12/05/2015

Faleceu Indalecio Mendes do Santos morador do Jardim América

Comunicamos com profundo pesar o falecimento do Senhor Indalécio Mendes dos Santos , 80 anos.  Ocorrido as 10 horas na Terça feira no hospital em Videira-SC.  Morador do Bairro Jardim América, deixa esposa, filhos , noras, genros, bisnetos e outros parentes e amigos.  Seu corpo está sendo velado na capela mortuária da Igreja Católica do bairro São José.  Convidamos amigos e pessoas de suas relações para a celebração da esperança que será realizada as 9 horas na quarta-feira dia 13 seguindo logo após para o sepultamento no Cemitério municipal de Fraiburgo.

Videira registra a primeira morte em decorrência de complicações do vírus H1N1

11/05/2015 - A Secretaria da Saúde de Videira, por meio da Vigilância Epidemiológica, confirmou, na manhã desta segunda-feira (11), o primeiro óbito no município decorrente das complicações do vírus H1N1. A vítima é um homem adulto que estava internado na UTI há vários dias. Além desse, há mais um caso de gripe H1N1 confirmado em Videira. A pessoa em questão segue internada no município de Xanxerê.


A secretária municipal de Saúde – Maria Eneida Furlin Dresch, pontua que o momento exige atenção, mas não há motivo para pânico. “Normalmente, com a chegada do inverno os números de gripe aumentam, incluindo os casos de H1N1, mas não há motivos para pânico, pois a rede pública de saúde está preparada para os atendimentos. Para evitar a proliferação do vírus, é essencial adotar as medidas tradicionais de prevenção, como a higienização das mãos e superfícies com álcool gel, utilização de lenços descartáveis em casos de espirro e tosse, além de preferir locais arejados e com pouca aglomeração de pessoas”. 

11/05/2015

Master Fraiburgo perde o jogo em casa a terceira no ano

No sábado dia 09/05, a equipe do Master Fraiburgo jogando no campo da ART, acabou sendo surpreendida, perdendo o jogo pelo placar de 2 x 1, para a equipe AGAFI de Curitibanos, que contava com jogadores jovens de boa qualidade técnica. O único gol do Master Fraiburgo, foi marcado pelo jogador Gilce, que soma 06 gols, disputando a vice-artilharia com Marquinhos e Giva.  O próximo compromisso do Master será dia 16/05 contra o Master  Videira Country Clube, no Estádio Macieirão, em Fraiburgo.

Fraiburgo é campeão da 2ª etapa do circuito regional de xadrez

A equipe da ACXF-Associação Clube de Xadrez Fraiburgo/FME sagrou-se nesse sábado, 09 de maio, campeão geral da 2ª etapa do Circuito Regional Oeste, realizado na cidade de Lacerdópolis. A competição reuniu 144 enxadristas de 10 cidades, sendo que completaram o pódio Concórdia em 2º e Lages em 3º lugar. Durante o ano serão realizadas 8 etapas em diferentes cidades da região, sendo a 3ª etapa em Fraiburgo no dia 06 de junho. Fraiburgo esteve presente com 33 enxadristas, com destaque aos professores Juliano Zonta campeão do torneio adulto masculino e Thaís Moraes Zonta campeã no adulto feminino e Lucas Zanol Gheller campeão do torneio sub 8 anos. No total foram 22 prêmios conquistados pelos enxadristas Fraiburguenses.  

Velório de Luiz Henrique recebe muitos políticos

Políticos de Santa Catarina marcam presença no Centreventos Cau Hansen, em Joinville, desde o início do velório, por volta da meia-noite desta segunda-feira, para dar o último adeus ao senador Luiz Henrique da Silveira. O corpo está sendo velado na arena principal do complexo de eventos, em um espaço especial. Luiz Henrique da Silveira, de 75 anos,  sofreu uma parada cardiorrespiratória e morreu no Hospital da Unimed em Joinville, às 15h15min deste domingo. O filho do senador, Cláudio Silveira, está no Centro de  eventos desde as 6h, acompanhado pelo presidente do PMDB de Joinville, Cleonir Branco, e pelo amigo da família, Iracy Pereira. A esposa de LHS, Ivete Appel da Silveira, chegou logo depois. Também durante a manhã, estiveram presentes o governador Raimundo Colombo, o vice-prefeito de Joinville, Ingo Butzke, e representantes do Balé Bolshoi, que levaram uma

bandeira e uma sapatilha para deixar junto ao caixão.  Ainda nesta segunda-feira, são aguardados o senador José Serra, às 14h, e o presidente do Senado, Renan Calheiros, acompanhado por outros dez senadores, que virão em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que sai de Brasília às 13h. A presidente Dilma Rousseff deve chegar a Joinville por volta das 16h.O caixão fica todo o tempo escoltado pela Guarda de Honra. Um corredor foi organizado para permitir que a comunidade se aproxime e consiga caminhar de forma organizada. Às 12h desta segunda-feira haverá uma homenagem musical da Orquestra de Joinville sob regência da maestrina Piva.O enterro está marcado para as 16h30min desta segunda-feira, no Cemitério Municipal de Joinville, e será precedido por um cerimonial e culto ecumênico, às 15h30min, no Centreventos Cau Hansen. Após a homenagem, o caixão segue em cortejo fúnebre pelas ruas Max Colin, Blumenau e Visconde de Taunay, até o cemitério. Fonte: AN)

10/05/2015

Morre o senador Luiz Henrique da Silveira


Segundo informações do Jornalista Moacir Pereira, acaba de falecer em Joinville, depois da segunda parada cardíaca o senador Luiz Henrique da Silveira, do PMDB. O senador estava no apartamento de Itapema com a família. Sentiu-se mal pela manhã, já com problemas cardíacos. Foi transferido para Joinville. Hospitalizado, teve duas paradas cardíacas.

O Senador Luiz Henrique da Silveira, de 75 anos, passou mal no início da tarde deste domingo e morreu em um hospital de Joinville. Ele estava em casa, no bairro Boa Vista, quando teria sentido falta de ar ao subir as escadas.    A morte foi confirmada oficialmente às 16 horas.

O governador Raimundo Colombo desceu no aeroporto de Congonhas em São Paulo, foi informado do falecimento do senador Luiz Henrique da Silveira e imediatamente decidiu retornar a Santa Catarina. Vai direto a Joinville. O velório do senador Luiz Henrique será no Centro de eventos Cau Hansen, em Joinville. O sepultamento será decidido pela família. O filho do senador, Cláudio Silveira, está viajando para Joinville para definição do local do sepultamento.       

Até o ano passado, Luiz Henrique era o único catarinense que conseguiu se eleger e reeleger governador de Santa Catarina. Também passou pela Assembleia Legislativa, Câmara dos Deputados, pela prefeitura de Joinville e assumiu o cargo de ministro de Ciência e Tecnologia no governo José Sarney. Uma figura política tão importante surpreendeu nas últimas eleições. Ficou neutro na candidatura presidencial, não apoiou nem Dilma Rousseff, nem Aécio Neves.

Assumirá a vaga de Luiz Henrique da Silveira, no Senado, o primeiro suplente Dalírio José Beber, do PSDB.

09/05/2015

Prefeito recebe promessa de liberação de verba para o hospital

No dia 8 de Maio o Prefeito de Fraiburgo - SC Ivo Biazzolo (PSD) recebeu a visita de políticos estaduais.  Na visita foi anunciado pelo do Secretário Estadual de Saúde: Sr. João Paulo Kleinübing apoio financeiro ao município, que garantiu que o Hospital de Fraiburgo receberá recursos financeiros já predestinados a hospitais de média complexidade e conforme o planejamento regional. Segundo o secretário Fraiburgo se encaixa nos quesitos necessários para receber este auxílio.   Também estava presente os vereadores Rodrigo de Lara (PSD),  Valcir Rezzadori (PSD), chefe de Gabinete do prefeito João Albino de Barros e o Secretário da SDR de Videira:Sr. Dorival Borga esteve que se comprometeu em reformar a E. E. B. Gonçalves Dias. Afirmou na oportunidade que este foi um compromisso firmado da Secretaria de Educação com o Governo do Estado, tendo um investimento previsto de 2,8 milhões de reais, sendo esta a primeira escola estadual a ser reformada no município.  Por fim, o Diretor de Planejamento da CIDASC, Sr. Alvori José Cantú, junto com o Gerente da Regional de Videira, Sr. Mário Luiz Milani, estiveram no município para acertar detalhes sobre a aquisição de um terreno na localidade de 10 de novembro de 10.800 m²  que será destinado para instalação de indústria.

07/05/2015

Faleceu Ademar Antunes de Lima morador do bairro São José

Comunicamos com profundo pesar o falecimento do Senhor Ademar Antunes de Lima, 40 anos (Mais conhecido por Lima),  ocorrido às 21 horas e 30 minutos (Quarta-Feira)  no hospital de São Miguel do Oeste,  morador do bairro São José.  Deixa esposa, filhos, pais, sobrinhos e amigos e parentes.  Seu corpo está sendo velado na Igreja Assembléia de Deus do Bairro Mirassol.  Convidamos amigos e parentes e pessoas de suas relações para o Culto que será realizado às 15 horas e 30 minutos seguindo após para o sepultamento do Cemitério Municipal.

06/05/2015

Músico suíço ministra aulas de violão para o Núcleo de Música de Videira

A parceria entre a administração municipal, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, com a Associação Suíça em Prol da Música e da Cultura de Videira tem dado bons resultados e contribuído significativamente para a formação dos músicos videirenses. Desta vez, o violonista Ariel Rossi está fazendo intercâmbio em Videira. Segundo o secretário da pasta – Clemir Schmitt, durante sua passagem pelo município, o músico está ministrando aulas para as crianças que participam da oficina de violão e para os professores do Núcleo de Música. Rossi está em Videira há pouco mais de um mês e deve permanecer até o fim de junho. Para o professor do Núcleo de Música de Videira - Marco Aurélio Perin dos Santos, a atuação de Rossi juntos aos alunos das oficinas tem sido uma experiência positiva. “O jeito  de trabalhar e conduzir a aula é diferente, os alunos estão gostando muito e está sendo bastante produtivo”. Já o músico Aymoré Pereira de Souza Júnior destaca que a realidade cultural da Suíça é completamente diferente do Brasil e o intercambio musical agrega muito conhecimento. “É importante nós, professores, também fazermos aula com o Ariel, pois aprendemos muitas coisas que podemos repassar para nossos alunos depois, contribuindo para a formação musical deles”, destaca.  Rossi é argentino, naturalizado na Suíça, e começou a tocar violão com oito anos, para se aperfeiçoar estudou na escola de Jazz da Suíça, além disso, ele é formado em Pedagogia. De acordo com Rossi, na Suíça, ao invés dos jovens fazerem o alistamento militar, há a possibilidade de fazer algum serviço social. “Eu optei por vir a Videira, dar aulas de violão. o meu país eu já trabalhava com isso, mas estou muito contente aqui, pois estou tendo a oportunidade de ensinar e aprender muito também, além de crescer profissionalmente”, explica.



Concerto Acordes Clássicos

A Orquestra de Violões está ensaiando para apresentar o concerto Acordes Clássicos, juntamente com seus professores e músicos convidados. O violonista Ariel Rossi participará do evento, que acontece no próximo dia 17 de maio, no Centro de Eventos Vitórias (Cevi), às 20 horas. O concerto é aberto a comunidade e é uma promoção da administração municipal, por meio do Núcleo de Música da Secretaria de Turismo e Cultura, Associação Videira Música Viva e Associação Suíça em Prol da Música e da Cultura de Videira.

Assessoria de Comunicação Prefeitura de Videira e Fotos: Pedro Schaitel

Em 18 meses três ações de preservações foram promovidas

O Projeto Amigos da Natureza é uma iniciativa da Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular (APAFEC), foi iniciado em novembro de 2013, ou seja, o projeto acabou de completar 18 (dezoito) meses de funcionamento, com este projeto a instituição tem por objetivo promover ações concretas de proteção e preservação da natureza.   No período já foram realizadas 
três atividades, sendo: Novembro de 2013 foram entregues 



3 toneladas de sucatas eletrônicas (monitores, teclados, mouses, pilhas, lâmpadas florescentes, impressoras, televisores, rádios velhos e em desuso...) a empresa Alpha Lixo Digital de Joaçaba. Essa ação foi desenvolvida em parceria com a Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô e Cresol, contou com o apoio da comunidade fraiburguense, entidades, empresas, lojas e o comércio em geral que realizaram a entrega das sucatas eletrônicas.   






Em setembro de 2014, precisamente nos dias 05 e 06 durante encontro estadual da Juventude do Campo e da Roça realizado em São Miguel do Oeste, cada jovem recebeu uma muda de Curi (Araucária), simbolizando a amizade e aliança entre a: PJR (Pastoral da Juventude Rural), PJMP (Pastoral da Juventude do Meio Popular), com a Apafec, foram distribuídas 120 mudas que foram plantas em 14 municípios do oeste e extremo oeste catarinense. 


A terceira atividade concretizada pelo Projeto Amigos da Natureza aconteceu no ultimo dia 01/05, mais de 70 (setenta) pessoas, entre crianças, adolescentes, jovens e adultos da Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô, Apafec, Clube do Cafezinho e da comunidade em geral participaram do plantio de 122 (cento e vinte e duas) mudas de árvores nativas no Capão das Araucárias no bairro Jardim América.  Foram plantadas as seguintes mudas de árvores nativas: Butiá (10), Araucária (20), Pitanga (08), Ariticum (10), Guavirova (10), Ingá (03), Araçá Amarelo (15), Araçá Vermelho (10), Goiaba (10), Guabiju (10), Cerejeira (08), Pinho Bravo (04), Espinheiras Santa (02) e duas árvores nativas originárias da Argentina, também  foi recolhido o lixo depositado indevidamente no local.  A ação  contou com o apoio institucional do Viveiro de Mudas Nativas Figueiredo, Clube do Cafezinho, Tribeck Comunicação Visual, Apafec, Radio Fraiburgo, Marp Som de Rua, dos Blogs: Curta Fraiburgo, Opinião de Cesar Malinoski e Esportes em Debate.    Para o mês de setembro próximo, planeja-se fazer a quarta ação do Projeto Amigos da Natureza para celebrar o dia da arvore e seguir aprofundando o debate sobre a necessidade de proteger e preservação a natureza.