26/01/2015

Biblioteca municipal de Fraiburgo inicia restruturação e informatização do acervo

Com mais de 10 mil títulos à disposição da comunidade, espaço permanece aberto durante a reformulação



A Biblioteca Municipal de Fraiburgo deu início à catalogação e à informatização do acervo no mês de janeiro. As obras estão sendo avaliadas, identificadas e catalogadas de acordo com sistemas internacionais de organização, para facilitar a consulta. A previsão é de que o trabalho se estenda ao longo do mês de fevereiro. O acervo, composto por mais de 10 mil títulos de todas as áreas do conhecimento, também está sendo registrado em arquivo digital. O objetivo é manter um controle mais rígido das obras e, posteriormente, possibilitar a consulta online aos usuários. Assim, será possível pesquisar os títulos na internet, agilizando o trabalho e também aproximando o público da biblioteca. Espaço permanece aberto ao público e oferece serviços aos usuários Durante a restruturação, a biblioteca permanece aberta para atender a comunidade. Com uma reformulação inicial do espaço, passou a oferecer mais comodidade para os usuários, com espaço infantil e exposições artísticas. No espaço infantil, as crianças contam com o cantinho da leitura e atividades de escrita e pintura, para estimular as artes. Além disso, estão à disposição para empréstimo gratuito obras de vários gêneros para o público infanto-juvenil. Os livros podem ser consultados na biblioteca ou emprestados por 15 dias, com renovação. Para emprestar as obras, basta levar RG, CPF e um comprovante de residência à biblioteca e fazer o cadastro de usuário. Além de emprestar livros, é possível fazer consultas na internet, em dois módulos de informação digital. Em janeiro e fevereiro, a biblioteca conta ainda com a exposição Vitrine da Poesia Fraiburguense. Estão expostas obras de escritores, publicados ou não, na fachada do espaço cultural.

23/01/2015

Família de Jovem morto em acidente de trabalho faz doação dos órgãos


A Funerária do Tite e os familiares do Jovem Diego Luciano, 23 anos. (Filho do Sr. Pedro Paulo Luciano e Raimunda Dalagnol). Comunicam com profundo pesar o seu falecimento ocorrido às 08h00min desta sexta-feira no Hospital Maicê em Caçador. Morador: do Bairro São Sebastião.   Deixa: Pais, irmãos, vó, tios, primos, Parentes e Amigos. Seu corpo será velado na Capela Mortuária da Igreja Católica do Bairro São José a partir das 07h00min deste sábado.  Igualmente, convidam parentes, amigos e pessoas de suas relações para Celebração da Esperança que será realizada as 09h00min deste domingo seguindo logo após para sepultamento no Cemitério Municipal. Obs.: Estão fazendo os trâmites legais de doação de órgãos por isso só amanhã o velório

Câmara Municipal recebe visita de ex-prefeito

O Ex-prefeito Nelmar Pinz (PMDB) que esteve durante oito anos à frente do poder executivo Fraiburguense esteve dia 22 de Janeiro em visita a casa de leis e foi recebido pelo presidente Gerson de Matia (PMDB). Na ocasião participaram do encontro o vice-presidente da casa o Oracir Ferreira de Deus (PP) e os vereadores Cláudio Bazuca (PP) e Paulo Santos (PP). O encontro não teve um assunto especial, Nelmar veio desejar uma boa gestão ao seu companheiro de partido e em contrapartida recebeu as boas vindas da bancada do PP que em seu primeiro mandato pertenceu a sua base de apoio. Gerson agradeceu pelo prestigio e disse estar com a porta aberta para futuras visitas.
 
 

Presidente Gerson recebe atleta em seu gabinete



O Atleta Fraiburguense Pedro Lopes que completou a corrida de São Silvestre após caminhar de Fraiburgo a São Paulo em 20 dias esteve no dia 21 de janeiro visitando o presidente da câmara municipal Gerson de Matia (PMDB). A natureza da visita foi prestar conta da sua passagem pelos diversos municípios que compuseram o trajeto de sua caminhada. Cersão como Gerson é conhecido ficou impressionado com a quantidade de material de registro feito pelo atleta. Entre os registros estavam fotos, matérias de jornal, cópias de páginas de blogs e um livro ata assinado por pessoas por onde ele passou. Cersão se colocou a disposição de Pedro para seus futuros projetos. Pedro anunciou ao presidente que para o ano que vem utilizará uma bicicleta ao repetir o trajeto. Gerson sinalizou que o grande mérito de Pedro além de representar o nome de Fraiburgo foi à persistência, fato que merece uma homenagem do poder legislativo.
   

22/01/2015

APAFEC protocola pedido de convênio com a municipalidade

No dia 21de Janeiro a Apafec (Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular) protocolou solicitação para celebrar convênio para manutenção e ampliação de seus projetos sociais e esportivos, junto à prefeitura municipal de Fraiburgo. Os recursos solicitados serão empregados nas despesas correntes das seguintes ações: Projeto Esporte Bemlegal; Projeto de Inclusão Digital Florestan Fernandes; Projeto Artesanato Cidadão; Projeto de Cultura Itinerante Mário Lago; Biblioteca Comunitária Alisson Zonta e Projeto Amigos da Natureza. Em 2015 a Apafec pretende envolver aproximadamente 3000 pessoas nas oficinas, cursos, festa e demais atividades culturais previstas para acontecer com os recursos requeridos. “A solicitação para a celebração de convênio junto à prefeitura municipal, foi registrada em função das diversas vezes que o chefe do poder executivo assumiu publicamente o compromisso de realizar esse tipo de acordo financeiro com o coletivo, espera-se que o prefeito cumpra o que prometeu, quando era candidato e depois de eleito, e em breve possamos assinar o convênio com a prefeitura de Fraiburgo”. Comenta Emerson Souza da coordenação da instituição. O valor mensal solicitado através do protocolo de solicitação de convênio é de R$ 3.152,24 (três mil, cento e cinquenta e dois reais com vinte e quatro centavos), correspondentes a 04 (quatro) salários-mínimos nacional.

20/01/2015

Câmara recebe a visita do deputado Natalino Lázare

Esteve hoje (20-01) em visita a Câmara Municipal de Fraiburgo o deputado estadual Natalino Lázare (PR).   Foi recebido pelo presidente Gerson de Matia (PMDB) e pelos vereadores: Oracir Ferreira de Deus (PP),  Cláudio Bazuca (PP),  Paulo Santos (PP), Josiel Silva (PSC) e pelo assessor jurídico Dr Rodrigo Riegert.   O motivo principal da visita do deputado foi entregar em mãos um convite ao presidente Gerson extensivo aos demais vereadores da casa e funcionários para a sessão solene de sua posse na Assembléia Legislativa de Santa Catarina, instalação da 18º legislatura e eleição da mesa diretora, a realizar-se no dia primeiro de fevereiro de dois mil e quinze, às nove horas, no plenário do Legislativo Catarinense em Florianópolis.   Além do que o deputado se colocou a disposição de todos os vereadores e afirmou que estará disposto a lutar por tudo que seja bom para Fraiburgo e para região, e espera ser parceiro em todos os projetos desenvolvidos nesta cidade.    

 

Presidente da Câmara de Fraiburgo fala da importância dos convênios

O presidente da Câmara Municipal de Fraiburgo Gerson de Matia - PMDB (Cersão), recebeu vários representantes de associações e entidades de Fraiburgo em seu gabinete.  A natureza da visita dos representantes foi para informar que seus convênios com a municipalidade não foram autorizados para 2015, diante disso, Cersão resolveu declarar na imprensa sobre estes fatos.   A primeira constatação feita pelo presidente Cersão foi de que no ano que passou não foram enviados para casa de leis como de costume os projetos que autorizam os convênios com as entidades,  fato que sempre ocorreu antes do final de cada ano, ou seja os de 2015 deveriam ter sido autorizados no final de 2014.     Cersão enfatizou que a iniciativa tem que ser originada no executivo, agora , embora a câmara esteja em recesso até fevereiro, o presidente disse estar disposto a convocar reuniões extraordinárias caso o poder executivo resolva mandar para apreciação tais projetos.    Disse também que sabe da importância vital desta autorização,pois, estas entidades prestam serviços relevantes e a maioria depende exclusivamente deste repasse.  Informa nesta nota que está a disposição dos interessados na Câmara Municipal e que assim que receber mais informações tomará as providências cabíveis.