02/08/2014

Alexandre Braggio vai substituir Reno

Coube ao administrador Alexandre Braggio (PP), presidente da Juventude Progressista de Caçador, a tarefa de substituir o deputado estadual Reno Caramori (PP) nas eleições de 2014. A busca pelo substituto iniciou logo após a desistência de Reno em concorrer ao sétimo mandato. Braggio, que atualmente reside em Florianópolis, respondeu cinco perguntas da coluna sobre a sua candidatura: 



1 - Gostaria que falasse um pouco de você e da sua trajetória profissional e política?

Eu sou Alexandre Braggio, filho de Ismael Luiz Braggio e Rosane Aparecida Braggio, sou natural de Caçador, na minha infância morei no Bairro Berger onde estudei no Colégio Henrique Julio Berger do pré-escolar até a 7ª série, depois nos mudamos para o Bairro Paraíso e passei a estudar no Colégio Paulo Schieffler, da 8ª série até o 3º ano do 2º Grau. Sempre fui envolvido com esporte, representando o município em jogos em diversas modalidades (Futsal, Futebol de Campo, Atletismo, Vôlei de areia, Voleibol, Badminton). Sou formado em Administração de Empresas pela UnC e tenho MBA -Gestão Empresarial pela UNIARP. Na vida pública, sou filiado e simpatizante do Partido Progressista desde 2003, onde sempre trabalhei como voluntario, nas campanhas políticas apoiando candidatos que eu acreditava que tinham melhores propostas e capacidade para realiza-las. Em 2004 trabalhei na prefeitura de Caçador no Governo Saulo e Lucir, comecei na ouvidoria, porem o destaque maior veio quando fui chamado para fazer parte da equipe do IPPUC, onde era responsável pela captação de recursos para viabilização das obras no nosso município, onde pude ajudar o prefeito Saulo a buscar estes recursos, acompanhar os investimentos e prestações de contas. E agora este ano assumi a Presidência da Juventude Progressista de Caçador.

2 - Como se deu o processo para substituir o deputado Reno Caramori (PP)?

  Não diria que foi um processo de substituição, pois parece soar como algo forte. Prefiro tratar da maneira que com as prioridades do Deputado Reno, não serem hoje ser candidato, o Partido Progressista precisava de novos nomes, o meu nome surgiu como de muitos outros, dai então o ajuste foi natural e dinâmico, sem desgaste qualquer.

3 - Como será a sua campanha, além de Reno e do PP, quais partidos estarão contigo nesta caminhada?

  A minha campanha terá o total apoio do nosso Deputado Reno, temos o apoio do Deputado Federal que mais trouxe verbas para o nosso estado o Deputado Pizzolatti, e também temos o apoio do PP d Caçador. Já estamos conversando com correligionários do Partido na Região e pelo Estado, vamos procurar nossos amigos de outros partidos também para esta aproximação, e é claro a nossa juventude está focada e ansiosa para ir a campo na busca de voto. Voto este consciente e de responsabilidade assim como todos da executiva da Juventude Progressista são, jovens este que estão no projeto de renovação, de uma nova forma de fazer política. E tenho certeza que vamos juntos fazer o melhor para nosso município e Estado.

4 - Qual a sua proposta de trabalho para a campanha que já começou?

A nossa proposta de trabalho é focada na renovação. Renovação está não somente de políticos, mas sim de trabalho. Queremos e vamos trabalhar cada problema da melhor forma possível, vamos dividir em graus de Alta, média e baixa complexidade. E assim tratar de soluções de curto, médio e longo prazo. Focando no resultado, onde temos a certeza de que a inovação para resolver problemas antigos é o caminho!

5 - Substituir Reno Caramori é um projeto de momento ou você tem outras pretensões políticas.


Substituir o Deputado Reno Caramori, antes de tudo é uma honra, porem com uma responsabilidade muito grande, pois o Deputado é um dos poucos homens públicos que ninguém pode falar nada de ruim, pois não tem processo algum por corrupção ou qualquer outro problema de ficha suja essas coisas. Aprendi muito com ele neste meu caminho ate hoje aqui. Este projeto é focado em fazer o melhor para chegar a Deputado Estadual, o mundo hoje em dia é muito dinâmico e temos que estar preparados, eu me preparei junto ao Deputado Reno para quando surgisse está oportunidade poder agarra-la e é o que estou fazendo. Com relação ao futuro isso depende muito do momento e do que o Partido Progressista precise do Alexandre. Estou aqui antes de tudo para ajudar a levar nossa ideia de fazer política com responsabilidade, transparência e inovação!

Fonte: http://www.diariocacadorense.com.br/colunistas/osni-ribeiro-mello/1077-o-mercado-e-as-eleicoes

01/08/2014

Fraiburgo sedia etapa Centro-Oeste da Olesc



Uma boa notícia para os amantes do esporte: o município de Fraiburgo, sediará, entre 29 de agosto e 2 de setembro, a etapa centro-oeste das Olimpíadas Escolares de Santa Catarina (Olesc). De acordo com o integrador esportivo da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), Fernando Ribeiro, a oportunidade de sediar a Olesc surgiu após o município de Ituporanga desistir da ideia de abrigar o evento.   “Tomamos a decisão em conjunto: Fesporte, Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Videira e administração municipal. Agora estamos trabalhando para realizar um grande evento e ter bons resultados”, declarou. A Fesporte se responsabiliza pela organização e por todas as despesas de alimentação e hospedagem de arbitragem, além do material desportivo. Já o município disponibiliza espaços para alojamento das delegações e infraestrutura necessária para as disputas dos jogos.   O secretário regional de Videira, Evandro Colle, explicou que a vinda da Olesc para a região é muito positiva. “Mais do que colocar Fraiburgo em destaque no cenário esportivo estadual, o evento vai colaborar com a economia local, já que serão centenas de estudantes circulando e conhecendo o município”. Participam da Olesc as SDRs de Joaçaba, Campos Novos, Videira, Caçador, Curitibanos, Ibirama, Rio do Sul, Lages, Taió e Ituporanga. A estimativa é que aproximadamente mil pessoas, entre atletas e organizadores participem do evento.  Disputam a etapa Centro-Oeste estudantes entre 12 e 14 anos. Os jogos serão realizados no centre de eventos Arena Multiuso Fraiburgo.

Fraiburgo conquista quatro medalhas nos Joguinhos Abertos com o Xadrez

A equipe de xadrez de Fraiburgo conquistou quatro medalhas na fase Estadual dos 27º Joguinhos Abertos de Santa Catarina, que aconteceram em Caçador entre os dias 26 a 31 de julho. A competição reuniu os melhores enxadristas do Estado e até alguns do país na categoria até 19 anos. As equipes disputaram três torneios: Xadrez Pensado (4 horas de partida), Xadrez Rápido (partidas de 32 minutos) e Xadrez Relâmpago (partidas de 10 minutos).   No xadrez pensado por equipes, os meninos ficaram na 8ª colocação entre 26 participantes e o feminino ficou com a 7ª colocação entre 23 equipes. O destaque nesse torneio foi o empate das meninas em 2 x 2 com a fortíssima equipe de Concórdia, que foi vice-campeã da competição e conta com duas campeãs Brasileiras.  Já as medalhas foram conquistadas nos torneios individuais com os enxadristas Ruan Lucas Alves Gonçalves e Nathalia Recalcati Crestani, sendo que Nathalia conquistou uma PRATA no Relâmpago e

Ruan levou para casa três medalhas (PRATA no Relâmpago, BRONZE no Rápido e BRONZE no Pensado). Apenas para ter ideia do nível técnico da competição, os principais adversários de Ruan, foram contratados por Joinville e Floripa sendo um de São Paulo e outro do Paraná. A equipe Fraiburguense foi formada por 13 enxadristas.   Os professores Juliano Zonta e Thaís Moraes Zonta acompanharam as equipes e comentaram: “Estamos muito felizes com os resultados, apesar de sabermos que poderíamos ter ido melhor. Temos uma equipe jovem com muitas renovações e mesmo assim fomos a melhor modalidade de Fraiburgo na competição. Certamente essas equipes ainda nos trarão muitas alegrias. Continuamos os treinamentos já pensando no Campeonato Mundial na África do Sul e na Olesc em Criciúma, ambos no final de setembro”. 

   








31/07/2014

Goleira Fraiburguense é convocada para mundial de futebol feminino no Canadá

O técnico Doriva Bueno definiu a lista das 21 jogadoras que representarão a Seleção Brasileira Feminina Sub-20 no Mundial do Canadá deste ano. Entre as convocadas está a goleira fraiburguense Leticia Bussatto. A estreia do Brasil será contra a China no dia 5 de agosto; o segundo jogo será contra os Estados Unidos, ambos em Edmonton. A terceira partida será contra a Alemanha, no dia 12, em Montreal.   Das 21 jogadoras que representarão o Brasil no Canadá, 14 foram campeãs invictas do Sul-Americano do Uruguai em janeiro deste ano, são elas: Letícia Bussatto, Letícia Izidoro, Letícia Santos, Camila, Nágela, Julia, Djenifer, Fernanda, Gabriela, Andressa, Patrícia, Duda, Dioneide e Byanca.


Master vence equipe de Arroio Trinta

O Master Fraiburgo no  sábado 26/07/2014 foi ate a cidade de Arroio trinta e num jogo muito equilibrado e bastante disputado acabou vencendo o jogo pelo placar de  2X1, com gols de Giva e Gilmar. O próximo compromisso do Master será sábado 02/08/2014 em casa contra a equipe do Master da Sul Brasil de Caçador a partir das 15h:30min, no estadio Macieirão e Fraiburgo.

28/07/2014

Gered de Videira implanta o Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio

A Gerência Regional de Educação (Gered) realizou na quarta-feira, 23, o primeiro encontro sobre o Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio. O curso, que foi ministrado pelo formador regional e diretor da Escola de Educação Básica Governador Bornhausen, Renato Manentti, foi dividido em duas etapas: a primeira contou com a participação dos diretores das escolas estaduais de Ensino Médio, já a segunda foi voltada para os professores que serão os orientadores de estudos do Programa. O encontro foi realizado no auditório da EEB Professora Adelina Régis.    

Este Pacto prevê várias ações, dentre elas um curso de formação continuada dirigido aos professores e coordenadores pedagógicos de Ensino Médio da Rede Estadual. O objetivo do curso, de acordo com a gerente da pasta, Rita de Cássia Soares, é promover a oportunidade de discutir com os professores as suas práticas pedagógicas, construindo um currículo pensando no jovem e na sociedade de hoje, buscando tornar o jovem estudante  um cidadão protagonista do mundo. “Esta formação continuada, com duração de 10 meses e 200 horas de estudos, parte do princípio de que o professor constrói seu conhecimento a partir da reflexão-ação-reflexão. Assim, atualizará sua prática docente”. Neste momento, serão abordados aspectos de como se organizará o programa na região.

 A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) dará suporte às Gereds do oeste e meio oeste, capacitando os formadores regionais. Estes formadores capacitam os orientadores de estudos, que serão os que articularão com os professores em cada unidade escolar”, explicou. Rita ressaltou ainda que todos os participantes do curso receberão bolsa de estudos, com valores diferenciados para formador regional, orientador de estudos e professor-cursista, por meio do Ministério da Educação (MEC).

Entre os conteúdos que serão abordados ao longo do curso, estão o currículo do Ensino Médio, avaliação e especificidades das áreas de conhecimento, bem como a organização e gestão do trabalho pedagógico. Também serão estudados os sujeitos do ensino médio e formação humana integral. Haverá a elaboração e publicação de um Caderno Regional, com experiências pedagógicas de destaque das escolas da Regional de Videira.


Para o secretário regional de Videira, Evandro Colle, o Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio é de extrema importância para os professores, pois engloba assuntos relevantes e necessários para os profissionais da educação. “Os alunos adolescentes que estão cursando o ensino médio formam uma geração voltada às tecnologias, com mudanças e inovações a todo tempo. Os professores têm que acompanhar esses avanços, pois são os responsáveis pela permanência dos estudantes na escola e também pelo sucesso deles no futuro. E a melhor forma de preparar os docentes para este desafio é com formações continuadas como esta”, justificou.