17/06/2015

Vereador Paulo Santos (PP) vai à rádio e fala sobre seu voto contrário


Vereador Paulo Santos (PP)
No programa de 17/06 do meio dia na Rádio Fraiburgo o vereador Paulo Santos afirmou que seu voto contrário no projeto 2420/2015 se dá pelo fato dele ser contra o FINANCIAMENTO e contra o contribuinte ter que pagar a conta  não contra OBRAS.   Disse também que a administração tem constantemente tirado dinheiro das obras e passado para socorrer o hospital e pediu que o Governador do PSD Raimundo Colombo devolvesse o dinheiro que ele tem a obrigação moral de pagar ( Hospital é dever do estado), dai o prefeito poderia fazer as obras com recursos próprios e isto sairia mais barato  para contribuinte, que deixaria de pagar juros.   Gostaria que o prefeito usasse o tom agressivo que usou contra os vereadores  para pedir ao governado que cumpra o prometido (Um milhão e meio de reais).  Outro agravante é que o hospital está sobre Judicie e daqui a pouco saiu uma sentença contra a municipalidade e teremos que pagar o aluguel acordado de 25 mil reais por mês que nunca foi pago, dai sim ele vai precisar de um empréstimo.  Voltou a frisar o que foi votado era apenas uma autorização de empréstimo. Agora ele se coloca como vítima e usa um tom agressivo, não ouvi este tom quando ele veio falar sobre os comércios alagados e dos prejuízos dos comerciantes do centro da cidade.  Continue usando esses dois milhões como desculpas, ano que vem tem eleições e eu sei que o senhor precisa fazer uma rua, uma meia dúzia de buracos e dizer que é obra.  Nós os vereadores entendemos que é época de se colocar o pé no freio, é momento de cautela, e assim votamos pelo não endividamento de nossa cidade.   Ontem o vereador da situação foi na radio e pediu aos moradores que tirem satisfação com quem votou contra,  quando ele votou em um plano que tirou direito dos servidores eu não pedi que os servidores tirassem satisfação com ele.  Pense bem no final quem é que paga este empréstimo? O contribuinte.  Ele o prefeito sabe que muitas vezes nós os vereadores temos que votar contra quando entendemos ser inviável um projeto, assim como quando ele foi vereador e por achar inviável a criação de um bairro votou contra a criação do Bairro São Miguel.  Paulo Santos se despediu dizendo que está a disposição na câmara municipal para tirar qualquer duvida de qualquer eleitor.


Saiba mais sobre o  Projeto

Na 18ª SESSÃO ORDINÁRIA  dia 15 de JUNHO de 2015, Foi rejeitado por 6 votos contra 5, em 1ª VOTAÇÃO - PROJETO DE LEI Nº 2420/2015, que “AUTORIZA O PODER EXECUTIVO MUNICIPAL A ADERIR AO PROGRAMA BADESC CIDADES E TOMAR EMPRÉSTIMO JUNTO AO BADESC - AGÊNCIA DE FOMENTO DE SANTA CATARINA S/A E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”.  

Votaram contra o projeto, os vereadores: Oracir Ferreira de Deus (PP), Paulos Santos (PP), Sandro Morando (PT), Gabriel Fantin (PMDB) , José Valdir Dias Cechi (PMDB) e desempatando o presidente Gerson de Matia (PMDB).

Votaram a favor do projeto, os vereadores: Claudio Antonio Padilha (PP), Rodrigo de Lara(PSD), Valcir Rezzadori (PSD), Francisco Maciel (PPS) e José Darcy Soares França (PPS). O Projeto seguirá para segunda votação na próxima sessão.

PROJETO DE LEI Nº 2420/2015

O Prefeito Municipal de Fraiburgo, Estado de Santa Catarina, no uso de suas atribuições legais; Faço saber a todos os habitantes deste Município que a Câmara Municipal de Vereadores aprovou e eu sanciono a seguinte Lei: 
Art. 1º. Fica o Poder Executivo autorizado a aderir ao Programa BADESC CIDADES.
Art. 2º. A adesão ao Programa BADESC CIDADES propiciará o aporte de recursos ao Município para financiamento de Pavimentação Asfáltica e Pavimentação de Passeios Públicos.
Art. 3º. Para atendimento das necessidades financeiras do programa de investimentos mencionados no artigo 2º, fica o Poder Executivo autorizado a tomar empréstimo junto ao BADESC - Agência de Fomento de Santa Catarina S/A, com recursos do Programa BADESC CIDADES, até o montante de R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais).
Parágrafo único. Em garantia aos empréstimos estabelecidos neste artigo, fica o Poder Executivo autorizado a oferecer a vinculação de quotas partes do ICMS e/ou FPM, para pagamento do principal, juros, tarifas bancárias e outros encargos da operação de crédito.
Art. 4º. Para dar continuidade ao Programa BADESC CIDADES, o Poder Executivo consignará nos projetos de lei orçamentários dos anos subsequentes, as dotações necessárias a formação do Programa, bem como para cumprimento dos compromissos com encargos dos empréstimos tomados.
Art. 5º. Por conta dos financiamentos estabelecidos no artigo 3º desta Lei, o Município pagará encargos máximos de 5,5% (cinco vírgula cinco por cento) ao ano, acrescido da taxa SELIC (variação acumulada das taxas médias apuradas no Sistema Especial de Liquidação e de Custódia, divulgada pelo Banco Central do Brasil), ou, no caso de sua extinção, o indexador que a substituir.
Art. 6º. Os recursos provenientes da operação de crédito a que se refere esta Lei deverão ser consignados como receita no Orçamento ou em créditos adicionais, nos termos do inc. II, § 1º, art. 32 da Lei Complementar 101/2000.
Art. 7º. Os orçamentos ou os créditos adicionais deverão consignar as dotações necessárias às amortizações e aos pagamentos dos encargos anuais, relativos aos contratos de financiamento a que se refere o artigo primeiro.
Art. 8º. Fica o Chefe do Poder Executivo autorizado a abrir créditos adicionais destinados a fazer face aos pagamentos de obrigações decorrentes da operação de crédito ora autorizada.
Art. 9º. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
GABINETE DO PREFEITO - FRAIBURGO, SC., 27 DE MAIO DE 2015.
IVO BIAZZOLO - Prefeito Municipal

O xadrez de Fraiburgo continua se destacando no estado

DOBRADINHA FRAIBURGUENSE NOS JOGOS ESCOLARES

No final de semana quatro enxadristas Fraiburguenses representaram a 9ª SDR nos JESC - Jogos Escolares de Santa Catarina 12 a 14 anos Fase Regional Centro-Oeste, no município de Lages.

Masculino: 1º lugar: Leonardo Augusto de Paula - EEF Nações/Fraiburgo,  2º lugar: João Vítor Dalanhol - Escola Cefrai/Fraiburgo, 3º lugar: Arthur Schena - Escola Joaquim D'Agostini/Lacerdópolis

Feminino: 1º lugar: Maria Eduarda Gomes -Joaquim D'Agostini/Lacerdópolis, 2º lugar: Ana Laura Dahmer - Escola São Francisco/Luzerna, 3º lugar: Bruna Francescato - Escola Cefrai/Fraiburgo 4º lugar: Amanda Barros - EEB São José/Fraiburgo. 


Os campeões e vices de cada naipe conquistaram vaga para disputar a etapa Estadual em julho na cidade de Caçador.


FRAIBURGUENSES DISPUTAM 2ª ETAPA DO CATARINENSE DE XADREZ RÁPIDO

Thiago Reichert e João Eduardo Felix foram os enxadristas representando a ACXF - Associação Clube de Xadrez de Fraiburgo na 2ª etapa do Circuito Catarinense de Xadrez Rápido em Itajaí, no dia 13 de junho. Torneio denominado "xadrez rápido" devido ao tempo em que cada jogador possui por partida, 16 minutos.   Na divisão Superior, que contou com a presença de 4 mestres e vitória do GM-Grande Mestre Paraguaio Neuris Delgado, o Fraiburguense Thiago Reichert conquistou a 14ª colocação no geral com 4 vitórias em 7 partidas. Na divisão Especial, também aberta a enxadristas de todas as idades, João Eduardo Felix venceu 5 partidas num total de 7 e conquistou a 5ª colocação no geral e 2º lugar na sub 12. Destaque para João, na vitória na 7ª rodada em cima da grande revelação e já campeã Brasileira Gabriela Feller de Blumenau.     




14/06/2015

Fraiburgo escolheu a nova rainha da maçã

As três escolhidas: Amanda, Janaisa e Eliziane.
Aconteceu dia 13 de Junho o Baile de escolha da Rainha da Maçã, no Clube Fraiburguense. Oito lindas meninas desfilaram para um Seleto grupo de Jurados, onde foram escolhidas as três representantes mais belas do município, somando, simpatia e desenvoltura na passarela. A nova Rainha representará Fraiburgo é Janaisa Ramos Flores, 26 anos, Primeira Princesa, Amanda Caroline Maestri Miguel Padilha, 16 anos e Segunda Princesa Eliziane Dias da Silva, 16 anos. O evento reuniu autoridades e empresários de diversos setores de nosso município. Fraiburgo estaria muito bem representado com qualquer uma delas e ficou mais ainda com as novas eleitas. A animação do evento ficou por conta da Banda Fonte Luminosa, que agradou o público presente. A cerimonia ficou por conta do locutor, Júlio Santos.  (Fotos: Pedro Lopes)
  

Fraiburgo sofre com vários pontos de alagamentos

Todo ano quando a cidade de Fraiburgo enfrenta um nível pluviométrico um pouco mais intenso as instalações de escoamento mostram suas fragilidades.   Temas exaustivos das ultimas campanhas eleitorais a  eliminação deste problema rendeu bons votos a quem fez um discurso de oposição, mas a julgar pelas reincidências o problema continua o mesmo. Agora aparecem os técnicos querendo fechar aporta depois dela arrombada.  Nosso comércio que atravessa sua pior fase vão adicionar os prejuízos da chuva na sua contabilidade.   Os cartões ´postais e as ruas do centro sofrem com os alagamentos, vejam algumas fotos que circulam nas redes sociais postadas por outros colegas jornalistas:  

   


  

 


Reitor Adélcio prestigia evento do SEBRAE



O Reitor da Uniarp e Presidente da Associação Caçadorense de Imprensa, Prof. Pós-Dr. Adelcio Machado dos Santos, participou da sessão de lançamento do Projeto Revitalização dos Setores Produtivos de Caçador.  O Projeto conta com a liderança do Serviço Brasileiro de Apoio à Pequena e Média Empresa (SEBGRAE/SC), em parceria com a Uniarp, Ifes, Acic, CDL, Prefeitura Municipal e Ampe.     Explica Adelcio que faz todo sentido o apoio da Universidade a este Projeto, considerando a sociedade do conhecimento em que vivemos, ou seja, a grande chave da prosperidade consiste no conhecimento.                 Neste sentido, a criação do conhecimento organizacional, consiste na capacidade de uma empresa em criar novo conhecimento e difundi-lo em sua organização como um todo, além de incorporá-lo a produtos, serviços e sistemas.   Nesse ínterim, percebe-se que a perspectiva de aprendizagem e crescimento precisa estar direcionada a sua atenção para as pessoas e para as infraestruturas de recursos humanos, que são de extrema necessidade ao sucesso da organização.   Os investimentos a realizar nesta vertente podem ser tidos como sendo outro fator crítico para a sobrevivência e desenvolvimento das organizações em longo prazo.   Entretanto, este desenvolvimento precisa ser sustentado por uma análise e intervenção constante na “performance” dos processos internos, sendo esses considerados como sendo os processos-chave do negócio.   A melhoria desses processos internos no presente constitui indicador-chave do sucesso financeiro no futuro.   De outro lado, a parceira entre instituições é fundamental para o êxito.  Por fim, o Reitor Adelcio aplaudir a iniciativa das instituições engajadas no Projeto.

12/06/2015

Cersão indignado pede a volta do setor de identificação em Fraiburgo

O Presidente do Legislativo Fraiburguense desabafa na tribuna e fala sobre o prejuízo social de não haver mais emissões de carteira de identidade no município.


Presidente do Legislativo Fraiburguense  Gerson de Matia (Cersão)
O Vereador e Presidente da Câmara de Fraiburgo Gerson de Matia (Cersão) usou a tribuna na sessão ordinária dia 08/06/2015 para falar de um assunto polêmico. Esse assunto preocupa muito toda a comunidade Fraiburguense, é o fato do Município não fazer mais Carteira de Identidade. Quem necessita deste trabalho precisa se deslocar até a cidade vizinha de Videira. Pontua o vereador que: “muitos cidadãos não têm nem condições de sair dos seus bairros e vir com frequência ao centro, o que dirá agora ter que ir a Videira”? O tom utilizado pelo vereador foi de indignação, de tristeza e de vergonha, pois Cersão além de vereador é Policial Civil há 17 anos e tem sentido na pele a indignação e a revolta dos membros da comunidade quando ao chegarem à delegacia encontram um aviso que ali não se emite mais Identidade. Cersão, sem fazer acusações, apenas fazendo menção as autoridades competentes que deveriam zelar por esse atendimento esclareceu que a responsabilidade por esse serviço é do I.G.P Instituto Geral de Perícia de Santa Catarina, e que as Identidades por alguns anos foram feitas na Prefeitura e posteriormente na Delegacia. “Podemos observar que se trata de um jogando a responsabilidade para o outro, e o povo que se dane”, desabafou Cersão. Tanto se fala na qualidade do serviço público, mas o que estamos vendo é um regresso, não se tem como admitir uma Cidade como Fraiburgo com 35 mil habitantes não ter mantido um setor que emita esse documento. Cersão também aproveitou em sua palavra para demonstrar sua indignação de que as pessoas precisam se deslocar a Videira também para fazer a foto para a Carteira de Habilitação, todos os outros documentos se fazem aqui, mas a foto tem que ir até a cidade Vizinha, situação também revoltante. Deixou claro na tribuna que fará uma Moção nos próximos dias e vai encaminhar para as autoridades competentes para que essas duas situações sejam resolvidas de forma urgente, confirmou que está conversando pessoalmente com algumas responsáveis na busca de uma boa solução. Questionado ao final de seu pronunciamento sobre alguma represália por parte dos seus superiores com relação a sua revolta, Cersão esclareceu estar muito tranquilo daquilo que está fazendo, tenho 17 anos de Polícia, cumpro com minha obrigação, faço o meu trabalho com dignidade e responsabilidade, atendo bem as pessoas que me procuram, sempre trabalhei no combate a criminalidade, tenho uma conduta exemplar dentro da Instituição, sempre estou buscando melhorias para nossa Segurança Pública solicitando aumento no Efetivo, Viaturas, entre outras situações. Muitos já trabalharam comigo e sabem como eu sou apenas estou exercendo minha função de Legislador a qual fui escolhido pelo povo, e exercendo também a minha cidadania como nascido e criado nessa cidade, é aqui que eu quero morar, viver e criar meus filhos, e dar a minha contribuição para nossa sociedade, finalizou o Vereador.

Jornalista Mariana Piacentini lança livro em Caçador


Presidente da ACIAF realiza palestra no UNIESCOLA

O presidente da Associação Empresarial de Fraiburgo (ACIAF), Jorge Pederiva, foi o case de sucesso apresentado em palestra promovido pela 3ª fase do curso de Administração da Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp). O evento foi realizado na noite da quarta-feira, dia 10, e mobilizou mais de 450 pessoas, entre estudantes e professores. Para o presidente o convite foi muito especial “Foi muito gratificante poder falar para todo o público presente um pouco da minha vida, da minha história profissional. Senti-me muito útil em poder colaborar de alguma forma com esses estudantes. Agradeço pela oportunidade” afirmou.      A palestra se concentrou na apresentação da vida profissional do presidente da ACIAF. Jorge contou aos estudantes a sua origem e o que ele fez para chegar onde está hoje, sendo proprietário de uma das melhores granjas, com volume de produção e qualidade sanitária do estado.     Antes de falar da Granja Liberata, Jorge falou da sua formação em Economia e a especialização em Comércio Exterior. Na trajetória profissional ainda retratou os 14 anos que atuou na BRF e as experiências de vida que obteve durante todo esse processo.   O cerne da apresentação se concentrou na condução da própria empresa: a Granja Liberata, que hoje possui 37 funcionários. A forma de condução e as prioridades de gestão foram apresentadas aos estudantes que puderam conhecer um pouco mais sobre essa atividade. O relacionamento com os funcionários também foi evidenciado. Jorge destacou que conhece os 37 funcionários, a família de todos eles, sabe onde mora e os chama pelo nome.   “Valorizo muito o relacionamento com os meus funcionários porque sei que o sucesso da minha empresa depende também deles. Eu faço a gestão, mas eles estão na linha de frente, conduzindo todos os trabalhos” afirmou Pederiva reforçando que não há uma fórmula mágica para o sucesso, e que isso é reflexo do empenho, conhecimento, dedicação e esforço com o qual a pessoa exerce qualquer atividade, primando sempre pelo respeito ao próximo.


Escolas da região participam de etapa regional do JESC

Jogos Escolares etapa Regional Centro- oeste acontecerá de
 12 a 16 de junho, em Lages-SC.


As escolas dos municípios integrantes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional – 9ª SDR, vencedores da etapa microrregional, participarão, de 12 a 16 de junho, em Lages da Etapa Regional Centro- Oeste dos Jogos Escolares de Santa Catarina (JESC).  A competição, que envolve estudantes de 12 a 14 anos, mobilizará 110 atletas da regional nas modalidades de basquete, futsal, handebol, vôlei, xadrez, tênis de mesa, sendo ambos nas modalidades feminino e masculino e também no badminton. Os campeões irão disputar a etapa estadual que acontecerá em Caçador, dos dias 18 a 21 de julho.   Para a o integrador esportivo da 9ª SDR, Fernando Ribeiro, a atividade visará a integração e o estímulo ao esporte “É uma competição realizada pelo Governo do Estado, por meio da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), Secretarias Regionais (SDRs) e Prefeituras. São eventos que visam formar novos atletas e trazer o melhor que o esporte proporciona como o respeito e a disciplina” afirma.    A programação da etapa  regional centro oeste teve início na quinta-feira, dia 11, com a recepção dos atletas  e seguirá nos dias 12, 13, 14, 15 e 16 com as disputas de badminton, basquetebol, futsal, handebol, tênis de mesa, voleibol e xadrez. Da 9ª SDR estarão participando os alunos Gustavo Cruz da Silva e Jonathan Boesing Souza, ambos da EEB. João Jorge de Campos, de Tangará, que competirão no badminton; os alunos Matheus Vicente, Laís Ramiro, Gustavo Bresciane e Daniel Cossul, na modalidade tênis de mesa;  Leonardo Augusto de Paula da EEF Bairro das Nações, Bruna Favero, do Cefrai e Amanda de Barros da EEB São José, ambas de Fraiburgo, na modalidade de xadrez.     
No voleibol feminino o Colégio Cefrai, de Fraiburgo representará a microrregião; no masculino será a escola Joaquim Amarante, de Videira; No Handebol feminino a escola participante será a Eurico Pinz, de Fraiburgo e no masculino a Waldemar Kleinubing, de Videira; No basquetebol masculino e feminino a escola representante será o Colégio Carlos Drummond de Andrade, também de Fraiburgo. O futsal masculino ficará com a Escola João Jorge de Campos de Tangará e a no feminino será a escola Waldemar Kleinubing, de Videira.  “Desejamos a todas as escolas e atletas muita boa sorte nas competições, mas reforçamos que para a região, somente a participação já é uma vitória. Parabéns a todas as escolas que incentivam e valorizaram a prática esportiva” finalizou o Secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Dorival Carlos Borga.

11/06/2015

Primeiro secretário da associação do bairro São Miguel responde a Ivens Negão

Primeiro Secretário Rogério dos Santos
Em resposta ao manifesto de descontentamento do  senhor Ivens Romário de Souza popular Ivens negão com relação a Associação de moradores do bairro são Miguel, eu Antônio Rogério dos Santos, primeiro secretário da entidade e com a autorização da diretoria  quero lhe dizer  que como oposição vossa senhoria faz um belo trabalho, mas,  lendo a sua matéria entendemos que o senhor deveria se inteirar melhor dos assuntos objeto de sua preocupação. Como representante do povo como você diz ser, deveria estar mais informado, sugiro que entre no portal da transparência nos assuntos da CONAB e veja quantos projetos do movimento de desenvolvimento agrário e também no ministério de desenvolvimento social vieram de 2012 até agora.  Sobre a Cooperativa, deste sim lhe damos razão de você falar  este é um programa do governo não contempla mais as associações de bairro e somente para o CRAS ou seja apenas para os departamentos de ação social dos municípios.  Lhe informo que segunda (15/06) teremos reunião e depois toda a terceira quarta feira do mês na Avenida Guilherme Pinz na residência do senhor Emídio Romero.  E na reunião do dia 15 de abril esteve presente a Dr Vania Frantiesk que falou sobre a saúde e esteve também o senhor Hélio de barros representante da defesa civil e na reunião do dia 20 de maio esteve presente o senhor Prefeito Ivo Biazollo que falou do que tinha realizado no bairro a pedido da associação e sobre o  pretende  fazer no bairro a pedido da nossa diretoria.   Reafirmamos que associação não esta interessada em defender politica partidária, apenas queremos trabalhar em conjunto, informamos que não temos como trabalhar sem estar em conformidade com a administração, pois, é deles que a associação depende, pois não possuímos recursos próprios para atende à comunidade.

Reitor Adélcio prestigia evento em Fraiburgo

Adélcio Machado, Gerson  de Matia e Jorge Pedriva
O Reitor da Uniarp e Presidente da Associação Caçadorense de Imprensa, Prof. Pós-Dr. Adelcio Machado dos Santos, participou do Iº Uniescolar, evento promovido pela Universidade em parceira com a Câmara Municipal de Fraiburgo.     Palestraram o empresário Jorge Pederiva, presidente da Associação Empresarial de Fraiburgo (ACIAF); e o  Prof. Clayton Zanella.  Em sua manifestação, o Reitor Adelcio agradeceu à Câmara Municipal a parceria, na pessoa de seu presidente – o Vereador Gerson Matias.    Acrescentou que, atualmente, configura-se consenso quanto à relação direta entre educação e desenvolvimento econômico, ou seja, entre o enriquecimento das nações e seu grau escolar, entre o progresso econômico e a capacidade criadora e transformadora de seu povo.   
 Neste sentido, a política educacional está relacionada diretamente com o contexto e a organização política de cada sociedade, e o seu perfil depende em grande parte desse aspecto da sociedade em que ela se processa. A política educacional deve assegurar o direito à educação para todos os cidadãos.    Junto a outras políticas sociais asseguradoras de seus respectivos direitos, ela tem por fim proporcionar condições mais igualitárias de vida, proporcionando oportunidades iguais de existência para todos.  Assim, o papel que a educação pode desempenhar no desenvolvimento econômico é mais evidente em relação com a formação de mão-de-obra profissional e técnica, mas também é importante sua influência sobre a inversão tecnológica, a difusão de inovações, a aptidão empresarial, os padrões de consumo, a propensão à poupança, a adaptabilidade a mutações econômicas e a participação ativa dos distintos setores sociais nas tarefas do desenvolvimento.  Por fim, Adelcio registrou o destaque de Fraiburgo no contexto da Universidade, visto que se trata de comunidade próspera, a merecer toda a atenção.


Gerson eleva o tom e cobra mais qualidade no sinal da TIM em Fraiburgo

O Presidente da câmara municipal de Fraiburgo Gerson de Matia (Cersão)
Nos últimos meses o sinal da operadora TIM em Fraiburgo perdeu muito a sua qualidade.  Como sinal de telefonia é um produto indispensável na sociedade moderna, e movimenta um valor considerável, os usuários não pouparam reclamações.     Sensível ao problema o presidente da câmara municipal de Fraiburgo Gerson de Matia (Cersão) apresentou para apreciação de seus pares na 16ª sessão ordinária (01/06/2015) e foi aprovada por unanimidade uma  MOÇÃO Nº 17/2015 que deverá ser encaminhada à Operadora de Telefonia Móvel TIM com o seguinte conteúdo: a Câmara Municipal de Fraiburgo, através da presente moção, solicita à operadora de serviço de telefonia móvel TIM, melhorias na qualidade do sinal, cobertura e rede em Fraiburgo, tanto na área urbana quanto interior.  Ao consultar técnicos do setor de modo geral recebemos alguns indícios como: ”As antenas são as responsáveis pela transmissão de sinal. Nas regiões onde seu sinal fica mais fraco, pode ser que o número de antenas seja menor. Para melhorar a qualidade desse sinal teremos que  investir em novas antenas. Além da instalação dessas novas antenas, será necessário melhorar  também a capacidade das antenas já existentes”.  Em outras situações recebemos  também a explicação de que: “ As falhas na transmissão podem ocorrer por diversos motivos, mas principalmente devido a ações de agentes externos como o rompimento das fibras ópticas por escavadeiras em locais de construção, e até mesmo por roubo de cabos e vandalismo, em casos menos comuns  falta de energia no sistema”.  Gerson saliente que uma empresa do porte da TIM deva trabalhar em outras soluções como: “Implantar novas rotas para os cabos, vigiar seus cabos com câmaras de segurança em regiões onde os roubos são frequentes, implantar equipamento com mais autonomia de bateria”.  A intenção do legislador é promover melhorias, tanto para população como para a própria empresa e espera que a resposta da empresa seja rápida e eficiente  como é sua imagem global.


Araldi lança livro durante o UNIESCOLAR


O escritor Luiz Carlos Araldi natural de Videira e morador de Fraiburgo desde 1984 aproveitou a realização da UNIESCOLAR promovido na quarta-feira dia 10 de junho pela UNIARP em parceria com a câmara municipal de Fraiburgo e apresentou o livro de sua autoria: Fuga Silenciosa que contém 49 capítulos em 250 páginas.  A história é baseada em um fato real contada por um amigo que após estar no leito de um hospital a espera da morte.  Ao presenciar a chacina da própria família, aos 15 anos Kakau desaparece e sem alternativa passa a viver na rua. O próprio Kakau cansado da impunidade ajuda a desvendar os crimes.  Na trajetória durante os encontros de amor e sexo, ele conhece Káthia, que conquista seu coração.

surpreendente descoberta entre, um dos assassinos estava o pai de Káthia. A recaída e a volta por cima, após a descoberta.  Araldi é um cidadão bastante conhecido por ter trabalhado em diversas empresas de Fraiburgo e ao ser perguntado sobre porque o escreveu disse: “Estou realizando um sonho de muitos anos e lançando este livro mais para minha satisfação do que para obter lucros, acredito no livro e na sua venda, e quero continuar escrevendo sempre”.



Em resposta ao núcleo São Miguel Gerson apresentou suas ações

Representantes do núcleo São Miguel e Gerson de Matia
Na quarta-feira, dia 3 de Junho o Núcleo São Miguel recebeu a visita do presidente do Legislativo de Fraiburgo, Gerson de Matia. Durante o encontro a pauta se concentrou nos projetos e reivindicações dos moradores da referida localidade. Na ocasião foi debatida a possibilidade de um cemitério do Bairro São Miguel e sobre a possibilidade da ampliação do Cemitério Municipal, autorização e fiscalização dos brechós e comércios ambulantes; cascalhamento nas estradas de acesso e também ao projeto São Miguel fase 3.  A reunião foi realizada na Associação Empresarial de Fraiburgo e teve início às 14 horas.      Na ocasião o grupo recebeu o vereador o qual entregou um relatório das respostas obtidas pelo executivo sobre os pedidos feitos pelo núcleo em 24 de Fevereiro de 2015. Referente ao Cemitério do Bairro São Miguel, um dos pleitos da carta de intenções, o vereador informou que não existe projeto para criação do cemitério, já quanto o cemitério municipal a ampliação está parada porque o município ainda não arrecadou verba suficiente para compra dos imóveis que precisam ser desapropriados pelos moradores, Já no referente a autorização e fiscalização para realização de brechós e também do comércio ambulante, Gerson explicou que existe autorização para realização de brechós quando da existência de “habite-se” do local a ser realizado, bem como do pagamento das taxas de tributação. Também existe autorização e fiscalização para comércio ambulante e existe autorização para comercialização de gêneros alimentícios, mas ambos precisam realizar o pagamento da taxa de tributação.


A isenção das taxas existe também para pessoas físicas ou jurídicas, entidades sem fins lucrativos ou instituições de ensino conforme diz a lei complementar nº 175 de 23 de outubro de 2014.    Sobre o cascalhamento na estrada que liga a Av. Pedro Gianello, no Bairro São Miguel ao Bairro Portal, acesso a rodovia SC 355 e ao Parque industrial, ambas reivindicações apresentadas pelo executivo como integrantes do projeto São Miguel fase 3, o vereador comunicou o grupo que o projeto não foi aprovado na câmara por não contemplar os objetivos de parque industrial e sim residencial, desta forma o executivo provavelmente irá reformular o projeto para que possa ir novamente a câmara para votação.   O núcleo agradeceu ao Presidente da Câmara por auxiliar o núcleo em busca de respostas para o desenvolvimento do bairro, mas também explanou a necessidade do Poder Executivo e Legislativo trabalhar juntos para um bem comum. “O núcleo monitorará essa demanda e espera que as classes políticas do município e da região possam estar alinhadas primando o melhor para a comunidade, independente de siglas partidárias” finalizou um dos integrantes do Núcleo São Miguel.