29/03/2014

Reitor Adélcio explica a importância de pesquisa universitária

O Reitor da Uniarp e Presidente da Associação Caçadorense de Imprensa (ACIJO), Prof. Pós-Dr. Adelcio Machado dos Santos, formalizou cumprimentos à equipe liderada pelo Prof. Dr. Ludimar Pegoraro. As felicitações emanam da pesquisa que esta equipe promove quanto às funções sociais das universidades comunitárias, sob os auspícios da FAPESC.         A denominação do projeto consiste em “A contribuição das universidades comunitárias deste sua criação até o ano de 2011 para o desenvolvimento do Oeste Catarinense”.             Adelcio relata informações emanadas da Secretaria Executiva da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE), que demonstra o vigor da educação superior superior comunitária em Santa Catarina: “16 Instituições, 52 cidades atendidas, 152.977 alunos matriculados em cursos de graduação e pós-graduação, 9.198 professores (dentre 4.188 mestres e 1.779 doutores), 7.905 funcionários, 1.021 cursos de graduação, 496 cursos de pós-graduação, 464 grupos institucionais de pesquisa, 14 incubadoras com 152 empresas incubadas, 65.164 alunos beneficiados com bolsa de estudo, 1.872 laboratórios, 23.397 computadores conectados à internet; Biblioteca:2.558.790 livros em bibliotecas; 1.326.951 títulos; 28.351 revistas nacionais e 8.498 estrangeiras; 12.241 títulos de livros eletrônicos; e 72 assinaturas de base de dados eletrônica,10.178.990 consultas em bibliotecas; 1.336.753 frequência; 3.665.792 empréstimos; 225.411 usuários cadastrados; Editora própria:132 livros editados e 51 revistas; Ações comunitárias  Na busca do desenvolvimento, das microrregiões do estado de Santa Catarina, as IES filiadas à ACAFE, cumprindo sua função social, desenvolvem, sem ônus para os beneficiários, programas e projetos de assistência à comunidade, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida, inclusão social e construção da cidadania.Em 2012 foram beneficiadas mais de 1,2 (um milhão e duzentas mil) pessoas, nas seguintes área:381.953 pessoas atendidas por serviços de saúde; 42.884 pessoas atendidas em atividades de assistência jurídica, 545.921 pessoas atendidas em programas de educação comunitária; 248.144 pessoas atendidas em programas de promoção sociocultural.Pesquisa:3.701 programas/projetos de pesquisa;2.828 pesquisadores; 452 programas de iniciação científica; 3.553 alunos envolvidos; Extensão:2.801 programas/projetos de pesquisa;4.192 pesquisadores; 280.016 alunos envolvidos; 1.531 técnico-administrativos envolvidos; 1.200.610 participantes da comunidade. Estágios não obrigatórios:42.447 alunos com estágios”.   Por fim, o Reitor Adelcio concluiu dizendo que o estágio das pesquisas demonstra o alto grau de maturidade institucional da Universidade.

28/03/2014

Acidente na perseguição policial


Um acidente  que envolveu uma Volkswagen Amarok e um Volkswagen Gol os dois veículos de Fraiburgo.  Informações preliminares relatam  que o condutor da caminhonete não obedeceu a ordem dos Policiais que o abordaram na área Central da Cidade.  Em fuga o condutor efetuou diversas manobras perigosas colocando em risco a vida de outras pessoas. Ainda em fuga pela SC 355 próximo a entrada do Rio Mansinho o mesmo colidiu na traseira de um veiculo Gol Perdendo o controle saindo da Pista e capotando num barranco ao lado da rodovia. O condutor foi conduzido ao Hospital pelo Corpo de Bombeiros apresentando escoriações e suspeita de Fratura no Braço.


FONTE:Radio Fraiburgo


Polícia Civil prende mais um traficante na região serrana



Nesta quinta-feira, 27, em cumprimento ao Mandado de Busca e Apreensão, a Polícia Civil de Santa Cecília, com o apoio dos policiais civis de Timbó Grande, Lebon Régis e da Comarca de Caçador, prendeu mais um  traficante de drogas: Fabiano Furtado de Souza, de 24 anos, no Bairro São Cristóvão, em Santa Cecília.  Souza foi preso em flagrante delito após arremessar pela janela um pote contendo 73 buchas e dois torrões de maconha, assim que avistou os policiais entrando em sua residência.  Após os procedimentos cartorários, Souza foi encaminhado ao Presídio de Caçador, ficando à disposição da Justiça.

27/03/2014

HERBALIFE Qualidade de vida e Bem Estar, VENHA CONHECER


Olá, venha fazer uma visita em nosso Espaço de Vida Saudável. O espaço é um centro de confraternização onde as pessoas se encontram para partilhar experiências sobre saúde, bem-estar, nutrição e qualidade de vida. Nele você conhecerá os produtos HERBALIFE. Os participantes, como são chamados os frequentadores, podem também degustar alguns produtos Herbalife, que tem em sua linha 9 sabores de Shakes. É uma forma muito divertida de se alimentar BEM E interagir com amigos e outros participantes, tornando-se multiplicadores da ideia, trazendo novos participantes, gerando um ciclo virtuoso e sobre tudo SAUDÁVEL O foco do EVS não são os 3 copos. Eles são apenas para que as pessoas conheçam o sabor, a qualidade e os resultados dos produtos de uma maneira mais interativa. No EVS também podem ser realizados vários outros tipos de atividades, como o Coquetel do Bem-estar, COM OS CHÁS E OS SHAKES; O Plano Total, a Tarde da Beleza e também, com produtos de alta qualidade para corpo e cabelo. VENHA CONHECER NOSSO ESPAÇO, ESTAMOS ESPERANDO COM UM DELICIOSO SHAKE, PRONTINHO PARA VOCÊ NO ESPAÇO VIDA SAUDÁVEL!!! 

CONTATO: 49-99354848



24/03/2014

Master Fraiburgo empata em Piratuba

No ultimo sábado 22/03/2014, a equipe do Master Fraiburgo foi ate a cidade de Piratuba onde enfrentou a boa equipe do Master daquela cidade, e num jogo muito equilibrado depois de estar vencendo o jogo acabou cedendo o empate pelo placar de 02 x 02. Os gols do Master foram marcados pelo atleta Marquinhos. Logo apos o jogo houve a tradicional jantar de integração entre as equipes. O próximo compromisso do Master Fraiburgo será sábado dia 29/03/2014 na localidade de Bom Sucesso a partir das 16:00 contra um seleciona Master das cidades de Videira e Treze Tílias.

23/03/2014

Brasil pode enfrentar falta de água

Mais da metade dos municípios brasileiros podem ficar sem água em 

2015, segundo a Agência Nacional

Luana Lourenço

Dono do maior potencial hídrico do planeta, o Brasil corre o risco de chegar a 2015 com problemas de abastecimento de água em mais da metade dos municípios. O diagnóstico está no Atlas Brasil – Abastecimento Urbano de Água, lançado ontem pela Agência Nacional de Águas (ANA). O levantamento mapeou as tendências de demanda e oferta de água nos 5.565 municípios brasileiros e estimou em R$ 22 bilhões o total de investimentos necessários para evitar a escassez.    Considerando a disponibilidade hídrica e as condições de infraestrutura dos sistemas de produção e distribuição, os dados revelam que em 2015, 55% dos municípios brasileiros poderão ter déficit no abastecimento de água, entre eles grandes cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte, Porto Alegre e o Distrito Federal. O percentual representa 71% da população urbana do país, 125 milhões de pessoas, já considerado o aumento demográfico.   “A maior parte dos problemas de abastecimento urbano do país está relacionada com a capacidade dos sistemas de produção, impondo alternativas técnicas para a ampliação das unidades de captação, adução e tratamento”, aponta o relatório.     O diretor-presidente da ANA, Vicente Andreu, disse que o atlas foi elaborado para orientar o planejamento da gestão de águas no país. Segundo ele, como atualmente mais de 90% dos domicílios brasileiros têm acesso à rede de abastecimento de água, a escassez parece uma ameaça distante, como se não fosse possível haver problemas no futuro. “Existe uma cultura da abundância de água que não é verdadeira, porque a distribuição é absolutamente desigual. O atlas mostra que é preciso se antecipar a uma situação para evitar que o quadro apresentado [de déficit] venha a ser consolidado”, avalia.   De acordo com o levantamento, as regiões Norte e Nordeste são as que têm, relativamente, os maiores problemas nos sistemas produtores de água. Apesar de a Amazônia concentrar 81% do potencial hídrico do país, na Região Norte menos de 14% da população urbana é atendido por sistemas de abastecimento satisfatórios. No Nordeste, esse percentual é de 18% e a região também concentra os maiores problemas com disponibilidade de mananciais, por conta da escassez de chuvas.     O documento da ANA calcula em R$ 22,2 bilhões o investimento necessário para evitar que o desabastecimento atinja mais da metade das cidades brasileiras. O dinheiro deverá financiar um conjunto de obras para o aproveitamento de novos mananciais e para adequações no sistema de produção de água.    A maior parcelas dos investimentos deverá ser direcionada para capitais, grandes regiões metropolitanas e para o semi-árido nordestino. “Em função do maior número de aglomerados urbanos e da existência da região do semiárido, que demandam grandes esforços para a garantia hídrica do abastecimento de água, o Rio de

Janeiro, São Paulo, a Bahia e Pernambuco reúnem 51% dos investimentos, concentrados em 730 cidades”, detalha o atlas.     “Esperamos que os órgãos executores assumam o atlas como referência para os projetos. Ele é um instrumento de planejamento qualificado, dá a dimensão de onde o problema é grande e precisa de grandes investimentos e onde é pequeno, mas igualmente relevante”, pondera Andreu.    Além do dinheiro para produção de água, o levantamento também aponta necessidade de investimentos significativos em coleta e tratamento de esgotos. O volume de recursos não seria suficiente para universalizar os serviços de saneamento no país, mas poderia reduzir a poluição de águas que são utilizadas como fonte de captação para abastecimento urbano.    Andreu espera que o diagnóstico subsidie a elaboração de projetos integrados, compartilhados entre os órgão executores. “Ao longo do tempo, o planejamento acabou se dando apenas no âmbito do município, que busca uma solução isolada, como se as cidades fossem ilhas. É preciso buscar uma forma de integração, de planejamento mais amplo, preferencialmente por bacia hidrográfica”, sugere o diretor-presidente da agência reguladora.   “Ainda não estamos no padrão de culturas que já assumiram mais cuidado com a água. Mas estamos no caminho, e o atlas pode ser um instrumento dessa mudança”. (Agência Brasil).

Discussão termina com um morto, um ferido e quatro na delegacia

Uma guarnição da PM que estava na delegacia registrando um boletim de Maria da Penha chegou rapidamente ao local. Uma testemunha que presenciou todos os fatos e possuía uma câmera na bolsa conseguiu fotografar o acusado empreendendo fuga em um veículo VW Gol de cor verde. De posse da placa do veículo foi fácil para a PM localizá-lo na Rua Luiz Tortato (Caçador-SC) em frente a casa da proprietária.    Tendo chegado ao local onde estava o carro, os policiais encontraram duas pessoas próximas a ele, dentre as quais estava uma mulher que conduzia o veículo e um rapaz de aproximadamente 25 anos. Ao serem interrogados ambos acabaram relatando que teriam deixado os outros elementos em uma casa na Rua Moema.   Indo ao endereço revelado, as guarnições lograram êxito e prenderam os dois envolvidos e também a arma utilizada para efetuar os disparos. Nela havia seis munições, duas intactas e quatro deflagradas. Diante dos fatos a PM conduziu os quatro envolvidos até a Delegacia de Polícia da Comarca de Caçador. Eles ficaram a disposição do delegado de plantão. (Fonte Portal CDR - Caçador - SC).