24/01/2016

Professor Raylander Righi morre ao cair de bicicleta

O professor Raylander Alves Righi, 51 anos, conhecido no meio esportivo e educacional da região, faleceu na neste sábado (23) enquanto andava de bicicleta na Avenida Santa Terezinha, em Joaçaba. De acordo com informações repassadas por populares, o professor estava trafegando sentido área central, quando acabou subindo em uma calçada e caindo sob a pista fraturando a cabeça. O SAMU, com duas ambulâncias, e com o apoio do Corpo de Bombeiros, atendeu a ocorrência. No local, os médicos, paramédicos e enfermeiros realizaram os primeiros atendimentos, inclusive com massagem respiratória. Pelas informações extraoficiais, Raylander sofreu uma parada cardiorrespiratória. Ele foi encaminhado ao HUST onde acabou falecendo.

Velório e enterro


O velório está acontecendo no Ginásio de Esportes do Colégio Frei Rogério. A missa será celebrada às 17h00 deste domingo (24), logo após o enterro no cemitério de Joaçaba.   (Fonte: Rádio Líder)

23/01/2016

SC 355 deve ser concluída em 15 dias

Videira – Na manhã de quarta-feira, dia 21, a 9ª Agência de Desenvolvimento Regional (ADR), por meio do Secretário Executivo Dorival Carlos Borga, o gerente de infraestrutura Elias Boçois e o consultor jurídico Euro Vieceli, estiveram reunidos com a equipe do Deinfra, superintendência meio oeste, e a empresa Setep Construções para discutir os últimos acertos da obra e estipular a data de conclusão dos trabalhos. O encontro foi realizado no escritório da SETEP em Videira e prosseguiu com uma visita em alguns trechos da rodovia.  A reunião teve início às 11 horas com as palavras do engenheiro civil da Setep, Bruno Stephani, que relatou as ações da empresa e a perspectiva de finalização dos trabalhos para o dia 30 de janeiro. Segundo ele, a empresa retornou do recesso no dia 11 de janeiro, mobilizando a equipe própria e de terceiros e desde então prosseguem com o serviço de sinalização horizontal e vertical, segundo o que rege o contrato.

“Estaremos executando acabamentos finais dentro dos ajustes que foram propostos pela Agência de Desenvolvimento Regional, como calçadas, sarjetas, lombadas, cercas e  acabamentos finais com asfalto nas correções demandadas. Nossa perspectiva é que dentro de 10 dias os trabalhos sejam concluídos, retornando com limpezas e roçadas” destacou.
A remoção das lombadas foi outro ponto debatido. Segundo a empresa, o processo de remoção se dará nos próximos dias, com a retirada de seis lombadas apontadas como críticas no trecho, incluindo as duas meia-lombadas localizadas entre os trevos do bairro São Sebastião em Fraiburgo e do trevo da entrada do centro recreativo Trombini.  A sinalização também foi amplamente debatida. Segundo o secretário executivo, Dorival Carlos Borga, é imprescindível que a sinalização ocorra corretamente e de forma prévia, evitando surpresas aos motoristas “Estamos articulando a iluminação nos trevos, parte que consideramos essenciais, e, solicitamos uma atenção redobrada na sinalização da via, a fim de evitar problemas aos usuários e aumentando consideravelmente a segurança do trecho” afirmou.

Ao final da reunião foram repassados todos os pontos solicitados pela 9ª ADR para adaptações e realizado uma visita em alguns trechos da rodovia, a fim de melhor especificar as demandas solicitadas. Nos próximos dias será realizado uma reunião com a empresa Gaia, responsável pela obra na SC 135, de Videira à Tangará, que também segue em ritmo acelerado.

18/01/2016

Fraiburgo terá carnaval com quatro blocos


Esse quadro, resultado de uma pesquisa feita pelo Ibope em dezembro/2015 em 143 municípios brasileiros, mostra a dificuldades que os atuais prefeitos terão para se reelegerem ou fazerem o sucessor. Esse é um sentimento de mudança na cabeça do eleitor que poderá ser modificado com uma boa campanha eleitoral, com comunicação profissional e propostas que sejam melhores do que os adversários. Se deixar correr solto, a tendência de mudança é grande.



Paulo Mota cordenará a 5ª edição do Gashuko em Fraiburgo

Paulo Miguel da Mota Junior
A 5ª edição do Gashuko (Treinamento Intensivo) de Carnaval, acontece entre os dias 05 a 08 de fevereiro, e terá dois palcos o Dojô Cidadão do Futuro, situado na rua Angelim Grigolo s/nº, bairro São Miguel – Fraiburgo – SC, espaço considerado por especialista em karatê como um dos melhores locais para a pratica da modalidade no Brasil e Dojô Macieirão em anexo ao Estádio Municipal Edir Prestes Valin, carinhosamente conhecido como Macieirão.  O Gashuko 2016 tem por objetivo o fortalecimento técnico dos praticantes da modalidade na Região do contestado e também a atualização dos mesmos com as novas regras da modalidade.  O 5º Gashuko será coordenado pelo Shihan Paulo Miguel da Mota Junior 7º Dan, um dos diretores nacional do estilo Hayashi-ha Shito Ryu Kai. No último mês de novembro, Mota esteve no Japão durante 20 dias se aperfeiçoando, com isso, poderá trazer novas informações do estilo e da modalidade aos estudantes e demais participantes do evento.  Estão convidados karatecas da Região do Contestado em especial os moradores de Fraiburgo, Lebon Régis, Videira, Tangará e Timbó Grande, também estão convidados atletas/karatecas das outras regiões de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul e Paraná.   O evento é organizado pela Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô, a Fundação Municipal de Esportes e Lazer é uma das parceiras do evento, forneceu as passagens de ónibus ao Shihan Paulo Mota. O evento também conta com o apoio de Empresas e do Comercio local, Caritas Diocesana de Caçador, Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular (APAFEC), Blog Esportes em Debates, e dos pais, mães e responsáveis dos karatecas menores de idade.


Além dos treinos estão programados exames de graduação conforme programação abaixo:

Dia 05/02 – Sexta-feira:
14h00min às 16h00min – Treino Aberto Escolinha Centro;
19h00min – Exame de Graduação Escolinha Centro.

Dia 06/02 – Sábado:
09h00min – Exame de Graduação com estudantes do Projeto Karatê-dô Cidadão do Futuro dos Núcleos: São Miguel, Escola Agrícola, Rio Doce/Lebon Régis e Timbó Grande;
14h00min às 15h15min – Treino todas as graduações;
15h30min às 17h00min – Treino faixa verde acima.

Dia 07/02 – Domingo:
09h00min às 11h30min – Treino todas as graduações;
14h00min às 16h00min – Treino todas as graduações;
16h30min – Confraternização e Futebol.

Dia 08/02 – Segunda-Feira:
09h00min às 11h30min – Treino todas as graduações.


Mais informações podem ser obtidas com o educador marcial Luiz Coelho pelos fones: (0**49) 9952 – 4410 (tim) e 9113-2959 (vivo), ou ainda pelo e-mail: luizcoelhoshitoryu2000@yahoo.com.br.

O enxadrista Ruan surpreende e vence no II Floripa Open

Aconteceu domingo (17) a 2ª e 3ª rodada no II Floripa Open onde Ruan Gonçalves foi o único Fraiburguense que obteve três vitórias.  Venceu o fortíssimo Vitor Carneiro de São Paulo (Vitor é várias vezes campeão Brasileiro de categorias, disputou 2 mundiais em 2015 - sub 18 na Grécia e sub 20 na Turquia - e tem força de MI- Mestre Internacional. Pela 3ª rodada Ruan surpreendeu novamente e venceu o Carioca MF Mestre Fide Dirceu Viana. Ruan mostrando sua boa forma obteve duas vitórias em cima de dois mestres. Destaque também para o jovem talento João Pedro Baldissera, 12 anos, que venceu a atual campeã Catarinense sub 18 Mariani Nazário de Criciúma.