará nesse primeiro semestre de 2014, aonde vai ate a cidade de Criciúma no mês de Junho/2014 Enfrentar o "MASTER DO CRICIÚMA".  O próximo compromisso do Master Fraiburgo será sábado 01/03/2014 em Fraiburgo provavelmente no campo da ART as 16h00 min contra a equipe do Master de Ibicaré.

21/02/2014

Vereador pede mais Policiais Militares para Fraiburgo

O Vereador Gerson de Matia (Cersão) elaborou Moção nº 02 assinada em conjunto com todos os Vereadores para que o Governo do Estado através da Secretaria de Segurança Pública disponibilize Policiais Militares (Soldados) para a Polícia Militar Fraiburgo.


Vereador Cersão (PMDB)
Segundo o vereador a solicitação se faz de forma urgente tendo em vista o aumento significativo de ocorrências nos últimos anos e o efetivo continua sendo o mesmo, tornando evidente a falta de Policiais Militares para o serviço Ostensivo. A moção aprovada teve o apoio de todos os Vereadores segue agora para o Governo do Estado,  tomar as devidas providências. Na segunda-feira passada o Vereador apresentou a Moção de nº 01 que solicita também efetivo para a Polícia Civil que vive a mesma situação, demonstrando a sua grande preocupação na área de Segurança Pública no nosso Município. Importante ressaltar que tanto a Polícia Civil como a Polícia Militar mesmo diante dessa gravíssima situação ainda consegue prestar um serviço eficiente dentro de suas possibilidades para a segurança da nossa comunidade, pois procuram trabalhar de forma unida no combate ao crime. Finaliza Cersão.


20/02/2014

Caramori acusa a Funai de não atender os índios e de utiliza-los como 'massa de manobra'."

Deputado Reno Caramori  (PP)
O presidente da Comissão de Transportes e Desenvolvimento Urbano da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, deputado Reno Caramori, utilizou a tribuna na sessão dessa quinta-feira (20/02) para novamente abordar o problema de mobilidade urbana em Santa Catarina. Caramori acusa a Funai de "não atender os índios e de utilizar essa etnia, que ocupa em Palhoça a região do Morro dos Cavalos, como 'massa de manobra'." Caramori disparou críticas também ao governo federal, pelas verbas que destinou a obras de infraestrutura em Cuba, "enquanto os caminhoneiros brasileiros penam em filas por falta de estrutura para a descarga em portos catarinenses". No mesmo pronunciamento, o deputado Reno tece elogios ao governo estadual, pelas ações de reconstrução de estradas estaduais, embora com críticas, por achar desnecessárias, "algumas obras que, a custo muito alto, estariam eliminando apenas uma ou duas curvas". Ao fim de seu pronunciamento, o presidente da Comissão de Transportes anunciou seu encontro na tarde de hoje, com o presidente do Dnit em Santa Catarina, engenheiro João José de quem terá informações a respeito do licenciamento para o início da obra da quarta pista na Br 101, localidade de Morro dos Cavalos. Encerrando seu pronunciamento, Reno relembrou outra "novela" que se constitue a construção das ferrovias, Norte - Sul e Ferrovia do Frango. O parlamentar relembra que, em conversa com o ex-governador Vilson Kleinubing, havia comentado que estaria contente se o projeto dessa ferrovia estivesse pronto no prazo de 20 anos. "Vamos dar mais 20 anos para ver se acontece alguma coisa", encerrou o deputado. No plenário, a sugestão foi para que a ferrovia passasse a ser chamada de "ferrovia do peru".