30/01/2015

Reitor Adélcio defende valorização da imprensa regional

O Reitor da Uniarp e Presidente da Associação Caçadorense de Imprensa (ACIJO), Prof. Pós-Dr. Adelcio Machado dos Santos, defende a importância da imprensa regional.
Para Adelcio, o movimento na sociedade atual é acelerado e a necessidade de atualização é permanente, portanto faz-se imprescindível que a notícia conte com peculiaridades regionais, evitando-se a homogeneização das matérias oriundas das agências internacionais.
De forma constante nova informações derrubam velhas certezas, implodem certezas, reformulam leis, modificam hábitos e costumes, alteram políticas, ou seja, as informações se descolam velozmente por todo o mundo, exigindo a adoção de rápidas decisões por parte das pessoas.Todos necessitam estar em constante estado de aprendizagem para que possam sempre responder a essa demanda da sociedade da informação.
A formação do conhecimento constitui-se em investimento fundamental nos países desenvolvidos, e recebe cada vez mais destaque nas organizações. O retorno que um país ou uma organização obtém sobre o conhecimento representa um fator determinante de sua competitividade.
Por conseguinte, em um grau cada vez maior, o conhecimento se torna decisivo para o sucesso econômico e social de uma organização, bem como a precípua disparidade entre países e organizações diz respeito à capacidade de produzir conhecimento.
Isso significa que o conhecimento se transformou em um elemento fundamental da dinâmica da nova ordem mundial: conhecimento e informação são recursos estratégicos e os agentes transformadores da sociedade.
Conclui Adelcio que os veículos de comunicação regional se inserem no contexto do desenvolvimento socioeconômico, visto que veiculam informações estratégicas.