21/10/2015

Enxadrista Fraiburguense é vice-campeão na Copa Curitiba

O enxadrista João Eduardo Orlandi Félix viajou no sábado, 17 de outubro a Curitiba/PR para a disputa da 3ª fase da II Copa Curitiba de Xadrez. Acompanhado e incentivado pelos pais, o aluno disputou seis partidas e venceu cinco, conquistando assim o 2º lugar na categoria 6º ano. Com o título na 2ª fase e o vice na 3ª, João garantiu vaga para a final que acontecerá em novembro



A estilista Neusa Cervelin recebe titulo na câmara de Fraiburgo

Aconteceu no dia 19/10/2015 ás 19h30min horas na Câmara de Vereadores de Fraiburgo durante a 32 ª sessão ordinária.  De acordo com o projeto de Decreto Legislativo 13/2015 aprovado na Sessão do 05/10/2015 de Autoria do Vereador Gerson de Matia que: CONCEDE TÍTULO DE EMPRESÁRIA EMÉRITA DE FRAIBURGO À SENHORA NEUSA ANA CERVELIN.  Art. 1º Fica concedido à Senhora NEUSA ANA CERVELIN, o título de EMPRESÁRIA EMÉRITA DE FRAIBURGO, pelo desenvolvimento de atividade empresarial e comercial de grande importância para o crescimento econômico e divulgação do Município de Fraiburgo.  Na justificativa o vereador descreveu que: NEUSA ANA CERVELIN, nascida no dia 03 de outubro de 1965, no Município de Ouro/Jaborá - SC é filha de Olga Degani Cervelin (in memoriam) e Fioravante Cervelin. Sua paixão por tecido vem desde a infância, lembra-se que aos 08 (oito) anos de idade, sua mãe confeccionava roupas para ela e seus 07 (sete) irmãos. Ela se imaginava sempre costurando em seu próprio ateliê, o qual teria as paredes forradas com veludo e uma enorme escadaria. Naquela época, a família não tinha televisão, porém, o seu pensamento se baseava apenas nas revistas antigas que chegavam até a vila onde moravam. 

Na adolescência, comprava pedaços de tecidos e montava suas roupas, como não tinha sua própria máquina de costura, fazia tudo, apenas usando agulha e linha, mas sempre sonhando em aprender mais sobre a arte com os tecidos.  Há 22 anos trabalha como costureira, sendo que nos últimos 08 (oito) anos especializou-se em alta costura, com estruturação de seu almejado ateliê.  Com o estímulo de amigas, como Sueli Marlene Rangeti que sempre incentivou seu aprimoramento profissional, participou de cursos de modelagem com Nelson Kiko Mocellin, profissional Curitibano, e este a apresentou para a Loja Javanesa de Curitiba-PR, onde compra tecidos que não existe em Fraiburgo.  Esta loja deu destaque a um dos seus trabalhos, escolhendo-o para ser capa da revista de lançamento - “Javanesa Criando Estilos” - sobre a história de uma cliente, além de posterior publicação sobre seu trabalho, agora na Edição 03 - Ano I - Junho 2015, ou seja, objeto de duas publicações interestadual.

 Neusa sempre se mostrou interessada em tudo o que tange à moda, por isso, teve a oportunidade de conhecer o fotógrafo de Miss e Mister Santa Catarina. Ela teve a honra de ter sido convidada pelo fotógrafo para o evento de 2014, quando teve a satisfação de conhecer alguns organizadores, como o Coordenador Luiz Bozzano, que gentilmente também a chamou para fazer parte da Comissão Julgadora do Concurso Miss e Mister Santa Catarina 2015/2016.  Com o “Cervelin Ateliê” instalado na cidade de Fraiburgo pretende continuar aprimorando seu trabalho, com planos de participar de cursos em Milão - Itália, a fim de oferecer às suas clientes, mais possibilidades de destacar a beleza de cada uma delas.  A homenageada promoverá um desfile de moda no dia 24 de outubro de 2015, no clube Fraiburguense, oportunidade em que oferecerá mais informações sobre a arte em tecido - arte esta que tem tanta paixão -, com a exposição de vestidos confeccionados pela estilista e que obtiveram destaques em eventos e publicações.  Pelo exposto, o Poder Legislativo de Fraiburgo tem a oportunidade de homenagear e reconhecer o trabalho realizado pela estilista Neusa Ana Cervelin, que por sua atuação ao longo dos anos, no ramo de moda e tecidos, é merecedora do título de Empresária Emérita de Fraiburgo.

José Darcy Soares França é homenageado pela câmara de Fraiburgo

O ex-presidente da câmara municipal de Fraiburgo José Darcy Soares França recebeu homenagem durante a 32ª sessão ordinária ocorrida dia 19 de Outubro de 2015.   Na ocasião o presidente da câmara Gerson de Matia (Cersão) convidou o ex-presidente que presidiu a Câmara municipal nos períodos 01 de Janeiro de 2014 a 31 de dezembro de 2014  a pendurar um quadro com sua foto oficial na Galeria nobre dos ex-presidentes.   A solenidade foi acompanhada por todos os vereadores da casa onde alguns fizeram uso da palavra com frequentes elogios por sua passagem na chefia do legislativo.  Após pendurar seu quadro na sequência cronológica França foi convidado a usar a tribuna e aproveitou para agradecer e relembrar fatos marcantes de sua vida pública.  Compareceram no evento alguns admiradores, familiares, partidários e no final ele foi bastante cumprimentado.  




20/10/2015

Grande pagadora de impostos ameaça mudar de fraiburgo

Visita a Granja dos Perazzoli  no Papuã em Fraiburgo
A maior empresa produtora de suínos de Fraiburgo: Agropecuária Perazzoli Ltda, ameaça mudar sua estrutura produtiva para um município vizinho se as estradas continuarem sem manutenção.   No dia 6 de Outubro realizamos uma visita na empresa agropecuária Perazzolli localizada na localidade rural de Papuã – Fraiburgo SC. Soubemos durante a vista que a mesma entrega cerca de 2500 suínos por semana e mantem 50 empregos diretos e oferece cerca de quatorze moradias para trabalhadores da empresa.  Segundo uma de suas administradoras a empresa é a segundo maior pagadora de impostos no município, já que empresas agropecuárias pagam o imposto sobre o valor bruto.  Uma das entrevistadas nos contou que a família pretendia investir muito mais e poderiam criar vários empregos diretos, mas enfrentam problemas de transportes de animais prontos e de ingredientes necessários a fabricação de rações. 

Amostra de como as estradas estão sem manutenção
  Essas dificuldades são em função das estradas não atenderem as necessidades da empresa, é estreito, inclinada, com curvas muito acentuadas e mal dimensionadas, o que dificulta a subida dos caminhões.  Num momento informal um membro da família disse: “me arrependo de ter me envolvido na politica local e declarado apoio ao grupo que administra a cidade, pois pagamos tanto imposto e só pedimos manutenção de estradas, nada mais”.   Com todas as letras a representante da empresa Perazolli disse que pensam em mudar de município, pois se sentem desprestigiados  pela administração municipal de Fraiburgo que não fez a manutenção das estradas como prometeram durante as campanhas eleitorais de 2012.  


Cerca de 2500 suínos por semana são despachados da granja
Barracões da granja que entrega 10 mil porcos por mês
  

Master Fraiburgo vence a fortíssima equipe de Lebon Regis

No sábado dia 17/10, a equipe Fraiburguense jogando na casa do adversário não tomou conhecimento e venceu com maestria a forte equipe de Lebon Régis, pelo placar de 3 x 1. O time Lebonregense, contava com jogadores jovens de muita qualidade técnica, que disputam campeonato municipal. Os gols do Master Fraiburgo foram assinalados em três ocasiões, pelo artilheiro Giva com 18 gols, Jovane e Carreiro. O próximo compromisso do Master será dia 24/10 contra o Master de Santa Lúcia em Fraiburgo.




19/10/2015

Toni Correia comenta matéria de opinião durante a homenagem a Toni do Sine

Toni Correia
Embora tardiamente, tomei conhecimento da nota abaixo:  "A troca... Durante uma homenagem ao ex-presidente da casa legislativa de Fraiburgo Toni do Sine, um vereador amigo ao emitir um elogio ao ex-vereador, provocou risos intensos no plenário quando o chamou de Toni Correia e não do Sine. A troca do nome apesar da metade estar correto gerou um desconforto ao homenageado. Para entender o contexto é necessário voltar no tempo e visualizar o personagem na administração de Edi Lemos quando Toni Correia era o xerife da administração. Esta história vai para sessão de “perco o amigo, mas não perco a piada”...  Bem, isto posto, julgo importante ressaltar que não fui xerife da administração de Edi Lemos. Fui parceiro fiel e enfrentei muitos desafios em nome de uma administração que fez muito pelos mais sofridos de Fraiburgo. Ocupei funções importantes e agradeço ao Edi pela oportunidade. Não o envergonhei, nem meus familiares, amigos e a população em geral, com a excessão daqueles que em nome da política, caluniaram sem prova alguma, inclusive distribuindo cartas em que afirmavam que eu tinha bens valiosos e inclusive fazenda no Paraná. Saí da administração mais pobre do que entrei e fui garimpar meu sustento e dos que de mim dependem às duras custas. Todas as contas dos órgãos que presidi tiveram as contas aprovadas. Cumpri com minhas atribuições. Vida longa ao Toni do Sine, homem honrado e trabalhador e vida longa a Edi Lemos, parceiro dos amigos... Achei que demoraria mais para começarem a lhe dar o devido valor. A maior obra de Edi foi dar valor aos pobres, que antes dele não tinham e depois dele continuaram não tendo. E a você, Malinoski, saiba que continuo incluindo-o nos rol dos meus amigos, assim como Pedro Lopes, que foram simplesmente usados por políticos. Eu avisei. Eu não fui usado pelo Edi. Eu combati o bom combate e guardei minha fé, andando de cabeça erguida por onde quer que seja. 

15/10/2015

Vice-prefeito de Fraiburgo propõe assumir secretaria em nome da economia

Vice-prefeito de Fraiburgo Juliano Cesar Costa
No dia 9 de outubro o vice-prefeito de Fraiburgo Juliano Cesar Costa (PP) protocolou um pedido sob o número 6509/2015.    No oficio Juliano após se qualificar como vice-prefeito e reconhecer a crise financeira do município e também a diminuição das receitas que resultaram nas exonerações de servidores, diretores e secretários.   Afirmou categoricamente que: “em momentos de dificuldades é quando temos que ser solidários e encontrar soluções criativas”. Em seguida colocou seu nome a disposição da administração para ocupar um cargo de secretário municipal em qualquer secretaria onde o cargo esteja vago.  Argumentou que: “desta forma o senhor prefeito aumentaria a sua força de trabalho sem acarretar qualquer aumento de despesa, pois, já sou remunerado como vice-prefeito”.  Juliano aguarda a resposta do chefe do poder executivo que deve sair em breve.