14/04/2015

Quem será o próximo prefeito de Fraiburgo


Faltando ainda quase um ano e sete meses para a próxima eleição em Fraiburgo já encontramos os formadores de opinião de plantão fazendo suas apostas.   Em cada partido já aparece no mínimo dois nomes os quais foram escolhidos pelos palpiteiros de plantão , com exceção do PSC e do PR que os palpiteiros apontaram  um único nome para cada bandeira.   Para melhor ilustrar nossa matéria opinativa resolvemos publicar os nomes mais citados pelos palpiteiros e aguardar as reações dos leitores.  A regra foi muito simples identificar de forma mais espontânea ( ouvindo opiniões)  possíveis nomes em ascensão e que estão de forma repetitiva nos comentários populares,  identificamos com foto , identificamos o partido e fizemos um comentário sobre cada citado sob a ótica do jornalista,  não dos partidos.  ( A ordem não indica prefeito e vice todos estão capacitados a vaga maior).
 
Gerson de Matia e Gabriel Fantin
PMDB, com as constantes desavenças entre Nelmar Pinz e Beto Ferreira dentro do partido,  acabaram deixando a dupla de fora da minha escolha, até porque os dois anunciaram publicamente que mudaram para Florianópolis e ainda não tenho a confirmação de que estarão morando em Fraiburgo durante a eleição em 2016.  Os escolhidos foram o Presidente da câmara Gerson de Matia e o sindicalista Gabriel Fantin, ambos com larga experiência no legislativo e com o nome em franco crescimento dentro do partido e esta dupla representa bem a sigla e tem condição de retomar o espaço perdido pelo o grupo peemedebista nas ultimas eleições.  

Juliano Cesar Costa e Oracir Ferreira de Deus
Partido Progressista - PP, os escolhidos foram Juliano Cesar Costa e Oracir Ferreira de Deus.   Juliano é ex-vereador e  o atual Vice prefeito de Fraiburgo e Oracir sindicalista de muitos mandatos e é o vice presidente na câmara municipal e por várias vezes foi reeleito vereador.  Ambos trazem em seu capital político vários anos de dedicação a politica. Juliano e seu partido foram apontados  pela opinião popular como fator que decidiu as eleições de 2012 a favor de Ivo Biazollo e hoje faz parte dos dissidentes da situação.


Ivo Biazollo  e  Valcir Rezzadori
PSD- A grande figura apontada no partido social democrático continua sendo o atual prefeito Ivo Biazzolo.  Ivo foi ex-vereador e foi vice-prefeito pelo PP no mandato de Nelmar Pinz (PMDB)  e está em seu primeiro mandato de prefeito.  Nas conversas populares a segunda escolha foi o vereador Valcir Rezzadori (PSD) por ser considerado uma pessoa bastante confiável e experiente, é tido como não radical, sendo até muito ponderado em suas ações.  Ivo divide seu poder com o PPS que tem anunciado ter candidato a majoritária e isso pode ao mesmo tempo ser um problema, a longo prazo ser uma solução. 

Emerson Zabloski e  José Darcy Soares França
O PPS apontou recentemente o nome de Emerson Zablóski como candidato principal da sigla. Zabloski vem sendo divulgado como um candidato que pode ser apoiado pela atual administração municipal e pode ser usado "coringa" no caso de Ivo Biazzolo não ser candidato, como sempre pregou em sua campanha anterior.  O PPS na câmara municipal faz parte da base governista e na sua maioria vota com o governo.  O segundo nome escolhido foi o de José Darcy Soares França ex-presidente da câmara municipal, politico de larga experiência no serviço publico que pode colaborar muito para o sucesso numa campanha. 


Antonio Carlos Ribeiro e Zelir Locatelli
O PSBD teve sempre uma participação importante nas eleições de Fraiburgo. Na ultima eleição forneceu o vice ao PMDB e a chapa foi derrotada pela dupla PSD/PP.  Contudo conserva em sua sigla nomes com boa densidade eleitoral é o caso do advogado Antonio Carlos Ribeiro que foi ex-vice-prefeito na chapa PV/PSDB (2000 a 2004) e concorreu a prefeito  no ano seguinte e nesta ocasião foi derrotado pelo PMDB.  Ribeiro foi escolhido  o nome mais destacado deste partido e como tal deve ser o indicado do partido ao cargo majoritário.  O segundo escolhido é Zelir Locatelli que foi ex-vereador e candidato a vice do PMDB na ultima eleição.  

Mauri Raul Costa e Fatima H. Klanovickz
DEM ou popularmente democratas como preferem ser chamados, em Fraiburgo tem no nome de Mauri Raul Costa como principal figura política que em eleição anterior foi candidato a deputado estadual. Ha tempos Mauri vem sinalizando  que vai colocar seu nome a disposição do partido para concorrer a vaga de prefeito e sempre que pode registra esta vontade na imprensa local.  O segundo nome é o de Fátima Harlleey Klanovickz que em eleições anteriores foi candidata a vice numa dobradinha com o filho do ex-prefeito Edi Lemos, o Marcel Lemos e tem muita experiência em campanha eleitoral.


Valcir Gaio  e  Jair Rosentalski
O PT - Partido dos Trabalhadores de Fraiburgo tem tentado retomar o caminho do crescimento, haja visto que a ultima eleição não foi muito boa para a coesão do partido. Em eleições anteriores o partido chegou a atingir a marca  de terceiro mais votado para prefeito,  hoje é necessário fazer uma reconstrução da militância para poder voltar com a mesma força no cenário politico atual.  Prova disto que Valcir Gaio ainda continua sendo citado como o principal nome capaz de concorrer ao cargo de prefeito.  Em segundo lugar apareceu o sindicalista Jair Rosentalski que pode colaborar muito com seu conhecimento da política local para o crescimento do partido.

PSC - O Partido Social Cristão de Fraiburgo tem em Josiel Nunes da Silva seu principal nome para uma candidatura ao executivo municipal.  Josiel que foi eleito em 2012 por uma coligação que incluía o PT sempre se pronunciou favorável as causas populares.  Ele foi exaustivamente testado quando se lançou candidato a deputado estadual no ano passado e foi considerado muito bem votado.  É vereador pela sigla e possuí uma avaliação popular bem acima da média.  Seu nome é unanimidade e não houve indicação de um segundo nome. 



O  PR - Partido da Republica de Fraiburgo tem como seu expoente o nome do ex-vereador Paulo Cesar Ribeiro o popular Litrinho.   hoje ele é suplente de vereador e tem o apoio do recentemente eleito deputado Natalino Lazaré -PR  que representa toda a região do Alto Vale do Rio do Peixe.  O grande desafio de Paulo Cesar é fazer com que o partido cresça e possa sustentar uma campanha na esfera majoritária.