16/11/2015

Escola 25 de maio recebe recursos de 200 mil reais

Escola Estadual 25 de Maio foi contemplada com emenda parlamentar de R$200 mil reais do deputado federal Pedro Uczai.

Vereador Chiquinho, Deputado Federal Pedro Uczai, Secretário Borga e
o Jornalista Cesar Malinoski
Fraiburgo – Na manhã desta segunda-feira, dia 16, o deputado federal, Pedro Uczai esteve na EEB 25 de maio, localizada no assentamento Vitória da Conquista, na Linha Faxinal dos Domingues, em Fraiburgo, para a legitimação da entrega da emenda parlamentar, no valor de R$ 200 mil reais. O Secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Dorival Carlos Borga e a gerente de educação, Rita de Cássia Soares, estiveram prestigiando o evento. Os recursos serão destinados para melhoria na infraestrutura da unidade de ensino.

A escola que atende a educação infantil e fundamental, o ensino médio com  o programa “Mais Educação” e o Ensino Médio Profissionalizante, com o curso técnico de agroecologia, receberá os recursos, que segundo projeto, deverá ser investido na construção de uma cerca em toda a área da escola, além da construção de um galpão e uma sala de ordenha. O investimento ainda se dará na aquisição de uma roçadeira para trator, cercas elétricas, vacas para o programa de bovinocultura e ferramentas para adubação do solo.

Segundo o secretário regional, os investimentos são de grande importância. “A Escola 25 de maio nasceu do desejo da comunidade e hoje se fortalece com uma das mais desenvolvidas da área rural. Promove a capacitação e o desenvolvimento dos estudantes, revertendo o conhecimento técnico em iniciativas práticas” afirmou.

A escola que trabalha com sistema de alternância conta ainda com alojamentos para atender os estudantes que permanecem 40 dias dentro da estrutura escolar com intervalo de 30 dias. Esses processos acontecem quatro vezes ao ano. Atualmente estão em andamento três unidades didáticas:  Sistema Intensivo de Suínos e Criação ao Ar Livre (Siscal), Horta/mandala e Bovinocultura leiteira. Outras iniciativas também tem desenvolvimento com avicultura, agro-floresta, culturas, ovinocultura e jardinagem/embelezamento.

A Escola ainda conta com laboratórios de topografia, solos, química, biologia e informática. Para o diretor Edson de Lorenzi, a formação da escola tem como objetivo, proporcionar aos estudantes uma qualificação técnica e prática na produção de conhecimentos “Nossa intenção é  garantir que os conhecimentos adquiridos neste espaço possam efetivamente ser aplicado nas propriedades dos estudantes e que isso gere uma melhoria na qualidade de vida e consequentemente a sua permanência nesse espaço” destacou.

O deputado federal reforçou que a emenda parlamentar proporcionará o avanço que a escola merece. Segundo ele, a proposta pedagógica imposta na EEB 25 de maio, que converge o conhecimento teórico com o prático, foi o que o sensibilizou em acatar o pedido da comunidade escolar.

“A educação oferece oportunidade e a EEB 25 de maio está de parabéns, por gerar a consciência nos estudantes que o campo é um ótimo lugar para se viver. Cada estudante que aqui frequenta deve se orgulhar em participar dessa escola e o meu desejo é que os recursos destinados sejam muito bem investidos e que revertam em mais conhecimento a esses estudantes” finalizou.

15/11/2015

Barracão pega fogo no centro de Fraiburgo

15-11-2015 Um incêndio foi registrado em Fraiburgo na primeira hora da tarde de domingo, quando populares acionaram os bombeiros comunicando que um barracão onde eram realizados consertos de eletrônicos, estava em chamas na rua Nadarci Brandt, centro da cidade.   O efetivo de serviço foi deslocado e iniciou os trabalhos de combate as chamas. Como o fogo estava se propagando rapidamente e colocando em risco a residencia mista ao lado, foi acionado os bombeiros voluntários disponíveis, bombeiros militares de folga, populares e o comando para ajudar no apoio ao trem de socorro.   O combate as chamas foi realizado com exito depois de muito trabalho e suor. Infelizmente o barracão e os equipamentos não foram salvos, mas evitou-se que o fogo se alastrasse e consumisse a residencia ao lado e as demais localizadas nas proximidades. As imagens registradas são dos grupos de Interação social e mostram a gravidade da situação com altas chamas, fumaça preta e a queima de materiais de fácil combustão.   As causas do Incêndio serão apuradas nos procedimentos periciais realizados após o rescaldo.
Reportagem: Genauro Stefanski
 


Casal briga após Baile e homem mata a esposa com Tiros

Jaborá – Uma jovem de 21 anos foi morta na madrugada deste domingo (15) no centro de Jaborá. O crime ocorreu por volta das 6 horas em uma residência na rua Sete de Setembro. Tatiane Aparecida Pimentel foi vítima de disparo de arma de fogo. O principal suspeito do crime, segundo a Polícia Militar que fez buscas após o homicídio, seria o companheiro dela, que não foi localizado até o momento.  O casal teria participado de um baile e na volta para casa começado a discussão e foi quando ocorreu o assassinato em plena via pública. O Instituto Geral de Perícias e o IML de Joaçaba estiveram no local do crime para levantar as informações e fazer a remoção do corpo. A Polícia Civil investiga o caso. Em uma postagem em seu perfil de rede social no dia 24 de outubro deste ano, a vítima descreve: “Eu sei que a gente briga, discute, briga de novo, de novo e de novo, e depois a gente sente falta…”.  A jovem teria sido alvejada na boca e no peito. Na casa do casal teriam sido encontrados um silenciador e munições sobre a cama. O material será periciado. A vítima deixa um filho. Fonte e imagens: Rádio Atual FM 

Fraiburgo lota a câmara para assistir um belo espetáculo teatral

Aconteceu  dia 14 de novembro na câmara municipal de Fraiburgo a peça teatral com o ator John Vaz em: Jacques De Molay - O Fim Da Ordem Do Templo. Espetáculo teve a sua estreia em 2010 na sede da Loja Maçônica Vigilância N. 1 de Niterói RJ, e já foi encenada em diversos Congressos Estaduais Demolay e também no CNOD Fortaleza 2014. O espetáculo foi apresentado em 35 cidades, 12 Estados brasileiros. O evento nas cidades é organizado pelos Capítulos Demolays, Lojas Maçônicas e Pronaos Rosa Cruz.    Na Idade Média, por volta do ano 1100, a Igreja Católica criou a Ordem dos Cavaleiros Templários. Junto às Cruzadas, a ordem militar tinha como objetivo proteger os cristãos durante sua jornada para Jerusalém, cidade santa recém conquistada na época.  Mesmo com votos iniciais de pobreza e castidade, ao longo de dois séculos de existência a ordem foi se tornando rica e influente, com a pilhagem de vários reinos conquistados dos muçulmanos, aglomerava seus tesouros na ilha de Chipre, além de doações recebidas de terras e repasse de poder político, militar e econômico, passando a oferecer segurança militar aos tesouros guardados se transformando no primeiro banco da historia. 

Quando Jacques DeMolay se tornou o último Grão-Mestre dos Cavaleiros Templários, em 1298, a entidade já dispunha de grande poderio na Europa. Essa grande autonomia passou a incomodar o então rei da França, Felipe IV, “o belo”. O monarca tentou juntar os templários com a Ordem dos Hospitalários, para formar uma única potência econômica, liderada por ele mesmo.  Como a ideia fracassou, o rei passou a perseguir os cavaleiros. Após dissolver a ordem, em 13 de outubro de 1307, o monarca capturou e prendeu DeMolay e os templários remanescentes nas masmorras. É a partir dessa madrugada que a peça “Jacques DeMolay: o fim da ordem do templo” se desenrola. histórias como a fuga dos templários com o tesouro da ordem, a Lenda de Hiran e a construção do Templo de Salomão. A visão do Islã sobre as Cruzadas numa das cenas mais bonitas do espetáculo onde o ator interpreta Saladino. A criação e extermínio dos Cavaleiros Templários, as batalhas, os povos que assumiram a Terra Santa, as cruzadas e a perseguição da Igreja Católica usando a inquisição para exterminar a Ordem Templaria, sobre o comando do Rei da França compõem a narrativa da peça. Mais de trezentas pessoas assistiram o espetáculo em Fraiburgo e Jonh Vaz promete voltar no ano que vem com a obra Inconfidência Maçônica:  Revolução Francesa a Inconfidência Mineira. 
 
A interação com o público foi a tônica da peça 


Com caraterização bem feita Jonh Vaz  foi versátil



Marcelo Saldanha é o novo vocalista da Banda San Rafael


Marcelo Saldanha
Na última semana a Banda San Rafael da cidade de Videira anunciou seu novo vocalista, o Fraiburguense Marcelo Saldanha (31). Com 10 anos de história, três cd´s gravados e hits conhecidos pela região sul como Paraquedas, Mil Corações, Princesinha, Valeu enquanto Durou, Linda Demais e Tatuagem, a banda tem uma trajetória sinalizada pela qualidade artística e profissional, levando alegria a todos os corações, conquistou espaço entre os principais nomes da música do sul e uma legião de fãs. Sempre buscando músicos de qualidade e de renome distintos pela jovialidade, vitalidade e energia de seus espetáculos, no último dia 10 a Banda San Rafael contratou Marcelo Saldanha, o fraiburguense possui uma longa trajetória no ramo musical passando por Bandas de renome no sul como Alto Vale e Banda Canta Sul do Rio Grande do Sul e também representou a região no ano de 2006 na primeira temporada do Programa Ídolos na época no SBT, o músico diz estar em seu melhor momento e feliz por mais esta conquista, o último hit gravado por Marcelo foi na Banda Alto Vale intitulado de Só da você na minha vida e já tem música nova em estúdio e em breve os fãs de seu trabalho poderão conferir. Saldanha também é professor da Faculdade Senac em Caçador e Videira, dedica seu tempo para ensinar e alegrar as pessoas nos eventos em que se apresenta. Para finalizar Saldanha convida todos que ainda não conhecem seu trabalho para segui-lo em suas redes sociais facebook.com/martemsal no instagram, Twitter e snapchat como @martemsal. facebook.com/bandasanrafael

14/11/2015

Carreta acusada de atropelar menino em Fraiburgo foi inocentada

Agencia de Inteligência da PM Fraiburgo localiza imagens que inocentam motorista da Carreta de Videira

Agencia de Inteligência da Policia Militar de Fraiburgo usando dos recursos tecnológicos de vídeo monitoramento, conseguiu chegar aos dados da Carreta que havia passado supostamente sobre o corpo do Adolescente que foi atropelado por uma camionete em Fraiburgo, sendo que após ser socorrido pelo Corpo De Bombeiros Militar de Fraiburgo, o mesmo no Hospital entrou em óbito.     Com os dados em Mãos, um Cabo da PM de Fraiburgo, acionou o Apoio da A.I de Videira e das Rádios Patrulhas para localizar o condutor da Carreta que poderia estar no Município. Em Pouco Tempo chegou-se ao condutor, a Localização da Carreta e o Contratante do Frete.   Com estas identificações, os Policiais foram até a Casa do Motorista E.A.G, 35 anos, o qual demonstrou não ter visto a criança e ainda não sabia do trágico acontecimento. Quando questionado, as versões batem com o Vídeo gravado pelas Câmeras e demonstram que o mesmo parou nas sinaleiras seguintes, não mostrando que tivesse a intenção de fugir. Já o Contratante do Frete da Carreta L.C.V.S, 49 anos que retornava de Taió SC e que estava junto, também ficou muito abatido ao saber do caso, deslocando imediatamente a Delegacia de Videira para prestar esclarecimentos.

Essas informações haviam sido dadas por testemunhas do Acidente aos Policiais, que diziam ter visto a carreta de Videira passando sobre o corpo do Adolescente atropelado. Com as declarações dos dois homens de Videira, a Agência de Inteligência da Policia Militar, não descansou sem apurar as verdades dos fatos, inclusive, buscando imagens em estabelecimentos comerciais localizados nas proximidades.  Por volta das 19 horas, restou confirmado com imagens de uma empresa privada, que o Motorista da Carreta de Videira e seu acompanhante, são inocentes e que passaram antes do fato acontecer. Já o outro veículo acusado pelo atropelamento, segue sendo investigado.

Um dos Policiais envolvidos conversou com a nossa Reportagem e disse não ter nem se alimentado direito trabalhando em cima do caso, sendo que deslocou a Videira conversou com o Motorista da Carreta que havia sido acusada por testemunhas como a responsável pelo atropelamento, retornando a Fraiburgo continuou as apurações, pois as declarações dos Envolvidos e as Testemunhas não batiam e o fato que só foi resolvido com as imagens de Empresas Privadas comprovando que a Carreta não atropelou o adolescente.  Agora essas Testemunhas que davam certeza que essa Carreta teria passado por cima da Vítima, poderão responder Criminalmente pelas declarações falsas.


A Polícia Militar continua levantando dados através da Sua Agencia de Inteligência e a Policia Civil vai investigar todos os pontos durante o Inquérito Policial. Fonte: Genauro Stefanski

Morre homem acidentado em Água Doce

Água Doce-SC – A colisão frontal de um Kadett e uma carreta bitrem deixou um homem em estado gravíssimo na tarde desta sexta-feira (13) na BR-153 em Água Doce. O acidente ocorreu próximo ao trevo da SC-350 no acesso a Caçador. Bombeiros de Água Doce e Caçador atenderam a ocorrência, deslocando rapidamente por volta das 13h30. Com a batida a carreta fez um L na pista obstruindo completamente o trânsito. O Kadett parou fora da pista. A vítima, que conduzia o automóvel, estava inconsciente preso às ferragens, sendo levado ao Hospital Maicê de Caçador SC, onde recebeu os atendimentos médicos, porém, não resistiu aos ferimentos e entrou em óbito. De acordo com informações de testemunhas, a carreta estaria fazendo uma ultrapassagem na curva e causou o acidente. O motorista da carreta nada sofreu. A Polícia Rodoviária Federal foi acionada registrou os fatos e realizou os levantamentos.

 


Créditos de Informações e Imagens: Rádio Atual FM- Michel Teixeira

Morre menino de 12 anos atropelado no centro de Fraiburgo

Morre o menino Weslley Mailon Antunes Candiago  de apenas 12 anos vitima de atropelamento no centro de Fraiburgo.  O atropelado não resistiu aos graves ferimentos e acabou de falecer no hospital. 

Policia Militar, Bombeiros e SAMU atendem atropelamento grave em Fraiburgo

Um adolescente foi atingido por um Caminhão e há informações que uma camionete também se envolveu no acidente, sendo a Camionete identificada e o Caminhão (ou Carreta) teria fugido do local sentido Videira.   Segundo informações, a Camionete de Monte Carlo SC bateu na Vítima, atingindo e jogando contra a Rua Rene Frey, um caminhão vinha em alta velocidade, passando sobre a vítima. As Equipes de socorro realizaram os procedimentos possíveis no local e conduziram ao Hospital de Fraiburgo.   Estas são as primeiras informações-Fonte: Rádio Fraiburgo   
Localizado caminhão envolvido no acidente

Foto/ Walter Neves






12/11/2015

SENAC forma a 1ª turma de vendas em Fraiburgo

Formandos do 1º curso técnico de vendas pelo SENAC
Aconteceu dia 11 de novembro de 2015 às 19h30min no salão de festas do Steiner Park em Fraiburgo a formatura da 1ª turma curso técnico de vendas promovido pelo SENAC.    A conclusão do curso foi possibilitada pela parceria firmada entre o SENAC, CDL Fraiburgo e SINCOF.    A mesa de hora foi formada pelo senhor Celso Furlanetto diretor do SENAC de Videira, Claudio Antônio Padilha presidente do SINCOF  Fraiburgo,  Joaquim Tadeu Borges secretário de desenvolvimento econômico de  Fraiburgo representando o Prefeito Ivo Biazollo, Elaine Vedane Picolli  presidente do CDL, o vereador Oracir Ferreira de Deus vice-presidente da câmara municipal de Fraiburgo.   Concluíram o curso os seguintes alunos: Adriana Daniel da Silva Vieiro, Angélica Elisa Ahrenfeld, Bernadete Dezanet, Daiane Maria tessari, Daniela Borabas de Queiros, Eliane Lourdes Vedani, Gema Balestrin, Geraldo Felipe Pichetti Vargas, Glaci Granemann de Castro, Laurentino Malkevick, Leonardo Fredolino Bragaglia, Mislaine dos Santos Pomniecinski, Patricia Maria Riegert, Silmara de oliveira, Valéria Lazzaris. Em seu discurso final o diretor do SENAC Celso disse: “Sempre que formos requisitados aqui, vamos trabalhar com a força de Fraiburgo, pois é aqui que estamos vivendo o momento, viemos com o conhecimento técnico e de mercado, para desenvolver as empresas comerciais do local”