07/06/2014

Morre o jogador Fernandão

O ex-jogador e ídolo do Inter Fernandão (Fernando Lúcio da Costa) morreu na madrugada deste sábado na queda de um helicóptero Esquilo, com capacidade para cinco pessoas, na cidade de Aruanã, interior de Goiás. O acidente ocorreu por volta de 1h30min. Fernandão tinha 36 anos de idade.   Conforme a Polícia Militar de Aruanã, o helicóptero atingiu o solo a cerca de 150 metros de uma praia de água doce, que fica localizada a 20 quilômetros da cidade. Havia pessoas acampadas nas proximidades, já que o local é turístico e procurado pelos moradores da região a partir de junho, quando o nível de água do Araguaia diminui.  Segundo os bombeiros de Aruanã, outras quatro pessoas estavam no helicóptero: o coronel da Polícia Militar Milton Ananias, Lindomar Mendes Vieira, Antônio de Pádua e Edmilson de Souza.

06/06/2014

Fraiburgo recebe encontro de colunistas sociais catarinenses


Fraiburgo recebe, de 6 a 8 de junho, colunistas sociais de todo o estado para o Encontro de Inverno da Associação Catarinense de Colunistas Sociais – ACCS. O evento é promovido pela associação, com o apoio da Prefeitura de Fraiburgo e do Hotel Renar.  A programação conta com atividades recreativas e sociais, como caminhada pela cidade e passeio de aventura com o Kaigang. Durante o encontro, os participantes também vão realizar reuniões de trabalho, acompanhar palestras e promover o jantar de posse oficial da nova gestão, sob a presidência do jornalista Ariel Silva, e de homenagens, conferindo o título de Amigo do Colunismo Social à Jane Matos, Roberto Souza Junior e aos fraiburguenses Gerda Maria Frey Ziolkowski e Ivo Biazzolo.     O evento marca a abertura da Temporada de Inverno 2014. Fraiburgo recebe os jornalistas para o evento, movimentando o turismo e o comércio do município. Além disso, vai apresentar as belezas da cidade, que serão disseminadas para todo o estado em vários veículos de comunicação.

O Direito dos jornais de noticiar relatos policiais

Jornais livres para relatos sem opiniões desairosas ou criticas maledicentes


O órgão de comunicação que se limita a noticiar fatos descritos por autoridade policial, sem acrescentar outros comentários desabonadores, exerce seu direito de livre manifestação previsto em lei.     “Somente quando a publicação desborda dos limites da narrativa, lançando opinião desairosa ou crítica maledicente, é que deve ser chancelada a obrigação de reparar os danos eventualmente gerados”, acrescenta o desembargador substituto Jorge Luiz Costa Beber, relator de apelação em que se negou indenização pleiteada por cidadão cuja detenção em residência acabou noticiada em periódico de sua cidade, localizada na região da Grande Florianópolis.    Segundo os autos, o jornal noticiou que o autor foi preso devido à posse de armas de fogo e à manutenção de pássaros silvestres em sua casa. Ele garantiu que tais informações são inverídicas, pois nunca foi preso e nem sequer teve instaurado contra si procedimento criminal. O jornal sustentou, com base em dados repassados pela polícia, que houve efetivamente o fato e que dele não resultou inquérito por conta da confecção de um termo circunstanciado, que acabou em transação penal.     A discussão girou em torno da correção na aplicação dos termos “prisão” ou “detenção”. Para o relator, o jornal popular, que se utiliza de linguagem mais coloquial, não teve a intenção de atingir o apelado apenas por noticiar que houve uma prisão, quando o que se deu foi uma detenção.       “A divulgação de que o autor foi preso ao invés de detido não ostenta carga suficiente para perfazer o prejuízo moral anunciado, deixando de configurar abuso no exercício da liberdade de informação, sobretudo porque, para os leigos, não há que se exigir a diferenciação que envolve as penas de prisão e detenção, sendo escusável, pois, o equívoco”, completou. A decisão da 4ª Câmara de Direito Civil do TJ, unânime, reformou a posição adotada em 1º grau (Apelação Cível n. 2013.049298-0).

04/06/2014

Master Fraiburgo vence em casa a equipe do Luzerna

No sábado 31/05/2014,  a equipe do Master Fraiburgo recebeu a equipe do Master de Luzerna e venceu o jogo pelo placar de 3 x 1, com gols dos atletas Negretti (02) e Marquinhos (01). O Master folga no próximo sábado e voltará a campo somente no dia 15/06/2014 na cidade de Criciúma contra a grande equipe do MASTER DE CRICIÚMA. O master Fraiburgo vem a publico agradecer mais uma vez a fundação municipal de esportes na pessoa de seu superintendente o "billy" e toda sua equipe pelo apoio incondicional que tem dado ao Master. Da mesma forma agradece também a associação recreativa trombini - ART na pessoa de seu presidente o Sr. Silvio pela liberação de toda a estrutura daquela associação para a realização do jogo de sábado.


Da coluna de hoje do Moacir Pereira

A conversa entre o senador Luiz Henrique (PMDB) e o ex-deputado e presidente do PT-SC, Cláudio Vignatti (PT), ontem em Brasília, colocou mais gasolina neste princípio de incêndio que pode resolver em alguma explosão política na aliança liderada por Raimundo Colombo (PSD).

Luiz Henrique voltou a defender a tese de que a vaga ao Senado na chapa de Colombo deve ter o PT para fortalecer a candidatura da presidente Dilma Rousseff em Santa Catarina. Projeto difícil. O PT quer coligação com Colombo e o governador não deseja se aliar ao PT. Além disso, a proposta é rejeitada pela bancada do PSD, que fechou com Joares Ponticelli e o PP.

Não por coincidência, o encontro entre Luiz Henrique e Vignatti aconteceu no dia seguinte à reunião de Colombo com o PP. O PMDB queria que evento semelhante ocorresse primeiro com o PSD. Além disso, o PT vinha pedindo o encontro, o que aconteceu em menos de 24 horas. Luiz Henrique chegou de Taiwan e pelo telefone, no Rio, acertou o contato com Vignatti que viajou a Brasília apenas para as conversações com o senador.

A disputa pela vaga ao Senado na chapa governista criou uma espécie de cabo-de-guerra entre Luiz Henrique e Colombo. Uma disputa que ninguém consegue apontar o vencedor.

Salvo uma reviravolta inesperada, se o PMDB continuar com o PSD, o resultado indicará um vencedor e um perdedor. Vencendo Luiz Henrique, o governador terá dobrado a espinha e, perante a opinião pública, terá autoridade fragilizada antes das eleições. Prevalecendo a posição de Colombo, favorável ao PP, Luiz Henrique é que terá prejuízos em sua liderança.





Assim, o cenário das alianças continua imprevisível em Santa Catarina.


Pedro Lopes entre o sonho e o desafio

Ele quer realizar um sonho, andar a pé 800 Km e correr a São Silvestre em São Paulo no fim do ano

O Sonho começou cedo nas corridas internas em Fraiburgo
O dia em que ele nasceu: 29 de Junho de 1960 faltava seis meses para que Fraiburgo fosse emancipado. Natural deste município, o Fraiburguense Pedro Lopes, foi o primeiro corredor á levar o nome da cidade, na corrida Internacional de São Silvestre, no ano de 1984, na cidade de São Paulo, Capital, edição de número 60.  Na época aos 24 anos de idade, foi patrocinado pela empresa Perdigão, de Videira e Rede Barriga Verde de Rádio. Neste dia 29 de Junho, Lopes completa 54 anos e quer realizar um sonho: sair a pé de Fraiburgo, dia 12 de Dezembro, percorrendo aproximadamente 50 km por dia, para participar da prova dia 31 de dezembro, véspera de Ano Novo. Pedro Lopes obteve muitas conquistas em corridas de rua na década de 80, entre elas destacamos uma prova de 9 km, na Beira Mar  Norte em Florianópolis,SC,onde venceu,com muito brio na categoria dos não federados. Participou e venceu uma corrida de 5 km, na bela cidade de Canela - RS, nas Olimpíadas das empresas Trombini. Participou também  de uma meia maratona em Blumenau,SC, além de vencer  várias competições em Fraiburgo e região.  Para realizar esse  desafio , o atleta já está se preparando  cerca de três horas por dia, entre corridas,caminhadas,musculação e judô.No trajeto vai levar uma Bandeira com a Frase: -Paz no Trânsito!Um alerta aos motoristas e as autoridades, sobre a violência nas estradas do país, onde morre mais de 40 mil pessoas por ano, em acidentes de trânsito. Lopes pretende levar também o nome de sua cidade natal, Fraiburgo, escrito no boné e na camiseta, assim, como seus patrocinadores, pois já manteve contato com Dr. Jovelci  Gomes,Presidente da Braox Equipamentos de Informática da cidade de Caçador-SC. Émerson Zabloski, Super Viza, Adão Claudio Galioto, Proprietário da empresa Balanças Cresgal, Rodrigo Carinhato,professor e proprietário da academia  Fisiofitness. Manteve também uma conversa preliminar a respeito do evento com o Empresário do ramo Hoteleiro, Edson Ziolkowski, proprietário do Hotel Renar de Fraiburgo.  A corrida de São Silvestre nasceu em 1925 em São Paulo, com o inicio da prova às 23h: 30 min do dia 31 de dezembro, na virada do ano, onde durante vinte anos participava somente atletas do


Treinamentos intensos todos os dias
Brasil, neste ano o primeiro vencedor da prova foi Alfredo Gomes. Apos 1945, tornou-se Corrida Internacional de São Silvestre, na epoca em que o Fraiburguense Pedro Lopes correu em 1984, o Portugues Carlos Lopes foi o Campeão da prova. Atualmente o corredor que mais venceu a corrida na história da São Silvestre é o Queniano Paul Tergat em cinco vezes seguidas. A corrida passou por várias transformações em percursos  e horários, por longos  anos  acontecia a meia noite do dia 31 de Dezembro, depois passou para as 17 hr,e este Ano pela primeira vez será as 09:hr da manha a grande largada, com espectativa da Comissão Organizadora para mais de trinta mil participantes. As inscrições abrem dia 20 de Setembro, a partir das 09 h 00 min da Manhã e o valor da taxa de inscrições é de R$:120.00.Além do sonho de pedro Lopes em fazer 800 Km até a São Silvestre a pé,ao longo desses 15 dias nas estradas pretende reportar sobre as estatísticas de acidentes no Trânsito, onde morre mais gente nas rodovias do que na guerra,em vinte anos, décadas de 50, 60 e 70, morreram nos confrontos do Vietnan 58 mil soldados Americanos, enquanto que em nosso país mais de 40 mil vidas por Ano são ceifadas, tragicamente pela violencia no Trânsito, estatísticas assustadora que parece nunca ter fim, continuando  com este índice até 2060, poderá morrer mais de um milhão até o ano de 2060, dados que assustam toda a população,fora o prejuízo aos cofres públicos com indenizações e pagamento do DPVAT, aos acidentados  causados  pelas  tragédias  nas  estradas  brasileiras, quando a maioria é por alta velocidade, falta de atenção,celular e imprudência. O melhor momento da viagem é o retorno para casa. O motorista que cuida dele e dos outros no Trânsito, dificilmente se envolve em acidentes, a pressa é inimiga da  perfeição. Se tiver compromisso em sua viagem verifique seu veículo e saia bem antes para ter um bom retorno para casa com sua Família.




01/06/2014

Assembleia Extraordinária é realizada pela ACIAF

(27/05/2014) 
Empresários de diversos segmentos de Fraiburgo estiveram, na noite desta terça-feira, dia 27, participando da Assembleia Extraordinária da ACIAF, que decidiu sobre algumas mudanças pontuais no estatuto da associação: adaptações no discurso do estatuto, ampliação  das finalidades sociais e alteração no período de vigência deste mandato de presidente da ACIAF, para mais outros seis meses. “A Assembleia parece ser burocrática, mas é, na verdade, um grande encontro dos associados, discutindo o futuro da entidade” afirma o presidente Jorge Pederiva.   O primeiro conceito apresentado na Assembleia foi a mudança na nomenclatura do estatuto social, modificando algumas datas na eleição, prestação de contas e posse. Sobre a mudança do mandato de presidente, a alteração consiste nesta única gestão, para coincidir com o ano civil, com término no mês de dezembro de 2015 e não em  junho como atualmente acontece. O período de gestão inicia no primeiro dia útil de janeiro até o último dia útil de dezembro.  As eleições devem ser realizadas até o último dia 30 de novembro, do segundo ano de administração.   “Agradecemos a aprovação de todos os presentes, principalmente nesta alteração, por acreditar que esse posicionamento dos empresários indica que estamos no caminho certo, trabalhando de acordo com nossa missão de apoiar o desenvolvimento de Fraiburgo, por meio de conceitos associativistas. Esperamos conquistar, até o final dessa gestão, o nosso projeto de uma sede própria da instituição” destaca Pederiva.  A quantia de diretores que compõe a Associação Empresarial também foi discutida. Os presentes aprovaram a alteração dos atuais cinco diretores, para uma disponibilidade de até dez, conforme necessidade.  Quem participou aprovou o evento. “É um dever nosso, enquanto membro da Associação, de estar presente em eventos dessa natureza, tendo em vista, que a união de ideias delimita sobre a melhor forma de agir” destaca Valmor Cunen, empresário da FraiPeças.  O empresário Sandro Lemos, da Atiaia Materiais de Construção também destacou a importância da participação na Assembleia. Ele mensurou que em uma associação, somente  a discussão em conjunto pode trazer resultados positivos. Ademir Perin, da empresa Sanesul, também evidenciou a decisão coletiva. “Sempre importante a participação e a união dos associados, somente assim, podemos traçar o melhor caminho a ser seguido” finaliza.