05/08/2015

Câmara municipal de Fraiburgo instaura CPI da enchente

Vereadores de Fraiburgo instauram CPI para determinar responsabilidades decorrente da enchente da rua Arnoldo Frey e do bairro Salete

Vereadores no momento da votação da CPI
Na sessão ordinária da câmara municipal de Fraiburgo do dia 22 de Junho de 2005 foi aprovado por unanimidade o requerimento, de autoria do Senhor Marcelo de Oliveira, representante parcial dos moradores e comerciantes das ruas Arnoldo Frey e Rio Grande do Sul.  Na ocasião ele solicitou o uso da palavra perante o plenário, para discorrer acerca do alagamento ocorrido no dia 14 de junho, nas ruas mencionadas. Com aprovação ele compareceu na sessão ordinária do dia 29/06/2015 onde expôs perante o plenário, sobre os prejuízos decorridos da enchente e solicitou que a casa de leis instaurasse uma comissão parlamentar de inquérito para apurar as responsabilidades.  O poder legislativo de Fraiburgo depois de exaustivo debate colocou a matéria em apreciação na câmara.   Na  sessão ordinária de 2 de agosto de 2015, os vereadores Gerson de Matia (PMDB), Josiel Nunes da Silva (PSC),  José Waldir Dias Cechi (PMDB) e Paulo Santos (PP) apresentaram um requerimento fruto de longo debate, propondo a instauração da CPI.  Em votação o requerimento foi aprovado por seis votos contra quatro.   Votaram a favor os vereadores: Paulo Santos, Josiel Nunes da Silva, José Waldir, Gabriel Fantin, Oracir Ferreira de Deus, Claudio Padilha.   Votaram contra os vereadores: Francisco Maciel, Jose Darcy Soares França, Valcir Rezzadori, Rodrigo de Lara.  O objeto de investigação da CPI abordará os seguintes fatos: 1) alagamento ocorrido no dia 14/06/2015, afetando o bairro Salete, centro (Rua Arnoldo Frey e imediações) e transbordamento do lago das Araucárias, focando na apuração das causas, efeitos e danos decorrentes; 2) requer seja deferido o prazo de 90 (noventa) dias para apresentação de relatório. E ficou assim a composição dos membros da comissão parlamentar de inquérito: Rodrigo de Lara (PSD), Oracir Ferreira de Deus (PP) e Gabriel Fantin (PMDB). A partir de agora essa comissão deverá no prazo estipulado reunir todas as informações necessárias para determinar responsabilidades e sugestões de obras ou ações que possam evitar sinistros desta natureza.  





9ª SDR promove treinamento do CAR

Cadastro Ambiental Rural (CAR) será tema de treinamento promovido 
pela 9ª SDR e Epagri

Videira - Nos próximos dias 11 e 12 de agosto, no Centro de Treinamento de Videira (CETREVI) será realizado um treinamento para operadores do Cadastro Ambiental Rural (CAR). O evento é uma promoção da Gerência de Agricultura da 9ª Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional (SDR), juntamente com a Gerência Regional da Epagri. Segundo o secretário Dorival Carlos Borga, o objetivo é qualificar os profissionais que prestam esse serviço a fim de beneficiar a comunidade “Com operadores qualificados o processo para Cadastramento Ambiental Rural torna-se mais célere, aumentando as possibilidades da região concluir o mais breve possível esse procedimento obrigatório” afirma.

O treinamento terá início às 13h30 e contará com instrutores cedidos pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Sustentável e Epagri de Rio do Sul. Durante os dois dias de capacitação os interessados receberão subsídios para proceder com o cadastro, as informações que o sistema exige, entre outros dados solicitados. Para participar os operadores deverão levar consigo notebook com o navegador Mozila Fire Fox instalado.
Para o treinamento serão 25 vagas ofertadas, sendo 18 destinadas para a 9ª SDR, que compreende os municípios de Videira, Iomerê, Arroio Trinta, Salto Veloso, Pinheiro Preto, Tangará e Fraiburgo; e outras sete vagas para a SDR de Caçador. O objetivo principal será aumentar a porcentagem de cadastros efetivados.

Referente ao mês de junho, os índices de propriedades rurais com o CAR na regional são: Salto Veloso com 61,01%; Tangará com  48,94%; Iomerê com 47,74%; Arroio Trinta com 38,24%; 37,76% das propriedades de Fraiburgo; Videira com 37,46% e 30,05% em Pinheiro Preto. Segundo o gerente de agricultura da 9ª SDR, Mauro Santini, o prazo final do CAR é maio de 2016. “Esse treinamento é uma demanda das nossas secretarias municipais que evidenciaram alguns problemas decorrentes da exigência desse cadastro. Acreditamos que esse procedimento favorecerá os municípios, a quem o produtor deve procurar para efetuar o Cadastro, e também o próprio dono das terras que terá um serviço muito mais ágil e capacitado” destacou.

O CAR é um registro eletrônico, obrigatório para todos os imóveis rurais, que tem por finalidade integrar as informações ambientais referentes à situação das Áreas de Preservação Permanente - APP, das áreas de Reserva Legal, das florestas e dos remanescentes de vegetação nativa, das Áreas de Uso Restrito e das áreas consolidadas das propriedades e posses rurais do país. Criado pela Lei 12.651/2012 no âmbito do Sistema Nacional de Informação sobre Meio Ambiente - SINIMA, o CAR se constitui em base de dados estratégica para o controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativa do Brasil, bem como para planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais.


Conheça Maceió saindo de Chapecó




04/08/2015

Videirenses são vice-campeãs brasileiras de bolão

04/08/2015- A equipe de bolão feminino de Videira, que representa o Clube Floresta e a Prefeitura de Videira/ Fundação Municipal de Esportes conquistou no último fim de semana o título de vice-campeã brasileira. A conquista aconteceu em Ijuí (RS), onde as videirenses  participaram do Campeonato Brasileiro de Clubes feminino.


As videirenses competiram com equipes de todo o país e conquistaram a prata ao atingir 1672 pontos, 35 a menos que a 
primeira colocada que foi a equipe dona da casa, Ijuí. A equipe de Videira é comandada pelo técnico Betico, que no mês de março já tinha conquistado, com a equipe videirense feminina Master, o título de melhor equipe da região sul. O título de campeã foi conquistado durante o 21º Torneio Inter seleções de Bolão que aconteceu em Guaratuba (PR) entre os dias 7 e 14 de março.  “As equipes femininas do Bolão  sempre enaltecem o nome de Videira, em quaisquer competições, que participam. Em nome da Administração queremos parabenizá-las e agradecer pelo empenho em bem representar nosso município”, diz o superintendente da FMEV – Hely de Freitas e Silva.  Silvia Palma  Assessoria de Comunicação Prefeitura de Videira



03/08/2015

O Xadrez de Faiburgo conquista novas medalhas

Nos 28º Joguinhos Abertos de SC na cidade de Itajaí, o xadrez Fraiburguense encerra como a modalidade que trouxe os melhores resultados para o município. Além do xadrez, representaram Fraiburgo as modalidades de Judô e Vôlei de areia. Foi conquistado duas medalhas de PRATA e uma medalha de BRONZE: Lucas Machado PRATA no xadrez blitz (5') e Nathalia Recalcatti BRONZE no xadrez rápido (15') João Vítor Dalanhol PRATA no xadrez pensado (1h30').  O nosso menino de ouro Ruan Gonçalves neste evento representou o município de Florianópolis, conquistou dois OUROS no individual e foi campeão geral com a equipe.Já na classificação final por equipes, o feminino ficou na 10ª colocação e o masculino ficou na 12ª posição.   Para o técnico da equipe professor Juliano Zonta: "Os resultados foram ótimos, tendo em vista principalmente o nível da competição (reuniu não apenas os melhores de SC, mas do Brasil, devido as várias contratações). Temos uma equipe nova, praticamente todos, inclusive Ruan, jogarão OLESC representando nosso município. Temos muito a comemorar pela conquista das 3 medalhas de Fraiburgo."   Outro momento que marcou, foi a homenagem dos atletas aos professores Juliano e Thaís Moraes Zonta, que não puderam estar presentes nos jogos por motivos pessoais. Muito legal ver a gratidão e o comprometimento dos atletas de Fraiburgo que não recebem nada, fazem por puro amor. Enxadristas de Fraiburgo:  Equipe Masculina: Guilherme Matos, Lucas Machado ,João Vitor Dalanhol, Nathan dias, Lucas Puhl, Leonardo Lopes, João Félix.  Equipe feminina: Mylena rocha, Nathalia Recalcati, Amanda de Barros, Erica Carmazio, Valesca hoeckler, Bruna favero.  Jogadores por Floripa: Ruan Gonçalves, Sofia Pinz Gomes, Patricia Silveira. 



  





Musa flor de maçã foi o ponto alto do Festifrai

Schaiane, Viviane e Emanuelle
Muita beleza e simpatia, na passarela e boa musica final do Festival da Canção - FESTIFRAI 2015, aconteceu  dia 02 de agosto, no Clube Flor de Maçã (Clube da melhor idade).  Excelente organização, com forte apelo popular, comandado por Sebastião Furtado da Silva, (Puxirão), e sua filha. Júlio Santos, mais uma vez, trabalhou na comunicação oficial do evento, com muita animação e conseguiu manter um bom nível de entretenimento Foram nove candidatas, cuidadosamente selecionadas para concorrer a Musa Flor de Maçã, dia 14 de Junho, no Salão Comunitário do Bairro, Santo Antônio. Aléxia do bairro São Cristóvão, Ana  do bairro São Cristóvão, Emanuelle do bairro Nações, Schaiane dos Santos Pomniecinski do bairro Macieira, Letícia do bairro dez de Novembro,  Mislaine dos Santos Pomniecinski do bairro Macieira ,  Vanessa Corrêia do bairro Santa Monica, Vanessa Ribeiro do bairro São Cristóvão e Viviane Letícia Moraes-Vila Fischer. As vencedoras foram: IIª-Princesa Emauelle Barbosa de Souza,  Iª-Princesa: Schaiane dos Santos Pomniecinski, e  a Musa Flor de Maçã 2015: Viviane Letícia Moraes. 





31/07/2015

Reitor Adelcio comunica início de mestrado

O Reitor da Uniarp e Presidente da Associação Caçadorense de Imprensa (ACIJO), Prof. Pós-Dr. Adelcio Machado dos Santos, formalizou comunicado de que o Mestrado em Desenvolvimento e Sociedade inciai suas atividades dia 6 de agosto do corrente.  o funcionamento do Mestrado em Sociedade e Desenvolvimento. O aludido curso foi recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), fundação do Ministério da Educação encarregada da regulação e fomento da pós-graduação.  Reza o Parecer da Recomendação: “A proposta é formada por uma área de concentração (Desenvolvimento e Sociedade) e duas linhas de pesquisa (Desenvolvimento e Associativismo, Desenvolvimento Sociedade e Educação). O foco da área de concentração é desenvolvimento, sociedade e educação. A primeira linha cobre estudos sobre o papel do associativismo no desenvolvimento regional. A segunda linha tem como foco principal a formação de recursos humanos, destacando o papel da educação para o desenvolvimento. A estrutura curricular é formada por 17 disciplinas que cobrem bem as linhas de pesquisa. O conjunto de disciplinas obrigatórias é composto por 4 (quatro) disciplinas e 3 (três) créditos, totalizando 12 (doze) créditos. As disciplinas obrigatórias são distribuídas por linha de pesquisa sendo 2 (duas) disciplinas e 3 (três) créditos, totalizando 6 (seis) créditos por linha. As disciplinas optativas são em número de 8 (oito) destinadas a dar base ao estudante para desenvolver o trabalho de dissertação”. Neste semestre, serão oferecidas das disciplinas “Desenvolvimento e Sociedade”, “Fundamentos do Trabalho Científico”, “Metodologia da Pesquisa”, “Associativismo e Cooperativismo” e “Educação Contemporânea, Globalização e Desenvolvimento”.  O Reitor Adelcio ficará encarregado de ministrar a disciplina “Desenvolvimento e Sociedade”. De acordo com decisão regulatória, o Mestrado pode oferecer vinte vagas a mestrandas e mestrandos. Efetuado o processo seletivo, já foram escolhidos os vinte membros do corpo discente, aos quais Adelcio formaliza cumprimentos em nome da Universidade.