25/09/2015

Computadores são entregues a estudantes de Fraiburgo

Quatro estudantes da EEB. Gonçalves Dias receberam do projeto “SDR inclusão digital” computadores completos

Fraiburgo – Nesta quinta-feira, dia 24, foi realizada, na EEB Gonçalves Dias, em Fraiburgo, a entrega de computadores do programa “SDR de Inclusão Digital|”. Quatro estudantes do primeiro ano do Ensino Médio receberam as máquinas recuperadas pelos estudantes dos cursos de informática e aprendizagem industrial do Senai. O projeto, uma parceria entre a 9ª Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional (SDR) e Senai, conta ainda com apoio das associações empresariais e a comunidade, que pode doar computadores sem serventia para que os mesmos integrem essa iniciativa.

Para a gerente de educação, Rita de Cássia Soares, a iniciativa é benéfica para todas as partes envolvidas. “A comunidade pode dar um destino correto a essas máquinas sem utilização; o Senai capacita os estudantes por meio dessa iniciativa, e a 9ª SDR tem a oportunidade de valorizar o aprendizado selecionando estudantes, que não possuem computadores, mas que apresentam um bom rendimento escolar e freqüência” afirmou Rita destacando que a comunidade pode doar os computadores sem uso em qualquer uma das 21 escolas da rede estadual.

As alunas contempladas nesta etapa são: Jocelene Museka Machado, Kelly Beatriz Bierhals, Sabrina Ortiz Correa e Roselaine Ribeiro Mello. A estudante Kelly destacou a importância dessa iniciativa. Segundo ela, receber o equipamento em reconhecimento a sua dedicação aos estudos é estimulante. Ela informou que sem o computador em casa, os trabalhos eram feitos sempre na escola, dificultando por causa do tempo e da locomoção.

A mãe da estudante Roselaine, Gerci Aparecida Ribeiro, também integrou o evento de entrega e agradeceu todas as entidades e órgãos mobilizados com essa iniciativa. Para ela o projeto proporciona além da inclusão o acesso e a motivação aos estudos. Ela que criou três filhos sozinha, mencionou a dificuldade em viabilizar o equipamento e que fica feliz em perceber que os filhos, mesmo sem esse aporte, se dedicam significativamente aos estudos.
O diretor do Senai, Evandro Desidério, também falou da iniciativa e destacou que o programa não tem data para se encerrar “Queremos a mobilização da comunidade. Todas as pessoas que tem em suas casas ou empresas computadores que não utilizam mais, podem estar doando para essa campanha e melhorando a qualidade educacional dos estudantes contemplados” finalizou.



Ideia está sendo multiplicada


O Programa “SDR de Inclusão Digital” teve início em 2010 no município de Jaraguá do Sul. De lá para cá, mais de 520 computadores já foram entregues a estudantes da rede estadual. O programa consiste no recebimento pelas empresas e comunidade de computadores sem serventia; repasse para o Senai, grande parceiro da iniciativa, para a manutenção das máquinas, realizado pelos estudantes dos cursos de aprendizagem e técnico em informática; e posterior o encaminhamento a estudantes selecionados pela Gerência de Educação.