01/01/2015

Pedro Lopes cumpre promessa e representa Fraiburgo na São Silvestre

Como havia planejado o atleta Fraiburguense repórter e jornalista Pedro Cremil Lopes cumpriu sua palavra caminhando a pé até São Paulo e participando da corrida de São Silvestre.      Segundo alguns familiares e por nota no facebook ele já se encontra  em viagem e pretende contar suas histórias quando chegar à cidade da maça.  Para muitos ele foi um herói que levou o nome da cidade e pediu paz no trânsito, para outros um excêntrico, mas que recuperou a sua credibilidade ao fazer o que muitos julgavam quase impossível.   Sua mensagem ecoou pelos quatro cantos e foi registrada pela imprensa de vários municípios da união.    O Esforço e a força de vontade serviram de incentivo para muitos jovens que estão começando, pois aos 54 anos esta tarefa não é considerada por especialistas como fácil.  Pedro Lopes deve chegar nesta sexta feira e deve emitir nota oficial a imprensa.

28/12/2014

PMDB de Fraiburgo indicará Nelmar Pinz para Secretário da Regional de Videira

Nelmar Pinz recebeu  22 votos do diretório
Dia 23 de dezembro de 2014 (Terça-feira) às 20 horas na sala de reunião do SITRAIPEL foi reunido o diretório do PMDB de Fraiburgo e realizado a escolha do nome que será indicado pelo PMDB ao cargo de Secretário Regional de Videira.  Após a eleição do atual governador, em (2010), os peemedebistas da região acordaram que o Secretario seria dois anos para Videira e os outros dois para Fraiburgo. Rui informa que ele não era presidente e que não participou desse acordo, mas sabe que  ele não foi cumprido. A avaliação do desempenho do secretario atual é uma unanimidade nos sete municípios:com conceito péssimo. No ponto de vista de alguns políticos: "Videira se acha dona da Secretaria", os demais seis municípios se reuniram por várias vezes e ficou decido o seguinte; 1º O titular da Secretaria ou Agência tem que ser do PMDB; 2º O Secretario ou Agente não deverá mais ser de Videira; 3º Caso a Secretaria ou Agência fique com o PMDB, o titular seria dois anos para Fraiburgo e dois anos para Tangará. A ordem não foi decidida. Como esperar não é saber decidiu-se, que ainda nesse ano Fraiburgo e Tangará escolheriam um nome para ser comunicado ao Presidente da estadual do PMDB, Valdir Cobalchini. Na reunião local, numa disputa acirrada o Pinz foi escolhido com dois votos a mais que o Beto. Segundo o Presidente do PMDB de Fraiburgo Rui Batagelo foi só Isso  que aconteceu.   Videira ainda não tomou posição em relação a isso.  Houve uma reunião com o Presidente Carboni e outra com o Prefeito Carelli.      Chegou ao conhecimento da nossa redação que a diferença teria sido de um voto pró Nelmar Pinz e que Beto Ferreira havia recebido 20 votos.   Segundo a presidência do partido: “Houve uma confusão porque havia duas urnas. Agora para se chegar a um consenso sobre esse resultado (20 e 21 ou 20 e 22) entre os membros do Diretório jamais vai acontecer”. A escolha foi considerada pela maioria como muito equilibrada.  Foi uma reunião concorrida, faltaram apenas cinco membros titulares. Destes apenas um não justificou a ausência.  O recado das urnas é o seguinte, não há um candidato soberano, absoluto no partido (PMDB), ninguém é unanimidade, sendo assim há nas entrelinhas um espaço que pode ser ocupado por uma nova liderança que venha oxigenar e unir o partido.

27/12/2014

Final de ano é tempo de agradecer

Sempre que você sentir necessidade de agradecer, agradeça a você também. Egoísmo? Não. É gratidão e reconhecimento com a única pessoa responsável por tudo que acontece com você. Nada de bom ou ruim te acontece se você não permitir. Achar culpados e heróis, É perda de tempo, pense você é o responsável. Ah! E Deus? Não é ele que decide tudo? Sim, mas você decide de que forma ele vai agir em sua vida. Você que decide se ele te orienta ou lhe pune. Se você parar e analisar você vai entender o meu ponto de vista.  Você poderá até dizer “eu não tenho sorte”.  Eu te pergunto, você joga? Você arrisca? Se me disseres não progrido no trabalho, Lhe pergunto você já procurou outro? Assim é tudo na vida, você é que é o responsável.  Portanto, quando der um muito obrigado dirija-se a sua pessoa também, e se outra pessoa te ajudou, foi você que deu oportunidade a ele, sem sua decisão nada acontece. E tenha também a mesma conduta ao procurar os culpados para fatos que te ocorreram, pois foi também você quem deu a oportunidade deles entrarem em sua vida.  Se pensarmos assim teremos um mundo mais justo e feliz, pois cada um irá se preocupar com seus atos e procurar fazer o melhor, para ter o melhor.   Obrigado aos leitores da minha coluna no jornal, aos leitores do meu blog de opinião, aos amigos por compartilharem as suas descobertas, a classe política por acreditarem no meu trabalho.   Boas festas e um ano novo com muitas conquistas.  Obrigado.

Sindicato reúne professores para avaliar prejuízos em edital

Aconteceu dia 13 de dezembro às 15 horas na sala de reunião do SITRAIPEL em Fraiburgo - SC uma reunião com membros da diretoria do SINTSER, Professores, assessoria de imprensa e assessoria jurídica para discutir diversos assuntos de interesse da classe trabalhadora municipal.   Entre os assuntos, o principal foi atender a reivindicação dos professores efetivos com relação ao edital de remoção, que na analise da entidade foi lesivo aos concursados.  No segundo plano foi o de apresentar o layout do site da entidade que está sendo desenvolvido pela SEPIX de Capinzal –SC.    No decorrer da apresentação várias sugestões foram apresentadas, como: Incluir link com respostas de perguntas mais frequentes, a produção de um Folder explicativo com a função de divulgar de forma institucional o Sindicato, incluir mais orientações de como proceder para receber certificados de cursos.   Durante a reunião o presidente explicou como está sendo feito o balanço das contabilidades anteriores e relatou também que contratou a empresa DUCONT para verificar as eventuais discordâncias de informações.    O Presidente Seidel afirmou que realizará através de notificação protocolada um pedido para que as prefeituras

forneçam informações de quanto recolheram nos anos anteriores para o sindicato.   Informado por um servidor que existem vários exemplares de um “Manual do Servidor” na prefeitura de Fraiburgo, o grupo decidiu solicitar alguns exemplares para distribuição entre os associados.  Via oficio a diretoria resolveu solicitar a Prefeitura de Fraiburgo a relação de funcionários comissionados e efetivos.   O balanço dos encontros mostra que após três reuniões muitas medidas já foram tomadas: manifestações de pais através de abaixo assinados em defesa da melhoria da qualidade do ensino infantil, foi protocolado vários processos administrativos com medidas diversas. Em síntese q classe docente avalia que tiveram inúmeros prejuízos com esse edital como, por exemplo: o impedimento de efetivo poder se inscrever para ACT,  proporções de professores auxiliares de sala mais alto que acabam tirando a vaga do efetivo em detrimento da qualidade de ensino.


Aposentadoria segundo Ari Antonio Guindani

Em 11 de dezembro de 1972, cheguei aqui em Fraiburgo com o objetivo de estudar técnico agrícola. Por influência do saudoso Pe. Biagio Simoneti e de alguns professores da época, acabei me formando técnico em contabilidade.       Estudava à noite e para me sustentar naquele início de jornada, durante o dia, exercia a atividade de servente de pedreiro. Aquela experiência como trabalhador braçal, me mostrou que pelo meu biotipo franzino, eu não aguentaria aquelas tarefas e que aquilo não era para mim. Pela primeira vez na minha vida, e ainda criança, tive que tomar uma decisão sozinho.    Assim procurei emprego num escritório onde o ambiente seria mais propício ao meu biotipo. Foi assim, que em março de 1973, conheci o Dr. Flávio José Martins, na época Diretor-Presidente de uma grande empresa de nossa cidade. Foi ele que me deu a primeira oportunidade de trabalho. Isso mudaria para sempre a minha vida.   Desde então não saí mais de dentro do escritório. Me formei Técnico em Contabilidade e daí em diante exerci as atividades de Contador, Professor, Auditor, Consultor e Empresário. Fui por diversos anos secretário municipal de administração e finanças de nosso município, cargo que me orgulha muito e que me deu a grande experiência profissional que me proporcionou obter o conhecimento técnico da administração pública do nosso país.  Foram 42 anos de trabalho intenso e bem sucedido.  
Neste mês de dezembro de 2014 (dezembro de novo na minha vida), as coisas estão um pouco diferentes para mim.  Em 20/11/2014 - data especial para mim e para a minha esposa pois comemoramos aniversário de casamento - dei entrada em meu processo de aposentadoria e para a minha surpresa ele teve um desfecho fulminante e já em 03/12/2014 recebi a resposta: APOSENTADO.   Assustei-me. As pessoas buscam esse dia intensamente e trabalham uma vida inteira para isso acontecer. Quando chega o grande dia, deveríamos soltar foguetes e estourar chapagne, mas "a ordem para parar de ir trabalhar no escritório", não é facilmente assimilada. Meu cérebro não aceita. Acordar pela manhã e se preparar para ir ao trabalho é tão natural que, quando procuro a chave do escritório e não a encontro, lembro que eu a devolvi e que eu não preciso mais ir lá. Fica um vazio que perdura o dia todo. A ideia de abandono, imprestabilidade e inutilidade não sai da cabeça.
  
E agora? Não sei a resposta ainda.

Neste momento único e de transição por que venho passando, eu não poderia deixar de fazer um agradecimento todo especial e carinhoso à Senhora ALDANI DA ROCHA FREY e aos seus filhos. Esta empresária me estendeu a mão no momento mais difícil de toda a minha vida e esta atitude me reergueu. D. Aldani: de tudo e por tudo digo-lhe do fundo de meu coração “MUITO OBRIGADO”.   Também preciso dizer muito obrigado a todas as pessoas que me ajudaram até aqui.   Para a minha velhice, pretendo atuar como corretor de imóveis, atividade que aprendi a gostar e que é extraordinária. Talvez ela não vai me deixar ficar dentro do escritório. Vamos esperar para ver.


Um Abraço a todos e boas festas