16/12/2014

Cersão (PMDB) é o novo presidente

Câmara Municipal de Fraiburgo elegeu sua nova diretoria para 2015/2016

O novo presidente da Câmara Municipal de Fraiburgo
Para esta eleição foram apresentadas duas chapas distintas e a chapa vencedora tem Gerson de Matia (PMDB) como presidente.   A chapa de número um, intitulada oposição ao governo municipal foi encabeçada pelo vereador Gerson de Matia (PMDB) "Cersão" – presidente, como vice o vereador Oracir Ferreira de Deus (PP), José Waldir Dias Chechi (PMDB) "Juca" primeiro secretário e Josiel da Silva (PSC) segundo secretário.   Na composição da chapa dois, intitulada “base governista”, o vereador Rodrigo de Lara (PSD) concorria a presidente, Valcir rezzadori (PSD) Vice-presidente, e Francisco Maciel da Silva o Chiquinho do hospital (PPS), primeiro secretário e o ex-presidente da casa José Darcy Soares França (PPS) como segundo secretário. A vitória foi de 7 a 4 para chapa um que recebeu votos dos seguintes vereadores, Bazuca, Gabriel, Josiel, Oracir, Paulo Santos, Juca Cechi, Gerson. A nova mesa diretora da Câmara de vereadores de Fraiburgo assumirá a partir de primeiro de Janeiro do ano de 2015.
 Nova mesa  diretora Josiel (PSC)  Juca (PMDB) Cersão (PMDB) Oracir (PP)
Esta eleição demonstrou que o parlamento municipal optou em atuar como um poder verdadeiramente independente. A administração municipal que no biênio que se encerra tinha maioria de representantes na casa de leis termina este mandato perdendo a eleição ao grupo de oposição.  No discurso após a vitória Cersão promoveu um roteiro de coalizão e dissertou como um moderador, parabenizando o antigo presidente e pedindo a colaboração de todos no ano que vem.
   
A Presença de grande público durante a eleição da nova diretoria- no detalhe; Ivens Negão (DEM) e Nei Gomes (PCdoB) ambos prestigiando a noitada de definição política 




15/12/2014

Morre Gerson conhecido como filho do "Pelo duro"

Comunicamos com profundo pesar o falecimento Senhor Gerson Duarte Valentin, 48 anos. (Mais conhecido por Filho do Pelo Duro).  Ocorrido às 10h30min desta segunda-feira no Hospital de Fraiburgo. Morador do Bairro Jardim América. Deixa: Filhos, Pais, irmãos, sobrinhos demais parentes e amigos. Seu corpo será velado na Capela Mortuária da Igreja Católica do Bairro São José até 06h00 da manhã desta terça-feira. Igualmente, convidam parentes, amigos e pessoas de suas relações para Celebração da Esperança que será realizada as 09h30min desta terça-feira na Igreja de Linha Paulina – Iomerê seguindo logo após para o sepultamento no cemitério daquela Localidade. 

Pedro Lopes continua firme rumo a São Paulo

A assessoria familiar do atleta Pedro Lopes informou que: "Dia 13 ele estava em Papanduva. Hoje 15/12 está no Campo do Tenente , a 80 km de Curitiba". Continua firme em seu propósito de chegar em São Paulo a pé.

12/12/2014

Mulher é presa por furto de eletrônicos

POLÍCIA MILITAR REALIZA RECUPERAÇÃO DE OBJETOS FURTADOS E PRISÃO DE AUTOR DE FURTO A ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS DE FRAIBURGO


Na manhã de hoje (12/12) a Polícia Militar de Fraiburgo realizou a prisão de E.C., pela pratica de furto a estabelecimentos comerciais de Fraiburgo perpetrados durante o dia de ontem (11/12).    A referida agente teria furtado duas lojas de confecções/vestuário e uma loja de informática de onde subtraiu vestido, iPhone e Notebook. Diante das descrições repassadas pelas vítimas buscou-se junto as imagens do sistema de vídeo monitoramento onde resultou na identificação da agente e na identificação do seu veículo sendo esta encontrada na manhã de hoje (12/12) numa Loja Operadora de Celular na cidade de Lebon Régis quando realizava a ativação do aparelho (iPhone) furtado.  Diante dos fatos a agente foi detida sendo encaminhada, junto com os objetos recuperados, a Central Regional de Plantão Policial de Caçador (Regional de circunscrição sob Lebon Régis) para as providências cabíveis.



11/12/2014

Reitor Adelcio formaliza cumprimentos pelo transcurso do dia do arquiteto e urbanista

O Reitor da Uniarp e Presidente da Associação Caçadorense de Imprensa (ACIJO), Prof. Pós-Dr. Adelcio Machado dos Santos, formalizou cumprimentos pelo transcurso do dia Dia do Arquiteto e Urbanista.  Explica o Reitor Adelcio que a profissão de arquiteto e urbanista é regulamentada pela Lei nº 12.378, de 31 de dezembro de 2010. Em consonância com o art. 2º “As atividades e atribuições do arquiteto e urbanista consistem em: I - supervisão, coordenação, gestão e orientação técnica; II - coleta de dados, estudo, planejamento, projeto e especificação; III - estudo de viabilidade técnica e ambiental; IV - assistência técnica, assessoria e consultoria; V - direção de obras e de serviço técnico; VI - vistoria, perícia, avaliação, monitoramento, laudo, parecer técnico, auditoria e arbitragem; VII - desempenho de cargo e função técnica; VIII - treinamento, ensino, pesquisa e extensão universitária; IX - desenvolvimento, análise, experimentação, ensaio, padronização, mensuração e controle de qualidade; X - elaboração de orçamento; XI - produção e divulgação técnica especializada; e XII - execução, fiscalização e condução de obra, instalação e serviço técnico.”   Ainda de acordo com a Resolução nº 2, de 17 de junho de 2010, que dispõe sobre as Diretrizes Curriculares do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo, no art. 2º, § 1º, “a proposta pedagógica para os cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo deverá assegurar a formação de profissionais generalistas, capazes de compreender e traduziras necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidade, com relação à concepção, à organização e à construção do espaço interior e exterior, abrangendo o urbanismo, a edificação, o paisagismo, bem como a conservação e a valorização do patrimônio construído, a proteção do equilíbrio do ambiente natural e a utilização racional dos recursos disponíveis.”    Por fim, Adelcio destaca a relevância do labor dos e das profissionais da Arquitetura e Urbanismo para o desenvolvimento socioeconômico do Brasil.


Escritora fraiburguense lança livro de poesias

 Carolina Franceschi Vieira participou também de encontros literários em escolas

A escritora fraiburguense Carolina Franceschi Vieira lançou o livro A luz de cada dia, uma antologia poética, no dia 4 de dezembro, no Centro Cultural Egon Frey, em Fraiburgo. A autora também promoveu encontros literários em escolas e associações da região para promover o hábito da leitura e destacar a importância da poesia.

Desde muito pequena, Carolina lia e escrevia pequenas histórias. Para ela, livros e infância confundem-se. “Não me lembro bem quando comecei a escrever, mas dois momentos importantes remetem-me a essa paixão: quando, pela primeira vez, li um livro sozinha, e quando fizeram uma exposição na escola com narrativas produzidas pelos alunos. Lembro de achar o máximo ficar no canto observando as pessoas lerem e comentarem a minha história”, comenta.

Em sua primeira publicação, a escritora caminha no desenvolvimento de um olhar mais profundo e sensível sobre o mundo. A obra, bilíngue, reúne poesias que abordam a beleza que o cotidiano esconde, nos sentimentos e situações mais corriqueiros.

Encontros literários para todas as idades

A escritora participou ainda de uma série de encontros com crianças, jovens e adultos de escolas e associações fraiburguenses, para estimular a leitura. As escolas Eurico Pinz, São Miguel, Arnoldo Frey, São José e Cefrai, a APAE Fraiburgo, o Centro de Desenvolvimento Vida e a empresa Renar Maçãs receberam a visita de Carolina.

Durante os encontros, os participantes contaram com um bate-papo sobre o hábito da leitura. Entre os assuntos abordados, a escritora falou sobre a história da literatura, a importância da poesia e deu dicas para aqueles que desejam começar a ler habitualmente. Além disso, foram recitadas poesias da obra e de outros autores que influenciaram a poesia de Carolina. 


A publicação da obra é um projeto realizado pelo Centro Cultural Egon Frey com apoio do Programa de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura. Conta com o patrocínio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, Big Bom Supermercados, Bragagnolo e Divosul. O apoio cultural é de Rádio Fraiburgo, Rota da Amizade, Renar Pomifrai, Adsive, Poetria e Prefeitura Municipal de Fraiburgo. Além da Terra da Maçã, o livro também foi lançado em Curitiba, no dia 11 de dezembro.

Vereador Cersão (PMDB) faz reivindicações em Florianópois

No dia 10 de dezembro o vereador Gerson de Matia, Cersão (PMDB) esteve em Florianópolis-SC com Dr Mario Vicente no  gabinete do Deputado Valdir Cobalçchini (PMDB)  revindicando ações para o Município de Fraiburgo-SC, em especial na área de Segurança Pública solicitando aumento do efetivo para Polícia Civil e Policia Militar, como também outras providências na área social. O Deputado Cobalchini reitera o seu compromisso  com a cidade de Fraiburgo e  reafirma que as portas de seu gabinete sempre estarão abertas.

Pedro Lopes inicia seu projeto pé na estrada

Iniciou hoje (11/12) às 10 horas a caminhada do atleta Pedro Lopes (54)  rumo a corrida de São Silvestre em São Paulo.  O Diferencial é que o atleta fará o trajeto de 800 quilômetros a pé.  Calcula-se que ele conseguirá fazer este percurso em 16 dias.   Ao longo destes dias ele deflagrará uma campanha de PAZ NO TRÂNSITO e passará por inúmeras cidades deixando sua mensagem.   A caminhada foi iniciada após um coquetel para imprensa e apoiadores  nas dependências  Super VIZA.  Destaque para a presença do Prefeito da cidade de Monte Carlo em exercício: Osmar Marques que fez questão de abraçar o amigo e lhe desejar sucesso.    Pedro lopes enviará pela internet videos e fotos de sua jornada e a imprensa regional estará divulgando com freqüência a sua odisseia.