26/10/2015

Policia prende os dois suspeito acusado de atirar no radialista em Fraiburgo

Segundo Genauro Stefanski , acaba de ser presos os suspeitos de atirar no repórter da Rádio Fraiburgo Giovani Ribeiro um dos presos é o morador do bairro São Miguel Reverson Rosa (camisa Verde) o outro é conhecido por André Borges,  estamos apurando mais informações a respeito da identidade dos suspeitos. Informações de terceiros dão conta que o Giovani o radialista atingido foi apenas retirar o cunhado e leva-lo para casa, pois o mesmo havia discutido com os autores do disparo, foi seguido e alvejado.  As ultimas informações sobre o estado de saúde do radialista atingido pelos tiros dizem que ele está em estado é critico, apesar de estabilizado  não apresentou sinais de melhora no seu quadro.


Camionete  encontrada com os suspeitos

Genauro Stefanski assim descreveu:

O rapaz que atirou no Repórter da Rádio Fraiburgo e o homem que deu fuga ao acusado, já estão presos.  A Tentativa de Homicídio que vitimou o Repórter Giovani Ribeiro, acontecido neste domingo 25 de outubro, após uma confusão de Transito.   O acusado de posse de uma arma de cano serrado, possivelmente Calibre 12, atirou no jovem por duas vezes. O fato terrível que deixou a Família, amigos, colegas de trabalho e ouvintes tristes, mas graças ao apoio da comunidade e a troca de informações, a Policia Militar terminou os trabalhos com a prisão dos acusados pelo crime.   Tudo começou quando uma pessoa repassou informações da possível localização da camionete, foi acionado todos os Policiais da agencia de inteligencia de Fraiburgo que estão em curso fora da cidade, mas deram apoio no repasse dos detalhes aos responsáveis. O Sargento PM Jucondino, mobilizou equipes e acionou a PM de Frei Rogério, para conferir o local onde estava o veículo usado na fuga.  De posse da localização, a PM de Frei Rogério cercou a casa e solicitou reforço do PPT de Curitibanos, que se deslocaram rapidamente, prendendo o acusado pelos disparos e o seu comparsa.   Diante dos fatos, foram trazidos até Fraiburgo e entregues na Delegacia da Policia Civil, onde o Delegado Interino Dr. Adriano Delfino Moreira determinou a prisão em Flagrante dos mesmos.  Eles ficarão a disposição da Justiça na Unidade Prisional de Videira. 

Reportagem: Genauro Stefanski
Imagens: Edson Ribeiro/Genauro Stefanski


Momento  da chegada dos suspeitos na delegacia



A Rede Feminina de Combate ao Câncer realiza VII café beneficente

Durante todo o ano o grupo realizou inúmeras visitas e organizou atividades, palestras,  encontros  com as Pacientes da RFCC.  Mas, em especial no mês de outubro as atividades se intensificam com caminhada Rosa, chá das Poderosas, missa Rosa, culto Rosa.  Foram vendidas muitas camisetas que chamaram  a atenção das mulheres para fazer o exame de Mamografia para as palestras de Prevenção ao Câncer de mama.   A rede realizou o tradicional Café, onde pode contar com a colaboração de empresas comerciais da cidade e as Voluntarias da RFCC. Durante o café os componentes cantaram o hino da Rede na Presença da Professora de musica e canto Cintia Vidgal. As gêmeas Camile e Caroline cantaram o hino de Fraiburgo enquanto as pessoas saboreavam o delicioso Café Colonial e as voluntarias sorteavam brindes e uma Tradicional Cesta de brindes doada pelas voluntarias da RFCC. O VII Café superou as expectativas, pois concorreram om outros eventos e assim mesmo conseguiram vender todos os Cartões de arrecadações. E o lucro do café  foi revertido em prol do pagamento de exames de mamografias para as mulheres mais carentes que residem em Fraiburgo, em especial para quem  não tem direito pelo Sus. A rede feminina de Fraiburgo conta hoje com dezoito Voluntarias, e iniciou a dois meses à tarde do Artesanato.  A rede cada vez mais se destaca no trabalho de prevenção do câncer de mama e tem sido muito importante  finaliza Marza Fleck Casagrande a Presidente da RFCC. 

25/10/2015

Repórter da radio Fraiburgo é baleado na cabeça

Segundo Genauro Stefanski   o seu companheiro de trabalho também Repórter da Rádio Fraiburgo Giovane Ribeiro, foi atingido por um disparo de arma de fogo no Bairro São Miguel em Fraiburgo  agora a noite no Domingo (25). Segundo informações apuradas, ele  não tinha nada a ver com uma briga de Transito, porém, o autor ou autores de posse de uma arma longa, foram até a Residência do jovem  Repórter da Rádio e Dispararam contra ele, um tiro o atingiu na Cabeça.  Ele Perdendo bastante sangue, foi socorrido pelo SAMU, Corpo de Bombeiros e Policia Militar e levado  até o Hospital de Fraiburgo.  A Equipe da Rádio em Fraiburgo estão com familiares prestando todo o apoio ao jovem e nesta noite ele deve ser transferido para o Hospital Maicé de Caçador, onde ele vai ser submetido aos demais procedimentos médicos. O repórter Flavio Furtado, Bombeiros e outros, nos informaram que ele respira normalmente, está consciente, porém, tem Hemorragia forte, devido os ferimentos. Há suspeita que o Disparo tenha sido com uma Arma de Calibre Grosso, atingindo parte da Cabeça e do tórax.  Mais informações nas próximas horas. 

Desfile de Ana Cervelin foi um sucesso

O Ateliê Cervelin promoveu sábado dia 24/10/2015 às 19h30min no Clube Fraiburguense o seu primeiro desfile de alta Costura. A noite do desfile contou com a presença do renomado estilista Nelson Kilo Mocelin, mestre  que iniciou Neusa Cervelin na arte da costura, a jornalista de Caçador e especialista em moda Lidiane Catani Rabelo.   Paralelo aconteceu à exposição da artista plástica Suzana Bortoluzzi Casali a qual no final do evento doou um quadro que foi leiloado e a renda revertida para a Associação Ecológica Mirian Viecelli Zago custear aulas de eco terapia para crianças com necessidades especiais. 


A abertura foi ao som de um violinista e alunos da professora Márcia Machado fizeram uma elaborada apresentação de Tango.  Os convidados foram presenteados com uma lindíssima apresentação da bailarina Luy Carla e sua dança do ventre.  Márcia Miglioli para homenagear a amiga Cervelin cantou uma paródia da musica “o Amor e o poder – Rosana”.   Fez parte do evento sorteios de toda natureza e também a de um vestido, gentileza do ateliê Cervelin e Oliveira tecidos.  O evento contou com a presença de amigos, familiares clientes.  Presente no evento o presidente da Câmara Municipal de Fraiburgo o vereador Gerson de Matia, o vice-presidente Oracir Ferreira de Deus e o vereador José Darcy Soares França.  O evento foi um grande sucesso  e a marca Cervelin ficou definitivamente marcado na sociedade Fraiburguense. 

22/10/2015

SINTSER FBR conquista jurisdição de novos municípios

Diário Oficial da União  SEÇÃO 1 – DOU: MTE / SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO  SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO -  Nº 199 , 19 de Outubro 2015, página 68.

O Secretário de Relações do Trabalho, no uso de suas atribuições legais, com fundamento na Portaria 326, publicada em 11 de março de 2013, e na Nota Técnica RAE 1172/2015/CGRS/SRT/MTE, resolve DEFERIR o Registro de Alteração Estatutária 46220.001746/2012-99 ao Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Fraiburgo e Região - SINTSER-FBR, CNPJ 78.511.334/0001-17, para representar a Categoria Profissional Servidores Públicos Municipais; com abrangência intermunicipal e base territorial nos Municípios de Abdon Batista, Arroio Trinta, Brunópolis, Calmon, Fraiburgo, Frei Rogério, Ibiam, Ibicaré, Iomerê, Lebon Régis, Macieira, Matos Costa, Monte Carlo, Pinheiro Preto, Rio das Antas, Salto Veloso, São José do Cerrito, Tangará, Treze Tílias e Vargem, Estado de Santa Catarina. Para fins de anotação no Cadastro Nacional de Entidades Sindicais - CNES; resolve ainda, DETERMINAR a exclusão da Categoria Profissional Servidores Públicos Municipais, nos Municípios de: Abdon Batista, Arroio Trinta, Brunópolis, Calmon, Fraiburgo, Frei Rogério, Ibiam, Ibicaré, Iomerê, Lebon Régis, Macieira, Matos Costa, Monte Carlo, Pinheiro Preto, Rio das Antas, Salto Veloso, São José do Cerrito, Tangará, Treze Tílias e Vargem, Estado de Santa Catarina, da representação do UNSP-SINDICATO NACIONAL - União Nacional dos Servidores Públicos Civis do Brasil, Processo 24000.004348/89-11, CNPJ 33.721.911/0001-67, conforme determina o art. 30 da Portaria 326/2013, tendo a Entidade Anotada, o prazo de 60 dias para apresentar seu Estatuto Social contendo a exclusão acima, sob pena de suspensão do seu Registro Sindical, conforme disposto no art. 33 da Portaria 326/13.

Porque sou contra a CPMF

A CPMF foi criada em 1997, no governo de Fernando Henrique Cardoso (FHC). Destinava-se, segundo a versão oficial, a reforçar o orçamento da saúde pública, que tantos dizem defender e poucos na prática o fazem. O então ministro Adib Jatene usou todo o seu prestigio e vasto conhecimento técnico para demonstrar a natureza estratégica dessa contribuição financeira na política de universalização da saúde pública no Brasil. Seria a única forma, repetia o ministro, das camadas mais pobres terem acesso a uma saúde pública de boa qualidade.  Coerente com a sua posição histórica de defesa dos interesses do povo, o PCdoB orientou sua bancada a votar na CPMF, mesmo sendo um governo de direita a quem fazia implacável oposição. A defesa do povo sempre virá em primeiro lugar.  A montanha de dinheiro produzida com a CPMF, todavia, não chegou à saúde pública. No governo FHC serviu para comprar goiabada e outros quitutes palacianos; ajudou a fazer superávit primário para tranquilizar banqueiros e especuladores de toda ordem; também foi usada para tapar eventuais desmandos da previdência. Foi assim que os tucanos usaram a contribuição por todo o seu governo.  Com a posse do governo Lula, repentinamente, eles mudaram de opinião. Sem uma resposta a altura eles fizeram crer que os desmandos praticados por FHC era obra do novo governo. Quanto cinismo! Com apoio ostensivo de todas as entidades patronais e da mídia que lhes representam eles conseguiram revogar a contribuição em 2007.  Nesse período apesar da CPMF ainda não ser usado exclusivamente em saúde houve uma clara moralização na sua aplicação. Os estados passaram a receber mais recursos – o que explica a mobilização dos governadores – e houve uma nítida melhoria no padrão da saúde pública nacional, embora ainda estejamos longe do padrão que o povo merece. Por que a direita lutou para revogar uma contribuição financeira que ela mesma criou? São várias as razões. Vão da mesquinharia – criar dificuldades ao governo – ao que realmente interessa: a defesa de seus patrões, os grandes empresários, históricos sonegadores de impostos. É que a CPMF atirou no que viu e acertou no que não viu e nem previu. Sem querer o governo acabara de criar o mais eficiente instrumento de controle da movimentação de grandes fortunas que passeavam pelo sistema bancário sem que essa montanha de recursos encontrasse correspondências nas declarações de imposto de renda. Eureca! O governo tinha agora um poderoso instrumento de rastreamento de sonegadores como jamais dispôs. Isso não podia prosperar. E a direita cuidou de mobilizar seus parlamentares para sepultar a CPMF, pouco se importando se o “sumiço” repentino de algumas dezenas de bilhões de reais que irrigavam a saúde pública não lhe deixaria em colapso. Tudo o que eles queriam era evitar controle sobre a movimentação de suas fortunas. A preocupação da direita nunca foi com eventuais desvios de finalidade (exaustivamente praticada no governo FHC), nem mesmo com a tão propalada carga tributária.  No mundo evidentemente há países com carga tributária menor e também maior do que o Brasil. Entre os mais comedidos estão, dentre outros, Estados Unidos, Irlanda, Canadá e Espanha, com taxas que oscilam entre 27 a 33%. Acima do Brasil ficam o Reino Unido, a Alemanha, Portugal, Luxemburgo, a Hungria, Noruega, França, Itália, Bélgica, Suécia e Dinamarca, cujas taxas oscilam entre 36 e 48%.  No Brasil a carga tributária no governo Collor/Itamar iniciou com 23,71 e terminou com 27,90%, com um aumento de 4,19 pontos percentuais; FHC recebeu o país com 27,90% e deixou com 32,35%, elevando a carga tributária em 4,45 pontos percentuais. Nos oito anos de governo Lula a carga tributária oscilou de 32,35 para 34,7%, registrando o menor incremento (2,35 pontos percentuais) de todos os governos recentes. Isso não significa concordância com essa taxa tributária, que efetivamente é alta e condiciona a produção. Tem que ser reduzida porque penaliza o povo. Empresário não paga imposto, logo não é alcançado por essa ou qualquer outra carga tributária. Ele simplesmente repassa qualquer que seja os seus encargos para a sua planilha de custos e debita nas costas do consumidor.  Quem se deu ao trabalho de ler esse artigo até aqui talvez imagine que eu estou fazendo uma defesa dessa contribuição. Não. Eu sou contra. O governo Lula perdeu essa batalha politicamente. Por incompetência ou omissão permitiu que a direita fizesse demagogia com o povo e atribuísse ao governo atual os “pecados” que ela cometeu enquanto governou, incluindo a própria a instituição da famigerada CPMF. Ademais, a cobrança da CPMF só penaliza o povo, os assalariados, mesmo que eventualmente se encontre meios legais de isentá-los totalmente. Eles serão alcançados pela planilha de custo dos empresários. O financiamento da saúde, necessário e inadiável, deve vir da taxação de grandes fortunas ou de outro meio mais engenhoso que a nossa criatividade certamente desenvolverá. Como, de igual forma, temos que encontrar um instrumento que efetivamente possa fazer o que mais apavora a direita brasileira: o controle sobre a sonegação que eles praticam a luz do dia. Isso é o que efetivamente eles querem evitar.

Fraiburguense são graduados no projeto de Capoeira

Aconteceu em Fraiburgo no bairro São Miguel, no dia 17 de outubro  2015 o 2ª exame de graduação de capoeira sobe coordenação do professor  Eddy com os alunos da associação de capoeira Grupo Muzenza.  O evento teve a participação dos alunos de Erval Velho, Monte Carlo e Lebon Régis. Na ocasião os alunos realizaram "Roda de rua" em frente ao Banco do Brasil na parte da manhã e a tarde seguiram com o cronograma do exame e apresentação dos convidados.  Entre os visitantes graduados estavam: de Videira o Vivaldo, de Chapecó o Ivo e o Garrão, de Campos Novos o Claudir, de Campo do Tenente o Tonho, Instrutor  Motta de Curitiba e com a valorosa presença dos mestre Ary de Foz de Iguaçu e mestre Nikimba  tamém de Curitiba-Pr.



 

21/10/2015

Enxadrista Fraiburguense é vice-campeão na Copa Curitiba

O enxadrista João Eduardo Orlandi Félix viajou no sábado, 17 de outubro a Curitiba/PR para a disputa da 3ª fase da II Copa Curitiba de Xadrez. Acompanhado e incentivado pelos pais, o aluno disputou seis partidas e venceu cinco, conquistando assim o 2º lugar na categoria 6º ano. Com o título na 2ª fase e o vice na 3ª, João garantiu vaga para a final que acontecerá em novembro



A estilista Neusa Cervelin recebe titulo na câmara de Fraiburgo

Aconteceu no dia 19/10/2015 ás 19h30min horas na Câmara de Vereadores de Fraiburgo durante a 32 ª sessão ordinária.  De acordo com o projeto de Decreto Legislativo 13/2015 aprovado na Sessão do 05/10/2015 de Autoria do Vereador Gerson de Matia que: CONCEDE TÍTULO DE EMPRESÁRIA EMÉRITA DE FRAIBURGO À SENHORA NEUSA ANA CERVELIN.  Art. 1º Fica concedido à Senhora NEUSA ANA CERVELIN, o título de EMPRESÁRIA EMÉRITA DE FRAIBURGO, pelo desenvolvimento de atividade empresarial e comercial de grande importância para o crescimento econômico e divulgação do Município de Fraiburgo.  Na justificativa o vereador descreveu que: NEUSA ANA CERVELIN, nascida no dia 03 de outubro de 1965, no Município de Ouro/Jaborá - SC é filha de Olga Degani Cervelin (in memoriam) e Fioravante Cervelin. Sua paixão por tecido vem desde a infância, lembra-se que aos 08 (oito) anos de idade, sua mãe confeccionava roupas para ela e seus 07 (sete) irmãos. Ela se imaginava sempre costurando em seu próprio ateliê, o qual teria as paredes forradas com veludo e uma enorme escadaria. Naquela época, a família não tinha televisão, porém, o seu pensamento se baseava apenas nas revistas antigas que chegavam até a vila onde moravam. 

Na adolescência, comprava pedaços de tecidos e montava suas roupas, como não tinha sua própria máquina de costura, fazia tudo, apenas usando agulha e linha, mas sempre sonhando em aprender mais sobre a arte com os tecidos.  Há 22 anos trabalha como costureira, sendo que nos últimos 08 (oito) anos especializou-se em alta costura, com estruturação de seu almejado ateliê.  Com o estímulo de amigas, como Sueli Marlene Rangeti que sempre incentivou seu aprimoramento profissional, participou de cursos de modelagem com Nelson Kiko Mocellin, profissional Curitibano, e este a apresentou para a Loja Javanesa de Curitiba-PR, onde compra tecidos que não existe em Fraiburgo.  Esta loja deu destaque a um dos seus trabalhos, escolhendo-o para ser capa da revista de lançamento - “Javanesa Criando Estilos” - sobre a história de uma cliente, além de posterior publicação sobre seu trabalho, agora na Edição 03 - Ano I - Junho 2015, ou seja, objeto de duas publicações interestadual.

 Neusa sempre se mostrou interessada em tudo o que tange à moda, por isso, teve a oportunidade de conhecer o fotógrafo de Miss e Mister Santa Catarina. Ela teve a honra de ter sido convidada pelo fotógrafo para o evento de 2014, quando teve a satisfação de conhecer alguns organizadores, como o Coordenador Luiz Bozzano, que gentilmente também a chamou para fazer parte da Comissão Julgadora do Concurso Miss e Mister Santa Catarina 2015/2016.  Com o “Cervelin Ateliê” instalado na cidade de Fraiburgo pretende continuar aprimorando seu trabalho, com planos de participar de cursos em Milão - Itália, a fim de oferecer às suas clientes, mais possibilidades de destacar a beleza de cada uma delas.  A homenageada promoverá um desfile de moda no dia 24 de outubro de 2015, no clube Fraiburguense, oportunidade em que oferecerá mais informações sobre a arte em tecido - arte esta que tem tanta paixão -, com a exposição de vestidos confeccionados pela estilista e que obtiveram destaques em eventos e publicações.  Pelo exposto, o Poder Legislativo de Fraiburgo tem a oportunidade de homenagear e reconhecer o trabalho realizado pela estilista Neusa Ana Cervelin, que por sua atuação ao longo dos anos, no ramo de moda e tecidos, é merecedora do título de Empresária Emérita de Fraiburgo.

José Darcy Soares França é homenageado pela câmara de Fraiburgo

O ex-presidente da câmara municipal de Fraiburgo José Darcy Soares França recebeu homenagem durante a 32ª sessão ordinária ocorrida dia 19 de Outubro de 2015.   Na ocasião o presidente da câmara Gerson de Matia (Cersão) convidou o ex-presidente que presidiu a Câmara municipal nos períodos 01 de Janeiro de 2014 a 31 de dezembro de 2014  a pendurar um quadro com sua foto oficial na Galeria nobre dos ex-presidentes.   A solenidade foi acompanhada por todos os vereadores da casa onde alguns fizeram uso da palavra com frequentes elogios por sua passagem na chefia do legislativo.  Após pendurar seu quadro na sequência cronológica França foi convidado a usar a tribuna e aproveitou para agradecer e relembrar fatos marcantes de sua vida pública.  Compareceram no evento alguns admiradores, familiares, partidários e no final ele foi bastante cumprimentado.  




20/10/2015

Grande pagadora de impostos ameaça mudar de fraiburgo

Visita a Granja dos Perazzoli  no Papuã em Fraiburgo
A maior empresa produtora de suínos de Fraiburgo: Agropecuária Perazzoli Ltda, ameaça mudar sua estrutura produtiva para um município vizinho se as estradas continuarem sem manutenção.   No dia 6 de Outubro realizamos uma visita na empresa agropecuária Perazzolli localizada na localidade rural de Papuã – Fraiburgo SC. Soubemos durante a vista que a mesma entrega cerca de 2500 suínos por semana e mantem 50 empregos diretos e oferece cerca de quatorze moradias para trabalhadores da empresa.  Segundo uma de suas administradoras a empresa é a segundo maior pagadora de impostos no município, já que empresas agropecuárias pagam o imposto sobre o valor bruto.  Uma das entrevistadas nos contou que a família pretendia investir muito mais e poderiam criar vários empregos diretos, mas enfrentam problemas de transportes de animais prontos e de ingredientes necessários a fabricação de rações. 

Amostra de como as estradas estão sem manutenção
  Essas dificuldades são em função das estradas não atenderem as necessidades da empresa, é estreito, inclinada, com curvas muito acentuadas e mal dimensionadas, o que dificulta a subida dos caminhões.  Num momento informal um membro da família disse: “me arrependo de ter me envolvido na politica local e declarado apoio ao grupo que administra a cidade, pois pagamos tanto imposto e só pedimos manutenção de estradas, nada mais”.   Com todas as letras a representante da empresa Perazolli disse que pensam em mudar de município, pois se sentem desprestigiados  pela administração municipal de Fraiburgo que não fez a manutenção das estradas como prometeram durante as campanhas eleitorais de 2012.  


Cerca de 2500 suínos por semana são despachados da granja
Barracões da granja que entrega 10 mil porcos por mês
  

Master Fraiburgo vence a fortíssima equipe de Lebon Regis

No sábado dia 17/10, a equipe Fraiburguense jogando na casa do adversário não tomou conhecimento e venceu com maestria a forte equipe de Lebon Régis, pelo placar de 3 x 1. O time Lebonregense, contava com jogadores jovens de muita qualidade técnica, que disputam campeonato municipal. Os gols do Master Fraiburgo foram assinalados em três ocasiões, pelo artilheiro Giva com 18 gols, Jovane e Carreiro. O próximo compromisso do Master será dia 24/10 contra o Master de Santa Lúcia em Fraiburgo.