22/12/2014

Um pouco do povo brasileiro

Segundo pesquisa do instituto Datafolha sobre as inclinações ideológicas da população brasileira, o brasileiro médio possui valores comportamentais de direita, mas manifesta acentuadas tendências de esquerda no campo econômico.

Os entrevistados responderam a perguntas sobre 16 temas; 41% deles deram respostas identificadas às ideias de esquerda, enquanto 39% deles deram respostas identificadas com os valores da direita.
Quase 70% dos brasileiros defendem que o governo deve ser o principal responsável pelo crescimento econômico do país; 58% entendem que as instituições governamentais precisam atuar com força na economia para evitar abusos das empresas; 57% dizem que o governo tem obrigação de salvar as empresas nacionais que enfrentam risco de falência e 54% associam a CLT mais à defesa dos trabalhadores do que à ideia de empecilho ao crescimento das empresas.

Todas essas visões coincidem com a política econômica defendida por partidos historicamente ligados à esquerda, como o PT. Nas questões de comportamento, no entanto, o brasileiro mostra-se mais à direita do que à esquerda (numa proporção de 49% à direita e 29% à esquerda): quase 90% acham que acreditar em Deus torna alguém melhor e 83% são a favor da proibição das drogas, ideias essas historicamente defendidas por partidários da direita.

Ainda segundo a pesquisa, 88% dos brasileiros com ensino superior são contra o governo atual do PT. O desvio de verba e a escassez de incentivos ao desenvolvimento presente no governo de Dilma Roussef são entendidos como principais motivos para esta "rejeição" vinda de entrevistados com maior escolaridade.

O percentual de pessoas identificadas com a esquerda aumentou significativamente em dois meses – de 4%  para 10% na esquerda e de 26%  para 31% na centro-esquerda – devido à inclusão de temas econômicos na sondagem. Entre os 10% que são identificados com a esquerda a média de idade é de 35 anos.  A idade aumenta conforme a ideologia se distancia da esquerda; os de centro-esquerda têm média de 38 anos, os de centro têm média de 39, os de centro-direita têm média de 41 e os de direita têm média de 46.

No quesito escolaridade, o grupo da esquerda é o único onde mais de 20% das pessoas possui formação superior e o que possui o menor número de pessoas com formação fundamental (30%).  Na direita, por sua vez, 52% tem formação fundamental.  Por outro lado, este grupo reúne a maior parcela de pessoas com renda familiar mensal acima de R$ 6.780 na comparação com os outros quatro grupos.

Ao mesmo tempo, reúne a maior parcela de pessoas com renda de até R$ 1.365.7 A esquerda é um pouco mais intensa no Nordeste e um pouco menos intensa no Sul; com a direita ocorre o oposto.

Segundo pesquisa anterior do mesmo instituto, a inclinação ideológica da população tem pouca influência na hora do voto, visto que a presidente Dilma Rousseff do PT, de esquerda, liderou a intenção de voto no ultimo pleito entre eleitores identificados com a direita e a centro - direita.

19/12/2014

Reitor Adélcio relata as conquistas de 2014

O Reitor da Uniarp e Presidente da Associação Caçadorense de Imprensa (ACIJO), Prof. Pós-Dr. Adelcio Machado dos Santos, relatou os mais importantes avanços do ano de 2014. 

Em primeiro lugar, o conceito 3 (três) no Índice Geral de Cursos (GC), indicador dado à  luz pelo Ministério da Educação para definir qualidade educacional. Com este quociente, a instituição assegura o seu “status” universitário.   Texto do Ministério da Educação projeta luz sobre este conceito: “O IGC é um indicador de qualidade que avalia as instituições de educação superior.  Ele é calculado anualmente, considerando: 1. a média dos últimos CPCs disponíveis dos cursos avaliados da instituição no ano do cálculo e nos dois anteriores, ponderada pelo número de matrículas em cada um dos cursos computados; 2. a média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu atribuídos pela CAPES na última avaliação trienal disponível, convertida para escala compatível e ponderada pelo número de matrículas em cada um dos programas de pós-graduação correspondentes; 3. a distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino, graduação ou pós-graduação stricto sensu, excluindo as informações do item II para as instituições que não oferecerem pós-graduação stricto sensu. Como o IGC considera o CPC dos cursos avaliados no ano do cálculo e nos dois anos anteriores, sua divulgação refere-se sempre a um triênio, compreendendo assim todas as áreas avaliadas, ou ainda, todo o ciclo avaliativo.”


16/12/2014

Cersão (PMDB) é o novo presidente

Câmara Municipal de Fraiburgo elegeu sua nova diretoria para 2015/2016

O novo presidente da Câmara Municipal de Fraiburgo
Para esta eleição foram apresentadas duas chapas distintas e a chapa vencedora tem Gerson de Matia (PMDB) como presidente.   A chapa de número um, intitulada oposição ao governo municipal foi encabeçada pelo vereador Gerson de Matia (PMDB) "Cersão" – presidente, como vice o vereador Oracir Ferreira de Deus (PP), José Waldir Dias Chechi (PMDB) "Juca" primeiro secretário e Josiel da Silva (PSC) segundo secretário.   Na composição da chapa dois, intitulada “base governista”, o vereador Rodrigo de Lara (PSD) concorria a presidente, Valcir rezzadori (PSD) Vice-presidente, e Francisco Maciel da Silva o Chiquinho do hospital (PPS), primeiro secretário e o ex-presidente da casa José Darcy Soares França (PPS) como segundo secretário. A vitória foi de 7 a 4 para chapa um que recebeu votos dos seguintes vereadores, Bazuca, Gabriel, Josiel, Oracir, Paulo Santos, Juca Cechi, Gerson. A nova mesa diretora da Câmara de vereadores de Fraiburgo assumirá a partir de primeiro de Janeiro do ano de 2015.
 Nova mesa  diretora Josiel (PSC)  Juca (PMDB) Cersão (PMDB) Oracir (PP)
Esta eleição demonstrou que o parlamento municipal optou em atuar como um poder verdadeiramente independente. A administração municipal que no biênio que se encerra tinha maioria de representantes na casa de leis termina este mandato perdendo a eleição ao grupo de oposição.  No discurso após a vitória Cersão promoveu um roteiro de coalizão e dissertou como um moderador, parabenizando o antigo presidente e pedindo a colaboração de todos no ano que vem.
   
A Presença de grande público durante a eleição da nova diretoria- no detalhe; Ivens Negão (DEM) e Nei Gomes (PCdoB) ambos prestigiando a noitada de definição política