02/10/2015

Em novembro acontece o Encontro de Corais de Videira


02/10/2015 - Com o objetivo de integrar e difundir os corais existentes em Videira, a Associação Cultural Rondinha Videira (ACROVI) e o Coral Santa Tereza, estão organizando um Encontro de Corais no município. O evento, que contará com apresentações de diversos corais, acontecerá no dia 8 de novembro, no Centro de Eventos Vitória (CEVI), a partir das 20 horas, com entrada franca e terá o apoio da Prefeitura de Videira. “Queremos com este encontro estreitar os laços de amizade entre os corais, bem como tornar público a união cada vez mais forte entre os corais Acrovi e Santa Tereza. Além de promover o encontro, ambos os corais tem o mesmo objetivo, que é levar, através das vozes de Videira, o nome do município nos encontros de corais que acontecem por toda a região”, ressalta uma das coordenadoras do evento, Maria de Lourdes Zago.  

Durante o espetáculo, cada coral apresentará três canções de sua escolha, já os grupos anfitriões também serão responsáveis pela abertura e encerramento do evento. Participam do encontro o Coral Vozes de Videira, Madrigal Som da Pessoa, Infanto-Juvenil Brinca Música, Coral da Igreja Assembleia de Deus e o Grupo de Cantos `Cantemo La Mérica`.   

O secretário de Turismo e Cultura – Clemir Schmitt, estende o convite para toda a comunidade. “Esses grupos fazem um trabalho fantástico em prol da cultura do município. Durante o Encontro de Corais, eles vão compartilhar com o público todo talento e dedicação que têm para com a música. Não dá para perder!”, destaca o secretário. 

Audiência pública tenta achar solução para emissão de carteiras de identidade em Fraiburgo

Aconteceu dia 1º de outubro de 2015 nas dependências da câmara municipal de Fraiburgo uma audiência pública para discutir sobre: a emissão de carteiras de identidade no município de Fraiburgo.  Estava presente o deputado Romildo Titon, o prefeito de Fraiburgo Ivo Biazzolo, o presidente do legislativo Gerson de Matia, os vereadores; Oracir Ferreira de Deus, Claudio Bazuca, Francisco Maciel, Josiel Nunes da Silva, Gabriel Fantin, Valcir Rezzadori, José Darcy Soares França, Juca Cechi, Rodrigo de Lara, a ex-vereadora Elionete Francescatto Konkol, o diretor do IGP- Instituto Geral de Perícias de Santa Catarina.    A Carteira de Identidade é o principal documento de identificação no Brasil. A Audiência Pública é um encontro feito na comunidade com a participação da população, a fim de buscar opiniões e soluções para as demandas sociais e ter acesso à resposta de pessoas públicas. Quando a comunidade é muito grande, normalmente a audiência é conduzida por pessoas de maior influência local, tomando o papel de porta-voz das demais opiniões. Mas ela também pode ocorrer em subgrupos, a fim de se discutir um assunto com maior profundidade. Esse tipo de reunião existe para que todas as pessoas de uma comunidade possam participar do controle da Administração Pública. Como uma forma de exercício de cidadania, ela possibilita a troca de informações quando uma decisão afeta direitos coletivos.   A convocação de uma audiência pode ser feita pelos mais diversos motivos, dentro de diferentes segmentos, como meio ambiente, licitações, contratos administrativos, permissão de serviços públicos, dentre outros assuntos. Prevista pela legislação brasileira, pode antevir a realização de uma função administrativa e serve como subsídio para o processo legislativo e judicial.  No final 


PSD de Fraiburgo realiza reunião de filiações

Vereador Valcir Rezzadori,  Antônio Ceron e o 
Ex-vereador e vice-presiente do PSD Toni do Sine
Dia 30 de Setembro às 19 horas no restaurante Fraiburguense aconteceu o encontro do PSD – Partido Social Democrático (55) de Fraiburgo.  Esteve presente na ocasião o presidente estadual Antônio Ceron, o secretário da SDR de Videira Dorival borga, o prefeito de Fraiburgo Ivo Biazolo, os vereadores José Darcy Soares França, Rodrigo de Lara, Valcir Rezzadori, o ex-vereador e vice-presidente do PSD local Toni do Sine.  O encontro tinha o objetivo de realizar filiações de novos integrantes, como ao Professor Sapuca, Sebastião Furtado da Silva (Puxirão), e o radialista Júlio Santos.  Foi dada a largada do PSD na reestruturação do partido para as eleições de 2016.


Saiba Mais
O partido foi concebido a partir de políticos dissidentes do partido Democratas, do Partido Progressista, do PSDB, entre outros, encabeçados pelo então prefeito de São Paulo e Presidente Nacional do partido, Gilberto Kassab.  Além de Kassab, o vice-governador de São Paulo Guilherme Afif Domingos, a presidente da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária e Senadora pelo Tocantins Kátia Abreu, o Senador pelo Acre Sérgio Petecão, o governador de Santa Catarina Raimundo Colombo, o governador do Amazonas Omar Aziz, o vice-governador da Paraíba Rômulo Gouveia e o ex-deputado federal pelo Rio de Janeiro Índio da Costa integram o PSD.  A escolha do nome do partido trata-se de uma homenagem ao ex-presidente da República Juscelino Kubitschek, filiado ao homônimo Partido Social Democrático, que existiu entre 1945 e 1965. O partido estreou em eleições em 2012, após ter garantido pelo STF direito à cota do Fundo Partidário e ao tempo de propaganda eleitoral gratuita condizente com o tamanho da bancada na Câmara Federal. O partido foi o quarto a conseguir eleger prefeitos (497 cidades), ficando atrás apenas de PMDB, PSDB e PT. Entre as prefeituras, conseguiu eleger Cesar Souza Junior em Florianópolis e Darcy Vera em Ribeirão Preto.

30/09/2015

Vereador Bazuca recebe de Elionete as chaves do gabinete


Vereadora Elionete e Vereador Claudio Bazuca
Após a trigésima sessão ordinária da câmara municipal de Fraiburgo ocorrida dia 28 de Setembro de 2015 a vereadora do PP Elionete Francescato Konkol anunciou que no dia 30 às 18:00 h devolveria a cadeira ao vereador Cláudio Padilha (Bazuca).  O motivo desta devolução foi o vencimento da licença de vereança pelo prazo de 30 dias pedido por Bazuca.  Nestes trinta dias Elionete apresentou diversas indicações e votou vários projetos aproveitando bem a oportunidade recebida. Elionete disse: “ter ficado muito satisfeita com a oportunidade de conviver com seus pares no legislativo Fraiburguense e poder mostrar um pouco do seu trabalho e ter também defendido o interesse de seus eleitores”. Agradeceu de forma especial ao titular da cadeira Cláudio Bazuca e disse estar mais bem preparada para enfrentar os desafios que a politica exige.  Claudio por sua vez parabenizou a vereadora pela forma que conduziu os seus trabalhos e se colocou a disposição da colega para futuros trabalhos em parceria.  Como prometido às 18 horas Claudio Bazuca recebeu as chaves do seu gabinete individual e Elionete apresentou um relatório de seu trabalho  


Presidente do Legislativo estuda antecipar a devolução financeira ao executivo municipal

Presidente do Legislativo Fraiburguense Gerson de Matia
O presidente da Câmara Municipal de Fraiburgo Gerson de Matia (Cersão) disse essa semana que poderá antecipar a devolução do dinheiro que sobra no fim do ano nos cofres do legislativo.  Esta devolução tem como objetivo atender a necessidade da municipalidade de repassar alguns recursos para entidades conveniadas com o município.  Entre elas para o Hospital Municipal através da Associação Fraiburguense de Saúde coletiva e a APAE, pois, ambas enfrentam dificuldades financeiras e procuram o presidente relatando as suas situações. Porém, o Presidente do Legislativo está realizando um levantamento de quanto vai precisar de recursos para manter o legislativo até no final do ano.   Depois que concluir o levantamento decidirá qual será o valor da devolução ao executivo, fato que pretende anunciar na semana que vem.  O presidente Gerson tem tomado todo o cuidado de conversar com os demais vereadores para depois concluir sua decisão.  Segundo Cersão para efetuar esta devolução será necessário deixar de realizar alguns gastos que estavam previstos no orçamento de sua gestão, para poder atender estas entidades, mas já antecipa que tem procurado economizar o máximo possível, não havendo por parte dos Legisladores nenhum excesso nos custos praticado pela casa de leis. Finaliza Cersão. 

29/09/2015

Edi Luiz de Lemos se afilia no PSDB e pode ser pré-candidato a majoritária

Edi Luis de Lemos assina a ficha de filiação
Como foi anunciado neste blog há alguns dias Marcel Rodrigo Lemos já havia assinado a ficha de filiação do PSDB.   Hoje (29/09/2015) foi realizada a primeira reunião da sigla PSDB 45.   Na pauta assuntos como novas filiações, e estratégia de como unir os filiados e reforçar a sigla com novos simpatizantes.  Nesta reunião o ex-prefeito Edi Luiz de Lemos assinou a ficha de filiação no PSDB.  Em clima de seriedade, mas de muita alegria e descontração, o ninho tucano esteve cheio e prometem daqui para frente, ser sempre assim! A cada reunião trarão mais pessoas, procurando formar um grande grupo de tucanos. A intenção do partido segundo Marcel é se fortalecer para chegar firme em 2016. A primeira reunião demonstrou que eles Podem crescer muito.  Certamente os analistas de plantão devem estar curiosos para saber a razão pelo qual Edi Luiz de Lemos depois de subir no palanque do PMDB e apoiar os candidatos dos 15 a estadual, hoje faz sua opção pelos tucanos.   A maioria dos palpiteiros de plantão aposta que ele será o nome escolhido a majoritária do PSDB e seu filho que não esconde que é pré-candidato a vereador o que reforça a tese. 

 


Radialista Paulo Santos foi homenageado na câmara

O ex-presidente da câmara municipal de Fraiburgo Paulo Cesar de Oliveira Santos recebeu homenagem durante a 30ª sessão ordinária ocorrida dia 28 de Setembro de 2015.   Na ocasião o presidente da câmara Gerson de Matia (Cersão) convidou o ex-presidente que presidiu a Câmara municipal nos períodos 01 de Janeiro de 2011 a 31 de dezembro de 2012 e 01 de Janeiro de 2013 a 31 de dezembro de 2013 a pendurar um quadro com sua foto oficial na Galeria nobre dos ex-presidentes.   A solenidade foi acompanhada por todos os vereadores da casa onde alguns fizeram uso da palavra com frequentes elogios por sua passagem na chefia do legislativo.  Após pendurar seu quadro na sequência cronológica Paulo Santos foi convidado a usar a tribuna e aproveitou para agradecer e relembrar fatos marcantes de sua vida pública.   Sua voz de locutor emocionada não escondeu a sua satisfação, pois manteve um discurso intenso e em tom de eterno agradecimento até no final da sessão.  Compareceram no evento alguns admiradores, familiares, partidários e no final ele foi bastante cumprimentado até mesmo pelos adversários políticos .  Paulo Santos mantem além da legislatura um programa na Rádio Fraiburgo frequentemente muito elogiado por sua intensa audiência.


27/09/2015

Motorista de ônibus universitário é detido embriagado em Caçador

Na delegacia foi constatado que o motorista, Moacir  Pereira Marafigo, de 34 anos, conhecido como Ciso, estava embriagado

Na tarde deste sábado (26), o condutor de um ônibus de transporte escolar foi detido após se recusar a fazer o teste do bafômetro. A Polícia Militar conduziu o motorista até a delegacia depois que ele colidiu em outro ônibus que transitava na Rua Adelmir Pressanto, em Caçador.  De acordo com informações, por volta das 16h30, o motorista estava se deslocando para buscar os acadêmicos de Lebon Régis, que estudam na Uniarp, quando colidiu no outro veículo. A Polícia Militar esteve no local e encaminhou o motorista com suspeita de embriaguez até a delegacia. Enquanto o ônibus foi guinchado e recolhido ao Pátio Municipal.Na delegacia foi constatado que o motorista, Moacir Pereira Marafigo, de 34 anos, conhecido como Ciso, estava embriagado. Ele foi preso em flagrante e encaminhado ao Presídio Regional de Caçador, mas poderia ser solto mediante ao pagamento de fiança. Para retornar a Lebon Régis, aproximadamente 18 acadêmicos tiveram que aguardar por algumas horas a chegada de outro ônibus da Secretaria Municipal de Educação.

Umbandistas de Fraiburgo celebram dia de Cosme e Damião

Bolo com fotos dos irmãos Cosme e Damião distribuídos as crianças
Os Santos Cosme e Damião, irmãos gêmeos, morreram por volta de 300 d. C. Crê-se que foram médicos, e sua santidade é atribuída pelo motivo de haverem exercido a medicina sem cobrar por isso, devotados à fé. Na Igreja Católica sua festa é celebrada no dia 26 de setembro, de acordo com o atual Calendário Litúrgico Romano do Rito Ordinário, e no dia 27 de setembro, pelo Calendário Litúrgico Romano do Rito Extraordinário.  Os umbandista de Fraiburgo celebraram  os santos hoje no dia 27 de setembro no Centro Espirita de Umbanda Pai Baiano.  Eles eram dois irmãos gêmeos que se tornaram médicos e viajavam pelo oriente curando pessoas com a sua ciência, a fé em Deus e no poder da oração. Conseguiram tantas curas que o Rei Diocleciano mandou decapitá-los com medo da sua popularidade.    Foi a partir daí que Cosme e Damião começaram a ser conhecidos como os “santos gêmeos”. Não se sabe ao certo quando surgiu a tradição de distribuir doces, mas ganha a cada ano mais força com o sincretismo entre a Igreja Católica e a Umbanda. É até bom explicar: para os católicos, o dia de São Cosme e São Damião é neste sábado (26), mas, para todos os demais, a tradição é mesmo a do dia 27. Fotos da festa e da distribuição de doces para todas as crianças.  

  

  

 

Últimas vagas para o ENSEC 2015

Encontro de Secretárias, Recepcionistas e atendentes de Fraiburgo ocorrerá no dia 30 de setembro

Fraiburgo  - Homenagear uma profissional que é, geralmente, o primeiro contato do seu cliente ou paciente, com a sua empresa ou consultório. Esse é o objetivo do Ensec 2015 – Encontro de Secretárias, Recepcionistas e Atendentes. O evento que já está na sua décima edição pretende inovar com uma programação diferenciada e algumas novidades para os presentes.   Para a secretária executiva da Associação Empresarial de Fraiburgo (ACIAF), Fernanda Rosar, a iniciativa é tradicional e traz um resultado especial “É uma forma de reconhecimento dessa importante profissional que organiza a agenda, recepciona convidados e clientes e acaba se tornando a porta de entrada entre o empresário e o mercado. Uma forma de homenagear” destacou.     Para esse ano a programação acontecerá no Auditório da ACIAF, no dia 30 de setembro, data em que se comemora o dia da secretária, a partir das 8 horas. Na primeira etapa da programação um case de sucesso será apresentada por meio da história da empresária Lucene Cesca, mulher empreendedora, proprietária da Samila Modas e Santalluz.    Às 9 horas a programação prossegue com a palestra com Soeni Yamaguchi com o tema Planejamento Estratégico Pessoal, que refere-se as decisões futuras, bem como as implicações futuras das decisões tomadas no presente. Uma dinâmica de grupo também será realizada a fim de promover a interação entre as participantes. Ao final um brunch será servido com um cardápio especialmente elaborado para a data.   As empresas interessadas em promover uma manhã diferenciada para essas profissionais poderão proceder com a inscrição por meio do telefone (49) 3246 3576 ou pelo email aciaf@aciaf.com.br. As vagas são limitadas e tem um investimento de R$ 79 reais por pessoa.

26/09/2015

Reno Caramori na presidência da Aresc

O assunto não é nenhuma novidade. O próprio Reno Caramori (PP) disse há alguns meses ao colunista Toni Correia de Caçador, que seria o indicado pelo governador Raimundo Colombo (PSD) para presidir a Aresc, resultado da fusão entre Agesan e Agesc, aprovada no meio do ano na Assembleia Legislativa.  No DC desta sexta-feira (28-08), Moacir Pereira deu uma nota a respeito.   “O ex-deputado estadual Reno Caramori, do PP, é o novo presidente da recém criada Aresc-Agência Reguladora de Serviços de Santa Catarina. Os demais diretores estão sendo definidos pelo governador Colombo. O processo de fusão da Agesc com a Agesan e a implantação da Aresc está sendo conduzida por um grupo de trabalho.” O Jornal o Catarinense edição 741  na Coluna de Richard Guizzoni  reafirma a noticia e diz que ele deve assumir nos próximos dias. Reno é um velho conhecido dos Fraiburguenses e sua indicação foi comemorada por muitos admiradores.

Dia 1º de outubro acontecerá audiência pública sobre emissão de carteira de identidade em Fraiburgo

Gelson Merísio
Romildo Titon
O Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina Deputado Gelson Merísio e o Presidente da comissão de segurança pública Deputado Romildo Titon, atendendo requerimento do Senhor Deputado Romildo Titon convidam para participar da audiência pública para discutir: Sobre a emissão de Carteira de Identidade no município de Fraiburgo, à realizar-se no dia 1º de Outubro de 2015 às 19:00 Horas na Câmara Municipal de Fraiburgo.