25/04/2015

Morre o pai do Vereador Chiquinho do Hospital


Comunicamos  com profundo pesar o falecimento do senhor  Antonio Maciel da Silva, 72 anos (Pai do Vereador Chiquinho do Hospital),  ocorrido as 20 h 30 minutos, sábado 25 de abril no hospital em Fraiburgo,  morador de Marombas de Caçador.  Deixa Esposa, Filhos, noras, Genros, Netos, Bisnetos e demais parentes e amigos.  Seu corpo será velado no pavilhão da comunidade de Marombas de Caçador.  Convidamos parentes e amigos e pessoas de suas relações para celebração da esperança que será realizada às 15 horas e 30 minutos no domingo (26/04) seguindo logo após para sepultamento no cemitério da comunidade do Xaxim.    
( Informações Funerária do TITE)

24/04/2015

Marido de jornalista Caçadorense morre em acidente na BR 116

O marido da jornalista caçadorense Lidiane Cattani Rabello morreu em um grave acidente na noite desta quinta-feira, 23, na BR 116.   Elemar Guaragni, conhecido como Rato, estava indo para Lages quando sofreu o acidente nas proximidades do pedágio. 

Na Pagina do Face da Jornalista consta a seguinte informação:


  (   Fonte: Notícia Hoje e Portal Caçador Online  Foto: Internet )
O marido da jornalista caçadorense Lidiane Cattani Rabello (43 anos)  morreu em um grave acidente na noite desta quinta-feira, 23, na BR 116. Elemar Guaragni, conhecido como Rato, estava indo para Lages quando sofreu o acidente nas proximidades do pedágio. Elemar dirigia um Renault Clio placas MJN 5514, de Caçador, sentido Lages, quando perdeu o controle do veículo em uma curva e saiu da pista. O carro tombou e colidiu em árvores nas margens da estrada. O motorista estava sem cinto de segurança e o corpo foi arremessado para fora do carro. Junto com Elemar estava Marcelo Zymkws, que sofreu apenas escoriações. 

23/04/2015

Reitor Adélcio explica funcionamento do mestrado

O Reitor da Uniarp e Presidente da Associação Caçadorense de Imprensa, Prof. Pós-Dr. Adelcio Machado dos Santos, explicou o funcionamento do Mestrado em Sociedade e Desenvolvimento. O aludido curso foi recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), fundação do Ministério da Educação encarregada da regulação e fomento da pós-graduação. Dispõe o Estatuto da Fundação: “Art. 2o  A CAPES tem por finalidade subsidiar o Ministério da Educação na formulação de políticas e desenvolvimento de atividades de suporte à formação de profissionais de magistério para a educação básica e superior e para o desenvolvimento científico e tecnológico do País. § 1o  No âmbito da educação superior, a CAPES terá como finalidade subsidiar o Ministério da Educação na formulação de políticas para pós-graduação, coordenar o sistema de pós-graduação e avaliar os cursos desse nível, e estimular, mediante bolsas de estudo, auxílios e outros mecanismos, a formação de recursos humanos altamente qualificados para a docência de grau superior, a pesquisa e o atendimento da demanda dos setores público e privado (...)”.  Reza o Parecer da Recomendação: “A proposta é formada por uma área de concentração (Desenvolvimento e Sociedade) e duas linhas de pesquisa (Desenvolvimento e Associativismo, Desenvolvimento Sociedade e Educação). O foco da área de concentração é desenvolvimento, sociedade e educação. A primeira linha cobre estudos sobre o papel do associativismo no desenvolvimento regional. A segunda linha tem como foco principal a formação de recursos humanos, destacando o papel da educação para o desenvolvimento. A estrutura curricular é formada por 17 disciplinas que cobrem bem as linhas de pesquisa. O conjunto de disciplinas obrigatórias é composto por 4 (quatro) disciplinas e 3 (três) créditos, totalizando 12 (doze) créditos. As disciplinas obrigatórias são distribuídas por linha de pesquisa sendo 2 (duas) disciplinas e 3 (três) créditos, totalizando 6 (seis) créditos por linha. As disciplinas optativas são em número de 8 (oito) destinadas a dar base ao estudante para desenvolver o trabalho de dissertação”.  Por fim, dia 29 de abril do corrente, o Reitor Adelcio planeja presidir à sessão do Colegiado do Mestrado, para discussão do edital contendo os procedimentos operacionais para o processo seletivo e matrícula dos interessados no curso.


Faleceu o senhor José Jacó Serafini morador do bela vista

Comunicamos com um profundo pesar o falecimento do Senhor José Jacó Serafini (52 anos) ocorrido às 14 horas e 15 minutos nesta Quinta feira no hospital Santa Isabel em Blumenau.  Era morador do bairro Bela Vista, deixa Pais, esposa, filhas , genros, irmãs e demais parentes e amigos.l  Seu corpo será velado na Capela Mortuária do Bairro São José a partir da zero hora de hoje.   Assim convidam parentes e amigos e pessoas de suas relações para celebração da esperança será realizada às 15 horas de Sexta -feira (24/04/2015) seguindo após para o sepultamento no Cemitério Municipal de Fraiburgo.

Deputados Romido Titon e Ronaldo Benedet visitam o legislativo de Fraiburgo

Deputado federal Ronaldo Benedet e vereador Gerson de Matia
Dia 17 de abril de 2015 no período vespertino a câmara municipal de Fraiburgo recebeu duas visitas ilustres. A primeira foi do deputado estadual Romildo Titon (PMDB) o qual chegou acompanhado do vereador Gabriel Fantin (PMDB) que veio especialmente para cumprimentar o presidente Gerson de Matia (PMDB) e conhecer as instalações da nova casa de leis. Enquanto Titon estava visitava o legislativo fomos surpreendidos pela chegada do deputado Federal Ronaldo Benedet (PMDB) que de passagem pela cidade e com reunião marcada para a noite fez questão de agradecer o apoio recebido na cidade. Da mesma maneira, parabenizou o presidente Gerson de Matia (Cersão) visitou todas as
 
Cersão, Deputado Romildo Titon, vereadores Gabriel e Rezzadori
instalações e se colocou a disposição de todos os vereadores participando de um pequeno encontro na sala de comissões onde reiterou o seu compromisso com Fraiburgo. Na ocasião o deputado Ronaldo foi ouvido por todos os vereadores que se encontravam na casa, vereador Josiel Nunes (PSC), vereador Bazuca (PP), vereador Oracir Ferreira de Deus (PP), vereador Gabriel Fantin (PMDB), vereador Valcir Rezzadori (PSD) e o assessor Jurídico Rodrigo Riegert e alguns funcionários do legislativo, onde disse estar com seu gabinete de portas abertas para Fraiburgo em Brasília, "pois a essa terra devo muita obrigação" finalizou. O Presidente Gerson agradeceu aos dois visitantes e disse que voltem sempre que quiserem e prometeu encaminhar alguns pedidos, tanto para estancia estadual como para a federal.
 
Na sala de comissões o encontro dos vereadores com Benedet

NOTA

Caros Associados da ACIAF e Comunidade Fraiburguense 
 
A Prefeitura Municipal de Fraiburgo, em parceria com a OAB - Subseção de Fraiburgo, Associação Empresarial de Fraiburgo - ACIAF, Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL,  sensibilizando-se com o ocorrido nas cidades de Xanxerê e Ponte Serrada, está recebendo arrecadação de donativos, em especial roupas e alimentos não perecíveis, para que possamos enviar aos municípios atingidos pelo tornado no último final de semana.
 
Quem quiser contribuir, pode levar sua doação na recepção da Prefeitura Municipal de Fraiburgo, nos dias 23, 24 e 27 de abril.
 
Certos da compreensão, agradecemos.
 
 
A Diretoria
Associação Empresarial de Fraiburgo – ACIAF  

21/04/2015

Nei do trinca vidro filia-se no PMDB de Fraiburgo

Vereador Juca, Nei , Beto Ferreira e deputado federal Benedet
Aconteceu no dia 17 de abril, às 19h30min no Restaurante “Tio Bressiani” um encontro de Peemedebistas de Fraiburgo com a presença de quase 100 filiados.   A reunião foi presidida pelo secretário estadual do PMDB Beto Ferreira.  Na mesa de honra ao lado de Beto estava o deputado Federal Ronaldo Benedet (PMDB) que na ultima eleição recebeu uma quantidade expressiva de votos na cidade da maçã, o vereador Juca Chechi (PMDB), Claudinei de Oliveira, Adilson Ribeiro, a peemedebista Claudete Santos do vizinho município de Monte Carlo, o líder comunitário do bairro São Miguel popularmente conhecido como Sapatinho e Nei Gomes dos Santos (Neizinho do Trinca Vidro).  A Reunião faz parte de um calendário criado pelo PMDB que percorrerá os 295 munícipios de Santa Catarina fortalecendo as suas bases e já visando às eleições de 2016.  Em Fraiburgo de uma forma simbólica, além do deputado agradecer a votação recebida também foram apresentadas 85 novas filiações nesta agremiação política.   Uma das mais festejadas foi à filiação do ex-presidente do PCdoB e futuro advogado Nei do Trinca Vidro que além de vir para a fileira do PMDB trouxe consigo 50 filiações de apoiadores.  Na ultima eleição Nei já havia com o vereador Juca (PMDB) coordenado a campanha vencedora de Jean Loureiro e também do deputado Benedet quais lhe incentivaram a migrar para o PMDB. Registramos a presença do vereador do PMDB de Videira Rafael Balestrin que veio prestigiar seu primo Nei na sua nova jornada.    

Professor João Souza agradece aos colaboradores do Judô Fraiburguense

O Judô Master de Fraiburgo e a Associação Fraiburguense de Judô, por meio do Professor João Souza registrado na federação Catarinense de Judô sob o numero 4241, vem manifestar profundo agradecimento pela doação recebida de seus patrocinadores  o qual possibilitou a realização da competição de Judô em Fraiburgo.   Da mesma forma, presta agradecimentos ao Sensei Moisés, Leonardo Cordeiro, ao Vermelho, AO Hotel Bizz, ao seu filho, ao Antônio (Billy), além das demais pessoas que de uma maneira ou de outra colaboraram ou prestigiaram o evento.   Vale ressaltar que este evento não acontecia oficialmente há 28 anos, demonstrando a importância histórica deste resgate.  O Professor João tem plena certeza que se não fosse o esforço de muitos, não haveria tal campeonato em nossa cidade.   Foi grandioso, envolveu a região e boa parte do estado catarinense.   Tivemos apoio de muitos colaboradores e que não mediram esforços por esta razão foi um sucesso.   Neste dia foi prestado um grande serviço de relevância social para a comunidade judoca. 




 

Estão abertas as matrículas dos cursos de informática básica e avançada da Apafec

Estão abertas as matriculas para os cursos de informática básica (12ª turma) e avançada (10ª turma), destinados a crianças com 9 anos completos, adolescentes, jovens e adultos sem limite de idade, oferecidos pelo Projeto de Inclusão Digital Florestan Fernandes.  As matriculas podem ser feitas de 20 de abril a 11 de maio na Sala de Inclusão Digital da Apafec, de segunda a sexta-feira das 14h30min às 18h30min.     O valor da matricula para o curso básico é R$ 20,00 e a contribuição solidária mensal R$ 15,00, as aulas acontecerão nos seguintes dias e horários: Terças e quintas-feiras das 8h30min às 11h30min; As tardes nas segundas, sextas e sábados das 14h3Omin às 17h30min e no período noturno nas segundas e quartas-feiras das 19h00min às 22h00min destinado a jovens e adultos.  Para fazer a matricula no curso avançado é necessário cópia do certificado de conclusão de um curso básico em informática. O investimento é de R$ 25,00 em matricula e a contribuição mensal é de R$ 20,00, as aulas serão: Manhãs aos sábados das 9h00min as 12h00min para crianças e adolescentes; e as Noites nas quintas-feiras das 19h00min as 22h00min indicado apenas para jovens e adultos.  Os dois cursos tem duração de 100 horas/aulas e ao final do curso o estudante receberá certificado, a formatura acontecerá dia 19 de dezembro.
 Logo PROIND oficial
O Projeto de Inclusão Digital Florestan Fernandes é desenvolvido pela Apafec (Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular), desde outubro de 2006. Neste projeto mais de 1200 fraiburguenses já fizeram um dos cinco cursos oferecidos: Curso de Informática Básica; Curso de Informática Avançada; Curso de Instrutor em Informática; Curso de Introdução ao Designer Gráfico; e Curso de Montagem e Manutenção em Computadores.
Para maiores informações sobre as matriculas, entre em contato pelos fones: (0**49) 9931 – 6598 e (0**49) 9111 – 6453, ou também pelo e-mail: apafec@apafec.org.br

Fraiburgo foi Campeão Geral 1ª etapa Circuito Regional Oeste de Xadrez

Equipe Fraiburguense
Iniciou nesse sábado, 18 de abril, o 15º Circuito de Lacerdópolis, esse ano      denominado Circuito Regional Oeste, 1ª etapa sediada na cidade de Lages. Na briga pelo troféu geral a equipe de Fraiburgo levou a melhor, somando 108 pontos ficando a frente de Concórdia que somou 84 pontos e na 3ª colocação Lages. No individual foram 18 prêmios para os Fraiburguenses. Destaque para Lucas Zanol Gheller que foi o único enxadrista do torneio (entre todas as categorias) a vencer as seis partidas disputadas e aos também campeões João Eduardo Orlandi Felix no sub 12 e ao professor Juliano Zonta na categoria Absoluto. A 2ª etapa já tem local e data marcada, será em Lacerdópolis no dia 09 de maio. No total serão 8 etapas em diferentes cidades da região. Resultados Individuais (Premiação de 1º a 5º lugar)

Sub 8 / Feminino:
Heloisa Borges Lopes 2º lugar / Clara Santos Rohling 4º lugar



Sub 8 masculino:  Lucas Zanol Gheller Campeão / Francisco Hepp Ghidini 2º lugar / Gustavo Santos Rohling 3º lugar 





Sub 10 feminino: Raissa Eduarda Alves 2º lugar
Sub 10 masculino: Eduardo Fritsch Silva 5º lugar
Confronto Fraiburguense

Sub 12 feminino:
Sofia Leticia Pinz Gomes 3º lugar

Sub 12 masculino:
João Eduardo Felix Campeão
Leonardo Borges Lopes 2º lugar
João Pedro Baldissera 3º lugar
Otavio Alves Ribeiro 4º lugar

Sub 14 masculino:
Leonardo Augusto de Paula 2º lugar
Nathan Dias 3º lugar

Sub 16 feminino:
Mylena Rocha de Souza 3º lugar

Master: 
Hans M. C. Basso 3º lugar

Feminino Adulto:
Prof Thaís Moraes Zonta 2º lugar
Absoluto:
Prof Juliano Zonta Campeão

19/04/2015

Município recebe dois ônibus para educação

Município de Fraiburgo recebe dois novos ônibus que serão usados na Educação e na APAE.   Na sexta Feira dia 17 de abril o Prefeito de Fraiburgo Ivo Biazzolo (PSD) e o Deputado Estadual Romildo Titon (PMDB) acompanhados de Secretária Municipal Claudete Geller Mathias, Diretores de Escolas, Funcionários públicos, Vereador  Rodrigo de Lara (PSD) e Gabriel Fantin (PMDB)  Claudio Padilha - Bazuca (PP) e Valcir Rezzadori (PSD), alunos e população em Geral, fizeram a entrega de dois novos ônibus que serão utilizados no Município de Fraiburgo.