19/05/2015

Faleceu o senhor Leonildo Sebastião Lucas morador do bairro São Jóse

Comunicamos com profundo pesar o falecimento do Senhor Leonildo Sebastião Lucas (88 anos).  Ocorrido às 9h30min desta terça-feira no Hospital de Fraiburgo.  Morador do bairro São José- FRaiburgo -SC, deixa esposa, filhos, nora e genros, netos e bisnetos e amigos,  Seu corpo será velado no pavilhão comunitário do Lau Melo.  Convidamos parentes e amigos e pessoas de suas relações para Celebração da Esperança que será realizada às 9 horas de quarta-feira seguindo logo após para o sepultamento no cemitério do Lau Melo.

18/05/2015

Divulgada pauta da 14ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Fraiburgo

ORDEM DO DIA - dia 18 de MAIO de 2015 - 12ª LEGISLATURA




2ª VOTAÇÃO - PROJETO DE LEI Nº 2416/2015, que “DISPÕE SOBRE A ADOÇÃO DE FORMATOS ABERTOS DE ARQUIVOS PARA A CRIAÇÃO, ARMAZENAMENTO E DISPONIBILIZAÇÃO DIGITAL DE DOCUMENTOS”.





REQUERIMENTO Nº 11/2015, de autoria do vereador JOSIEL DA SILVA; -se existe projeto de revitalização para a área nos arredores do Lago das Araucárias; ·Em caso positivo, cópia do projeto de execução de obra pública para referida área.








INDICAÇÃO Nº 14/2015, de autoria - vereador GERSON DE MATIA: para que o Poder Executivo Municipal promova os estudos viabilizando a cessão de uso de terreno para a Associação Vital Fraiburgo de Karatê, para a implantação de Centro Cultural e Esportivo, de acordo com projeto anexo, apresentando-se como sugestão o terreno localizado na Av. Adalberto Schmidt Burda, s/nº, anexo ao Estádio Macieirão.  


.

INDICAÇÃO Nº 23/2015, de autoria do Vereador GABRIEL FANTIN - para que sejam promovidas melhorias na estrada que liga a localidade de Lau Melo à localidade de Santa Luzia.






INDICAÇÃO Nº 17/2015, de autoria do Vereador ORACIR FERREIRA DE DEUS; - para que seja realizada pavimentação asfáltica na rua Juscelino Kubitschek, Bairro Santo Antônio, numa extensão aproximada de 300 metros.







INDICAÇÃO Nº 20/2015, de autoria do Vereador FRANCISCO MACIEL DA SILVA: -para que sejam realizadas melhorias como patrolamento e cascalhamento nas estradas do Faxinal dos Domingues, que dá acesso ao Lau Melo e de lá ao Faxinal dos Carvalhos.






INDICAÇÃO Nº 25/2015, de autoria do Vereador RODRIGO DE LARA; - para que se verifique a possibilidade de implantar lombada física na Avenida Micheli Simonetti, especificamente em frente a casa nº 1051, entre o Casarão e a Farmácia Atual, no Bairro São Migu

17/05/2015

Faleceu o senhor Souvenir Luciano morador do bairro São José


Comunicamos com profundo pesar o  falecimento do Senhor Souvenir Luciano, 73 anos.  Ocorrido às 07 horas deste domingo (17/05) no Hospital Santa Terezinha em Joaçaba - SC.  Morador do bairro São Jose.  Deixa filhas, Genros, Netos e demais parentes e amigos.  Seu corpo será velado na Capela Mortuária da igreja Católica do bairro São José Convidamos  parentes , amigos e pessoas de suas relações  para Celebração da Esperança que será realizada às 09 horas na segunda- feira (18/05) seguindo após para o sepultamento no Cemitério Municipal de Fraiburgo.

A consequência da falta de renovação de poder

São inúmeros os exemplos que temos de mandatários que permanecem no poder apesar de exercerem governos sem programa, bem como administrações medíocres e sem realizações relevantes. Isso demonstra o quão frágil é a percepção do processo político pela coletividade. Os políticos na busca da perpetuação no poder, apostam na sublimação do personalismo, na pirotecnia, na comédia, na camuflagem dos problemas, e especialmente, no comodismo de todos os que aprovam sem questionamentos as mais descabidas proposições, os que não se importam em ter o melhor conquanto não sejam incomodados.   Muitas vezes, alguns políticos se apoiam mesmo em sequazes (capangas), usando o prestígio político e o poder para confrontar a lei e aliciar, subornar, oprimir e humilhar. Os necessitados submetem-se a esses métodos, contrariando as suas consciências de pessoas dignas, com receio de perder o emprego, o serviço e o fornecimento para a prefeitura.  A possibilidade de reeleição “ad infinitum” torna os dirigentes permanentes frequentadores de palanque com discursos vazios eleitoreiros de promessas futuras por quem está no exercício do poder, clara evidência da distorção do deixar o trabalho do mandato presente em função da conquista eleitoral de uma próxima gestão. Essa prática do continuísmo direto ou indireto, ao se eleger políticos comprometidos e da confiança do gestor público em exercício, é alvo de muitas denúncias, como por exemplo, corrupção eleitoral, desvios de verbas, licitações viciadas, favorecimentos e outras imputações de improbidades afins.   Devido o grande poder atribuído ao presidente no Brasil, principalmente pelo sistema presidencialista centralizador, o princípio da alternância na ocupação do cargo é extremamente saudável para a manutenção dos princípios democráticos, garantindo nossa vitória que é a conquista da democracia. Cabe ao presidente da república mais do que a qualquer outro membro dos três poderes, ditar os rumos políticos e econômicos, editar e sancionar as medidas que visam o desenvolvimento do país.  Assim, contra possíveis desmandos de um líder que esteja confortável na sua condição de líder, é sempre saudável que a população levante de tempos em tempos, a questão da alternância de poder. Nunca vivenciei um reeleito que fizesse uma segunda administração melhor que a primeira. 

Oito mil pessoas participam da 23ª Romaria ao Santuário Diocesano Nossa Senhora de Fátima

No dia 17/05 aconteceu a 23ª Romaria ao Santuário Diocesano Nossa Senhora de Fátima, em Fraiburgo. O evento religioso é tradicional na região,  reuniu milhares de fiéis para celebrar o dia dedicado a Nossa Senhora de Fátima, conhecida como mãe dos pobres, em 13 de maio de cada ano. Estima-se que oito mil fiéis de 27 municípios pertencente à Diocese de Caçador participaram do evento. A programação teve início às 8h30min, com acolhida dos romeiros. A missa foi realizada às 10h00min, coordenada pelo bispo diocesano Dom Frei Severino Clasen e concelebrada por demais padres da diocese. O almoço foi servido a partir do 12h00min e a partir das 13h30min houve uma extensa programação destinada aos romeiros, entre shows de banda Católica e sorteio de prêmios. 

  

16/05/2015

Balada dos anos 80 no Steiner Park


Legislativo Fraiburguense marca presença na abertura da EXPOACIAF

Autoridades na solenidade de abertura
Com a intensa  presença do Legislativo Faiburguense e outras autoridades locais, regionais e do estado, foi  aberta oficialmente às 17h30, no Centro de Eventos de Fraiburgo, a Expo ACIAF – Oportunidades de Empreender.  A abertura aconteceu após as palavras do presidente da ACIAF, Jorge Pederiva, que enalteceu a iniciativa como uma grande oportunidade de gerar negócio “Agradecemos a presença de todos, reforçamos que nossa expectativa é durante o final de semana mobilizar mais de cinco mil pessoas, e dar continuidade a esse processo, tornando ele evento anual em Fraiburgo” afirmou.  Representando o legislativo de Fraiburgo compôs  o grupo das autoridades o presidente Gerson de Matia (Cersão) prestigiados pela presença dos seguintes vereadores: 

Vereadores na abertura do evento
Valcir Rezzadori, Rodrigo de Lara, Josiel Nunes da Silva,  Claudio Bazuca e o vice-presidente Oracir ferreira de Deus.   A abertura marca o início de um ciclo de grande importância para a associação, que reforça sua nova missão, enquanto instituição: de estar mais próximo da comunidade e receber o reconhecimento dela de entidade referência no associativismo e no desenvolvimento da região.      Após o ato, todos foram convidados a efetuar a visitação aos mais de 70 espaços devidamente decorados para receber o público. As aproximadamente 50 empresas estarão durante o final de semana apresentando seus produtos e serviços e prospectando clientes a fim de gerar movimento econômico.   O diretor de Núcleos da ACIAF, Luiz Felipe Zanella, finalizou destacando a força do Programa Empreender no município de Fraiburgo, que atualmente mobiliza nove núcleos e mais de 100 empresários e que nos últimos dez anos já proporcionou a comunidade local e regional mais de 200 eventos. “Agradecemos o empenho de todas as empresas nucleadas e a confiança das empresas associadas presentes nessa iniciativa” afirmou.  


15/05/2015

Pelotão de Fraiburgo forma terceira turma de bombeiros comunitários

O Corpo de Bombeiros Militar de Fraiburgo formou nesta quinta-feira, dia 14 de maio, a 3ª Turma de Bombeiros Comunitários, preparando mais 20 integrantes, abrangendo os municípios de Fraiburgo, Monte Carlo e Lebon Régis para atuarem na primeira resposta junto as suas comunidades, núcleos familiares, empresas, em acidentes e princípios de incêndio.  A solenidade de formatura, foi realizada na Câmara Municipal de Fraiburgo, as 11h da manhã. O Sr Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, Cel BM Onir Mocellin enfatizou em seu discurso da importância de se formar parcerias sólidas entre Estado e Município, a exemplo do que acontece em Fraiburgo, na formação destes agentes comunitários, na aquisição de equipamentos e na prevenção de sinistros.   Na oportunidade, o Sr Comandante do 2º Pelotão de Bombeiros Militar de Fraiburgo, 1ºTen BM Willian Leal Nunes recebeu das mãos do Procurador Geral do Município, o Sr Dr Elton Luiz Borrachini, neste ato representando o prefeito municipal, as chaves da nova viatura Ranger 4x4 que servirá também para atuação em casos de necessidade de resposta rápida em locais de difícil acesso e transporte de embarcações.   A aluna BC Nair destacou-se com o melhor desempenho intelectual, obtendo a primeira colocação no curso e recebeu uma homenagem da Corporação.   Prestigiaram a solenidade o Sr Cmd-G Cel BM Onir Mocellin, o Sr Cmd do Interior Cel BM Egon Carlos Heinzen, o Sr Cmd do 2ºBBM de Curitibanos Ten Cel BM João Valério Borges, o Sr Cmd da 3ªCia/2ºBBM Cap BM Willyan Fazzioni, o Sr Cmd da 3ªCia/2ºBPM Cap PM Charles Augusto de Lima, o Sr Cmd do 2ºPel/3ªCiaBBM 1ºTen BM Willian Leal Nunes, o Sr Presidente da Associação de Bombeiros Comunitários de Fraiburgo Cláudio Antônio Padilha, o Sr Procurador do Município Dr Elton Luiz Borrachini e o Sr Presidente da Câmara de Vereadores Gerson de Matia; familiares e amigos dos formandos. Créditos:        Sd BM Kleinübing – Fotógrafo Sr Laurentino


Presidente da ACIAF visita presidente do legislativo

Na quarta-feira (13/05),  no período vespertino o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Fraiburgo-ACIAF Jorge Pederiva esteve na Câmara Municipal de Fraiburgo.  Na ocasião visitou o presidente Gerson de Matia e reforçou o convite que anteriormente fora realizado de forma impressa, para que os membros do legislativo comparecessem na abertura da EXPOACIAF 2015 à se realizar no dia 15 de maio de 2015 às 17h30min.   Gerson demonstrou muita alegria pela visita recebida e prometeu comparecer e ainda se empenhar para que todos os membros do legislativo também prestigiassem o evento.   Pederiva disse que: “A EXPOACIAF é uma grande oportunidade para empreender, e que a iniciativa visa fomentar empregos, prospectar clientes e gerar negócios, divulgando a associação”.   A estratégia utilizada é a  realização de uma Feira Multissetorial, com a inclusão de diversas ações paralelas como: Inspeção veicular gratuita, encontro de carros antigos, oficina de capacitação entre outros.  Gerson agradeceu a visita e anotou na agenda  e disse que um evento dessa natureza tem que ser muito prestigiado pelos membros do legislativo

13/05/2015

EXPOACIAF acontece neste final de semana em Fraiburgo

Contagem regressiva para uma das maiores feiras multissetoriais de Fraiburgo: a Expo ACIAF, uma iniciativa inédita no estado, partindo de uma Associação Empresarial e tendo como um dos objetivos a divulgação das ações dos Núcleos Empresariais. A ação terá início na sexta-feira, dia 15, prosseguirá durante todo o sábado, dia 16 e será encerrado no domingo, dia 17. Durante os três dias diversas atrações serão disponibilizadas, quase que em toda a totalidade, de forma gratuita. Para o presidente da ACIAF, Jorge Pederiva, a iniciativa é impar e merece a participação da comunidade "Será desenvolvido no Centro de Eventos o que aproximará ainda mais todas as pessoas que residem próximo, além de contar com diversos atrativos, a fim de que toda a região também prestigie a Expo ACIAF" afirmou. A programação terá a abertura oficial na sexta-feira, às 17 horas, com a presença das autoridades locais e regionais, todos os núcleos empresariais, as empresas expositoras, os parceiros da iniciativa e a comunidade. Na sequência oficinas serão disponibilizadas, bem como a Sessão de Negócios, que contará com mais de 50 empresas apresentando seus produtos e serviços. No sábado (16), já a partir das 9 horas, terá início a programação do Seminário de Frutas de Caroço do Vale do Rio do Peixe, iniciativa da Epagri, parceira do evento. Durante todo o sábado, além das diversas empresas integrantes apresentarem seus produtos e serviços, haverá inúmeras oficinas gratuitas: cupcake, torta de maçã, NR 35 de Trabalho em Altura, Legislação Trabalhista, mecânica preventiva e drinks e coquetéis. Para participar basta se inscrever gratuitamente no site da associação: www.aciaf.com.br Ainda no sábado haverá um Fórum de Políticas Públicas para a Agricultura, com a presença dos deputados federais João Rodrigues e Valdir Colatto; os deputados estaduais Romildo Titon, Valdir Cobalchini e Natalino Lázare; o representante do governo do estado, secretário regional Dorival Carlos Borga e o prefeito de Fraiburgo Ivo Biazzolo. O objetivo é discutir problemas comuns no segmento e buscar alternativas para os mesmos. A programação da Expo ACIAF prossegue no domingo, dia 17, com os estandes para visitação, a continuidade do Encontro de Carros Antigos, que iniciará no sábado, às 15h30, além de outras oficinas: fonte de recursos para inovação e tecnologia, pilates, modelagem em 2D e 3D, salmão assado, podologia e penteados. Durante os três dias do evento, além das empresas, os núcleos empresariais da ACIAF estarão engajados com iniciativas diversas: o Núcleo de Corretores de Imóveis estará lançando a campanha de valorização da categoria; o Núcleo São Miguel, além de uma ação de valorização do bairro, estará com brinquedos infláveis para a criançada. O Núcleo de Agronegócio estará com um estande apresentando seu trabalho, bem como realizando eventos, como o Fórum de Políticas Públicas. O Jovem Empreendedor, além da sessão de negócios estará com estande na ação do Movimento Brasil Eficiente, visando coletar assinaturas para baixar a tributação no Brasil. O de Estética e Beleza, além das oficinas, estará, com um espaço aberto para atendimentos gratuitos a comunidade; o Núcleo de Construção e Acabamento estarão com o Feirão da Casa e Construção e o de Gastronomia, estará produzindo as refeições para a comunidade que prestigiar a Expo ACIAF. "Será um momento para conhecer mais sobre a Associação Empresarial, que está há 20 anos prestando o trabalho para a comunidade fraiburguense, bem como saber mais sobre os núcleos e as empresas do município que ofertam diversos produtos e serviços. Contamos com a presença de todos" finaliza a secretária executiva Fernanda Rosar.