16/09/2015

Carelli entrega mesas digitais para todas as escolas da Rede Municipal de Videira


16/09/2015- As novas tecnologias têm quebrado uma série de paradigmas nos processos de ensino e aprendizagem pelo mundo. O desafio está em engajar e motivar a geração atual de estudantes no cotidiano da sala de aula, sem deixar de lado as diretrizes curriculares e as condições de atuação dos professores. É nesse contexto, que a Secretaria de Educação da Prefeitura de Videira acaba de investir na aquisição de dez mesas interativas digitais com jogos educativos (Playtable) que vão tornar a vida escolar mais prazerosa e mais eficaz para os alunos da Rede Municipal de Ensino.

A entrega simbólica das mesas digitais foi feita pelo prefeito Wilmar Carelli e pela secretária de Educação, Roberta Martinez  na Escola Municipal Prefeito Paulo Fioravante Penso. No entanto, os equipamentos foram instalados nas oito unidades escolares da Rede Municipal, beneficiando centenas alunos. O investimento da Prefeitura é de cerca de R$ 100 mil. “Estou muito impressionado com a tecnologia dessas mesas e com o grande impacto que nossos alunos sofrerão no processo de aprendizagem. Como administrador público me sinto extremamente feliz em poder colocar a Educação Municipal de Videira na relação das melhores e mais modernas do Estado”, disse Carelli ressaltando que os indicadores educacionais de Videira estão acima da média regional e estadual.

A secretária de Educação, Roberta Martinez explica que o material adquirido dará subsídio prático aos professores que trabalham com crianças com necessidades educacionais especiais tanto em classes regulares como em salas de recursos, contribuindo para a aprendizagem, o desenvolvimento e consequentemente para a inclusão escolar e social dessas crianças. “Especialistas em Educação apontam que o brinquedo antecipa o desenvolvimento; com ele a criança começa a adquirir a motivação, as habilidades e as atitudes necessárias a sua participação social. A prática pedagógica pautada no lúdico contribui para o desenvolvimento cognitivo, afetivo, social, linguístico e físico motor das crianças, e também para o desenvolvimento de conteúdos curriculares” , destaca a secretária ressaltando que além do uso da mesa interativa os estudantes continuarão contando com uma fundamentação teórica e com o apoio de professores e pedagogos para que o conteúdo seja adequado.

A Mesa Interativa

A PlayTable é uma mesa interativa touchscreen (tela sensível ao toque) com jogos e atividades para educar e ao mesmo tempo divertir crianças de todas as idades. Os jogos e atividades lúdicas instalados no equipamento são especialmente construídos para desenvolver o lado cognitivo da criança, explorando suas habilidades de raciocínio, concentração, percepção, classificação e compreensão, além de sua coordenação motora.

Através da tela de toque as crianças interagem com jogos divertidos, enquanto aprendem temas como matemática, língua portuguesa, ciências, inglês, entre outras disciplinas alinhadas com o programa do Ministério da Educação.  Ela é resistente, lacrada e totalmente segura porque é feita de plástico e possui cantos arredondados. Em Videira, a ferramenta será utilizada principalmente nas salas de educação especial, pois seu conteúdo é acessível para crianças com diferentes níveis de deficiência motora ou psíquica.

Para que a mesa digital seja totalmente aproveitada e inserida no planejamento escolar da Rede Municipal de Ensino de Videira, vários professores e orientadores foram capacitados pela empresa que fabricou o equipamento.  A professora da sala de Educação Especial da Escola Paulo Penso Fabiana Colissi está empolgada com a nova ferramenta e elogiou a iniciativa da Secretaria de Educação em investir e diversificar as ferramentas de Ensino. “Como a gente trabalha com alunos com dificuldade de aprendizagem, todo o material lúdico e recursos diferenciados vem auxiliar na aprendizagem das crianças. A gente sabe que hoje, os alunos tem muito acesso às tecnologias, então esses materiais são muito importantes porque as crianças aprendem a lidar com os conceitos aprendidos em sala de aula de uma forma mais próxima da realidade deles, pois já estão familiarizados”.

Nos próximos dias a Secretaria de Educação também realiza a entrega de lousas digitais e sistemas de projeção para todas as escolas do município.


Silvia Palma
Assessoria de Comunicação Prefeitura de Videira
Fotos: Pedro Schaitel


Vereador Gerson entrega pauta de reivindicações ao deputado Cobalchini

Dr Mário, Deputado Cobalchini, Gerson de Matia e Paulo Ferreira
O Vereador presidente do Legislativo municipal de Fraiburgo, Gerson de Matia (Cersão) esteve na Capital do Estado no dia 09/09/15 em audiência com o Deputado Estadual Valdir Cobalchini junto com os colegas Advogados Dr. Paulo Ferreira e Dr. Mario Vicent, para entregar uma pauta de reivindicações para nosso Município.  Dentre elas uma solicitação de aumento do efetivo para Polícia Civil e Militar, subvenções para Associações diversas como G.V.C e Asaprev.  Buscou através de sua assessoria Jurídica informações sobre os convênios, principalmente sobre recursos para o Hospital de Fraiburgo (situação que estamos aguardando resposta de como está o andamento). Também questionou sobre a conclusão da SC 355 que liga Fraiburgo a Videira, a qual segundo o Deputado deve ser concluída nos próximos meses. Conversamos também sobre a situação de muitos atendimentos que eram feitos em Fraiburgo e foram transferidos para Videira, como exemplo a emissão de Carteiras de Identidade e atendimento do Corpo de Bombeiros. O Saldo da viagem foi positivo e os encaminhamentos foram produtivos.  O contato com o Deputado, o qual sempre se mostrou preocupado com nosso município e como sempre, se colocou a disposição para dentro do possível nos auxiliar para resolver estas situações solicitadas.

Governador assina decreto que regulamenta o funcionamento das feiras itinerantes

Sensível às manifestações e reivindicações do movimento lojista catarinense, o governador, João Raimundo Colombo, assinou o Decreto nº 366, de 10 de setembro de 2015, que introduz as alterações 3.624 a 3.627 no RICMS/SC-01 e estabelece outras providências. O Decreto, publicado no Diário Oficial do Estado no dia 11 de setembro de 2015, altera as regras para a realização de feiras itinerantes em Santa Catarina. Também torna mais rigorosa a fiscalização das feiras itinerantes no Estado. As quatro novas regras vão dos prazos das licenças concedidas aos critérios para a cobrança de impostos. Uma das mais aguardadas pelos comerciantes catarinenses é a do cálculo do ICMS. De acordo com o novo texto, o pagamento do imposto continua sendo antecipado. A diferença é que a conta passa a considerar alguns itens, como valor total das entradas vendidas, a margem de lucro, gasto com aluguel do stand, box ou imóvel, outras despesas para a manutenção do estabelecimento e ainda a alíquota aplicada nesses casos. Outra novidade incide sobre comerciantes de outros estados que têm interesse em participar de exposições ou eventos no Estado. Agora, eles devem solicitar autorização à gerência regional da Secretaria da Fazenda, com pelo menos 15 dias de antecedência – atualmente o prazo é de três dias. Para estar apto a comercializar produtos temporariamente no Estado, esse comerciante passa ainda a ter outra obrigação de estar inscrito no CCICMS (cadastro do contribuinte) de SC. Outro artigo regulamenta que este comerciante deve apresentar os documentos fiscais e a prestação de contas dentro do prazo de 15 dias após a realização do evento. Aquele que desrespeitar a obrigação estará sujeito a ter negados os futuros pedidos para participar de qualquer atividade comercial temporária no Estado.



15/09/2015

Mototaxista acidentado em trânsito não resiste e morre

Comunicamos com profundo pesar o falecimento do senhor Pedro Gonçalves Ferreira, 39 anos popularmente conhecido como FUMAÇA.   Morador do Bairro Nossa Senhora Aparecida,  ocorrido as 12h30min na segunda feira (14/09) em Caçador-SC.  Seu corpo está sendo velado na Capela Mortuária Ecumênica do Bairro São Miguel.  Seu corpo foi trasladado para Curitibanos.  Convidam amigos, parentes e pessoas de suas relações para celebração da esperança que será realizado neta terça feira (15/09) às 14 horas seguindo após para o Cemitério Municipal de Curitibanos. (Fonte: Funerária do TITE )

             
Pedro Gonçalves Ferreira, 39 anos no seu oficio d eTaxista


Relembre:

Segunda-feira, 14 de Setembro de 2015 às 14h:45min


O moto taxista Pedro Paulo Ferreira 39 anos, Conhecido pelos amigos como "Pedrão" estava internado no Hospital Maícé de Caçador com ferimentos graves após ter se envolvido em uma colisão entre a Motocicleta por ele pilotada e um ônibus.        O fato foi registrado por volta das 22h: 30min da Quinta Feira, 10 de Setembro, onde envolveu um ônibus com placas de Videira, pertencente a Empresa de Transporte Coletivo.  Familiares e amigos, torceram muito pela recuperação do Jovem, mas infelizmente no inicio da tarde desta Segunda feira, (14) ele não resistiu aos ferimentos e faleceu. Postado por: Genauro Stefanski




Professor Alvino é homenageado e dá nome a academia

Na ultima sexta-feira (11/09), as 19h00min, aconteceu à inauguração da Academia de Xadrez Professor Alvino Junior. Este será mais um espaço para a prática e ensino de xadrez, que terá como professores Thaís Moraes Zonta e o MF-Mestre Fide Lucas Aguiar.    O nome da Academia é uma homenagem ao professor Alvino, que iniciou o projeto de ensino do xadrez nas escolas em Fraiburgo em 2000, e assim foi o principal incentivador da modalidade no município e contribuindo muito também a nível Regional e Estadual.   Por enquanto os horários de funcionamento da academia são: segunda, quarta e sexta-feira das 08h30min as 11h30min e das 13h30min as 16h30min.  Serão 3 turmas divididas por nível de experiência dos enxadristas\estudantes. "Sabemos que o xadrez Fraiburguense é referencia no estado, e o objetivo da Academia de xadrez é dar mais uma opção de treinamento, contribuindo ainda mais para a evolução da modalidade", comentou a educadora Thaís uma das responsáveis pela academia.   Mais informações podem ser obtidas pelo fone: (0**49) 9927-5488.  Com informações e foto da Fanpage Xadrez Fraiburgo.

Karatecas da Região do Contestado conquistam 44 medalhas em Urussanga

Fraiburgo, Lebon Régis e Timbó Grande foram representados por 33 estudantes\ karatecas integrantes da Associação Hayashi-ha Vital Fraiburgo de Karatê-dô, que praticam a mais nobre das artes marciais em um dos núcleos do Projeto Karatê-dô Cidadão do Futuro localizado nos três munícipios.   Os karatecas da Região do Contestado fizeram bonito, conquistaram 44 Medalhas, sendo: 05 de ouro, 13 de prata e 26 de bronze, alcançado na classificação geral o quarto lugar na modalidade de Kata e quinto no Shiai-Kumite.   Segundo os organizadores os investimentos realizados por pais, mães, parceiros e apoiadores foram os seguintes: Transporte (fretamento do ônibus): R$ 2.500,00; Inscrições, anuidades e registros de atletas R$ 2.580,00; Alimentação R$ 1.380,00; Diversos R$ 520,00, totalizando R$ 6.980,00. Partes das despesas foram custeadas com recursos oriundos do 1º Bingão e Pastelada da Solidariedade, à arrecadação líquida da promoção foi de R$ 8.930,06, sendo que 50% desse valor foram destinados a Associação Hayashi-ha Vital Fraiburgo de Karatê-dô.   Luiz Antonio Laudelino Coelho, em nome dos/as karatecas agradece a todos os pais, mães e responsáveis, aos parceiros e apoiadores que de uma forma ou outra contribuíram para a participação no evento

14/09/2015

Presidente da Câmara Municipal visita Tribunal de Contas do Estado

Vereador "Cersão" visitando o Tribunal de Contas do Estado

Durante a semana que passou o vereador e presidente da câmara municipal de Fraiburgo esteve em Florianópolis acompanhado pelo assessor Jurídico da Câmara Dr. Paulo Ferreira.  O Objetivo da viagem foi obter informações sobre diversos assuntos importantes, os quais devem ser levados ao conhecimento da  comunidade nesses próximos dias.  Além de informações também no pacote reivindicou ações e recursos necessários ao atendimento da cidade de Fraiburgo. Como seu primeiro compromisso visitou o Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina, o qual fiscaliza o uso de recursos públicos pelo Estado e pelos Municípios catarinenses. Com este ato quis assegurar que os recursos públicos estejam bem aplicados e não possam cometer irregularidades como fraudes, desvios, desperdício e atos de corrupção.  Qualquer pessoa ou entidade que faça uso de bens públicos do Estado tem que prestar contas ao Tribunal. O Tribunal analisa estas contas e determina se os administradores agiram com legalidade, economicidade e moralidade. Cersão agradeceu e afirmou que a atenção prestada pelos Servidores do TCE-SC foi fundamental para melhorar o seu entendimento.  


10/09/2015

Faleceu o senhor Antonio de Lorenzi morador do Taquaruçu

Comunicamos com profundo pesar o falecimento do Senhor Antonio Félice de Lorenzi (55 anos).  Popularmente conhecido por Irmão da Terezinha Morsoletto.  Morador da localidade de Taquaruçu de cima.  A passagem ocorreu às 9 horas nesta quinta feira (10/09) em Videira - SC.  Seu corpo esta sendo velado na Igreja Católica de Taquaruçu de cima.  Convidamos parentes e amigos e pessoas de suas relações  para celebração da esperança que será realizada na sexta feira (11/09) às 09 horas , seguindo logo após para o sepultamento no Cemitério de Taquaruçu de Cima.  (Fonte: Funerário do TITE)

Inauguração da Academia de Xadrez Professor Alvino Junior