07/08/2014

O Voto Ético enriquece o País e fortalece a Democracia

Pelas novas legislações eleitorais, observa-se que o legislador se preocupou em acrescentar maior honestidade e moralidade no processo de escolha dos representantes dos brasileiros.  Agora, importante se faz, a conscientização do povo brasileiro, ou seja, é necessária uma reeducação política; todo cidadão deve saber, constitucionalmente, seus direitos e deveres. Como também, a responsabilidade que detém ao escolher o seu candidato.    Muitas vezes, não se percebe como as decisões políticas interferem e afeta o dia-dia do brasileiro, um exemplo é a política econômica do governo que atua decisivamente sobre os salários, a inflação que altera os padrões de vida e sobre os impostos que são pagos.     Para atuar politicamente e assim influenciar o poder, o cidadão deve se conscientizar se informar, ouvir, conviver, ler, estudar e procurar formar sua opinião sobre os diferentes problemas. Com uma boa consciência política o cidadão estará mais bem preparado para votar e exigir dos governantes. Fazer sugestões, acompanhar os trabalhos dos seus parlamentares e reagir quando necessário for.    Pelo desenvolvimento histórico político do povo brasileiro, nota-se uma crescente descrença pelas questões políticas e um desestímulo às ações ou movimentos contra a corrupção eleitoral.  Será necessária uma ruptura com tal paradigma conceitual, ou seja, o cidadão deve acreditar no valor de seu voto, adquirindo conhecimento eleitoral, este é o princípio da transformação.      

Reitor Adélcio cumprimenta pais pelo seu dia

O Reitor da Uniarp e Presidente da Associação Caçadorense de Imprensa (ACIJO), Prof. Pós-Dr. Adelcio Machado dos Santos, formalizou cumprimentos aos pais pelo transcurso de seu  dia.  Para Adelcio, a complexidade da atual civilização demanda intensa parceira entre a família e instituições escolares para êxito no processo educacional.    O pensamento complexo suplanta o linear. A complexidade integra os modos simplificadores do pensar e, por conseguinte, rechaça os resultados mutiladores, unidimensionais e reducionistas. A dificuldade do pensamento complexo reside, justamente, na contradição e, ao mesmo tempo, na necessidade de ter que conviver com a solidariedade dos fenômenos existentes em si mesmo.       Da mesma forma que o ser humano é algo complexo, pelo fato de concentrar fenômenos distintos e diversos capazes de influir em suas ações e transformar-se sempre, assim também é o conhecimento.   Por fim, o Reitor Adelcio lembrou de que o pai é o grande educador.

Master Fraiburgo venceu de virada

No sábado no estadio Macieirão a equipe do Master Fraiburgo recebeu a excelente equipe do Master da Sul Brasil da cidade de Caçador, e depois de sair perdendo o jogo de 2 gols no primeiro tempo, na segunda etapa depois de algumas mudanças e orientações do técnico Betinho, a equipe virou de forma brilhante o jogo e acabou vencendo pelo placar de 3x2. O jogo foi considerado um dos melhores da equipe Fraiburguense na temporada, sabendo da qualidade da equipe adversária, que contava com jogadores ex-profissionais da equipe da caçadorense e do Kinderman. Os gols do Master foram marcados pelos atletas: Didio (02) e Gilce (01). O próximo compromisso do Master é sábado dia 09/08/2014 na cidade de Ibicaré a partir das 15h:30min contra o master daquela cidade. 

Deputado Reno Caramori (PP) exalta a competência dos criadores

O deputado Reno Caramori (PP) utilizou seu espaço na tribuna na manhã dessa quarta-feira (06/08) para, mais uma vez, exaltar a competência dos criadores no que se refere ao aperfeiçoamento da qualidade genética dos diversos rebanhos catarinenses, comprovado através de exposições e leilões realizado no Estado. Caramori referiu-se, nessa oportunidade, ao XIIº Leilão da Fazenda Santa Tecla, realizado em 19/07, em Abelardo Luz e ao 3º Show de Genética da Cabanha Caçador realizado naquele município, em 26/07, no Parque das Araucárias.                No Leilão da Cabanha Santa Tecla, de propriedade de Jamil Deud Junior, foram comercializados 38 animais, entre touros e novilhas Charolês e 06 potros crioulos, o que gerou um faturamento total de R$274.960,00, com preços estabilizados na média de mercado de cada categoria.                 O Show de Genética da Cabanha Caçador apontou a venda de 67 animais, arrecadando o valor total de R$409.880,00. No evento foram vendidos 28 touros Angus, 02 cavalos Crioulo, 01 cobertura, 14 éguas, 05 vacas e 06 touros da raça Charolês,06 vacas Angus,  05 embriões 

02/08/2014

Alexandre Braggio vai substituir Reno

Coube ao administrador Alexandre Braggio (PP), presidente da Juventude Progressista de Caçador, a tarefa de substituir o deputado estadual Reno Caramori (PP) nas eleições de 2014. A busca pelo substituto iniciou logo após a desistência de Reno em concorrer ao sétimo mandato. Braggio, que atualmente reside em Florianópolis, respondeu cinco perguntas da coluna sobre a sua candidatura: 



1 - Gostaria que falasse um pouco de você e da sua trajetória profissional e política?

Eu sou Alexandre Braggio, filho de Ismael Luiz Braggio e Rosane Aparecida Braggio, sou natural de Caçador, na minha infância morei no Bairro Berger onde estudei no Colégio Henrique Julio Berger do pré-escolar até a 7ª série, depois nos mudamos para o Bairro Paraíso e passei a estudar no Colégio Paulo Schieffler, da 8ª série até o 3º ano do 2º Grau. Sempre fui envolvido com esporte, representando o município em jogos em diversas modalidades (Futsal, Futebol de Campo, Atletismo, Vôlei de areia, Voleibol, Badminton). Sou formado em Administração de Empresas pela UnC e tenho MBA -Gestão Empresarial pela UNIARP. Na vida pública, sou filiado e simpatizante do Partido Progressista desde 2003, onde sempre trabalhei como voluntario, nas campanhas políticas apoiando candidatos que eu acreditava que tinham melhores propostas e capacidade para realiza-las. Em 2004 trabalhei na prefeitura de Caçador no Governo Saulo e Lucir, comecei na ouvidoria, porem o destaque maior veio quando fui chamado para fazer parte da equipe do IPPUC, onde era responsável pela captação de recursos para viabilização das obras no nosso município, onde pude ajudar o prefeito Saulo a buscar estes recursos, acompanhar os investimentos e prestações de contas. E agora este ano assumi a Presidência da Juventude Progressista de Caçador.

2 - Como se deu o processo para substituir o deputado Reno Caramori (PP)?

  Não diria que foi um processo de substituição, pois parece soar como algo forte. Prefiro tratar da maneira que com as prioridades do Deputado Reno, não serem hoje ser candidato, o Partido Progressista precisava de novos nomes, o meu nome surgiu como de muitos outros, dai então o ajuste foi natural e dinâmico, sem desgaste qualquer.

3 - Como será a sua campanha, além de Reno e do PP, quais partidos estarão contigo nesta caminhada?

  A minha campanha terá o total apoio do nosso Deputado Reno, temos o apoio do Deputado Federal que mais trouxe verbas para o nosso estado o Deputado Pizzolatti, e também temos o apoio do PP d Caçador. Já estamos conversando com correligionários do Partido na Região e pelo Estado, vamos procurar nossos amigos de outros partidos também para esta aproximação, e é claro a nossa juventude está focada e ansiosa para ir a campo na busca de voto. Voto este consciente e de responsabilidade assim como todos da executiva da Juventude Progressista são, jovens este que estão no projeto de renovação, de uma nova forma de fazer política. E tenho certeza que vamos juntos fazer o melhor para nosso município e Estado.

4 - Qual a sua proposta de trabalho para a campanha que já começou?

A nossa proposta de trabalho é focada na renovação. Renovação está não somente de políticos, mas sim de trabalho. Queremos e vamos trabalhar cada problema da melhor forma possível, vamos dividir em graus de Alta, média e baixa complexidade. E assim tratar de soluções de curto, médio e longo prazo. Focando no resultado, onde temos a certeza de que a inovação para resolver problemas antigos é o caminho!

5 - Substituir Reno Caramori é um projeto de momento ou você tem outras pretensões políticas.


Substituir o Deputado Reno Caramori, antes de tudo é uma honra, porem com uma responsabilidade muito grande, pois o Deputado é um dos poucos homens públicos que ninguém pode falar nada de ruim, pois não tem processo algum por corrupção ou qualquer outro problema de ficha suja essas coisas. Aprendi muito com ele neste meu caminho ate hoje aqui. Este projeto é focado em fazer o melhor para chegar a Deputado Estadual, o mundo hoje em dia é muito dinâmico e temos que estar preparados, eu me preparei junto ao Deputado Reno para quando surgisse está oportunidade poder agarra-la e é o que estou fazendo. Com relação ao futuro isso depende muito do momento e do que o Partido Progressista precise do Alexandre. Estou aqui antes de tudo para ajudar a levar nossa ideia de fazer política com responsabilidade, transparência e inovação!

Fonte: http://www.diariocacadorense.com.br/colunistas/osni-ribeiro-mello/1077-o-mercado-e-as-eleicoes

01/08/2014

Fraiburgo sedia etapa Centro-Oeste da Olesc



Uma boa notícia para os amantes do esporte: o município de Fraiburgo, sediará, entre 29 de agosto e 2 de setembro, a etapa centro-oeste das Olimpíadas Escolares de Santa Catarina (Olesc). De acordo com o integrador esportivo da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), Fernando Ribeiro, a oportunidade de sediar a Olesc surgiu após o município de Ituporanga desistir da ideia de abrigar o evento.   “Tomamos a decisão em conjunto: Fesporte, Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Videira e administração municipal. Agora estamos trabalhando para realizar um grande evento e ter bons resultados”, declarou. A Fesporte se responsabiliza pela organização e por todas as despesas de alimentação e hospedagem de arbitragem, além do material desportivo. Já o município disponibiliza espaços para alojamento das delegações e infraestrutura necessária para as disputas dos jogos.   O secretário regional de Videira, Evandro Colle, explicou que a vinda da Olesc para a região é muito positiva. “Mais do que colocar Fraiburgo em destaque no cenário esportivo estadual, o evento vai colaborar com a economia local, já que serão centenas de estudantes circulando e conhecendo o município”. Participam da Olesc as SDRs de Joaçaba, Campos Novos, Videira, Caçador, Curitibanos, Ibirama, Rio do Sul, Lages, Taió e Ituporanga. A estimativa é que aproximadamente mil pessoas, entre atletas e organizadores participem do evento.  Disputam a etapa Centro-Oeste estudantes entre 12 e 14 anos. Os jogos serão realizados no centre de eventos Arena Multiuso Fraiburgo.

Fraiburgo conquista quatro medalhas nos Joguinhos Abertos com o Xadrez

A equipe de xadrez de Fraiburgo conquistou quatro medalhas na fase Estadual dos 27º Joguinhos Abertos de Santa Catarina, que aconteceram em Caçador entre os dias 26 a 31 de julho. A competição reuniu os melhores enxadristas do Estado e até alguns do país na categoria até 19 anos. As equipes disputaram três torneios: Xadrez Pensado (4 horas de partida), Xadrez Rápido (partidas de 32 minutos) e Xadrez Relâmpago (partidas de 10 minutos).   No xadrez pensado por equipes, os meninos ficaram na 8ª colocação entre 26 participantes e o feminino ficou com a 7ª colocação entre 23 equipes. O destaque nesse torneio foi o empate das meninas em 2 x 2 com a fortíssima equipe de Concórdia, que foi vice-campeã da competição e conta com duas campeãs Brasileiras.  Já as medalhas foram conquistadas nos torneios individuais com os enxadristas Ruan Lucas Alves Gonçalves e Nathalia Recalcati Crestani, sendo que Nathalia conquistou uma PRATA no Relâmpago e

Ruan levou para casa três medalhas (PRATA no Relâmpago, BRONZE no Rápido e BRONZE no Pensado). Apenas para ter ideia do nível técnico da competição, os principais adversários de Ruan, foram contratados por Joinville e Floripa sendo um de São Paulo e outro do Paraná. A equipe Fraiburguense foi formada por 13 enxadristas.   Os professores Juliano Zonta e Thaís Moraes Zonta acompanharam as equipes e comentaram: “Estamos muito felizes com os resultados, apesar de sabermos que poderíamos ter ido melhor. Temos uma equipe jovem com muitas renovações e mesmo assim fomos a melhor modalidade de Fraiburgo na competição. Certamente essas equipes ainda nos trarão muitas alegrias. Continuamos os treinamentos já pensando no Campeonato Mundial na África do Sul e na Olesc em Criciúma, ambos no final de setembro”.