19/09/2015

Partido progressista se reuniu em videira com a presença de Amim

Osenir Ribeiro, Meirelles,  Esperidião Amim e Oracir Ferreira de Deus
Fraiburgo esteve representado na Reunião micro regional do Partido Progressista que aconteceu no dia de hoje 18/09/2015 em Videira.   O evento foi prestigiado com as presenças do Presidente Estadual do Partido Progressista e Deputado Federal Esperidião Amin do Secretario Gilson dos Santos, e do Deputado Estadual Sílvio Drevek.  Na comitiva de Fraiburgo estava o presidente do sindicato dos trabalhadores rurais Osenir Ribeiro, o vice-presidente do legislativo Fraiburguense o vereador Oracir ferreira de Deus e o militante progressista Alcides Meirelles. O deputado Silvio Devek recebeu uma comissão de professores da APAE de Videira que lhe entregaram um documento com diversas solicitações referente às mudanças propostas pela secretaria de educação estadual.  Amim sempre usando figuras de linguagem e lembrando a passagem bíblica do filho pródigo recebeu inúmeros filiados que saíram do partido e hoje retornam a fazer parte dos progressistas estaduais. O presidente do partido deixou claro que é pré candidato ao governo do estado e pediu união aos partidários dizendo que o cenário é favorável e que o PP pode voltar a governar o estado de Santa Catarina.

Entidades avaliam que aumento da carga tributária impede crescimento do Brasil

Ao elevar impostos, o governo está transferindo o ônus do ajuste fiscal para a sociedade e para o setor produtivo

A Ordem dos Advogados do Brasil, a Confederação Nacional da Indústria, a Confederação Nacional do Transporte, a Confederação Nacional de Saúde e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas avaliam que, ao elevar a pressão fiscal sobre os contribuintes - com a recriação da CPMF -, o governo está transferindo para a sociedade e o setor produtivo o custo do ajuste fiscal. O Brasil possui carga tributária das mais elevadas para países com a sua renda, que passa de 35% do Produto Interno Bruto (PIB). O aumento dos tributos neste momento repete a fórmula anticompetitividade e impeditiva do crescimento.

A CPMF é um tributo de má qualidade por ser pouco transparente e incidir de forma cumulativa na cadeia produtiva.

A ausência de um programa fiscal estrutural, que enfrente as regras automáticas de expansão dos gastos, abre caminho para a fácil alternativa de se criar novos tributos. O corte de gastos apresentado pelo governo, além de insuficiente, é bem menor que as contribuições das receitas.

Para as Entidades novas contribuições estão sendo transferidas para a sociedade sem que se vislumbre um caminho de saída da atual crise. O Brasil precisa enfrentar a agenda de superação da crise com agenda estrutural que demonstre a intenção real do governo em equilibrar as contas públicas. O caminho não passa pela elevação da carga tributária.


17/09/2015

Jovens prestam juramento a bandeira em Fraiburgo

Eram esperados 365 jovem para a cerimônia de CDI
Aconteceu dia 17 de setembro  no Centro de eventos  prefeito Sebastião Andrade dos Santos  a cerimônia de compromisso cívico  a bandeira e a entrega de certificados de dispensa de incorporação.    O evento aconteceu ás 14 horas com a participação de mais de 350 jovens .  Segundo Zenaide Meira Secretária da Junta do Serviço Militar de Fraiburgo os jovens que prestaram juramento à bandeira na tarde de hoje correspondem aos nascidos no ano de 1997 totalizando 365 jovens.  O poder legislativo de Fraiburgo esteve representado na solenidade pelo vereador e presidente Gerson de Matia (Cersão).  O alistamento militar é obrigatório para todo cidadão brasileiro, do sexo masculino. Quanto ao brasileiro naturalizado ou brasileiro por opção, deverá ser realizado no prazo de 30 (trinta) dias, a contar da data em que receber o certificado de naturalização ou da assinatura do termo de opção. As mulheres estão isentas do Serviço Militar em tempo de paz.
 
Na solenidade de CDI a Câmara Municipal de Fraiburgo foi representada 
pelo presidente Gerson de Matia (Cersão)
  
  

Toma posse a nova diretoria do CONSEG Fraiburgo

Nova diretoria do CONSEG  Fraiburgo
Aconteceu no dia 15 de setembro nas dependências da Câmara Municipal de Fraiburgo, a solenidade de ativação do Conselho Comunitário de Segurança de Fraiburgo.   Na ocasião foi realizada a posse da diretoria provisória e a entrega da carta constitutiva.  A Mesa de honra foi constituída pelo Senhor Tenente Coronel PM RR Ebirajara Correa Lemes, o presidente do poder legislativo de Fraiburgo Gerson de Matia, O procurador dr. Elton Borrachini representando o prefeito, o secretário de desenvolvimento econômico Joaquim Tadeu Borges, o delegado de policia civil Jhon Endy Lamb,  representante da CDL  Otávio Moreira.   Na ocasião foram empossados os seguintes membros: Presidente: Eroldo Gerlach, vice-presidente: Joaquim Tadeu Borges, 1º secretário: Antônio Rogério dos Santos. 2ª secretaria: Luana Cristina Correa de Lima, comissão de ética e disciplina: Renato Nicolau de Oliveira, Elaine Vedani Piccoli e Daniel Dresch,  diretor e assuntos comunitários: Elton Luiz Borrachini, membros efetivos: Olivete Savian, Cenelandia Valim Lopes, Otávio Moreira, Rosangela dos Santos, Osmar Pereira Borba, Deocidio José dos Santos, Altamiro Santos, Leonildo Rodrigues da Silva, Jonerval de Oliveira, Dalaide Ferreira de Deus e Luiz Camilo. Membro nato PMSC: 3º Sargento PM Célio Antônio Ribeiro, Membro nato PCSC: Agente de Polícia Gerson de Matia.  Após encerramento da posse a  nova diretoria informou: que as reuniões do CONSEG-FRAIBURGO são realizadas sempre nas primeiras terças-feiras do mês, sendo que a próxima será no dia 06 de Outubro de 2015, às 19 horas no Quartel da Polícia Militar de Fraiburgo-SC (sito a rua Das Azaléias, S/Nº. Bairro Jardim das Hortênsias em Fraiburgo).


16/09/2015

Carelli entrega mesas digitais para todas as escolas da Rede Municipal de Videira


16/09/2015- As novas tecnologias têm quebrado uma série de paradigmas nos processos de ensino e aprendizagem pelo mundo. O desafio está em engajar e motivar a geração atual de estudantes no cotidiano da sala de aula, sem deixar de lado as diretrizes curriculares e as condições de atuação dos professores. É nesse contexto, que a Secretaria de Educação da Prefeitura de Videira acaba de investir na aquisição de dez mesas interativas digitais com jogos educativos (Playtable) que vão tornar a vida escolar mais prazerosa e mais eficaz para os alunos da Rede Municipal de Ensino.

A entrega simbólica das mesas digitais foi feita pelo prefeito Wilmar Carelli e pela secretária de Educação, Roberta Martinez  na Escola Municipal Prefeito Paulo Fioravante Penso. No entanto, os equipamentos foram instalados nas oito unidades escolares da Rede Municipal, beneficiando centenas alunos. O investimento da Prefeitura é de cerca de R$ 100 mil. “Estou muito impressionado com a tecnologia dessas mesas e com o grande impacto que nossos alunos sofrerão no processo de aprendizagem. Como administrador público me sinto extremamente feliz em poder colocar a Educação Municipal de Videira na relação das melhores e mais modernas do Estado”, disse Carelli ressaltando que os indicadores educacionais de Videira estão acima da média regional e estadual.

A secretária de Educação, Roberta Martinez explica que o material adquirido dará subsídio prático aos professores que trabalham com crianças com necessidades educacionais especiais tanto em classes regulares como em salas de recursos, contribuindo para a aprendizagem, o desenvolvimento e consequentemente para a inclusão escolar e social dessas crianças. “Especialistas em Educação apontam que o brinquedo antecipa o desenvolvimento; com ele a criança começa a adquirir a motivação, as habilidades e as atitudes necessárias a sua participação social. A prática pedagógica pautada no lúdico contribui para o desenvolvimento cognitivo, afetivo, social, linguístico e físico motor das crianças, e também para o desenvolvimento de conteúdos curriculares” , destaca a secretária ressaltando que além do uso da mesa interativa os estudantes continuarão contando com uma fundamentação teórica e com o apoio de professores e pedagogos para que o conteúdo seja adequado.

A Mesa Interativa

A PlayTable é uma mesa interativa touchscreen (tela sensível ao toque) com jogos e atividades para educar e ao mesmo tempo divertir crianças de todas as idades. Os jogos e atividades lúdicas instalados no equipamento são especialmente construídos para desenvolver o lado cognitivo da criança, explorando suas habilidades de raciocínio, concentração, percepção, classificação e compreensão, além de sua coordenação motora.

Através da tela de toque as crianças interagem com jogos divertidos, enquanto aprendem temas como matemática, língua portuguesa, ciências, inglês, entre outras disciplinas alinhadas com o programa do Ministério da Educação.  Ela é resistente, lacrada e totalmente segura porque é feita de plástico e possui cantos arredondados. Em Videira, a ferramenta será utilizada principalmente nas salas de educação especial, pois seu conteúdo é acessível para crianças com diferentes níveis de deficiência motora ou psíquica.

Para que a mesa digital seja totalmente aproveitada e inserida no planejamento escolar da Rede Municipal de Ensino de Videira, vários professores e orientadores foram capacitados pela empresa que fabricou o equipamento.  A professora da sala de Educação Especial da Escola Paulo Penso Fabiana Colissi está empolgada com a nova ferramenta e elogiou a iniciativa da Secretaria de Educação em investir e diversificar as ferramentas de Ensino. “Como a gente trabalha com alunos com dificuldade de aprendizagem, todo o material lúdico e recursos diferenciados vem auxiliar na aprendizagem das crianças. A gente sabe que hoje, os alunos tem muito acesso às tecnologias, então esses materiais são muito importantes porque as crianças aprendem a lidar com os conceitos aprendidos em sala de aula de uma forma mais próxima da realidade deles, pois já estão familiarizados”.

Nos próximos dias a Secretaria de Educação também realiza a entrega de lousas digitais e sistemas de projeção para todas as escolas do município.


Silvia Palma
Assessoria de Comunicação Prefeitura de Videira
Fotos: Pedro Schaitel


Vereador Gerson entrega pauta de reivindicações ao deputado Cobalchini

Dr Mário, Deputado Cobalchini, Gerson de Matia e Paulo Ferreira
O Vereador presidente do Legislativo municipal de Fraiburgo, Gerson de Matia (Cersão) esteve na Capital do Estado no dia 09/09/15 em audiência com o Deputado Estadual Valdir Cobalchini junto com os colegas Advogados Dr. Paulo Ferreira e Dr. Mario Vicent, para entregar uma pauta de reivindicações para nosso Município.  Dentre elas uma solicitação de aumento do efetivo para Polícia Civil e Militar, subvenções para Associações diversas como G.V.C e Asaprev.  Buscou através de sua assessoria Jurídica informações sobre os convênios, principalmente sobre recursos para o Hospital de Fraiburgo (situação que estamos aguardando resposta de como está o andamento). Também questionou sobre a conclusão da SC 355 que liga Fraiburgo a Videira, a qual segundo o Deputado deve ser concluída nos próximos meses. Conversamos também sobre a situação de muitos atendimentos que eram feitos em Fraiburgo e foram transferidos para Videira, como exemplo a emissão de Carteiras de Identidade e atendimento do Corpo de Bombeiros. O Saldo da viagem foi positivo e os encaminhamentos foram produtivos.  O contato com o Deputado, o qual sempre se mostrou preocupado com nosso município e como sempre, se colocou a disposição para dentro do possível nos auxiliar para resolver estas situações solicitadas.

Governador assina decreto que regulamenta o funcionamento das feiras itinerantes

Sensível às manifestações e reivindicações do movimento lojista catarinense, o governador, João Raimundo Colombo, assinou o Decreto nº 366, de 10 de setembro de 2015, que introduz as alterações 3.624 a 3.627 no RICMS/SC-01 e estabelece outras providências. O Decreto, publicado no Diário Oficial do Estado no dia 11 de setembro de 2015, altera as regras para a realização de feiras itinerantes em Santa Catarina. Também torna mais rigorosa a fiscalização das feiras itinerantes no Estado. As quatro novas regras vão dos prazos das licenças concedidas aos critérios para a cobrança de impostos. Uma das mais aguardadas pelos comerciantes catarinenses é a do cálculo do ICMS. De acordo com o novo texto, o pagamento do imposto continua sendo antecipado. A diferença é que a conta passa a considerar alguns itens, como valor total das entradas vendidas, a margem de lucro, gasto com aluguel do stand, box ou imóvel, outras despesas para a manutenção do estabelecimento e ainda a alíquota aplicada nesses casos. Outra novidade incide sobre comerciantes de outros estados que têm interesse em participar de exposições ou eventos no Estado. Agora, eles devem solicitar autorização à gerência regional da Secretaria da Fazenda, com pelo menos 15 dias de antecedência – atualmente o prazo é de três dias. Para estar apto a comercializar produtos temporariamente no Estado, esse comerciante passa ainda a ter outra obrigação de estar inscrito no CCICMS (cadastro do contribuinte) de SC. Outro artigo regulamenta que este comerciante deve apresentar os documentos fiscais e a prestação de contas dentro do prazo de 15 dias após a realização do evento. Aquele que desrespeitar a obrigação estará sujeito a ter negados os futuros pedidos para participar de qualquer atividade comercial temporária no Estado.



15/09/2015

Mototaxista acidentado em trânsito não resiste e morre

Comunicamos com profundo pesar o falecimento do senhor Pedro Gonçalves Ferreira, 39 anos popularmente conhecido como FUMAÇA.   Morador do Bairro Nossa Senhora Aparecida,  ocorrido as 12h30min na segunda feira (14/09) em Caçador-SC.  Seu corpo está sendo velado na Capela Mortuária Ecumênica do Bairro São Miguel.  Seu corpo foi trasladado para Curitibanos.  Convidam amigos, parentes e pessoas de suas relações para celebração da esperança que será realizado neta terça feira (15/09) às 14 horas seguindo após para o Cemitério Municipal de Curitibanos. (Fonte: Funerária do TITE )

             
Pedro Gonçalves Ferreira, 39 anos no seu oficio d eTaxista


Relembre:

Segunda-feira, 14 de Setembro de 2015 às 14h:45min


O moto taxista Pedro Paulo Ferreira 39 anos, Conhecido pelos amigos como "Pedrão" estava internado no Hospital Maícé de Caçador com ferimentos graves após ter se envolvido em uma colisão entre a Motocicleta por ele pilotada e um ônibus.        O fato foi registrado por volta das 22h: 30min da Quinta Feira, 10 de Setembro, onde envolveu um ônibus com placas de Videira, pertencente a Empresa de Transporte Coletivo.  Familiares e amigos, torceram muito pela recuperação do Jovem, mas infelizmente no inicio da tarde desta Segunda feira, (14) ele não resistiu aos ferimentos e faleceu. Postado por: Genauro Stefanski




Professor Alvino é homenageado e dá nome a academia

Na ultima sexta-feira (11/09), as 19h00min, aconteceu à inauguração da Academia de Xadrez Professor Alvino Junior. Este será mais um espaço para a prática e ensino de xadrez, que terá como professores Thaís Moraes Zonta e o MF-Mestre Fide Lucas Aguiar.    O nome da Academia é uma homenagem ao professor Alvino, que iniciou o projeto de ensino do xadrez nas escolas em Fraiburgo em 2000, e assim foi o principal incentivador da modalidade no município e contribuindo muito também a nível Regional e Estadual.   Por enquanto os horários de funcionamento da academia são: segunda, quarta e sexta-feira das 08h30min as 11h30min e das 13h30min as 16h30min.  Serão 3 turmas divididas por nível de experiência dos enxadristas\estudantes. "Sabemos que o xadrez Fraiburguense é referencia no estado, e o objetivo da Academia de xadrez é dar mais uma opção de treinamento, contribuindo ainda mais para a evolução da modalidade", comentou a educadora Thaís uma das responsáveis pela academia.   Mais informações podem ser obtidas pelo fone: (0**49) 9927-5488.  Com informações e foto da Fanpage Xadrez Fraiburgo.

Karatecas da Região do Contestado conquistam 44 medalhas em Urussanga

Fraiburgo, Lebon Régis e Timbó Grande foram representados por 33 estudantes\ karatecas integrantes da Associação Hayashi-ha Vital Fraiburgo de Karatê-dô, que praticam a mais nobre das artes marciais em um dos núcleos do Projeto Karatê-dô Cidadão do Futuro localizado nos três munícipios.   Os karatecas da Região do Contestado fizeram bonito, conquistaram 44 Medalhas, sendo: 05 de ouro, 13 de prata e 26 de bronze, alcançado na classificação geral o quarto lugar na modalidade de Kata e quinto no Shiai-Kumite.   Segundo os organizadores os investimentos realizados por pais, mães, parceiros e apoiadores foram os seguintes: Transporte (fretamento do ônibus): R$ 2.500,00; Inscrições, anuidades e registros de atletas R$ 2.580,00; Alimentação R$ 1.380,00; Diversos R$ 520,00, totalizando R$ 6.980,00. Partes das despesas foram custeadas com recursos oriundos do 1º Bingão e Pastelada da Solidariedade, à arrecadação líquida da promoção foi de R$ 8.930,06, sendo que 50% desse valor foram destinados a Associação Hayashi-ha Vital Fraiburgo de Karatê-dô.   Luiz Antonio Laudelino Coelho, em nome dos/as karatecas agradece a todos os pais, mães e responsáveis, aos parceiros e apoiadores que de uma forma ou outra contribuíram para a participação no evento