07/02/2016

Morre em acidente o pai de um ex-vereador de Lebón Regis

Aconteceu uma colisão frontal nesta Noite de Domingo dia (07/02), próximo ao Bairro Santa Terezinha. O acidente envolveu um automóvel Pálio com Placas de Lebon Régis, e uma Pampa com Placas de Fraiburgo. O carona, Jaime Granemam Gomes, pai do Professor e ex-Vereador Júlio Gomes de Lebon Régis, que estava na Pampa veio em óbito no local. As causas do acidente serão investigadas pala Polícia. Esteve no Local a Polícia Militar, e o Corpo de Bombeiros de Lebon Régis. (Fonte: PGN)


,

Morre o Engenheiro Agrônomo Luiz Borges Junior

Comunicamos com profundo pesar o falecimento do senhor Luiz Borges Júnior, 73 anos.  Morador do Bairro Jardim das hortênsias, Fraiburgo –SC.   Sua passagem ocorreu às 20 horas deste domingo (07/02) no hospital de Caridade em Florianópolis.  Seu corpo será velado no Centro de eventos ex-prefeito Sebastião Andrade dos Santos a partir das 13 horas de segunda-feira (08/02).   Convidamos parentes, amigos e pessoas de suas relações para cerimônia de despedida que será realizada na terça-feira (09/02) às 14 horas, seguindo após para o sepultamento no Cemitério Memorial Park de Fraiburgo. 



O Engenheiro Agrônomo, Dr. Luiz Borges Júnior, formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com treinamentos técnicos em classificação e armazenagem de frutas, realizados nos Estados Unidos e na Alemanha. Nascido na cidade de Lages-SC, em 30/11/1942,iniciou a sua carreira no final dos anos 60, em reflorestamento e no início da década de 70, tornou-se um dos pioneiros e líder do cultivo da maçã no Brasil. Desde a sua chegada em Fraiburgo, Dr. Luiz, como é conhecido, adotou esta terra como sua, para aqui viver, constituir família e criar seus filhos. Em Fraiburgo, Dr. Luiz foi engenheiro, empresário, professor, conselheiro, amigo e um grande representante desta terra.  Através da sua determinação e com o seu trabalho cada vez mais intenso e aperfeiçoado, implantou inúmeros projetos de fruticultura, principalmente os ligados a cultura da maçã, em Fraiburgo e em toda a região sul do Brasil.  Tornou-se autoridade mundial em Fruticultura de Clima Temperado, com ênfase na cultura da Maçã.  Pelo seu conhecimento, seriedade e dedicação, desde 1975, Dr. Luiz, está à frente de diversas associações de fruticultura. De 1988 a 2004, foi presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Maçã e, desde 1994, é membro da diretoria do Instituto Brasileiro de Frutas e presidente da Comissão Nacional de Fruticultura da Confederação Nacional da Agricultura – CNF/CNA. Participa, ainda, como membro, da Comissão de Assessoria Externa da Embrapa Clima Temperado, em Pelotas; da Assessoria Externa da Embrapa Uva e Vinho e do Conselho de Produção Integrada de Frutas do Ministério da Agricultura. (Fonte: Ari Guindani)




06/02/2016

Coluna de opinião publicada no Jornal Catarinense 05/02/2016

Coluna de opinião publicada no Jornal  Catarinense 05/02/2016

Servidores Públicos

Infelizmente a nossa sociedade só é ouvida quando mostramos força numérica.  O Servidor público para ter “força” precisa estar associado a uma entidade de classe.  Esta entidade pode ser um sindicato.  Na região o sindicato que representa os servidores é o SINTSER FBR.  Esta entidade recentemente foi autorizada pelo ministério do trabalho a representar 20 (vinte) municípios, o que vai lhe conferir uma aumento numérico considerável, e por extensão um poder de negociação muito maior. Em razão desse aumento no dia 3 de fevereiro acompanhei o presidente do SINTSER FBR: Sighard Seidel e o diretor sindical Gilmar Silva em visita as prefeituras de Tangará-SC, onde foram recebidos pelo prefeito Euclides Cruz, de Ibiam-SC: onde conversaram com o prefeito Gilmar Fontana e em Pinheiro Preto com Euzébio Vieceli.  A pauta dos encontros foram para informar sobre a atuação do sindicato em seus municípios e iniciar o agendamento de reuniões para iniciar as negociações salarial da classe.

Energia mais barata

Acordei cedo, liguei o noticiário e fiquei sabendo que teremos energia mais barata. No ano passado minha conta aumentou cerca de 50%.  Os reservatórios de água que movem as usinas estava em níveis críticos, hoje com as fortes chuvas e recuperados passam na média dos 70%.  Tenho dificuldade de entender como podem diminuir apenas 3% do valor da energia.  Considero uma pratica abusiva.  E a nossa reposição salarial?  Vai acompanhar a inflação? Ou vai caminhar próximo desse índice de desconto?  Acorda povo Brasileiro, tudo que é do estado tem preço e prazo o que é do cidadão não.  Lembrete: Estamos no ano eleitoral.

Bem-vindo Doutor

O Diretor do Hospital Fraiburgo Ari Guindani, me contou que havia contratado um novo médico segundo ele um cirurgião renomado, confessou que a decisão do médio por Fraiburgo o surpreendeu, e justificou que devido a sua pasta de diplomas ser bem grande, poderia ele ter escolhido qualquer hospital do Brasil.  Dr Rogério Neves é natural de Criciúma SC, atuou em diversas cidades do Brasil, sendo especialista em cirurgias com vídeo, uma técnica que causa cortes menores e soluções rápidas. O Médico relata que está muito feliz pelo convite feito pelo colega Clínico Geral Dr. Jail, que trabalha no Hospital Fraiburgo, para vir conhecer a cidade. Disse em outra reportagem feita a Rádio Local que enquanto caminhava a Beira do Lago das Araucárias em Fraiburgo, puxava assunto com as pessoas, estendia a mão e isso foi reciproco, o que fez tomar a decisão de vir morar na cidade e aqui estabelecer a sua família também. Ele lembra que nos grandes centros, as pessoas tem medo umas das outras e nem se quer olham ou sorriem.  A mulher do médico de 34 anos e seu filho de 12, foram baleados na noite do domingo (27/09/2015) na cidade de Novo Hamburgo-RS, quando chegavam em casa após um passeio no shopping. O Médico com lágrimas nos olhos lembrou do sofrimento da Esposa e certamente o ambiente mais seguro semelhante ao que Fraiburgo oferece, pesou na sua decisão.

Elogios Hospitalares


Na terça feira dia 02 de fevereiro, fui acompanhar minha esposa a um exame de ultrassom que seria realizado no Hospital de Fraiburgo.  Como não consigo separar o cidadão do Jornalista aproveitei para observar a rotina de trabalho dos profissionais de saúde.  Estava agitado, com muitas pessoas chegando e saindo, com clima suficiente para prevalecer o stress.  Logo comecei a conversar com paciente para obter a opinião deles.  Fiquei impressionado que mesmo por estarem esperando, alguns com desconforto (dor) a imagem da instituição foi de aprovação.  Um paciente o Olair me disse assim: “Tive que fazer nove sessão de tratamento e cada vez que venho aqui estes profissionais estão sempre de bom humor e com boa vontade”.  Vale um elogio, com tantas críticas e tantas matérias negativas na imprensa, deve desanimar quem trabalha nesse setor.  Mas Fraiburgo resiste.  Parabéns!