23/09/2015

Marcel Lemos deixa o PPS e filia-se no PSDB de Fraiburgo

Marcel Lemos com a carta de desfiliação nas mãos
Marcel Rodrigo de Lemos publicou uma nota para imprensa comunicando que dia 24/9  entregará uma carta de desfiliação ao PPS 23, partido ao qual está filiado, desde 2011.Comunica que seu destino político já foi definido e daqui para diante, vestirá a camisa do PSDB 45. Os motivos são de foro íntimo. Voltando um pouco no tempo, o PSDB foi o primeiro partido ao qual ele escolheu para me filiar-se, lá nos anos 90 e afirma “estar muito feliz em poder voltar, agora mais maduro e muito mais preparado. Tal decisão veio depois de um consenso em minha família, já que meu filho Kaio, está filiado junto aos 45 e meu pai, Edi Lemos (ex-prefeito), tudo indica também vai seguir na mesma onda, agregando forças nesta sigla”.  Marcelo disse: quando se envolve família, creio eu, deve-se ter união. Volto ao PSDB para um fortalecimento em prol de um projeto maior. Quero estar na tropa de choque junto aos demais, para as eleições no ano que vem. Podem contar comigo sempre. Ao meu antigo partido, PPS 23, deixo meu singelo abraço, meu respeito e minha admiração. Creio que fiz muitos amigos aos quais vivemos momentos muito bons. Da minha parte, o que foi acordado lá em 2011, eu cumpri. Todavia, agora e daqui pra frente, é 45. Lembrando que, em âmbito nacional PPS e PSDB estão do mesmo lado. 

Marcelo de Oliveira entra no PSC e coloca seu nome a disposição do partido

Marcelo Oliveira e  Josiel Nunes da Silva
Registro a decisão do empresário do ramo de tecidos e aviamentos Marcelo de Oliveira que formalizou nesta semana a sua afiliação no PSC de Fraiburgo. Marcelo que foi membro do DESENFRAI participou de núcleos da ACIAF e foi o sétimo presidente do LIONS CLUB FRAIBURGO, decidiu engrossar as fileiras do Partido Social Cristão por ter identificado no partido uma ideologia semelhante a sua que tem apreço muito grande pela honestidade e a transparência de ação.  Vem com o propósito de colocar seu nome como: pré-candidato a majoritária e poderá medir forças com Josiel Nunes da Silva, o qual representa na atualidade o nome mais natural do partido a majoritária.  Partido Social Cristão (PSC) é um partido político brasileiro. Seu número eleitoral é o 20 e obteve registro definitivo em 29 de março de 1990. No mesmo ano, elegeu o governador de Alagoas, Geraldo Bulhões. Constituiu-se, portanto, a partir de 2013, momento em que o Partido dos Trabalhadores se posicionou favorável às pautas progressistas a que o partido se opõe, em partido de oposição ao Governo Dilma.


Vereador solicita iluminação para quadra de areia

Vereador Gerson de Matia (Cersão) PMDB
Na Sessão da câmara municipal de Fraiburgo  dia 21/09/2015 o Vereador Gerson de Matia (PMDB) apresentou uma  INDICAÇÃO de  Nº 60/2015, solicitando ao Poder Executivo Municipal  que tome as providências necessárias para instalação de iluminação nas quadras de areia localizadas na Avenida. Rio Grande do Sul, próximas ao Centro de Eventos. Neste local existem duas quadras de areia destinadas a prática de esportes e lazer, porém, só podem ser utilizadas durante o dia, pois a noite devido à falta de iluminação as mesmas ficam desativadas, sendo que muitas famílias (pais, filhos, amigos) só tem tempo para sair após o horário de trabalho, ou seja, em horário noturno. Importante ressaltar que ao lado está sendo construído uma pista de Skate, mais um motivo para a instalação das referidas iluminações. Essa indicação agradou a opinião pública que em redes sociais se manifestaram de forma solidária a indicação do vereador.

Prefeitos da AMARP participam de pré-assembleia da FECAM

23/09/2015- Videira sediou nesta quarta-feira (23), para a pré-assembleia regional da Associação de Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe AMARP. A reunião aconteceu no auditório da Associação e foi aberta pelo presidente da AMARP e prefeito de Videira, Wilmar Carelli e pelo secretário executivo da Associação, Clóvis Biscaro. Durante o encontro o presidente da Federação Catarinense de Municípios - FECAM, José Claudio Caramori e os diretores da entidade, Celso Vedana e Rodrigo Guesser fizeram uma prestação de contas sobre a aquisição da sede administrativa da FECAM, que também contou com o aporte financeiro dos municípios.

A nova sede está em um espaço de três andares no Centro Executivo Imperatriz, no bairro Estreito, em Florianópolis. O local tem 2.750m² e abrigará, além da FECAM a Escola de Gestão Pública Municipal - EGEM, o Consórcio de Informática na Gestão Pública Municipal - CIGA e a Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento - ARIS. A nova sede deverá ser inaugurada em outubro.

Ainda durante a reunião, os representantes da FECAM apresentaram os dados referentes às ações realizadas neste ano pela entidade, bem como o fortalecimento do movimento municipalista e a atuação dos colegiados e conselhos. Na reunião, os prefeitos também aprovaram algumas alterações estatutárias da federação, em decorrência da mudança de endereço.

Outro item da pauta da assembleia foi a apresentação e debate sobre captação e aplicação dos recursos do Programa Fundo Social do Governo do Estado. A explanação foi feita pelo secretário executivo de supervisão de Recursos Desvinculados, Celso Antônio Calcagnotto. O secretário mostrou o que foi arrecadado nos últimos anos com o Fundo, as projeções que o governo faz para os últimos meses deste ano e o que pretende fazer no ano que vem. Calcagnotto também orientou os prefeitos sobre a melhor conduta que devem ter para otimizar as receitas a que terão acesso e alertou para o fato de ser um ano curto, em razão do período eleitoral.


Silvia Palma

Assessoria de Imprensa

Deputado presta contas do mandato no semáforo em Florianópolis

Deputado do PMDB Gean Loureiro entregando prestação de contas
O Deputado estadual Gean Marques Loureiro é um político Catarinense, filiado ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), eleito em 2014 para a 18ª legislatura (2015-2019). Gostaria de registrar um fato que me chamou a atenção: uma foto do deputado no semáforo distribuindo sua prestação de contas dos seus seis meses de mandato.  Durante as eleições eu acompanhei nas campanhas ele pedindo voto no semáforo e agora ele volta ao semáforo para entregar, como forma de agradecimento a sua prestação de conta. Peço ao seu assessor na região do meio oeste: o eleitor de Fraiburgo Nei da trinca vidros, que leve os nossos cumprimentos e o parabenize em nosso nome e em nome de nossos leitores pelo gesto de humildade e de respeito com que trata o eleitor. 

Educador participa da 29ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Fraiburgo


O educador popular Jilson Carlos Souza foi convidado para participar da 29ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores, realizada no dia 21/09, ele é morador do bairro Jardim América e faz o uso da tribuna Livre pelo prazo de dez minutos para dissertar sobre a "devastação" promovida pela Secretaria de Infraestrutura Urbana no Capão das Araucárias no bairro Jardim América nos dias 10,11 e 12 de agosto. O educador entregou dois levantamentos fotográficos com mais 80 fotos, nas quais pode ser observado o dano a duas araucárias, várias arvores arrancadas pelas raízes e a destruição de várias outras arvores que foram roçadas ou passado com a retroescavadeira por cima, essas arvores estavam com 30 a 50cm, e faziam parte das 122 mudas de arvores nativas plantadas no dia 1º de Maio do corrente ano como forma de celebrar o dia do Trabalhador/a, realizada por mais de 70 (setenta) fraiburguenses sob a orientação técnica do Viveiro de Mudas Nativas Figueiredo. Souza solicitou a mesa diretora da câmara de vereadores, requeira junto ao chefe do poder executivo se a prefeitura tinha autorização e plano de corte emitido pelos órgãos ambientais responsáveis.  

Também foi solicitado pelo educador que a Mesa Diretora da Câmara de Vereadores promova as seguintes indicações ao poder executivo, para que o mesmo realize as seguintes melhorias no Capão das Araucárias: Instalação de iluminação por toda a extensão do Capão das Araucárias; Construção de muro de contensão para evitar a erosão em toda a extensão da praça; Construção de calçada por toda a extensão, tornado o espaço local apropriado para pratica de corridas e caminhadas a ser utilizado por moradores dos bairros: Jardim América, São José entre outros bairros; Colocação de caçambas móveis para ser depositados entulhos, ao menos uma em cada lado do Capão das Araucárias; Reforma, pintura e demais melhorias no parquinho existente no local e Estudo para tornar a Praça das Araucárias em um Parque Permanente de Preservação Ambiental. “Estou satisfeito com a minha ida a câmara de vereadores, pude esclarecer a alguns dos legisladores municipais, que existe muita diferença entre limpeza e destruição da natureza, além disso, o uso da tribuna gerou um importante debate e ficou claro nas intervenções dos vareadores da base de sustentação do atual governo municipal a falta de compromisso com a natureza”, finaliza Jilson.

Master Fraiburgo vence de goleada



No sábado dia 19/09, a equipe Fraiburguense fez mais uma ótima partida.   A disputa ocorreu no campo da ART. O Master completou dez jogos invictos, com a maioria do seu elenco, venceu  e aplicou uma goleada sobre a equipe reforçada de Santa Cecília pelo placar de 6 x 1. No intervalo do jogo, a equipe Fraiburguense vencia pelo placar de cinco a zero.  Ainda na primeira etapa do jogo, o Técnico Sônego fez algumas substituições, onde a equipe foi brilhante durante todo o jogo, a defesa bem postada e segura, o meio campo ditou o ritmo do jogo e o ataque criou várias oportunidades e que foram preciso nos gols. O Master Fraiburgo sobrou em campo, não deu chance alguma para os adversários. Os gols da equipe fraiburguense foram marcados pelos atletas Giva(02), Negrete, Lico, Carrero e Jovani.  O destaque dessa partida foi o atleta Giva que marcou em duas oportunidades, que agora soma 16 gols, ficando apenas a dois gols do artilheiro Lico.

22/09/2015

Xadrez Fraiburguense obtém ótimos resultados em SP


Três Fraiburguenses estiveram entre os dias 17 a 20 de setembro na cidade de São Paulo disputando o II SP Clássico Open. O evento foi dividido em torneio A (sub 2300) e Torneio B (2050). Ambos torneios eram abertos a enxadristas de todas as idades e ofereceram R$ 5.500,00 em premiação cada.    Na categoria B, que reuniu 96 enxadristas, o melhor colocado foi Ruan Gonçalves que ficou na 9ª colocação geral e ainda sagrou-se campeão sub 20. Ruan fez 4.5 pontos, foram quatro vitórias, um empate e apenas uma derrota. João Vitor Dalanhol, outra fera do xadrez

Fraiburguense somou 3.5 pontos, três vitórias, um empate e duas derrotas alcançando a 34ª colocação geral e o 2º lugar sub 14. Vale destacar que das seis partidas, João enfrentou cinco adultos.  Na categoria principal, o Brasiliense e mestre Lucas Aguiar que agora reside em Fraiburgo, conquistou a 3ª colocação no geral entre 40 participantes. Somou quatro vitórias, um empate e uma derrota apenas para o campeão. Em sua campanha Aguiar venceu três mestres.    O amigo e apoiador da equipe Fraiburguense Guilherme Deola, de Itajaí, que levou nossos meninos também participou.

Em 6 partidas totalizou 3.5 pontos e ficou com a 12ª colocação no geral. As despesas foracm custeadas pelos próprios atletas, sendo que cada um desembolsou em torno de R$ 500,00 para disputar essa competição tão importante.
O professor Juliano Zonta comenta: “Sempre incentivamos nossos enxadristas, principalmente crianças e jovens, a participarem de competições adultas. Enfrentar adversários mais fortes e experientes faz com que evoluam mais rápido. Estamos muito felizes pelas excelentes partidas e resultados que nossos enxadristas obtiveram”.

 



19/09/2015

Partido progressista se reuniu em videira com a presença de Amim

Osenir Ribeiro, Meirelles,  Esperidião Amim e Oracir Ferreira de Deus
Fraiburgo esteve representado na Reunião micro regional do Partido Progressista que aconteceu no dia de hoje 18/09/2015 em Videira.   O evento foi prestigiado com as presenças do Presidente Estadual do Partido Progressista e Deputado Federal Esperidião Amin do Secretario Gilson dos Santos, e do Deputado Estadual Sílvio Drevek.  Na comitiva de Fraiburgo estava o presidente do sindicato dos trabalhadores rurais Osenir Ribeiro, o vice-presidente do legislativo Fraiburguense o vereador Oracir ferreira de Deus e o militante progressista Alcides Meirelles. O deputado Silvio Devek recebeu uma comissão de professores da APAE de Videira que lhe entregaram um documento com diversas solicitações referente às mudanças propostas pela secretaria de educação estadual.  Amim sempre usando figuras de linguagem e lembrando a passagem bíblica do filho pródigo recebeu inúmeros filiados que saíram do partido e hoje retornam a fazer parte dos progressistas estaduais. O presidente do partido deixou claro que é pré candidato ao governo do estado e pediu união aos partidários dizendo que o cenário é favorável e que o PP pode voltar a governar o estado de Santa Catarina.

Entidades avaliam que aumento da carga tributária impede crescimento do Brasil

Ao elevar impostos, o governo está transferindo o ônus do ajuste fiscal para a sociedade e para o setor produtivo

A Ordem dos Advogados do Brasil, a Confederação Nacional da Indústria, a Confederação Nacional do Transporte, a Confederação Nacional de Saúde e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas avaliam que, ao elevar a pressão fiscal sobre os contribuintes - com a recriação da CPMF -, o governo está transferindo para a sociedade e o setor produtivo o custo do ajuste fiscal. O Brasil possui carga tributária das mais elevadas para países com a sua renda, que passa de 35% do Produto Interno Bruto (PIB). O aumento dos tributos neste momento repete a fórmula anticompetitividade e impeditiva do crescimento.

A CPMF é um tributo de má qualidade por ser pouco transparente e incidir de forma cumulativa na cadeia produtiva.

A ausência de um programa fiscal estrutural, que enfrente as regras automáticas de expansão dos gastos, abre caminho para a fácil alternativa de se criar novos tributos. O corte de gastos apresentado pelo governo, além de insuficiente, é bem menor que as contribuições das receitas.

Para as Entidades novas contribuições estão sendo transferidas para a sociedade sem que se vislumbre um caminho de saída da atual crise. O Brasil precisa enfrentar a agenda de superação da crise com agenda estrutural que demonstre a intenção real do governo em equilibrar as contas públicas. O caminho não passa pela elevação da carga tributária.


17/09/2015

Jovens prestam juramento a bandeira em Fraiburgo

Eram esperados 365 jovem para a cerimônia de CDI
Aconteceu dia 17 de setembro  no Centro de eventos  prefeito Sebastião Andrade dos Santos  a cerimônia de compromisso cívico  a bandeira e a entrega de certificados de dispensa de incorporação.    O evento aconteceu ás 14 horas com a participação de mais de 350 jovens .  Segundo Zenaide Meira Secretária da Junta do Serviço Militar de Fraiburgo os jovens que prestaram juramento à bandeira na tarde de hoje correspondem aos nascidos no ano de 1997 totalizando 365 jovens.  O poder legislativo de Fraiburgo esteve representado na solenidade pelo vereador e presidente Gerson de Matia (Cersão).  O alistamento militar é obrigatório para todo cidadão brasileiro, do sexo masculino. Quanto ao brasileiro naturalizado ou brasileiro por opção, deverá ser realizado no prazo de 30 (trinta) dias, a contar da data em que receber o certificado de naturalização ou da assinatura do termo de opção. As mulheres estão isentas do Serviço Militar em tempo de paz.
 
Na solenidade de CDI a Câmara Municipal de Fraiburgo foi representada 
pelo presidente Gerson de Matia (Cersão)
  
  

Toma posse a nova diretoria do CONSEG Fraiburgo

Nova diretoria do CONSEG  Fraiburgo
Aconteceu no dia 15 de setembro nas dependências da Câmara Municipal de Fraiburgo, a solenidade de ativação do Conselho Comunitário de Segurança de Fraiburgo.   Na ocasião foi realizada a posse da diretoria provisória e a entrega da carta constitutiva.  A Mesa de honra foi constituída pelo Senhor Tenente Coronel PM RR Ebirajara Correa Lemes, o presidente do poder legislativo de Fraiburgo Gerson de Matia, O procurador dr. Elton Borrachini representando o prefeito, o secretário de desenvolvimento econômico Joaquim Tadeu Borges, o delegado de policia civil Jhon Endy Lamb,  representante da CDL  Otávio Moreira.   Na ocasião foram empossados os seguintes membros: Presidente: Eroldo Gerlach, vice-presidente: Joaquim Tadeu Borges, 1º secretário: Antônio Rogério dos Santos. 2ª secretaria: Luana Cristina Correa de Lima, comissão de ética e disciplina: Renato Nicolau de Oliveira, Elaine Vedani Piccoli e Daniel Dresch,  diretor e assuntos comunitários: Elton Luiz Borrachini, membros efetivos: Olivete Savian, Cenelandia Valim Lopes, Otávio Moreira, Rosangela dos Santos, Osmar Pereira Borba, Deocidio José dos Santos, Altamiro Santos, Leonildo Rodrigues da Silva, Jonerval de Oliveira, Dalaide Ferreira de Deus e Luiz Camilo. Membro nato PMSC: 3º Sargento PM Célio Antônio Ribeiro, Membro nato PCSC: Agente de Polícia Gerson de Matia.  Após encerramento da posse a  nova diretoria informou: que as reuniões do CONSEG-FRAIBURGO são realizadas sempre nas primeiras terças-feiras do mês, sendo que a próxima será no dia 06 de Outubro de 2015, às 19 horas no Quartel da Polícia Militar de Fraiburgo-SC (sito a rua Das Azaléias, S/Nº. Bairro Jardim das Hortênsias em Fraiburgo).