23/08/2015

Amim é novamente o homem forte do PP no estado

Amim retorna com toda força eleito o novo presidente estadual do PP
O deputado federal Esperidião Amin foi eleito presidente estadual do PP (Partido Progressista) em Santa Catarina. A convenção estadual que ocorreu no plenário da Assembleia Legislativa, sábado, alçou Amim ao cargo até então inédito em seus mais de 40 anos de vida pública, um período em que foi prefeito de Florianópolis e governador de Santa Catarina por duas vezes cada, além de deputado e senador. A aclamação aconteceu após um impasse sobre os nomes do secretário-geral e tesoureiro-geral, discutido por lideranças em uma reunião a portas fechadas.   Até então, o ex-deputado federal Leodegar Tiscoski assumiria a secretaria no lugar de Aldo Rosa e o deputado estadual Valmir Comin permaneceria na tesouraria. Ao final, foi feita a vontade de Amim.  O ex-deputado estadual e ex-presidente do Tribunal de Contas:  Gilson dos Santos ficou como secretário e o ex-deputado estadual Antônio Carlos

Vice prefeito  de  Fraiburgo Juliano Costa (PP)  e o Vereador
Oracir Ferreira de Deus (PP) estavam presentes na convenção
Vieira, o Vieirão, será o secretário.  Mesmo diante do clima de tensão gerado nos bastidores, Amin considerou saudável que muitas pessoas quisessem participar da executiva. Um dos nomes que, segundo Amin, não foi “escolhido” e sim “imposto” foi o de Vieirão. “Foi imposto a ele que assumisse como tesoureiro. Porque a legislação sobre contas partidárias está cada vez mais complicada. Eu não estou falando de captação, mas sim de prestação de contas. Vieirão será o responsável por cuidar da contabilidade”, explicou Amin. O ex-deputado estadual Joares Ponticelli, que passou a presidência, será o vice.   Desde o início da convenção era possível perceber, nos discursos ou nas entrevistas, que o PP deseja retomar voltar a ser protagonista nas principais prefeituras do Estado, entre elas a de Florianópolis, ajudamos a eleger o Cesar Souza Junior [PSD]. “Em princípio, seria natural reeditar coligação”, disse Amin. “Há dúvidas sobre a aproximação que ele fez com o PMDB, por isso trabalhamos sem consolidar uma posição”, completou. Sobre 2018, Amin reafirmou que o partido terá candidatura ao governo, mas despistou se ele assumirá o desafio “O candidato pode ser qualquer um inclusive eu”

Lideranças de outros partidos marcaram presença na convenção do PP

A convenção partidária era do PP, mas políticos de outras siglas como PSDB, PSD e PSB prestigiaram o encontro na Alesc. Um deles, o senador Paulo Bauer (PSDB), ex-pepista, disse que o PP é parceiro de seu partido e que as alianças entre as siglas são antigas. Sobre os próximos pleitos, as eleições municipais de 2016 e as majoritárias de 2018, Bauer considera que, mesmo com as particularidades de cada município, nas eleições do ano que vem existe a possibilidade de em muitos catarinenses os partidos repetirem a dobradinha de 2014, quando o PP apoiou a candidatura de Bauer a governador. Já sobre 2018, o senador acredita que é cedo para fazer previsões. “Ainda está longe e depende de muita coisa, principalmente esse cenário político nacional que está muito conturbado”.  Candidato ao Senado na última eleição, Paulinho Bornhausen (PSB) também esteve na convenção. Questionado se pretende concorrer a algum cargo público em 2016, já que seu nome vem sendo cogitado para disputar a prefeitura de Florianópolis ou a de Itajaí, para onde transferiu seu título de eleitor recentemente. “Eu não sei nem o que vai acontecer até o final do ano, imagine em 2016”, disse. Já o prefeito de Itajaí, Jandir Bellini (PP), desconversou quando questionado se Paulinho Bornhausen seria um bom substituto para ele. “Morando lá ele já está”.

“PP precisa voltar ao protagonismo eleitoral em Santa Catarina”, diz senadora Ana Amélia Lemos


Representando o PP do Rio Grande do Sul, a senadora Ana Amélia Lemos chegou a Alesc às 11h20min junto com o casal Esperidião e Ângela Amin, com o deputado federal ao volante. Para ela, chegou a hora de o partido voltar a encabeçar chapas próprias nas principais prefeituras e no governo de Santa Catarina. “Com certeza, o PP catarinense virá com força nas próximas eleições, inclusive com a família Amin podendo voltar a disputar cargos pelos quais já foram eleitos”, comentou. Em seu discurso, um dos mais aplaudidos pelos filiados do PP, Ana Amélia exaltou a “unidade” do partido e elogiou o também senador Paulo Bauer, tucano que a apresentou em alemão a chanceler da Alemanha, Angela Merkel.  A ex-prefeita Ângela Amin, quando perguntada se pretende concorrer ao cargo de prefeita de Florianópolis, disse que antes de nomes é preciso pensar um projeto para a Capital. E isso, garante, ela e o partido já estão fazendo. “Estamos analisando pesquisas qualitativas, para ver qual a aspiração do cidadão de Florianópolis com relação a uma administração municipal. Em cima disso, vamos montar um projeto. Estamos trabalhando bastante concluiu Angela”.