16/11/2015

Escola 25 de maio recebe recursos de 200 mil reais

Escola Estadual 25 de Maio foi contemplada com emenda parlamentar de R$200 mil reais do deputado federal Pedro Uczai.

Vereador Chiquinho, Deputado Federal Pedro Uczai, Secretário Borga e
o Jornalista Cesar Malinoski
Fraiburgo – Na manhã desta segunda-feira, dia 16, o deputado federal, Pedro Uczai esteve na EEB 25 de maio, localizada no assentamento Vitória da Conquista, na Linha Faxinal dos Domingues, em Fraiburgo, para a legitimação da entrega da emenda parlamentar, no valor de R$ 200 mil reais. O Secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Dorival Carlos Borga e a gerente de educação, Rita de Cássia Soares, estiveram prestigiando o evento. Os recursos serão destinados para melhoria na infraestrutura da unidade de ensino.

A escola que atende a educação infantil e fundamental, o ensino médio com  o programa “Mais Educação” e o Ensino Médio Profissionalizante, com o curso técnico de agroecologia, receberá os recursos, que segundo projeto, deverá ser investido na construção de uma cerca em toda a área da escola, além da construção de um galpão e uma sala de ordenha. O investimento ainda se dará na aquisição de uma roçadeira para trator, cercas elétricas, vacas para o programa de bovinocultura e ferramentas para adubação do solo.

Segundo o secretário regional, os investimentos são de grande importância. “A Escola 25 de maio nasceu do desejo da comunidade e hoje se fortalece com uma das mais desenvolvidas da área rural. Promove a capacitação e o desenvolvimento dos estudantes, revertendo o conhecimento técnico em iniciativas práticas” afirmou.

A escola que trabalha com sistema de alternância conta ainda com alojamentos para atender os estudantes que permanecem 40 dias dentro da estrutura escolar com intervalo de 30 dias. Esses processos acontecem quatro vezes ao ano. Atualmente estão em andamento três unidades didáticas:  Sistema Intensivo de Suínos e Criação ao Ar Livre (Siscal), Horta/mandala e Bovinocultura leiteira. Outras iniciativas também tem desenvolvimento com avicultura, agro-floresta, culturas, ovinocultura e jardinagem/embelezamento.

A Escola ainda conta com laboratórios de topografia, solos, química, biologia e informática. Para o diretor Edson de Lorenzi, a formação da escola tem como objetivo, proporcionar aos estudantes uma qualificação técnica e prática na produção de conhecimentos “Nossa intenção é  garantir que os conhecimentos adquiridos neste espaço possam efetivamente ser aplicado nas propriedades dos estudantes e que isso gere uma melhoria na qualidade de vida e consequentemente a sua permanência nesse espaço” destacou.

O deputado federal reforçou que a emenda parlamentar proporcionará o avanço que a escola merece. Segundo ele, a proposta pedagógica imposta na EEB 25 de maio, que converge o conhecimento teórico com o prático, foi o que o sensibilizou em acatar o pedido da comunidade escolar.

“A educação oferece oportunidade e a EEB 25 de maio está de parabéns, por gerar a consciência nos estudantes que o campo é um ótimo lugar para se viver. Cada estudante que aqui frequenta deve se orgulhar em participar dessa escola e o meu desejo é que os recursos destinados sejam muito bem investidos e que revertam em mais conhecimento a esses estudantes” finalizou.