07/11/2015

Ladrões roubam religiosos em videira

Videira SC- Evento de Igreja Evangélica é arrombado por Ladrões que comem e ainda levam um Fiat Uno. PM agiu rápido e veículo foi recuperado com o apoio da População!


07-11-2015 A Igreja do Evangelho Quadrangular de Videira, está com os seus fiéis mobilizados em um evento que acontece nas dependências do Antigo Seminário no Bairro Floresta. Na madrugada deste Sábado, 07, os membros e pastores, depois dos trabalhos realizados, foram dormir momento que os ladrões aproveitaram para invadir o local e furtar.  A Ação criminosa foi percebida quando uma das colaboradoras do evento precisou de algo e foi até as dependências, onde percebeu que haviam comido bagunçado e levado as chaves de um Veículo. Ao sair, já perceberam a falta do automóvel, sendo comunicado a Policia Militar Videira.    Após as comunicações feitas a todas as Guarnições de Videira e região, os Policiais passaram a trabalhar com atenção total em busca aos suspeitos e ao veículo furtado. No Inicio da tarde, uma pessoa repassou informações que o veículo foi visto nas proximidades da Vila Verde, momento que os Policiais iniciaram uma varredura pela Redondeza, conseguindo abordar o automóvel com os suspeitos.   Diante da Prisão dos elementos que estavam com o Veículo e a


apreensão do mesmo, as Guarnições levaram até a Delegacia da Policia Civil onde foram entregues para os demais procedimentos. No automóvel, alguns objetos já haviam sido retirados, inclusive o som, resta agora saber para onde o veículo seria levado. O Pastor da Igreja, bastante chateado com a situação, comentou que um fato como esse é lamentável, pois mostra que algumas pessoas estão pouco se importando com a fé e trabalho desenvolvido pelos outros. Lembrando que não é a Primeira vez que Líderes da Igreja do Evangelho Quadrangular são vítimas de ladrões, sendo que em todas as "mãos Leves" acabaram presos. No caso de hoje, os elementos presos, negam participação no crime e dizem que pegaram o carro emprestado para ir ao Mercado, fatos que serão apurados durante as investigações da Policia Civil.  Reportagem e Imagens: Genauro Stefanski - www.espiaonoticias.tv

Neizinho representa Jean Loureiro no 45º aniversário da Copercampos

No mês de Novembro é comemorado os 45 anos da Copercampos, é quando o olhar de todos se voltam para trás e percebe-se  a grande caminhada que foi percorrido nestes 45 anos de fundação da cooperativa.  Na opinião de Nei todos temos muito  a comemorar. Essa entidade conquistou o sucesso graças a cooperação e ao trabalho de  todos, e juntos devem continuar a fazer muito mais por Campos Novos e pela região. Na reta final de mais um ano, onde eles enfrentaram diversos desafios, acredito que tiveram muito trabalho e acima de tudo mantiveram o compromisso com os associados e funcionários. Parabenizo a entidade, em meu nome e em nome do deputado Gean, é notável como trabalharam com dedicação e sucesso. Representando o Deputado Estadual Gean Loureiro (PMDB), o assessor externo  Ivonei Gomes dos Santos esteve no Aniversário da Copercampos (Campos Novos-SC) comemorando seus 45 anos, na foto acima junto com o Prefeito de Campos Novos, Nelson Cruz e o Presidente da Copercampos Sr. Luiz Carlos Chiocca, Deputado Federal Valdir Colatto, e o Padre do município.

Nei Gomes dos Santos

Nei  com deputado Federal Valdir Colatto

MG inaugura nova loja na avenida Caçador

Um registro para posteridade da equipe MG completa
O empresário Valdir Ricardo popularmente conhecido como maçaneta, proprietário da empresa MG motos, após trabalhar mais de 20 anos nesta atividade resolveu expandir sua empresa.  Reformou uma propriedade e construiu outra boa parte dela e hoje inaugurou mais de 320m² de Loja, oficina e estoque. A nova loja se localiza na Avenida Caçador 168 em Fraiburgo –SC. A empresa mantem uma equipe formada por oito colaboradores, Ricardo, Angélica, Jonatham, Bruna, Franz e Kauã e oferecem motos novas e usadas, peças novas e usadas e uma loja completa de produtos e subprodutos relacionados à atividade motociclista.  O empresário das duas rodas antecipou que está nos planos futuros a abertura de uma boutique voltada para os usuários de motos.  Instalou uma oficina com  mais espaço o que facilita o atendimento de um maior número de clientes ao mesmo tempo. Aperfeiçoou a loja de maneira a facilitar o acesso do cliente aos produtos oferecidos, ampliou os estoques e oferece muitas opções de peças de segunda mão.  Venha conhecer as novas instalações da  MG motos e quem ainda não tem a sua  aproveite para fazer  aqui um bom negócio.  




Ótica TIC TAC se reinventa apos 30 anos de atividade

Em 2015 a Ótica Tic Tac comemora seu 30º aniversario.

A comemoração de aniversario e Reinauguração aconteceu dia 07/11/2015 durante o dia todo   Fundada em 1985 a empresa comercializa instrumentos musicais, joias, relógios e óculos. Aconchegante e  com visual agradável a Ótica Tic-Tac deu um upgrade em sua loja, investindo em conforto e no design para tornar o atendimento ainda mais especial. Sempre preocupada em atender às necessidades dos clientes, a Tic-Tac, investe constantemente na modernização dos aparelhos, na capacitação dos funcionários e na venda de produtos de qualidade e de renome no mercado nacional.   E para oferecer conforto com a mesma qualidade em produtos. “Sempre buscamos ser a melhor ótica da cidade, com foco na satisfação do cliente”.  Faça você uma visita e encontre o melhor produto que combine com você e saia satisfeito(a).

  




Policia prende suspeito de assassinar dono de bar em Videira

A Divisão de Investigação Criminal (DIC) da 25ª Delegacia Regional de Polícia (DRP), agiu rápido e o assassino   do comerciante Lothar Duve, Alemão, foi preso na manhã de sexta-feira(6).  Cleo Maia Amazonas, confessou a Policia Civil, que cometeu o crime por vingança. Ele disse que Alemão por várias vezes teria praticado o crime de injúria e por isso se vingou dessa forma.

O CRIME

Com golpes de barra de ferro na cabeça, o proprietário de um bar na Rua Bulcão Vianna, Lothar Duye, 58 anos, mais conhecido como Alemão, foi assassinado na tarde de quarta-feira(4). A Policia Militar e o Corpo de Bombeiros foram acionados, mas nada mais era possível fazer, a vítima já estava em óbito.

06/11/2015

Policia Ambiental faz inspeção no Capão das Araucárias

O Capão das Araucárias no bairro Jardim América recebeu a visita do destacamento de Videira da Polícia Militar Ambiental nesta-sexta-feria (06/11), segundo os militares a visita foi realizada a partir da denuncia promovida pelo educador popular Jilson Carlos Souza no dia 12 de agosto do corrente ano.   Ainda conforme a Polícia Ambiental a inspeção teve por objetivo buscar indícios do corte e da derrubada de árvores promovidos pela Secretaria de Infraestrutura do município nos dias 10, 11 e 12 de agosto, sob a coordenação do Sr. Fiorindo de Oliveira, então secretário de Infraestrutura Urbana.   O denunciante alega que foram arrancadas pela raiz com o auxilio de uma retroescavadeira de 10 a 12 arvores nativas verdes, duas araucárias tiveram parte das cascas danificadas e de 35 a 40 arvores foram roçadas ou passado com a retroescavadeira por cima, essas estavam com o tamanho de 30 a 50 centímetros e faziam parte das 122 mudas de arvores nativas plantadas no ultimo 1º de Maio, por mais de 70 (setenta) fraiburguenses.  Souza fez a

denuncia da devastação promovida no Capão das Araucárias nos dias 10,11 12 de agosto aos seguintes órgãos: Fundação Estadual do Meio Ambiente (FATMA), Ministério Público Estadual do Meio Ambiente, Registrou Boletim de Ocorrência na Delegacia de Policia de Fraiburgo e também fez uso da tribuna livre da Câmara de Vereadores em todos os órgãos o mesmo entregou levantamento fotográfico com mais de 80 fotos, as quais comprovam suas denuncias.  “Estou satisfeito com a vinda da policial ambiental a Fraiburgo, a comunidade fraiburguense anseia que todas as providencias sejam tomadas para responsabilizar quem conduziu a devastação feita no Capão das Araucárias no mês de agosto, além disso, espero que essa situação tenha um papel pedagógico, para evitar que fatos como esses voltem a ser promovidos pelo poder executivo municipal”, finaliza Jilson.

PMA e PPT apreendem galos utilizados em rinha no interior de Água Doce

Neste domingo (04), no interior do município de Água Doce, a Guarnição do PPT, junto com a Guarnição da Polícia Militar Ambiental e Guarnição de Água Doce, localizaram ocorrência de rinha de galo e porte de arma de fogo. No momento em que os agentes, bem como o dono da propriedade, avistaram as Guarnições, empreenderam fuga pelo mato, não sendo localizados.  Foram apreendidos 15 galos, sendo alguns deles bastante machucados, petrechos para realização de rinha e ainda uma espingarda sem marca, calibre .32, com 08 munições intactas.

Jornalistas apresentam projeto e compartilham experiências em evento na UNIARP

A UNIARP, através do curso de Jornalismo recebeu, nesta quarta-feira (04) o evento: "De ponto a ponto", do jornal Diário Catarinense. Os jornalistas Emerson Souza e Rafael Martini apresentaram o novo projeto do Diário Catarinense, que reúne informações sobre todos os cantos do Estado, com um toque de opinião e análise.  "O projeto De Ponto a Ponto, ganha destaque no novo site e na versão impressa, reunindo colaboradores do Diário Catarinense espalhados por Santa Catarina. Conteúdo analítico e interpretativo marca a seção, com informações exclusivas, além dos temas importantes e a análise de quem entende e admira cada região de SC", explica Emerson. Na sequência do evento, o jornalista Rafael Martini, colunista do DC falou sobre sua experiência no jornalismo, em uma conversa bastante produtiva para profissionais e estudantes da área.

05/11/2015

Foragido é preso pela policia de Fraiburgo

04/11/2015- A Policia Militar de Fraiburgo através de suas Guarnições de Serviço e a Agencia de Inteligência, estão monitorando todas as pessoas suspeitas com mandado de prisão determinado pela Justiça. Segundo levantamentos realizados pela Equipe de Jornalismo, todos os novos mandados recebidos, são avaliados e verificados os possíveis locais onde os acusados possam estar.  Um homem com iniciais E.C.A, que responde a crimes perante a Justiça de Caçador pelo Artigo 171 do Código Penal(Estelionato), estava escondido no Bairro Nossa Senhora Aparecida em Fraiburgo. Após Diligencias da A.I, a informação foi repassada a Rádio Patrulha e com ação rápida, os Policiais abordaram o foragido em uma Residência do Referido Bairro.  Ele recebeu voz de prisão, não esboçou reação e foi conduzida a Delegacia da Policia Civil de Fraiburgo por volta das 17h45min, onde a Ocorrência foi apresentada ao plantão para as demais providencias.    Reportagem: Genauro Stefanski

04/11/2015

Dono de bar é morto em Videira


Policia prende suspeito de assassinar dono de bar

A Divisão de Investigação Criminal (DIC) da 25ª Delegacia Regional de Polícia (DRP), agiu rápido e o assassino   do comerciante Lothar Duve, Alemão, foi preso na manhã de sexta-feira(6).  Cleo Maia Amazonas, confessou a Policia Civil, que cometeu o crime por vingança. Ele disse que Alemão por várias vezes teria praticado o crime de injúria e por isso se vingou dessa forma.
O CRIME
Com golpes de barra de ferro na cabeça,
o proprietário de um bar na Rua Bulcão Vianna, Lothar Duye, 58 anos, mais conhecido como Alemão, foi assassinado na tarde de quarta-feira(4). A Policia Militar e o Corpo de Bombeiros foram acionados, mas nada mais era possível fazer, a vítima já estava em óbito.



Dono de bar é morto em Videira por homem que disse estar vendendo uma Televisão!

Um fato trágico foi registrado por volta das 15h30min  em Videira, na rua Bulcão Viana no Bairro Floresta. O Proprietário de um bar localizado em Frente ao Clube Floresta foi brutalmente assassinado por um homem que disse estar vendendo uma televisão.   Segundo informações, o suspeito aparentando ser usuário de Drogas, esteve no estabelecimento enquanto estavam outras pessoas no local. Após todos terem saído e possivelmente em um momento de descuido da vítima, desferiu golpes com uma barra de ferro, não dando chance de defesa a vítima, o qual faleceu no local.  Corpo de Bombeiros e Policia Militar foram acionados, mas o homem identificado como Lotar Duwe, já estava em óbito. O IGP e a Policia Civil foram acionados para ir ao local. Segundo informações, dinheiro e objetos pessoais da Vítima foram levados pelo autor, fato que será investigado pela Policia Civil.  A PM isolou a área até a Retirada do Corpo pela Equipe do IGP, os quais realizaram os levantamentos periciais no local.    Reportagem: Genauro Stefanski Imagens: Rádio Fraiburgo AM 710
  

Comunidades são contempladas com patrulhas agrícolas

Depois da Associação dos Pequenos Produtores da comunidade Butiá Verde, ontem (29/10) foi a vez da Associação dos Pequenos Produtores de União da Vitória, que integra as comunidades de União da Vitória (Faxinal dos Domingues I) e Vitória da Conquista (Faxinal dos Domingues II), receberem uma série de implementos agrícolas.    Por intermédio da Administração Municipal de Fraiburgo cerca de 80 famílias de pequenos produtores dessas duas comunidades contam desde ontem com uma patrulha agrícola. Os equipamentos foram entregues na tarde desta quinta-feira, pelo prefeito Ivo Biazzolo e pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Joaquim Tadeu Borges.   A patrulha é composta por um trator 4 X 4; distribuidor de calcário; semeadeira adubadeira pendular; pulverizador de barras; subsolador 5 hastes; plantadeira de plantio direto 5 linhas; colhedora de forragens (ensiladeira); carreta agrícola basculante com capacidade para 6 toneladas; grade aradora e grade niveladora.   A expectativa é que os benefícios sejam estendidos não só para comunidade com o aumento da produtividade, como também para o município que ganhará com o incremento no movimento econômico agrícola. Para o engenheiro agrônomo e secretário de Desenvolvimento, Joaquim Tadeu Borges, que já respondeu pela Secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente. “Estando as máquinas mais próximas do produtor, estes poderão fazer o manejo de sua cultura desde o preparo para implantação até a colheita, no período em que a própria cultura necessita deste manejo”, ressaltou o secretário ponderando ainda que “isso também permitirá que o potencial de produção de cada cultura específica seja maximizado, respeitando as adversidades climáticas”. Para o prefeito Ivo Biazzolo essas iniciativas precisam ser continuadas. “Precisamos estar mais próximos do nosso produtor, principalmente do pequeno, que ainda não dispõe de estrutura própria para a melhoria do seu sistema de produção. Como são pequenas propriedades, o pequeno agricultor não tem condições de adquirir por seus próprios meios os equipamentos necessários que atendam a sua necessidade” ressalta o prefeito. 
  




Propriedades certificadas

Na tarde desta quinta-feira, 29, mais duas propriedades receberam das mãos do prefeito Ivo Biazzolo, o Certificado de Propriedades Livres de Brucelose e Tuberculose Bovina, sendo dos produtores Ariel Bonadiman e Jaime Bonadiman, ambos da Comunidade de União da Vitória (Faxinal dos Domingues I).    Esta ação faz parte do Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar desenvolvida pelo Município de Fraiburgo em parceria com a CIDASC, através da Secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente. “O fornecimento de um produto com garantia de qualidade, também é uma preocupação do município. Para isso, não medimos esforços para a implantação de programas que venham a garantir cada vez mais a segurança alimentar dos consumidores de nossos produtos”, ressaltou o prefeito Ivo Biazzolo.    Para o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Joaquim Tadeu Borges, “é mais uma ação que vem beneficiar produtores contribuindo com o aumento de produtividade e renda tendo em vista que, além de oferecer um produto saudável, o animal sadio produz mais, além de poder agregar valor, já que é um produto de melhor qualidade”, ponderou.    Com mais essas duas certificações subiu para seis as propriedades certificadas como livres destas zoonoses no município.

Com informações da Secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente
Ascom Município de Fraiburgo
Andréa Melo - Jornalista

  

Apafec representada no 3º Encontro Pan-americano dos Jogos Autóctones

Emerson Souza
Nos dias 23, 24 e 25 de outubro a Apafec (Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular) participou do 3º Encontro Pan-americano dos Jogos Autóctones e Tradicionais que aconteceu na cidade de Palmas – TO. Os jogos tradicionais são todos aqueles que pertencem à cultura de um determinado povo. Já os jogos autóctones, são jogos praticados pelos povos originários.  Segundo Emerson Souza, educador físico que representou a Apafec, os três dias de atividades foram de trabalho intenso, devido aos vários temas abortados com a finalidade de fomentar a preservação e difusão dos jogos autóctones e tradicionais.  Souza destaca o sábado (24) pela manhã, quando cada país ou entidade convidada expôs suas ações e atividades, os participantes puderam trocar experiências e vivenciar/experimentar os diversos jogos e atividades apresentadas pelos participantes. Um dos encaminhamentos construídos, apontados pelas discussões é a criação e ampliação da rede de diálogo para fortalecimento, ampliação e preservação dos jogos tradicionais e autóctones. Outro fato importante é a carta redigida para envio aos órgãos competentes e a sociedade em geral, alertando para a importância do lúdico na construção de nossa cultura.  O educador físico separa ainda, a visita à Arena Green, aonde aconteceu a 1ª Edição dos Jogos Mundiais Indígenas, quando o mesmo teve a oportunidade de conhecer um pouco mais da cultura dos povos indígenas de todo o mundo, através da feira de artesanato, espaços multimídias, praça de alimentação e de uma ampla programação cultural e de lazer.

Monte Carlo entra na luta "O Sul é meu País"

Aconteceu na Câmara de Vereadores no sábado dia 31 de outubro, palestra explicativa sobre o Movimento O Sul é meu País, apresentada pelo jornalista e Secretário Geral do Gesul e ex-presidente do Movimento, Celso Deucher.  Celso destacou que no ano que vem nas eleições municipais teremos uma consulta pública através de plebiscito nos três estados do sul para legitimar e identificar quantos são a favor ou contra da ideia de separação do resto do Brasil. Após a palestra foi formada a Comissão Municipal com os seguintes nomes: Presidente Ruibamar Matos, vice Presidente Sebastião Ademir da Silva (Chiquinho), Secretário Eberton Vargas, Tesoureira Mayara de Barros Maia e Secretário de Comunicação Emerson Raizer. Como Diretores: João Pedro de Souza, Solange Lazzari Zucco, Jefferson Schumacher, Ana Catarina cordeiro, Ulisses Nogueira Duarte Elvis Renan Thibes de Barros e Adimael Borba. A comissão municipal terá a missão de organizar e preparar a cidade para a realização do Plebiscito que acontece dia 2 de outubro de 2016 em todo o Sul. Ruibamar Matos destacou que a palestra foi muito produtiva. “A palestra foi um show, o Celso conseguiu nos repassar informações que facilitou ainda mais o entendimento. Agora com intuito de conseguirmos mais apoio, vamos trabalhar com a comissão municipal com objetivo de esclarecer ainda mais sobre a proposta de separação do Sul do resto do Brasil. Quero dizer que estamos à disposição dos montecarlenses interessados em saber mais sobre esta causa. Não tenho dúvidas que só teremos a ganhar com esta separação”, destacou.

Policia prende suspeito de esfaquear André em Lebon Regis

Ederson Correia dos Santos, 27 anos
A Polícia Civil de Lebon Régis elucida o segundo homicídio em menos de 40 dias. O primeiro foi um caso passional, em que o inquérito policial já está concluído e o autor do crime está preso à disposição da justiça para julgamento.  O segundo caso, bem mais emblemático, ocorrido no último sábado, que a balou a comunidade.  Neste  caso o jovem André Leonardo Ribeiro Domingues, de 24 anos, foi assassinado brutalmente mediante facas nas costas. O motivo do crime, segundo consta o inquérito policial foi vingança.    Segundo relato, a vítima após a ocorrência de uma festa na casa da companheira embriagou-se durante a madrugada, tornando-se um alvo fácil  para o criminoso que adentrou pegando a vítima dormindo.  Segundo o Delegado Leandro Loreto da Delegacia de Lebon Régis, a elucidação do crime tornou-se possível em razão da criação de um setor de investigação próprio, que antes não existia na Delegacia, mas ressalta o Delegado que para melhorar ainda mais o serviço é necessário à participação popular no sentido de solicitar ao governo do estado mais policiais civis e recursos materiais, para em contrapartida receber um serviço público de qualidade.  “Com a prisão de Ederson Correia dos Santos, 27 anos, a Polícia Civil de Lebon Régis mantém a média de 100% dos homicídios elucidados e seus autores a disposição da justiça para ser julgado,  isso a partir da nova gestão”, finalizou o Delegado Loreto, dizendo ainda:” “Que fique o recado: se matarem a cadeia os aguarda, a exemplo dos casos citados”.  Informações Lebon Régis Online


Fraiburgo participou bem no Campeonato Brasileiro Absoluto de Xadrez

Foi realizado em Blumenau, a Semifinal 1 do Campeonato Brasileiro Absoluto de Xadrez reunindo jogadores do Sul e Sudeste do país. A outra Semifinal aconteceu simultaneamente em Manaus/AM. Disputaram os torneios apenas jogadores pré-classificados ou com "convite Vip", engrandecendo e tornando o nível técnico ainda mais alto. De Fraiburgo, participaram João Vitor Dalanhol e o Mestre Lucas Aguiar. Cada enxadrista disputou 7 partidas com duração média de 4 horas cada.  Dalanhol fez um excelente torneio. Antes de embarcar, comentou que se conquistasse apenas um ponto já sairia muito feliz. Ele fez muito mais, conquistou 2,5 pontos (1 vitória, 3

empates e 3 derrotas) jogou muito bem e disputou sete partidas dificílimas, sem duvidas foi uma grande experiência. Destaque para a vitória sobre Kathiê Goulart, campeã Brasileira sub 18 e que figura entre as cinco melhores jogadoras Brasileiras e para o empate diante de Acyr Calçado que já foi campeão Paranense Adulto.  Já Aguiar, tinha pretensões maiores, queria ficar com uma das quatro vagas para a Final do Brasileiro. Após a grande vitória sobre o Mestre Internacional Paulista Renato Quintilhano na 6ª rodada e a derrota na 7ª rodada para o também Mestre Internacional Marcos Moreira, nosso atleta conquistou o 8º lugar com 4,5 pontos (4 vitórias, 1 empate e 2 derrotas) e ainda levou para casa R$ 300,00.

Pastor de Lebon Régis morre em acidente em Santa Cecilia

Um acidente na sexta-feira, 30, na BR 116, próximo a Santa Cecília, entre um WV Gol placas APJ 9900, de Santa Cecília, e uma carreta placas de São Paulo, deixou dois mortos.  O Pastor de uma Igreja do bairro Núcleo Rio Doce:  Sebastião Alves dos Santos e Roseli Machado morreram no local. Mariele dos Santos, 19 anos, e C L S, de 4 anos, foram levadas para o hospital de Santa Cecília. Seus estados são estáveis. Todas as vítimas moram em Lebon Régis.   Segundo relato dos socorristas da autopista, todas as vítimas firam presas na ferragem e precisou mais de meia hora para resgatá-las.   Um cachorro da família que estava no carro também morreu.      Fonte: Lebon Régis Online

  







Morreu em Fraiburgo nesta manhã o conhecidíssimo Bidão

Comunicamos com profundo pesar o falecimento do senhor  Alcebiades Conceição da Silva, 53 anos, popularmente conhecido por Bidão.  Morador na Rua Nadarci Brandt – Centro – Fraiburgo SC.  Seu falecimento ocorreu às 05h00min  na quarta feira 4 de novembro de 2015.  Seu corpo esta sendo velado na Capela Mortuária da Igreja Católica do Bairro São José. Convidamos amigos , parente  e pessoas de suas relações para celebração da esperança que será realizada às 09h00min na quinta feira dia 5 de novembro de 2015, seguindo após para o sepultamento no cemitério municipal de Fraiburgo.

03/11/2015

Jovem é assassinado em frente ao mercado

Xaxim – A Polícia Militar foi acionada por volta das 16 horas desta terça-feira (3), para atender uma ocorrência de disparo de arma de fogo no Bairro Santa Terezinha em Xaxim.  Ao chegar ao local, à guarnição, constatou a presença do corpo de um jovem caído sobre a calçada pública em frente ao Mercado Trindade.  O Corpo de Bombeiros chegou a deslocar até o local, mas nada pôde ser feito para salvar a vítima identificado sendo Ezequiel Ribeiro de Paula, 21 anos, vulgo “Risadinha”.   Risadinha havia sido preso pela polícia, em 26 de maio deste ano, e respondia em liberdade pelo assassinato de Vagner Ronaldo de Lara de 18 anos ocorrido em 19 de abril deste ano no Bairro Vila União em Xanxerê, próximo ao Ginásio de Esportes Ivo Sguissardi.  De acordo com a PM, Risadinha além do processo pelo crime de homicídio, ele tinha 49 passagens pela polícia, por tráfico de drogas, posse ilegal de arma de fogo entre outras.  O local foi isolado até a chegada dos peritos do Instituto Geral de Perícias (IGP) de Xanxerê.  A Polícia Civil investiga o caso, e segundo o Delegado Dr. Fernando Callfass, não se descarta a hipótese de um acerto de contas, tendo em vista a extensa ficha criminal que a vítima possuía. 
Postada por, Flávio Carvalho

Homem foi baleado em Borracharia e morreu

Polícia Militar e Corpo de Bombeiros foram acionados por volta das 11h45min na terça-feira (3), para atender uma ocorrência de disparo de arma de fogo em uma borracharia localizada a margem da BR-282, no Bairro Vista Alegre em Xanxerê. No local as equipes de socorristas atenderam Geralcy de Souza de 66 anos.   Souza trabalhava em uma obra (construção) quando foi alvejado e não resistiu aos ferimentos e foi a óbito. Socorristas do Corpo de Bombeiros chegaram a tentar reanimar o pedreiro e encaminha-lo ao Hospital Regional São Paulo (HRSP), porém sem sucesso. De acordo com os bombeiros ele apresentava duas perfurações, sendo uma no pescoço e outra nas costas, possivelmente a entrada e saída da bala.  Informações preliminares dão conta de que o disparo teria sido efetuado de forma acidental por um funcionário da borracharia.   O local foi isolado e deverá ser periciado pelo Instituto Geral de Perícias (IGP). A Polícia Civil investiga o caso.




Fotos: Patricia Silva/TSX Fonte: Ronda Policial e Genauro Stefanski

02/11/2015

Número de acidentes cai em Santa Catarina, segundo balanço da PRF

País registrou queda de 15,3% em número de acidente em rodovias federais

Arquivo/ND  Em 2014, número de mortes da BR-2 (acima) ultrapassou a Br 101
O número de acidentes nas rodovias catarinenses seguiu a tendência nacional e caiu na comparação entre 2014 e 2013. Foi um total de 18.111 acidentes registrados nas rodovias federais de SC em 2014, e 19.107 acidentes em 2013. No número de vítimas com mortes, também houve queda. Foram 510 registradas em 2013 e 538 em 2014. Pela primeira vez, a PRF SC (Polícia Rodoviária Federal de Santa Catarina) registrou  maior número de mortos na BR-282 (foram 147) que na BR-101 (foram 145). O balanço anual feito pela PRF aponta Santa Catarina como o segundo Estado em número  acidentes, ficando atrás apenas de Minas Gerais. Em 2014, foram 168.593 acidentes em território nacional, 15,3% menos que em 2013. Em número de óbitos, foram 8.227. Na comparação entre 2014 e 2013, esse dado apresentou queda de 8,4%. Mas se considerar em relação a 2010, a diminuição é de 29% no número de vítimas em óbito. No entanto, 94% dos acidentes ocorreram por fatores humanos, sendo que 32,28% dos acidentes fatais foram provocados por falta de atenção, 20,90% por incompatível e 12,33% por ultrapassagem indevida. Esses dados indicam o motivo da colisão traseira ser o principal tipo de acidente, apesar de colisão frontal ser o mais letal. As vítimas em óbito de 25 a 31 anos são as mais recorrentes, seguidas da faixa etária de 32 a 38 anos. O número de autuações e prisões por ingestão de álcool caiu 11,9% e 28,4%, respectivamente, em relação a 2013, mesmo tendo aumentado em 1,3% o número de pessoas fiscalizadas. Os automóveis lideram em número de acidentes, mas na comparação, os acidentes envolvendo motocicletas são mais fatais, com 1.748 óbitos em rodovias federais. Em número de mortos, Minas Gerais também lidera o ranking nacional, mas Santa Catarina acabou com o quarto lugar entre os estados. Uma comparação que impressiona é do número de mortos relacionado ao tipo de veículo. Para cada mil automóveis são 11 mortos e para cada mil motocicletas são 55 mortos.  (Fonte : Juliana Frandaloso – Florianópolis – RIC Mais )

A chuva não diminuiu a visita no dia de finados em Fraiburgo

Homenagens, orações, missa marcaram o feriado nacional de Finados em Fraiburgo, nesta segunda-feira, 2 de novembro. A movimentação no cemitério municipal de Fraiburgo iniciaram ainda no sábado, 31 de  outubro. Nem mesmo o tempo nublado e o frio impediu as pessoas de prestar suas homenagens aos seus entes queridos.  Nesta segunda feira a tarde nossa reportagem foi até cemitério e registou o bom movimento de visitantes.  Esta data acaba sendo também um encontro da celebração da vida, um momento de reflexão e de valorizar o tempo.   Cada vez que visitamos um ente querido no cemitério temos a sensação de que o tempo passou muito depressa.   A morte tem a função de dar sentido a vida, valorize  a  vida aproveitando cada segundo ao lado de quem você ama. 


 



Grupo de dança Fraiburguense conquista festival em Joaçaba

1º Lugar
O festival “Dance Joaçaba” aconteceu nos dias 29 de outubro a primeiro de novembro de 2015, no teatro Alfredo sigwalt. O grupo Fraiburgo Dance Company participou no com a coreografia My freedom  do coreógrafo Thurbo Braga  na categoria avançada de danças urbanas. O grupo Dance Company é formado por 19 bailarinos sob a coordenação de Nadia Maria Franz. O grupo de dança Fraiburguense conquistou o primeiro lugar com a média 9,8 ficando o grupo de Canoinhas  Urban stile em segundo lugar.  Fraiburgo recebeu mais um troféu de melhor trabalho coreográfico do festival.  Vale lembrar que o grupo ensaia no espaço do departamento de cultura três noites por semana e no sábado a tarde.  Em um final de semana por mês o coreógrafo, vem da cidade de Itajaí para Fraiburgo promover as baterias de ensaio que duram 20 horas entre sábado e domingo.  
  




01/11/2015

Fraiburgo preparado para o dia de finados

Entrada principal do Cemitério Municipal em Fraiburgo
No dia 02 de novembro, na maior parte dos países ocidentais, ocorre um dos mais importantes rituais religiosos da tradição cristã católica, isto é, o Dia de Finados. Essa data tem por objetivo principal relembrar a memória dos mortos, dos entes queridos que já se foram, bem como (para os católicos) rezar pela alma deles, haja vista que, de acordo com a doutrina da Igreja Católica, a alma da maioria dos mortos está no Purgatório passando por um processo de purificação. Por essa razão, a alma necessita de orações dos vivos para que intercedam a Deus pelo sofrimento que as aflige. Nesse contexto, o Dia de Finados era conhecido na Idade Média como “Dia de todas as Almas”, dia esse que sucedia o “Dia de todos os Santos” (comemorado no dia 1º de novembro). 

Desde a época do cristianismo primitivo, que se desenvolveu sob as ruínas do Império Romano, que os cristãos rezavam por seus mortos, em especial pelos mártires, onde estes eram frequentemente enterrados: nas catacumbas subterrâneas da cidade de Roma. O costume de rezar pelos mortos foi sendo introduzido paulatinamente na liturgia (conjunto de rituais que são executados ao longo do ano) da Igreja Católica. O principal responsável pela instituição de uma data específica dedicada à alma dos mortos foi o monge beneditino Odilo (ou Odilon) de Cluny.

Odilo (962-1049) tornou-se abade de Cluny, em Borgonha, na França, uma das principais abadias construídas no mundo medieval e responsável por importantes reformas no clero no período da Baixa Idade Média. Em 02 de novembro de 998, Odilo instituiu aos membros de sua abadia e a todos aqueles que seguiam a Ordem Beneditina a obrigatoriedade de se rezar pelos mortos. A partir do século XII, essa data popularizou-se em todo o mundo cristão medieval como o Dia de Finados, e não apenas no meio clerical.