07/02/2016

Morre em acidente o pai de um ex-vereador de Lebón Regis

Aconteceu uma colisão frontal nesta Noite de Domingo dia (07/02), próximo ao Bairro Santa Terezinha. O acidente envolveu um automóvel Pálio com Placas de Lebon Régis, e uma Pampa com Placas de Fraiburgo. O carona, Jaime Granemam Gomes, pai do Professor e ex-Vereador Júlio Gomes de Lebon Régis, que estava na Pampa veio em óbito no local. As causas do acidente serão investigadas pala Polícia. Esteve no Local a Polícia Militar, e o Corpo de Bombeiros de Lebon Régis. (Fonte: PGN)


,

Morre o Engenheiro Agrônomo Luiz Borges Junior

Comunicamos com profundo pesar o falecimento do senhor Luiz Borges Júnior, 73 anos.  Morador do Bairro Jardim das hortênsias, Fraiburgo –SC.   Sua passagem ocorreu às 20 horas deste domingo (07/02) no hospital de Caridade em Florianópolis.  Seu corpo será velado no Centro de eventos ex-prefeito Sebastião Andrade dos Santos a partir das 13 horas de segunda-feira (08/02).   Convidamos parentes, amigos e pessoas de suas relações para cerimônia de despedida que será realizada na terça-feira (09/02) às 14 horas, seguindo após para o sepultamento no Cemitério Memorial Park de Fraiburgo. 



O Engenheiro Agrônomo, Dr. Luiz Borges Júnior, formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com treinamentos técnicos em classificação e armazenagem de frutas, realizados nos Estados Unidos e na Alemanha. Nascido na cidade de Lages-SC, em 30/11/1942,iniciou a sua carreira no final dos anos 60, em reflorestamento e no início da década de 70, tornou-se um dos pioneiros e líder do cultivo da maçã no Brasil. Desde a sua chegada em Fraiburgo, Dr. Luiz, como é conhecido, adotou esta terra como sua, para aqui viver, constituir família e criar seus filhos. Em Fraiburgo, Dr. Luiz foi engenheiro, empresário, professor, conselheiro, amigo e um grande representante desta terra.  Através da sua determinação e com o seu trabalho cada vez mais intenso e aperfeiçoado, implantou inúmeros projetos de fruticultura, principalmente os ligados a cultura da maçã, em Fraiburgo e em toda a região sul do Brasil.  Tornou-se autoridade mundial em Fruticultura de Clima Temperado, com ênfase na cultura da Maçã.  Pelo seu conhecimento, seriedade e dedicação, desde 1975, Dr. Luiz, está à frente de diversas associações de fruticultura. De 1988 a 2004, foi presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Maçã e, desde 1994, é membro da diretoria do Instituto Brasileiro de Frutas e presidente da Comissão Nacional de Fruticultura da Confederação Nacional da Agricultura – CNF/CNA. Participa, ainda, como membro, da Comissão de Assessoria Externa da Embrapa Clima Temperado, em Pelotas; da Assessoria Externa da Embrapa Uva e Vinho e do Conselho de Produção Integrada de Frutas do Ministério da Agricultura. (Fonte: Ari Guindani)




06/02/2016

Coluna de opinião publicada no Jornal Catarinense 05/02/2016

Coluna de opinião publicada no Jornal  Catarinense 05/02/2016

Servidores Públicos

Infelizmente a nossa sociedade só é ouvida quando mostramos força numérica.  O Servidor público para ter “força” precisa estar associado a uma entidade de classe.  Esta entidade pode ser um sindicato.  Na região o sindicato que representa os servidores é o SINTSER FBR.  Esta entidade recentemente foi autorizada pelo ministério do trabalho a representar 20 (vinte) municípios, o que vai lhe conferir uma aumento numérico considerável, e por extensão um poder de negociação muito maior. Em razão desse aumento no dia 3 de fevereiro acompanhei o presidente do SINTSER FBR: Sighard Seidel e o diretor sindical Gilmar Silva em visita as prefeituras de Tangará-SC, onde foram recebidos pelo prefeito Euclides Cruz, de Ibiam-SC: onde conversaram com o prefeito Gilmar Fontana e em Pinheiro Preto com Euzébio Vieceli.  A pauta dos encontros foram para informar sobre a atuação do sindicato em seus municípios e iniciar o agendamento de reuniões para iniciar as negociações salarial da classe.

Energia mais barata

Acordei cedo, liguei o noticiário e fiquei sabendo que teremos energia mais barata. No ano passado minha conta aumentou cerca de 50%.  Os reservatórios de água que movem as usinas estava em níveis críticos, hoje com as fortes chuvas e recuperados passam na média dos 70%.  Tenho dificuldade de entender como podem diminuir apenas 3% do valor da energia.  Considero uma pratica abusiva.  E a nossa reposição salarial?  Vai acompanhar a inflação? Ou vai caminhar próximo desse índice de desconto?  Acorda povo Brasileiro, tudo que é do estado tem preço e prazo o que é do cidadão não.  Lembrete: Estamos no ano eleitoral.

Bem-vindo Doutor

O Diretor do Hospital Fraiburgo Ari Guindani, me contou que havia contratado um novo médico segundo ele um cirurgião renomado, confessou que a decisão do médio por Fraiburgo o surpreendeu, e justificou que devido a sua pasta de diplomas ser bem grande, poderia ele ter escolhido qualquer hospital do Brasil.  Dr Rogério Neves é natural de Criciúma SC, atuou em diversas cidades do Brasil, sendo especialista em cirurgias com vídeo, uma técnica que causa cortes menores e soluções rápidas. O Médico relata que está muito feliz pelo convite feito pelo colega Clínico Geral Dr. Jail, que trabalha no Hospital Fraiburgo, para vir conhecer a cidade. Disse em outra reportagem feita a Rádio Local que enquanto caminhava a Beira do Lago das Araucárias em Fraiburgo, puxava assunto com as pessoas, estendia a mão e isso foi reciproco, o que fez tomar a decisão de vir morar na cidade e aqui estabelecer a sua família também. Ele lembra que nos grandes centros, as pessoas tem medo umas das outras e nem se quer olham ou sorriem.  A mulher do médico de 34 anos e seu filho de 12, foram baleados na noite do domingo (27/09/2015) na cidade de Novo Hamburgo-RS, quando chegavam em casa após um passeio no shopping. O Médico com lágrimas nos olhos lembrou do sofrimento da Esposa e certamente o ambiente mais seguro semelhante ao que Fraiburgo oferece, pesou na sua decisão.

Elogios Hospitalares


Na terça feira dia 02 de fevereiro, fui acompanhar minha esposa a um exame de ultrassom que seria realizado no Hospital de Fraiburgo.  Como não consigo separar o cidadão do Jornalista aproveitei para observar a rotina de trabalho dos profissionais de saúde.  Estava agitado, com muitas pessoas chegando e saindo, com clima suficiente para prevalecer o stress.  Logo comecei a conversar com paciente para obter a opinião deles.  Fiquei impressionado que mesmo por estarem esperando, alguns com desconforto (dor) a imagem da instituição foi de aprovação.  Um paciente o Olair me disse assim: “Tive que fazer nove sessão de tratamento e cada vez que venho aqui estes profissionais estão sempre de bom humor e com boa vontade”.  Vale um elogio, com tantas críticas e tantas matérias negativas na imprensa, deve desanimar quem trabalha nesse setor.  Mas Fraiburgo resiste.  Parabéns!

04/02/2016

Studio APPLE realizou aula inaugural do curso de MUAY THAI em Fraiburgo

No dia 01 de fevereiro, a academia Studio Apple de Fraiburgo/SC realizou um evento que tem como objetivo atrair novos talentos para arte do Muay Thai. A aula inaugural foi coordenada pelos professores de Muay Thai de Caçador-CTKO Michael Cavaletti e pelo instrutor Airton Gauna de Videira-SC. Teve também a participação do atleta Diego Pires (Campeão Catarinense e Brasileiro) Diego já representou o Brasil em um campeonato na Tailândia. As aulas serão nas segundas as 20:00 e nas quartas as 19:30
O MUAY THAI - 
Muay Thai significa "arte marcial tailandesa". É uma arte marcial originária da Tailândia - também conhecida como Boxe Tailandês - e atualmente praticada como esporte em vários países.  Acredita-se que o Muay Thai tenha se originado no processo de formação da nação que hoje é a Tailândia. O objetivo inicial da luta era defender o povo tailandês dos constantes ataques de bandidos durante a busca de novas terras para habitarem. Para isso, faziam uso de algumas armas como facas, lanças, flechas, etc.
O Studio Apple de propriedade da também atleta Mariane Santos que fica na Av. rene Frey, 1515 -(Radiadores Brasil) oferece uma variedade de outras atividades, como: Ballet, Zumba Kids, Baby Karatê, para crianças. Para adultos: Zumba Fitness, Combate e Localizada, Dance melhor idade, Dance Ball (dança na bola suíça), Artes marciais, Karatê.

Texto e imagens: Jehh Moreira
 

SC: produtores catarinenses buscam apoio do Estado contra a importação de maçã da China


Florianópolis - O governador Raimundo Colombo recebeu na tarde desta quarta-
feira (03), em Florianópolis, lideranças políticas e produtores rurais que estão preocupados com a possibilidade da China iniciar a exportação de maçã para o Brasil, o que afetaria a cadeia de produção catarinense. Colombo ficou de tratar do assunto com o ministra da Agricultura, Kátia Abreu, juntamente com outras demandas apresentadas pelo setor. “Essa é uma questão preocupante e vou atuar fortemente para fazer os argumentos catarinenses serem ouvidos”, afirmou o governador.

Uma nova parceria entre Brasil e China prevê a ampliação de produtos comercializados entre os dois países na área da fruticultura. O Brasil passaria a importar melão para os chineses e, em troca, passaria a comprar a maçã chinesa, mais barata diante da produção em escala muito maior. Uma alternativa levantada pelos produtores catarinenses é de o Brasil passar a importar pera no lugar de maçã, já que a pera tem uma menor produção comercial em Santa Catarina.

A China responde por quase metade da produção mundial de maçã e por cerca de 70% da produção mundial de pera. “A produção de maçã na China é 31 vezes maior do que no Brasil. Os chineses produzem muito, só a exportação deles já é maior que a produção brasileira. E como contam com uma série de subsídios do governo chinês para produzir e para exportar, a maçã chinesa chegaria ao mercado brasileiro com um preço menor do que o custo de produção em Santa Catarina. Qualquer volume exportado da fruta chinesa para o Brasil afetaria o equilíbrio do mercado brasileiro”, explicou o presidente da Associação Brasileira de Produtores de Maçã, Pierre Nicolas Pérès.

Ele explicou, ainda, que outra preocupação é com a proteção sanitária vegetal, principalmente para evitar a reintrodução da doença Cydia pomonella, também conhecida como traça da maçã, nos pomares do país. Há mais de um ano, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) declarou que o Brasil está livre da praga, um feito inédito no mundo. Para manter esse status e garantir a segurança dos pomares, os produtores pedem que o país estabeleça requisitos fitossanitários rígidos para importação de frutas hospedeiras da traça da maçã.

Fraiburgo, com 36 mil habitantes, é um dos municípios catarinenses produtores. “O cultivo da maçã representa 35% da nossa economia. Mas se considerarmos o volume de empregos gerados no comércio pela cadeia produtiva, essa participação sobe para 50%. São empregos que estariam ameaçados com a entrada na maçã chinesa no nosso mercado”, afirmou o prefeito de Fraiburgo, Ivo Biazzolo, presente na reunião. Além de movimentar a economia local, a colheita da fruta, realizada de janeiro a maio, é responsável por atrair cerca de 10 mil turistas por ano. Em Santa Catarina, Fraiburgo é o segundo maior produtor da fruta, atrás apenas de São Joaquim.

Também acompanharam a audiência o secretário de Assuntos Internacionais, Carlos Adauto Virmond Vieira, que vai apresentar a preocupação catarinense no Ministério do Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio Exterior; o secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional de Videira, Dorival Carlos Borga; e o deputado estadual, Natalino Lázare.

Produção de maçã em Santa Catarina

Santa Catarina é o maior produtor nacional de maçã. Segundo informações da secretaria de Estado da Agricultura, a maçã catarinense responde por 49% da safra brasileira, com uma produção de 614 mil toneladas em 2015. Cerca de 75% dos produtores brasileiros de maçã estão em Santa Catarina.

O faturamento do setor em 2014 foi de cerca de R$ 2,1 bilhões com a comercialização da fruta in natura no mercado interno, mais US$ 32 milhões em exportações de maçãs frescas e US$ 22 milhões em exportações de suco de maçã. Estima-se que Santa Catarina seja responsável por 50% de todo esse faturamento.

Fonte: Governo de SC

Governador Colombo estará cumprindo agenda na região

SC 355 e Subestação da Celesc serão inauguradas. Governador ainda participa de encerramento do Ciclo de Palestras Estratégicas

O Governo do Estado de Santa Catarina definiu uma previsão de agenda nos municípios de Tangará, Videira e Fraiburgo, ambos integrantes da 9ª Agência de Desenvolvimento Regional. Na regional, o Governador João Raimundo Colombo, estará participando de alguns eventos, inaugurando obras e encerrando o Ciclo de Palestras Estratégicas. As datas previstas da visita serão os dias 18 e 19 de fevereiro. Para o secretário executivo, Dorival Carlos Borga, a visita é de extrema importância. “São mais de 50 milhões em obras entregues a comunidade por meio de investimentos do Governo do Estado. Além dessas entregues nesta ocasião, temos perspectivas positivas para que as demais também sejam concluídas nos próximos meses” afirma.

A programação terá início com a inauguração da subestação da Celesc, em Tangará, no dia 18 a partir das 16h30. A demanda antiga do município e da região, a fim de prover e sustentar o crescimento e o desenvolvimento, começou a tomar forma em meados de 2015 e neste início de ano já está pronta para inauguração e consequentemente para prestar o serviço a região. A subestação que possui capacidade instalada de 26,6 MVA, inicialmente está contando com dois alimentadores, com possibilidade de aumentar para mais dois, no caso de aumento de demanda.  A unidade recebeu a visita, nesta semana, da gerente da Celesc Regional de Videira, Tânia Farias, e também do prefeito Euclides Cruz. No local foi destacado a importância da obra e os avanços que a mesma gerará “Essa é uma importante obra para a região que foi possível graças ao engajamento de todos. O terreno foi doado pela empresa CPFL Energias, da  PCH Salto do Góes, e boa parte dos equipamentos foram remanejados dentro da estrutura da Celesc, otimizando recursos e ampliando os resultados” afirmou Tânia.

Além da subestação da Celesc a agenda do governador prossegue com a inauguração da SC 355 de Videira a Tangará. A obra, de 23 quilômetros, que conta com investimentos de R$51.567.566,21 está sendo executada pela empresa Setep Construções. A previsão de inauguração é as 18 horas do dia 18 de fevereiro.

No mesmo dia, porém às 20h30, está programado o encerramento do Ciclo de Palestras Estratégicas. O Governador João Raimundo Colombo proferirá a palestra de encerramento do ciclo que contou ainda com os debates em torno de: agricultura, saúde, educação, infraestrutura viária, segurança pública, desenvolvimento regional e energia. O evento acontecerá no auditório da Unoesc Campus Videira.

Na sexta-feira, dia 19, a programação prossegue com um ato solene que marcará o início da colheita da maçã em Fraiburgo, seguindo para visita as principais ruas que receberam recursos do Governo do Estado, por meio do Fundam. Foram mais de 10 ruas que totalizaram investimentos de quase 2 milhões de reais. No período da tarde o Governador prevê a participação da solenidade de abertura do 12º Campo Demonstrativo Coopervil.

“Destacamos se tratar ainda de uma previsão de agenda, no entanto, gostaríamos que a comunidade, interessada em prestigiar tais atos, que reservem essas datas e participem desses eventos. Para a região será um momento muito importante, de reconhecimento e prestígio” finalizou o secretário executivo Dorival Carlos Borga.