16/07/2015

Reitor Adelcio destaca plano municipal de educação de Caçador

O Reitor da UNIARP e Presidente da Associação Caçadorense de Imprensa (ACIJO), Prof. Pós-Dr. Adelcio Machado dos Santos, recebeu o Plano Municipal de Educação de Caçador do Secretário Paulo Gonçalves.   Para Adelcio, o Plano se constitui em peça fundamental do planejamento.  A educação, atualmente, constitui fator de mudança, renovação e progresso. Por tais circunstâncias o planejamento se impõe, neste setor, como recurso de organização. É o fundamento de toda ação educacional.   Planejar o processo educativo é planejar o indefinido, porque a educação não é um processo, cujos resultados podem ser totalmente pré-definidos, determinados ou pré-escolhidos, como se fossem produtos decorrentes de uma ação puramente mecânica e impensável.   É preciso, pois, planejar a ação educativa para o homem não lhe impondo diretrizes que o alheiem. Permitindo, com isso, que a educação ajude o homem a ser criador de sua história.    Ademais disso, o planejamento educacional não pode estar limitado por uma visão individualista, que procure conformar o ser humano a um sistema de restritas visões, despreocupadas com o provimento de suas necessidades basilares.   Colimando as finalidades da educação, o planejamento torna-se mister. Mais ainda, representa instrumento essencial para que todo o processo educacional desenvolva a sua ação, em todo unificado, integrando todos os recursos e direcionando toda a ação pedagógica.   Por fim, o Reitor Adelcio agradeceu e formalizou cumprimentos pela execução da importante tarefa de elaboração do Plano.

15/07/2015

Projeto curando com Amor recebe homenagem da câmara de Fraiburgo

Vereadores de Fraiburgo e projeto curando com amor
Na 22ª SESSÃO ORDINÁRIA ocorrida no dia 13 de JULHO de 2015 foi aprovada por unanimidade a MOÇÃO Nº 014/2015, de autoria do Vereador GERSON DE MATIA; onde a Câmara Municipal de Fraiburgo, através da presente moção veio parabenizar e reconhecer o “Projeto Curando com Amor” através de seus voluntários, pelo belo trabalho realizado junto ao Hospital de Fraiburgo. A entrega da homenagem ocorreu no mesmo dia ao final da sessão ordinária na presença de todos os vereadores e de muitos visitantes.  O projeto curando com amor tem como objetivo levar a terapia do riso para dentro do hospital de Fraiburgo, todos os componentes são voluntários e comungam da vontade de levar um pouco de alegria, atenção e esperança e recebem como único pagamento o amor e o sorrisos das pessoas.

Ex-estudante de Jornalismo perde irmão em acidente

Diney Farias sentado ao chão em frente ao carro capotado
Um capotamento resultou na morte de um homem na manhã desta quarta-feira (15) no km 97 da BR-470. O acidente aconteceu em Apiúna, no Vale do Itajaí. Segundo o Corpo de Bombeiros de Ascurra, um passageiro que estava no veículo teve lesões leves.  A ocorrência foi registrada por volta das 8h20, quando um Gol, com placas de Itajaí, capotou em uma sequência de curvas, conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF). A suspeita, segundo a PRF, é que o motorista perdeu o controle do veículo. No carro estavam duas pessoas, o condutor e um passageiro. O motorista, de 29 anos, foi projetado para fora do veículo e morreu no local. O caroneiro, de 35 anos, teve lesões leves. Segundo os bombeiros, a principio ele se recusou a ser encaminhado ao hospital. O carro onde dois irmãos estavam capotou. Eles voltavam para Santa Cecilia quando aconteceu o acidente.  Fernando Paes de Farias não resistiu e morreu no local. Diney Farias foi levado para o Hospital de Blumenau. Diney é ex-acadêmico de jornalismo na Uniarp e radialista . (Foto: Lucimara Nascimento)

Concurso de desenho TRASCATARINA foi um grande sucesso

João Vitor de Souza (9 anos)
A Prefeitura de Fraiburgo, em parceria com a SC Racing, promoveu a terceira edição do concurso de desenho Transcatarina em Fraiburgo. Confirmando a popularidade do rali na cidade, o concurso bateu recorde de inscrições neste ano, com 860 trabalhos recebidos.  Devido ao grande número de inscritos, a organização do evento decidiu ampliar a premiação e contemplar 16 crianças com o passeio de jipe durante a largada promocional do Transcatarina, no dia 15 de julho. Além disso, quatro alunos da APAE Fraiburgo também farão o passeio, em uma categoria especial criada nesta edição. Os vencedores são: Pedro Henrique de Melles Conte (6 anos), Letícia das Almas Silva (6 anos), Ana Clara M. Fattori (7 anos) ,Eliane dos Santos Furtado (7 anos), Kauan Vicente Veloso (7 anos), Willian Saldanha (7 anos), Fabian Guilherme Furtado (8 anos),

Rayana Alice de Souza da Silva (10 anos)
Isabella Lara Peres (8 anos), João Guilherme Pedroso Hey (8 anos), Leonardo Kuhn (8 anos), Felipe Bongiovani de Matos (9 anos), João Vitor de Souza (9 anos), Maria Isabel Mozzer (9 anos), Pedro Henrique Tomaz de Oliveira (10 anos), Rayana Alice de Souza da Silva (10 anos), Luan Scussiatto (10 anos), Neide Soares (APAE Fraiburgo), Diego Tavares da Silva (APAE Fraiburgo), Fábio Steiner (APAE Fraiburgo), Jaine Liz (APAE Fraiburgo). A seleção foi realizada por uma banca de jurados, levando em consideração técnica e, principalmente, criatividade ao abordar o tema. Os trabalhos premiados estão disponíveis no blog Curta Fraiburgo (curtafraiburgo.blogspot.com). Todos os inscritos estarão expostos no Parque da Maçã, durante o rali, nos dias 15 e 16 de julho. A partir do dia 20, os desenhos farão parte da exposição Transcatarina em Fraiburgo, instalada na Biblioteca Pública.    
Pedro Henrique de Melles  Conte (6 anos)
 

                                                                                   

11/07/2015

Reitor Adélcio palestra no conselho de desenvolvimento regional

Reitor da Uniarp e Presidente da Associação Caçadorense de Imprensa (ACIJO), Prof. Pós-Dr. Adelcio Machado dos Santos, ministrou palestra no ensejo da reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional, órgão da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Caçador.  Observou Adelcio que, na economia pautada em conhecimento, o que mais adiciona valor são as atividades inteligentes, enquanto as atividades rotineiras ou manuais, perdem a importância. Consequentemente, as organizações operam enfocando as atividades realmente agregadoras de valor, ou, em outros temos, mais intensivas em inteligência.        Com a finalidade de satisfazer as necessidades especializadas e individualizadas, torna-se possível processar uma informação. Essa importância do conhecimento também incentiva uma mudança ocupacional dos trabalhadores.            A quantidade de trabalhadores no setor de produção da informação aumenta consideravelmente, sendo que a informação é produzida em massa, do mesmo modo que é produzido um objetivo físico de consumo. Isso resulta na modificação dos mecanismos estruturais da produção.           A par da análise da relevância econômica do conhecimento, Adelcio destacou o Mestrado em Desenvolvimento e Sociedade, que se processará em duas linhas de pesquisa – Desenvolvimento e Associativismo e Desenvolvimento, Sociedade e Educação.